O que fazer para acabar com bruxismo

image

Full
Answer

Como é feito o tratamento do bruxismo?

Em geral, o tratamento do bruxismo é feito com a utilização de placas interoclusais para serem utilizadas durante o sono. Essas placas podem ser de acrílico ou silicone e têm como principal objetivo relaxar os músculos da mastigação e diminuir o atrito decorrente do ranger dos dentes.

Como minimizar os efeitos do bruxismo em casa?

Essas placas podem ser de acrílico ou silicone e têm como principal objetivo relaxar os músculos da mastigação e diminuir o atrito decorrente do ranger dos dentes. Além de procurar um dentista, é possível realizar algumas medidas em casa mesmo que podem ajudar (e muito) a minimizar os efeitos do bruxismo.

Quais são as causas do bruxismo noturno?

O bruxismo noturno nem sempre possui uma causa definida, no entanto, pode acontecer devido a fatores genéticos, neurológicos ou respiratórios, como ronco e apneia do sono, por exemplo, além de também poder estar relacionado com fatores psicológicos, como estresse, ansiedade ou tensão.

Quais são os fatores que causam o bruxismo?

O bruxismo pode ocorrer em qualquer hora do dia, mas é mais comum à noite, durante o sono, sendo conhecido como bruxismo noturno, e normalmente é causado por fatores psicológicos, como estresse ou ansiedade, mas também pode estar relacionado com fatores genéticos ou respiratórios, como a apnéia do sono, por exemplo.

image


Principais sintomas

Os sintomas de bruxismo normalmente são percebidos quando a pessoa acorda, pois devido ao apertar ou ranger constante dos dentes, os músculos do rosto podem ficar doloridos. Além disso, outros sintomas de bruxismo são:


Possíveis causas

O bruxismo noturno nem sempre possui uma causa definida, no entanto, pode acontecer devido a fatores genéticos, neurológicos ou respiratórios, como ronco e apneia do sono, por exemplo, além de também poder estar relacionado com fatores psicológicos, como estresse, ansiedade ou tensão.


Como é feito o tratamento

O tratamento do bruxismo tem como objetivo aliviar a dor e evitar problemas nos dentes, que geralmente consiste no uso de uma placa de proteção dentária acrílica, durante a noite, que evita o atrito e o desgaste entre os dentes e evita problemas nas articulações temporomandibulares.


Causas do bruxismo

Por se tratar mais de uma afecção psicológica do que física, vemos sua origem em um estado emocional tão comum como é o do estresse. Também existem outras possíveis causas que apontam para tal problema:


Sintomas

O maior problema desta afecção é que, ao exercer muita pressão na mandíbula, pode desencadear problemas maiores, como afetar os nervos e até mesmo o osso mandibular. Se você sofre com este transtorno pode notar sintomas tais como:


Recomendações

Além de respirar profundamente, contar até dez e alinhar o corpo e emoções de maneira positiva, devemos levar em consideração certas recomendações físicas:


3 soluções naturais para aliviar o bruxismo

A valeriana tem um grande efeito sedativo para controlar a ansiedade e os transtornos de sono. Por isso, ajudará muito a relaxar e a se livrar de tensões.


Em que faixa etária o bruxismo é mais comum?

Mais de 80% da população apresenta sinais e sintomas do bruxismo, que consiste em movimentos involuntários ritmados e espasmódicos de ranger ou apertar os dentes. Os estudos revelam que ele é mais comum entre as mulheres, principalmente aquelas com idade entre 15 e 35 anos.


Como tratar o bruxismo com mudança de hábitos?

Para identificar o tratamento adequado para cada caso, o seu dentista vai analisar o grau de complexidade e também se você sofre do bruxismo noturno ou do bruxismo diurno (vigília).


6 dicas para melhorar sua qualidade de vida

Para te ajudar ainda mais, preparei uma lista com algumas dicas sobre como tratar o bruxismo melhorando a sua qualidade de vida. Lembrando que ir ao dentista e realizar os exames propostos por ele é essencial e não deve ser substituído por nenhuma das dicas abaixo.


1. Mastigar antes de dormir pode diminuir o bruxismo

Para acalmar uma mandíbula hiperativa, você pode mastigar alimentos duros antes de dormir. Comer uma maçã ou mesmo uma cenoura antes de dormir é bom especialmente para as crianças.


2. Aplicar calor nas mandíbulas

Antes de se deitar, mergulhe uma toalha facial em água quente, torça e aplique em ambos os lados da face. O calor ajuda a relaxar os músculos da mandíbula, diminuindo a tensão antes de dormir.


