O que fazer para acabar com a insegurança

image

7 Técnicas para acabar com a insegurança

  • 1 – Procure a causa O que exatamente te incomoda e preocupa? Experimente pensar quais são as situações que o (a) assustam. …
  • 2 – Veja cada situação por novos ângulos …
  • 3 – Pense positivo …
  • 4 – Reduza as exigências sobre si mesmo …
  • 5 – Liste qualidades fortes …
  • 6 – Fuja de pessoas críticas …
  • 7 – Renove experiências …

Full
Answer

Como tratar a insegurança?

Trata de trabalhar a sua auto-estima. Pense em todos os aspetos positivos da sua vida, em todos os seus projetos, em todos os afetos, tudo o que conseguiu ter. Trate de alimentar as coisas positivas e trabalhar as coisas negativas, aprenda da experiência e trate de procurar uma atitude ativa de superação pessoal.

Como se livrar da insegurança?

Muitas vezes a insegurança está atrelada a uma desistência, um “largar de mão” de si próprio. Nesse caso, a pessoa fica no mesmo lugar esperando que algo milagroso aconteça. Comece a fazer movimentos para si própria, buscando o que é preciso fazer e que movimentos são possíveis no momento: “Não nascemos seguros, não nascemos cheios de parâmetros.

Como tratar a insegurança no trabalho?

A segurança e confiança são a chave do êxito e do crescimento. Não tenha medo de dizer o que pensa. Muitas vezes as suas ideias podem ser benéficas e gerar uma mudança positiva. Se errar, não se sinta mal por isso, continue tentando. Mas primeiro deverá convencer-se a si próprio antes de conseguir convencer alguém mais.

O que é a insegurança e por que ela é importante?

Na verdade, a insegurança está presente em diferentes aspectos da vida, dependendo de cada pessoa e de suas experiências anteriores. “Quando falamos de insegurança, falamos de algo muito amplo. Isso é importante de se colocar porque não necessariamente eu sou uma pessoa insegura em todos os âmbitos.

image


O que é bom para curar insegurança?

8 práticas para acabar com a insegurança Preste atenção na linguagem. A insegurança corresponde à linguagem das mentiras. … Promova uma competição com os seus pensamentos. … Enxergue sempre o lado positivo. … Mude o foco. … Avance sempre. … Observe, perceba e mude. … Treine para levantar. … Inverta o ciclo.


O que fazer para deixar de ser uma pessoa insegura?

Analise como está sua autoestima, perceba como você se vê, se reconhece, quais as expectativas. Identifique suas fragilidades, seja você, goste de você, com carinho e admiração. Assim, se você é capaz de se aceitar, terá mais segurança em suas ações e decisões.


Por que eu sou tão insegura?

O que está por trás da insegurança pode ser um medo, por exemplo medo de ser rejeitado, medo de que as coisas não deem certo, medo de ficar só, medo de ficar pobre, de ficar desempregado. Muitas vezes aparece o medo de não saber reagir caso outra pessoa seja agressiva.


O que a psicologia diz sobre a insegurança?

Segundo os psicólogos, a insegurança emocional é uma espécie de sensação de desconforto que pode ser desencadeada quando a pessoa tem pensamentos de que não é amada ou não é boa o suficiente para algo ou para alguém. Quem sofre de insegurança emocional tem a frequente sensação de que é inútil e de que nada vale a pena.


Quais são os tipos de insegurança?

Geraldo – A insegurança de identidade, a insegurança afetiva, a insegurança sobre o próprio valor, a insegurança da ação, a insegurança por falta de modelo, a insegurança sexual e a insegurança no vestibular.


É normal sentir insegurança?

Sentir medo é normal, mas o medo não pode ser paralisante, nem ocupar mais espaço do que sentimentos saudáveis em um relacionamento. A insegurança surge quando há um sentimento de inferioridade. Em relacionamentos conjugais, a insegurança vem acompanhada de ciúme, carência e pensamentos fantasiosos.


O que a Bíblia diz sobre a insegurança?

A insegurança muitas vezes é resultado de preocupação demasiada com a nossa situação ou necessidades materiais. Mateus 6:25,26,28-33 Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.


Como lidar com a insegurança psicologia?

