O que fazer para acabar com as caspas do cabelo

image

Medication

Quando a caspa ocorre em cabelos ressecados, aplicar um pouco de óleo de coco pode ser interessante para hidratar o local. Para não obter o efeito contrário, o truque é usar pouca quantidade de óleo e massagear bem o couro cabeludo.

Self-care

Quem quer acabar com a caspa geralmente esfrega demais a cabeça durante o banho, mas isso não é indicado pois pode gerar um efeito rebote que estimula ainda mais a oleosidade. O correto é aplicar o xampu anticaspa, deixar agir por dois minutos e, depois, massagear suavemente o couro cabeludo com a ponta dos dedos.

Como tratar caspa em cabelos ressecados?

Química no cabelo crespo, como alisamentos ou tintura, podem ocasionar a caspa, se você tiver o couro cabeludo sensível. Se for se submeter a algum procedimento desse tipo, escolha um profissional de confiança e peça que ele avalie seu couro cabeludo primeiro. Melhor ainda é pedir a opinião do seu dermatologista.

Como acabar com a caspa?

O segredo para acabar de vez com a caspa é manter a oleosidade do couro cabeludo controlada. Para isso, lavar o cabelo com shampoos anti-caspa ou que contenham ingredientes como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol, pode ser a solução, especialmente nos momentos em que existe mais caspa.

Quais são as causas da caspa no cabelo crespo?

Como tratar a caspa no couro cabeludo?

image


1. Vinagre de maçã

Embora não existam estudos científicos feitos com o vinagre de maçã para eliminar a caspa, a verdade é que o vinagre tem excelente propriedades que ajudam a eliminar o excesso de fungos e bactérias, que podem estar na origem do problema.


2. Gel de babosa

O gel que pode ser retirado da folha da babosa contém excelentes propriedades medicinais para a pele, sendo capaz de aliviar a irritação e hidratar. Dessa forma, passar este gel no couro cabeludo é uma ótima forma natural para diminuir a descamação e reduzir a sensação ode coceira e queimação.


3. Óleo de tea tree

O óleo essencial de tea tree ou melaleuca, como é conhecido popularmente, é um excelente antisséptico natural que ajuda a eliminar fungos e bactérias, sendo, por isso, usado para tratar vários tipos de infecções na pele.


4. Suco de limão

A vitamina C e as propriedades anti-fúngicas do limão combatem a caspa e evitam o crescimento exagerado de fungos. Além disso, devido à sua acidez, diminui a coceira, equilibra o pH do cabeludo e reduz a oleosidade do cabelo, promovendo também sua hidratação.


Como a caspa surge?

Também chamada de dermatite seborreica ou simplesmente de seborreia , a caspa ocorre quando as glândulas sebáceas, localizadas na base do folículo capilar, incham e passam a produzir secreção oleosa em excesso.


Como eliminar caspa?

Geralmente, a primeira medida adotada é usar xampus anticaspa, oferecidos por diversas linhas de cosméticos a preços muito variados. Cada um, porém, age de maneira diferente: os que contém adstringentes atuam na redução do excesso de oleosidade no couro cabeludo.


Como acabar com a caspa: 8 dicas

Para se livrar da caspa é preciso lavar o cabelo na frequência correta: dia sim, dia não. Isso é explicado pelo fato de que a lavagem diária muitas vezes aumenta a oleosidade no couro cabeludo.


O que fazer?

A primeira coisa que você deve fazer é usar um shampoo anticaspa a base de cetoconazol. Ele consegue regular as atividades das glândulas sebáceas,e ainda possui um efeito anti-inflamatório.


Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio, é um desinfetante poderoso quando se trata de limpar qualquer coisa, incluindo o couro cabeludo. O bicarbonato de sódio consegue remover o excesso de oleosidade produzido pelo couro cabeludo, lavando a gordura extra que contribui para a caspa.


Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um ótimo aliado quando o assunto é caspa, pois ele possui probióticos e propriedades anti-inflamatórias que matam vírus e leveduras que causam coceira na pele.


Suco de limão

Você já colocou suco de limão em um machucado recente? Isso doeu como louco? Isso acontece porque os limões contêm propriedades anti-sépticas, e é por isso que eles são um ótimo remédio caseiro para um couro cabeludo.


Como tirar caspa do cabelo?

Caso esteja em um estágio avançado, com muita vermelhidão e crostas na cabeça, o primeiro passo é buscar a ajuda de um dermatologista. Além de um diagnóstico preciso, você economizará tempo e dinheiro, pois o tratamento será adequado para o seu tipo de problema.


O que pode causar a caspa?

Pode ser causada por um fungo chamado Pityrosporum ovale, por genética e por agentes externos como: alergias, situações de fa diga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade.


A caspa tem cura?

Infelizmente, não há cura definitiva, uma vez que trata-se de uma doença crônica. Apesar disso, é possível diminuí-la com a ajuda de dermocosméticos e receitas caseiras. Em alguns casos raros, é possível evitá-las.


Como acabar com a caspa?

Primeiramente, pare de lavar os cabelos em água quente, pois isso estimula a oleosidade. Além disso, duas dicas de suma importância é beber muita água e evitar alimentos gordurosos.

image

Leave a Comment