3. Técnicas de relaxamento e meditação podem funcionar como remédios caseiros

Procure realizar uma prática de relaxamento ou de meditação antes de dormir. Uma ótima técnica é associar a respiração profunda ao relaxamento em partes do corpo. Essa técnica chamada “body scan” (escâner corporal), faz com que o corpo e a mente se aquietem por partes, contribuindo para um sono tranquilo.


4. Menos alimentos estimulantes

A alimentação pode interferir na qualidade do nosso sono. Ingerir alimentos que têm muita cafeína pode atrapalhar na hora do sono e fazer com que você se sinta muito agitado antes de ir para a cama. Café, chá preto e energéticos devem ser evitados.


5. Lugar de celular não é na cama

Com a chegada dos smartphones e tablets estamos todo tempo ligados na tecnologia. No entanto, ficar checando o celular ou mesmo lendo no seu tablet na cama pode prejudicar o seu sono. Para quem sofre com problemas relacionados ao sono, é necessário evitar qualquer tipo de estímulo antes de ir para cama.


Durma bem

É importante investir em hábitos que garantam um descanso tranquilo e profundo. Algumas dicas: evite café, chocolate e remédios com cafeína, que têm ação estimulante; fuja do álcool e do cigarro pelo menos seis horas antes de ir para a cama; e dispense refeições pesadas à noite, principalmente perto da hora do sono.


Tranquilize a mente

O instrutor de ioga e meditação Salvador Hernandes (SP) ensina uma respiração pausada para tranquilizar a mente antes de dormir. Faça assim: sente-se numa cadeira ou numa almofada firme no chão, deixe a coluna reta e feche os olhos. Depois comece a observar a sua respiração atentamente — inspire contando até três e expire contando até seis.


Visite o dentista

Você não tem certeza se está cerrando os dentes? Então consulte um dentista — o profissional consegue detectar o bruxismo com um simples exame clínico. Atualmente, a melhor forma de controlar o problema é usar uma placa de resina, que protege os dentes e a musculatura. Custa cerca de R$ 300.


Bebida antiestresse

Para diminuir o estresse e, consequentemente, espantar o bruxismo, a nutricionista Juliana Rossi Di Croce, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), sugere uma bebida para você tomar em momentos de fúria, o suchá . A receita rende 1 copo e soma 107 calorias.


¿Qual é o objetivo do tratar o bruxismo?

Os principais objetivos do tratamento de bruxismo são reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo. Além disso, o dentista também pode sugerir formas de reduzir o estresse, como, por exemplo, prática frequente de exercícios físicos, meditação, ioga, acupuntura e massagens, entre outras atividades, que podem variar de acordo com o perfil do paciente.


¿ Como se diagnostica o bruxismo?

Segundo a odontologista Mel Nunes, o diagnóstico de bruxismo costuma ser feito através da observação clínica pelo dentista em exames de rotina, em que são observados desgastes e manchas no esmalte dental.

image


Causas Do Bruxismo

Image
Por se tratar mais de uma afecção psicológica do que física, vemos sua origem em um estado emocional tão comum como é o do estresse. Também existem outras possíveis causas que apontam para tal problema: 1. Ansiedade 2. Maus hábitos de sono 3. Postura incorreta 4. Ter os dentesdesalinhados

See more on melhorcomsaude.com.br


Sintomas

  • O maior problema desta afecção é que, ao exercer muita pressão na mandíbula, pode desencadear problemas maiores, como afetar os nervos e até mesmo o osso mandibular. Se você sofre com este transtorno pode notar sintomas tais como: 1. Sensibilidade muscular. 2. Sensibilidade as coisas quentes, frias e doces. 3. Transtornos alimentares. 4. Dor e inflamação …

See more on melhorcomsaude.com.br


Recomendações

  • Além de respirar profundamente, contar até dez e alinhar o corpo e emoções de maneira positiva, devemos levar em consideração certas recomendações físicas: 1. Dormir as horas recomendadas 2. Beber muita água 3. Realizar uma ortodontia para alinhar os dentes 4. Evitar os alimentos duros e os doces 5. Realizar exercícios de relaxamento que ajudem a reduzir o estres…

See more on melhorcomsaude.com.br


3 Soluções Naturais para Aliviar O Bruxismo

  • 1. Valeriana
    A valeriana tem um grande efeito sedativo para controlar a ansiedade e os transtornos de sono. Por isso, ajudará muito a relaxar e a se livrar de tensões.
  • 2. Camomila
    É usada para tratar a dor muscular, mas também para os transtornos menstruais, as tensões, a dor de cabeça, a ansiedade, o estresse e os nervos. Relaxa os músculos que se encontram tensos e oferece suas propriedades anti-inflamatórias.

See more on melhorcomsaude.com.br

Leave a Comment