Como enfrentar e tratar a insegurança emocional?Identifique as suas inseguranças. … Descubra quais são suas crenças limitantes. … Lembre-se das adversidades que você já superou. … Seja gentil consigo mesmo. … Desenvolva competências e adquira novos conhecimentos. … Busque a ajuda de pessoas próximas. … Procure auxílio profissional.


Quais os sintomas de uma pessoa insegura?

Quando recebe uma crítica, você: Procura pensar sobre ela, para saber se tem algum fundamento. Fica desgostoso, pois tem dificuldade de lidar com a desaprovação alheia. Sente que seu dia acabou, e é tomado por uma enorme onda de baixa autoestima.


Como parar de ser dependente?

Pois então aprenda agora mesmo a conquistar sua independência emocional e seja feliz especialmente consigo mesmo!Reconheça os sintomas da dependência. … Mantenha ou recupere seu espaço individual. … Valorize outras pessoas sem as idolatrar. … Tenha autonomia para tomar decisões. … Procure ajuda profissional.


Porque a ansiedade causa insegurança?

A ansiedade, além dos sintomas físicos causados (coração acelerado, falta de ar, dores de barriga, etc), pode causar alterações psíquicas que fazem com que a percepção da realidade ao seu redor seja distorcida, com isso, você pode começar a ter algumas sensações persecutórias, amedrontadoras, desagradáveis e se sentir …


O que fazer para deixar de ser ciumenta é insegura?

Dicas de como controlar os ciúmesAnalise a razão dos ciúmes. Questione-se sobre o motivo dos ciúmes. … Deixe as suas intenções claras. … Trabalhe a confiança no relacionamento. … Mantenha o diálogo em dia. … Eleve a sua autoestima. … Combata o comportamento controlador. … Não viva no passado. … Racionalize o sentimento.More items…•


Quais os sintomas de uma pessoa insegura?

Principais características das pessoas insegurasNecessidade de demonstrar superioridade, segurança e exibir as próprias conquistas;Medo de arriscar, perdendo diversas oportunidades;Incapacidade de dizer não, pois acreditam que precisam ser boazinhas para serem aceitas;More items…•


Relacionadas

A boa notícia é que a insegurança pode ser combatida e todos têm esse poder. Aproveite essas dicas preciosas e simples que vão te ajudar a lidar com esse sentimento:


1. Trabalhe o autoconhecimento

Um primeiro passo importante é o autoconhecimento. Quanto mais você conhecer a si mesma, mais fácil será identificar onde está sua insegurança e, a partir daí, perceber quais pequenas mudanças pontuais podem ser tomadas para começar a driblar esta condição.


2. Busque exemplos em quem você admira

Encontre pessoas e atitudes que podem ser referências pra você. Por exemplo, você tem medo de falar em público? Que tal observar grandes oradores e perceber como eles se apresentam diante de uma plateia? Imitando alguns ideais de segurança, você vai poder aos poucos internalizar aquela forma de se colocar, ficando mais segura e com mais repertório.


3. Um passo de cada vez

A psicóloga Pâmela Magalhães sugere que começar com pequenos passos pode facilitar muito o processo: “uma dica legal é não pensar, logo de primeira, em grandes passos, em coisas barulhentas, porque é capaz da preguiça falar muito alto. Então, comece a fazer pequenos movimentos e assim vá se ajustando e se encorajando para seguir em frente.


4. Escute mais a si mesma

Um importante aspecto para superar a insegurança é focar mais em si mesma do que nos outros. Escutar as expectativas externas é sempre importante, mas ainda mais essencial é que você ouça as suas vozes internas. Focar no que o outro espera pode fazer com que você se esqueça do que realmente é importante para você mesma.


5. Cuide de si mesma

Segurança e autoestima caminham lado a lado e uma pode influenciar na outra. “A insegurança está muito relacionada à autoestima. Procure fazer carinho em si própria, se estimar mais porque, quando isso acontece, nossa autoestima fica mais alimentada.


6. Esqueça as inseguranças do passado

Será que você não está carregando crenças limitantes lá dos tempos do “arco-da-velha”? Se ontem você não conseguiu realizar alguma coisa, pode ser que hoje você já consiga. Às vezes uma pessoa acredita que é insegura em certo aspecto, mas essa sensação está baseada em uma experiência de muito tempo atrás que talvez já não seja real.


