O que fazer para acabar com caimbras nas pernas

image

Common Causes

Related Conditions

image


1. Suplemento de magnésio

O magnésio é um mineral importante para a contração muscular pois é responsável por transportar cálcio, sódio, potássio e cloreto para dentro das células, o que permite que o músculo funcione corretamente. Quando esse mineral não está presente em quantidade adequada, é comum o aparecimento de câimbras.


2. Suplemento de biotina

Alguns estudos [1, 2] mostram que a biotina pode ajudar a reduzir as cãibras durante ou após a hemodiálise, em pessoas que fazem tratamento da insuficiência renal.


3. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B fornecem mais energia para uma boa contração muscular, melhoram a circulação sanguínea, e mantêm o bom funcionamento do sistema nervoso e, desta forma, ajudam a prevenir câimbras.


4. Suplemento de zinco

Alguns estudos [3, 4] mostram que pessoas com cirrose hepática apresentaram melhora e redução dos episódios de câimbra após 12 semanas de tratamento com suplemento de zinco.


1. Comprimidos de orfenadrina

A orfenadrina é um relaxante muscular indicado para dor causada por contrações musculares, ajudando a aliviar o desconforto após um episódio de câimbra muito intensa.


2. Comprimidos de ciclobenzaprina

A ciclobenzaprina é um remédio que age causando relaxamento muscular por bloquear impulsos nervosos ou sensações de dor que são enviadas ao cérebro que causam contrações, espasmos ou dor muscular. Embora esse remédio não previna o surgimento das câimbras, pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto muscular causado por câimbras intensas.


Alongamentos

Essa dica vale tanto para o momento da cãibra como para a prevenção, pois um músculo alongado estará também mais relaxado. No momento da contração, tente relaxar o músculo e até mesmo fazer uma massagem suave.


Magnésio e potássio

Se sofre regularmente de cãibras nas pernas, a melhor coisa é procurar um médico especialista, mas o mais provável é que este prescreva uma suplementação de magnésio e potássio.


Hidratação

Beber bastante água pode ajudar a evitar as contrações. Se pratica algum desporto com regularidade, invista em bebidas ricas em eletrólitos e sais minerais.


O que é a câimbra?

A maioria dos nossos grandes grupamentos musculares funciona de forma voluntária, ou seja, contraem e relaxam de acordo com a nossa vontade. Quando um ou mais músculos se contraem subitamente de forma involuntária, chamamos de espasmo muscular. Se o espasmo for intenso e persistente, damos o nome de câimbra.


Causas

Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Esta alteração nos nervos é mais comum nas seguintes situações:


Câimbras noturnas nas pernas

Câimbras noturnas são um evento extremamente comum, mas que, curiosamente, são raramente reportadas aos médicos. Por motivos diversos, muitos pacientes acabam não procurando ajuda médica, preferindo usar tratamentos caseiros para câimbras, que muitas vezes não são efetivos.


Como evitar

Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para indivíduos sedentários. Também são importantes uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço. Se possível, evite exercícios físicos em dias muito quentes.


Banana evita câimbras?

Essa história da banana é um pouco confusa. A fruta é rica em potássio, carboidratos (glicose) e água. Durante o esforço físico existe uma grande demanda dos músculos por energia (glicose). Depois de algum tempo de exercício, o músculo gasta suas reservas de glicose e passa a utilizar outros meios para gerar energia.


Câimbras na hemodiálise

Pacientes com insuficiência renal em hemodiálise são um caso à parte. A câimbra é um sinal de redução do fluxo sanguíneo para o músculo acometido. Em geral, ocorre por retirada excessiva de líquidos durante as sessões de hemodiálise ou por doses elevadas de anti-hipertensivos.


Tratamento

Quando as câimbras atacam, a primeira atitude é tentar reverter imediatamente as contrações alongando o membro acometido. Mobilize com as mãos (ou com a ajuda do chão ou da parede) os músculos na direção contrária a que eles estão contraindo, até que a dor e o espasmo desapareçam.


Como parar a cãibra na perna durante a noite

Normalmente, a cãibra noturna dura apenas alguns minutos. Porém deixa o músculo dolorido por horas e pode causar um possível desconforto por até alguns dias. Para aliviar a a dor na perna, deve ser feito um alongamento do músculo afetado no momento da cãibra. Puxe os dedos do pé da perna afetada em direção à cabeça, mantendo o joelho esticado.


Como prevenir

Diariamente, é importante realizar exercícios de alongamento nos músculos posteriores da perna. Outra dica é fazer um treino bem leve (velocidade baixa) em uma bicicleta ergométrica antes de deitar, para relaxar os músculos da perna.


O que fazer?

O que fazer para eliminar as convulsões só pode ser respondido por um médico após um exame completo do corpo ter sido realizado, o motivo das convulsões foi identificado.


Remédios para cãibras nas pernas à noite

Para cãibras nas pernas que ocorrem à noite, vários medicamentos são usados. O meio mais eficaz de aliviar as convulsões é o uso de vários anticonvulsivantes.

image

Leave a Comment