O que fazer para acabar com estomago alto

image

Por que o estômago é alto?

Para quem tende a sofrer com o estômago alto, outra dica que pode ajudar é procurar fazer um número maior de refeições distribuídas ao longo do dia. Mas, com porções menores de alimento em cada uma delas. Como vimos, comer muito de uma vez estimula o estômago alto.

Qual é a relação entre o estômago alto e a barriga mais saliente?

Geralmente, o chamado estômago alto gera uma barriga mais saliente na parte de cima do abdômen. Além disso, o estômago alto tem muita relação com consumir uma quantidade grande de comida em um curto espaço de tempo.

Por que o estômago fica alto e dilatado?

O estômago é como uma bexiga, quanto mais alimento entra nele, mais ele dilata, e é por isso que as vezes ele fica alto ou dilatado, deve-se comer menos, porque cada vez que se dilata o estômago, expande-o. Coma até sentir que encheu 80% do estômago, nunca 100% ou mais que isso.

Como desinchar o estômago?

Uma coisa muito interessante para desinchar o estômago é fazer o stomach vacuum, também chamado de hipopressivos ou lpf, todos esses nomes remetem a um conjunto de posturas e respirações.

image


Relacionadas

A seguir, elas explicam algumas situações comuns para quem tem esse problema, falam dos alimentos mais e menos indicados, além de dicas para ajudar a evitar ou reduzir o estômago alto.


Quais as possíveis causas?

A má digestão ou a formação de gases, causadas pela forma como comemos, podem influenciar o surgimento do estômago alto. Veja algumas causas mais comuns:


Como tratar?

Com relação ao tratamento do estômago alto, a alimentação é o principal ponto, já que, a forma como comemos e os alimentos consumidos, fazem a diferença por agravarem ou atenuarem o problema. Atividades físicas e outros tratamentos também podem ajudar. Confira:


1. Colocar as leguminosas de molho

Os alimentos que fermentam mais no corpo podem causar mais gases e deixar o estômago mais volumoso. As leguminosas fazem parte desse grupo de alimentos e, por isso, é preciso tomar cuidado com elas.


3. Fazer mais refeições menores ao longo do dia

Para quem tende a sofrer com o estômago alto, outra dica que pode ajudar é procurar fazer um número maior de refeições distribuídas ao longo do dia. Mas, com porções menores de alimento em cada uma delas. Como vimos, comer muito de uma vez estimula o estômago alto.


4. Moderar bem a ingestão de álcool

A bebida alcoólica piora a permeabilidade intestinal e estimula o crescimento de bactérias ruins no intestino. Isso pode provocar uma produção maior de gases, que como também vimos, tem relação com o estômago alto.


5. Aumentar o consumo de probióticos

Por outro lado, consumir mais probióticos pode ajudar neste sentido. Os probióticos são bactérias do bem que podem melhorar a permeabilidade intestinal e a digestão correta dos alimentos. A saber, um bom exemplo de alimento probiótico é o kefir.


6. Tomar chás digestivos

Consumir um chá digestivo para tentar acalmar e/ou melhorar a digestão e diminuir a fermentação também pode ajudar. O chá de gengibre é um bom exemplo de chá digestivo, assim como o chá de erva-cidreira e o chá de boldo.


Mesmo pessoas magras e saudáveis podem ter esse problema, que precisa ser avaliado por um médico

O estômago alto é uma condição que diversas pessoas têm, e muitas nem sabem. Só sabem que se sentem bem inchadas quando comem, e têm outros sintomas desagradáveis que atrapalham a rotina e causam mal estar. Saiba agora quais são as principais causas dessa condição, os sintomas e as opções de tratamentos conforme cada caso.


O que causa o estômago alto?

De modo geral, o estômago alto é um transtorno causado pela distensão abdominal, fazendo com que a parte da barriga onde está o estômago tenha um volume maior, mesmo em pessoas magras.


Principais sintomas do estômago alto

Como as causas do problema variam, também podem variar os sintomas, pois estão diretamente ligados. A pessoa vai sentir mal estar, inchaço, incômodo da região abdominal. Outros sintomas serão decorrentes de alguma condição que seja a causa, conforme descrito no tópico anterior.


Como tratar?

Existem os cuidados gerais para melhores hábitos de vida, e existem os tratamentos específicos para cada causa. De qualquer forma, o primeiro passo é consultar um nutricionista ou um gastroenterologista para falar sobre os sintomas, principalmente quando pode ser genético.

image

Leave a Comment