O que fazer para acabar com catarro

image

Lave profundamente a garganta entupida com solução salina morna. O calor suave e a ação do gargarejo ajudarão a quebrar o catarro dentro da garganta, enquanto o sal funciona como desinfetante. Uma vez que o catarro se solta, pode ser facilmente cuspido com a água.

Full
Answer

Como tratar o catarro em casa?

Use uma solução salina nasal. É possível comprar uma solução salina para uso nasal na farmácia. Prefira comprar uma marca recomendada pelo médico. É possível ainda fazer uma solução caseira usando ½ colher de chá de sal em ½ litro de água. Ferva a água e use a solução depois que ela esfriar. [3]

Como limpar o catarro?

Pode fazer os gargarejos 3 ou 4 vezes ao dia, mas deixe de fazer assim que sentir que o catarro foi embora, pois o sal em excesso desidrata as mucosas. O óleo essencial de eucalipto ajuda a eliminar o catarro de forma natural, sem precisar fazer gargarejo, ingerir nem tomar remédio.

Quais são as causas do catarro?

O catarro pode ser causado por algum problema de saúde subjacente, como um pólipo nasal ou alergias. Se o médico suspeitar que alguma dessas condições esteja produzindo catarro, você pode ser encaminhado para um especialista pra fazer uma avaliação. [9] Talvez seja necessário fazer um exame para descartar alergias.

Como combater o catarro na garganta?

Tome fluidos quentes. O calor das bebidas alivia a congestão e permite que você expulse o catarro preso na garganta. Tome água morna, chá quente e caldos de galinha ou legumes. Ainda melhor, coloque um pouco de mel e limão na água ou nos chás para fortalecer seu sistema imunológico.

image


Como eliminar catarro?

O uso de alguns medicamentos ou receitas naturais são formas de como eliminar o catarro. No entanto, é fundamental, buscar orientação de um profissional da saúde para descobrir as causas e iniciar o tratamento mais adequado.


O que é catarro?

O catarro é uma secreção composta por água, sais e restos celulares, quando considerada saudável é incolor, sem odor e pouco viscoso.


1. Xarope de cebola e alho

O remédio caseiro para tosse com catarro com cebola e alho tem propriedades expectorantes e anti-sépticas, que além de ajudarem a soltar o catarro, fortalecem o sistema imune e reduzem a inflamação do pulmão, evitando a produção de mais catarro.


2. Chá de malva e guaco

O remédio caseiro para tosse com catarro com malva e guaco provoca um efeito calmante sobre os brônquios, reduzindo a produção de catarro e a falta de ar. Além disso, as propriedades do guaco tornam as secreções mais líquidas, sendo mais fácil retirar o catarro preso na garganta e pulmões.


3. Chá de cana-de-macaco

O remédio caseiro para tosse com catarro com cana-de-macaco possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas que ajudam a reduzir o catarro, além de melhorar o bem-estar. Veja mais benefícios da cana-de-macaco.


1. Gargarejo com água e sal

Esse gargarejo serve para reduzir a irritação na garganta, causada pelo pigarro. A função do sal é alertar o corpo de que precisa de mais água na região da garganta, promovendo a hidratação e protegendo contra a poeira aspirada que pode irritar ainda mais a região.


2. Óleo essencial de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto ajuda a eliminar o catarro de forma natural, sem precisar fazer gargarejo, ingerir nem tomar remédio. Sua função é expandir as vias respiratórias e aliviar a irritação na garganta.


3. Vick

Se quiser uma opção mais prática, sem precisar fazer misturas, vá na farmácia e compre o famoso Vick Vaporub, aquela pomada que ajuda a aliviar a tosse, o nariz entupido e o mal-estar muscular, sintomas causados pelas gripes e resfriados.


4. Muita água

Seja qual for a dica que você escolher, lembre-se que é muito importante tomar pelo menos 2 litros de água ao longo do dia para manter a garganta hidratada e ajudar a eliminar o catarro que está preso. Pode ser água pura, água de coco e chás naturais, com ou sem mel, de preferência mornos.


5. Nebulização com água

Não precisa ter nebulizador para fazer essa dica. Basta colocar 1 a 2 litros de água fervente em uma bacia, colocar uma toalha por cima da cabeça, tapando a bacia também, e respirar o vapor que sai da bacia até que a água esfrie. Se quiser, pode colocar um pouco de Vick ou de óleo essencial de eucalipto na água, em pequena quantidade.

image

Leave a Comment