
Common Causes
Fadiga muscular central: incapacidade ou ausência de força em região localizada, normalmente no músculo afetado A fadiga adrenal é um sintoma relacionado à dificuldade do corpo em lidar com altos e prolongados níveis de estresse, resultando na disfunção nas glândulas adrenais (que compõem o sistema endócrino).
Related Conditions
A alimentação também é vital para reduzir a fadiga muscular: coma alimentos que incluam proteínas complexas, como leguminosas, laticínios e carnes. Assim, você incluirá aminoácidos essenciais que o organismo precisa para se recuperar.
Quais são as causas da fadiga?
Em dias mais quentes pode ocorrer a desidratação e transpiração excessiva, resultando em cansaço excessivo, indisposição e irritabilidade. Marque uma consulta com um médico se você sentir cansaço persistente por pelo menos duas semanas ou mais, principalmente se você for do tipo de pessoa que naturalmente adota hábitos de vida saudáveis.
Como reduzir a fadiga muscular?
Resulta em olhos secos, visão embaçada, cansaço, dificuldade de foco, alteração na percepção das cores, aumento da sensibilidade à luz, tontura e cefaleia. Com nome de origem japonesa, a fadiga de verão é a exaustão ocasionada por temperaturas altas.
Quais são os sintomas da fadiga crônica?
Quais são as causas da fadiga de Verão?
O que é Fadiga?
Fadiga é um sintoma em que a pessoa sente uma intensa necessidade de repousar, cuja falta de energia é tão forte que ela encontra dificuldade para iniciar e manter atividades corriqueiras do seu dia a dia.
Quanto tempo dura a fadiga crónica?
Porém, diferente da fadiga adrenal, a fadiga crônica tem duração de no mínimo seis meses e é incapacitante. Ou seja, faz com que o paciente não consiga realizar normalmente as atividades que lhe eram habituais, além de ter tendência à depressão.
Sintomas de fadiga muscular
O principal sintoma de fadiga muscular é o cansaço do músculo, o que pode tornar difícil realizar atividades simples do dia a dia, como segurar um objeto, manter o braço esticado, caminhar ou permanecer de pé por muito tempo, por exemplo.
Quando ir ao médico
É sempre importante consultar um clínico geral quando a fadiga está presente por mais de 1 semana e se não tiver iniciado nenhum tipo de atividade física, nem feito nenhum esforço extra, como uma faxina, por exemplo.
Reação ao exercício físico
Quando a fadiga é produto de uma ação propositada levada a cabo para atingir determinado fim e de forma controlada a sensação de cansaço torna-se agradável. A atividade física produz endorfinas que atuam no relaxamento muscular causando uma sensação de prazer.
Fadiga patológica
Este tipo de fadiga geralmente vem acompanhado de outros sintomas como febre e dores musculares uma vez que denuncia problemas relacionados com o funcionamento do organismo. A fadiga patológica é por isso considerada uma doença.
Depressão
A depressão, especialmente as depressões leves são a principal causa de fadiga. Ela aparece logo ao acordar e causa no paciente uma sensação de cansaço imediato face a qualquer tarefa, especialmente exercício físico.
Mudanças climáticas
Épocas de mudança de estação ou alterações climáticas fortes levam a que o organismo tenha de exercer um esforço extra para se adaptar. Esta mudança é mais evidente na transição do Verão para o Inverno. A chegada do frio é mais agressiva para o corpo do que a situação inversa e a adaptação é por isso mais problemática.
Ambientes ruidosos
O constante ruído pode muitas vezes interferir com o sistema nervoso, especialmente quando se situa acima dos 70 decibéis. Sintomas comuns de fadiga auditiva são frequentes dores de cabeça, irritação e perturbações no sono.
Alimentação desequilibrada
Uma dieta normal geralmente proporciona todos os nutrientes necessários ao dia a dia. Exceto os casos de pessoas que seguem planos de dieta muito restritos ou sofrem de algum tipo de perturbação de apetite, a fadiga por deficiência de nutrientes é pouco usual.
Falta de sono
A falta consecutiva de um período de sono suficiente e com qualidade faz com que se perca energia e vitalidade. Mesmo que se durmam horas suficientes por vezes a qualidade do sono não é satisfatória. Problemas respiratórios como a apneia do sono impedem a oxigenação correta do organismo contribuindo por isso para a sensação de fadiga.
Por que a fadiga muscular ocorre?
Às vezes o alarme dispara e não conseguimos sair da cama. E, se levantarmos, qualquer movimento parecerá impossível e exigirá muita energia. A fadiga ou o cansaço muscular não tem que se dever a um movimento incorreto ou a um grande esforço que tenhamos feito.
Como reduzir a fadiga muscular?
No caso em que a fadiga seja causada pelo exercício ou por um esforço superior ao habitual, é muito importante permitir que os músculos descansem e se recuperem.
Consulte seu médico
A fadiga muscular requer boa hidratação e descanso. Claro, você não deve abusar deste último, pois é conveniente evitar ficar completamente estático, pois isso pode agravar o problema.
