O que fazer para acabar com a diarreia

image

Como tratar a diarreia?

Remédios para a diarreia Existem vários medicamentos que podem ser usados para tratar a diarreia, mas só devem ser usados se forem receitados pelo médico, que deve levar em consideração a causa que possa estar na sua origem, o estado de saúde da pessoa, os sintomas apresentados e o tipo de diarreia que tem.

O que fazer quando a pessoa está com diarreia?

A pessoa que está com diarreia deve preocupar-se em aumentar a hidratação, evitar comidas gordurosas e comer em pequenas quantidades. Em alguns casos de diarreia, pode ser necessário tomar soro por via venosa.

Qual a melhor alimentação para a diarreia?

Ter uma alimentação de fácil digestão. Quando se tem diarreia, é importante que se consumam alimentos que sejam de fácil digestão, que ajudem a repor a flora intestinal, e que mantenham o organismo hidratado, como por exemplo: Sopas de legumes, creme de vegetais e tubérculos, devendo ser baixas em gordura e com ingredientes naturais;

Quais são as melhores estratégias para combater a diarreia?

Outra excelente estratégia é consumir probióticos, já que ajudam a regular e a equilibrar a microbiota intestinal mais rápido, diminuindo e evitando as fezes mais líquidas. A diarreia pode ser causada por bactérias ou vírus presentes nos alimentos que são consumidos, causando infecções como a gastroenterite ou intoxicação alimentar.

image


O que causa diarreia?

A diarreia é uma das várias formas que nosso sistema imunológico trabalha para expulsar qualquer malefício que esteja impedindo nosso corpo de funcionar perfeitamente.


Como parar a diarreia?

Como existe um excesso de liberação de líquidos pelo intestino, é importante focar em alimentos que restabeleçam o funcionamento da flora intestinal. E, claro, não esquecer de tomar água com frequência para repor a quantidade de líquido que seu corpo está perdendo.


Remédios para a diarreia

Para além de uma dieta adequada, você também pode recorrer a ervas medicinas e tomá-las em modo de infusão. As seguintes infusões são um excelente remédio caseiro para diarreia:


Diarreia aguda

Para o médico, a história clínica e o exame físico são essenciais na avaliação inicial da diarreia.


Tratar a diarreia aguda

Em primeiro lugar, é imperativo garantir que os fluidos e eletrólitos são repostos. Como a diarreia aguda costuma ser autolimitada, a reposição de fluidos e eletrólitos e a modificação da dieta são, normalmente, suficientes. Os fármacos antidiarreicos, antibióticos, analgésicos e reguladores da motilidade só são utilizados em alguns casos.


Quando consultar o médico

A maior parte dos casos de diarreia cura-se por si só. Porém, visto que a diarreia provoca a perda de fluidos e eletrólitos, é necessário estar atento.


2. Cenouras

Este vegetal tem várias propriedades. Entre outras, destaca-se a sua capacidade de fornecer água ao corpo e, assim, ajudar a prevenir a desidratação . Também é favorável para restaurar o equilíbrio da flora intestinal, de acordo com este estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia (Estados Unidos).


3. Água de arroz

Além do arroz em si, também se costuma dizer que é aconselhável beber a água do seu cozimento, pois ela possui várias propriedades benéficas, ajudando a aliviar as dores de estômago e cãibras.


4. Limão

O limão é considerado um potente digestivo e antibacteriano, conforme indicado por este estudo realizado pela Universidade do Benin. Além disso, também possui efeitos adstringentes que evitam a perda de líquidos através do intestino e normalizam o fluxo de ácidos no sistema digestivo.


Qual o melhor tratamento para diarreia?

O tratamento se baseia na hidratação e reposição daqueles eletrólitos perdidos nas fezes, como, por exemplo, o sódio e o potássio. Essa reposição é conseguida através do soro de reidratação oral, soro caseiro e aumentando o consumo ingesta de água por dia.


Remédio caseiro para diarreia

O remédio caseiro mais eficaz para a diarreia é o soro caseiro, ou o soro de reposição oral já preparado e distribuído pelo Governo, nos postos de saúde do SUS. Esse preparado também pode ser encontrado nas farmácias para venda.


Quais são as causas de diarreia?

As viroses, consumo de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados, como utensílios de cozinha e banheiro, ou ainda contato com pessoas contaminadas, são as causas mais comuns de diarreia.


Há algum remédio caseiro para diarreia?

Quem está com diarreia deve tomar o soro de reidratação oferecido gratuitamente nas unidades de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) ou vendido nas farmácias.


Como fazer soro caseiro para diarreia

1. Adicione 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (café) de sal em 1 litro de água filtrada ou fervida.
2. Misture bem;
3. Beba 1 copo de soro caseiro (250 ml) de soro caseiro sempre após as evacuações.

image

Leave a Comment