1. Monitore os seus pensamentos e a sua linguagem

Conforme citamos acima, a mente muitas vezes cria cenários catastróficos numa tentativa de nos proteger. No entanto, por mais bem-intencionada que ela seja, a verdade é que a maior parte desses cenários jamais vai se concretizar. Por isso, não acredite em tudo aquilo que passa pela sua mente.


2. Converse com a sua mente

Se você perceber que está inseguro e que a sua mente está criando uma série de imagens terríveis sobre tudo aquilo que pode dar errado, entenda que ela só faz isso como um mecanismo de defesa para proteger você. Agradeça a iniciativa, mas não acredite naquilo que os seus pensamentos estão produzindo.


3. Tente ver o lado positivo das coisas

A insegurança é, muitas vezes, fruto do medo de errar. Mas se você errar, será que as coisas serão assim tão catastróficas? Na maioria das vezes, temos a possibilidade de extrair lições das nossas falhas, aprender com elas, amadurecer e mostrar que podemos fazer melhor.


4. Experimente mudar o foco dos seus pensamentos

Muitas vezes, a pressão sobre as nossas atitudes vem da maneira como enxergamos o nosso papel no mundo. “Preciso passar no vestibular para provar que tenho valor e inteligência”. “Preciso agradar meu chefe e ser perfeito para mostrar a minha competência profissional”. “Preciso fechar essa venda para ganhar dinheiro”.


5. Progrida, mesmo que aos poucos

Viver não é correr uma maratona, em que precisamos fazer tudo sempre à frente dos outros. Cada pessoa tem o seu tempo de conquistar aquilo que deseja. Por isso, defina os seus objetivos, desenhe as suas estratégias e aja todo dia, mesmo que aos poucos.


6. Não busque a perfeição

Muitas vezes, a insegurança aparece em nossas vidas porque simplesmente abominamos a ideia de cometer uma falha. Entenda, entretanto, que as falhas fazem parte da natureza humana e que nós estamos neste mundo para aprender, dia após dia. A perfeição não é existe. Portanto, procure melhorar a cada dia, mas não queira ser perfeito.


7. Entenda que a vida é feita de altos e baixos

Quando definimos um objetivo para qualquer área de nossas vidas, podemos cair na ilusão de que a sua conquista será em uma trajetória reta e ascendente. Seria muita ingenuidade achar que não haveria obstáculos. Por mais preparados que estejamos, a verdade é que surgem desafios no meio do caminho que nem imaginávamos.


Como identificar se você é uma pessoa insegura

Pessoas inseguras convivem lado a lado com o medo. Medo intenso de falhar e de não corresponder às expectativas dos outros, seja do parceiro, do pai, do chefe ou de qualquer outra pessoa.


Insegurança emocional

A insegurança emocional é geralmente definida por psicólogos como uma sensação de desconforto que é desencadeada por acreditar ser inútil, não amado ou não bom o suficiente.


Diferença entre confiança e insegurança emocional

A confiança (ou segurança) emocional é o potencial que uma pessoa tem de controlar por completo o próprio estado emocional, ou em suma, uma pessoa que é psicologicamente resiliente.


Como vencer a insegurança

Livrar-se de suas inseguranças não é uma tarefa fácil porque é um comportamento complexo que deriva de diferentes motivos pessoais. No entanto, é possível eliminar suas inseguranças, seguindo alguns direcionamentos como base:


Sinais de insegurança no relacionamento

Para curtir um relacionamento em casal e ter uma relação saudável é essencial sentir segurança em si mesmo e na outra pessoa. Caso contrário, aquilo que poderia ser uma linda história de amor pode se converter em uma fonte constante de medos, ansiedade, ciúme e mais.


Como a insegurança no relacionamento nos afeta

A insegurança no relacionamento pode estar relacionada a diversas causas.


Como acabar com a insegurança no relacionamento

Para acabar com a insegurança no relacionamento e continuar compartilhando seu tempo com essa pessoa, é importante que você tome tempo para si mesmo e ponha em prática as dicas que lhe mostramos abaixo, pois essa falta de segurança pode ser evitada com um pouco de esforço:

image

Leave a Comment