Qual é a doença do açaí?
Resumo: No Brasil, a ingestão do açaí processado artesanalmente, sem tratamento térmico, tem sido relacionada a casos crescentes de doença de Chagas (Strawn et al., 2011), pela contaminação dos frutos pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Pereira et al., 2009), agente causal da doença.
O que pode causar o açaí?
A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).
É seguro comer açaí?
As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, pasteurizado no mínimo a 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.
O que é o branqueamento do açaí?
No branqueamento, os frutos de açaí devem ser submetidos a tratamento térmico com água em temperatura de 80 °C durante dez segundos e, logo após, resfriado em temperatura ambiente.
Quando não comer açaí?
O açaí é considero um alimento essencial para a perda de peso. Porém, o seu consumo exagerado pode causar o chamado efeito “rebote” e, em vez emagrecer, fazer você engordar. O motivo disso está no aumento do consumo de carboidratos, já que a fruta é uma excelente fonte desses nutrientes.
Qual a bactéria que tem no açaí?
Resultados: Em 50% das amostras foram detectadas bactérias do gênero Staphylococcus sp., Enterobacter sp. (25%), Serratia sp. (15%) e Escherichia coli (10%), sendo que em algumas das amostras teve o crescimento de mais de uma espécie bacteriana.
Faz mal comer açaí todos os dias?
O açaí é rico em carboidratos e isso pode ser negativo, quando o consumo é excessivo, pois favorece o acúmulo de gordura e pode estimular o desenvolvimento da diabetes. A fruta também não é recomendada para alguns casos de pacientes com câncer.
O que é mais saudável açaí ou sorvete?
Para que você tenha uma opção mais saudável de se refrescar nesses dias quentes que enfrentamos aqui no nosso país, o açaí é uma opção mais saudável que o sorvete em diversos aspectos, mas vale ressaltar que a composição do açaí deve ser sempre fiscalizada, buscando sempre a polpa de açaí pura, sem adição de açúcares, …
Qual a quantidade de açaí por dia?
Não exagere na quantidade e nas porções, ou seja, para se obter os benefícios que o açaí pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g somente uma vez ao dia e não precisa ser todos os dias. Faça o uso a cada três ou quatro dias.
Como é o processo de pasteurização do açaí?
A pasteurização de açaí é normalmente realizada industrialmente, com a temperatura variando entre 80 ºC a 85 ºC, por 30 a 60 segundos. Em decorrência da viscosidade do açaí, a pasteurização é realizada em pasteurizadores do tipo tubular.
Qual os principais objetivos da pasteurização na polpa de açaí?
Esse processo tem o intuito de inativar determinadas enzimas e eliminar microorganismos que podem danificar o produto. Após a pasteurização a polpa é enviada para acondicionamento.
Como limpar bem o açaí?
Para a sanitização dos frutos de açaí, deve-se preparar uma água clorada de 150 ppm e deixar os frutos nesta água clorada por 15 minutos e depois enxaguar com água potável. A água sanitária comercial pode ser uma alternativa para a sanitização somente de pisos e paredes.