O que fazer para acabar com pesadelos

image

Symptoms

Os pesadelos começam quando a criança tem de três a seis anos e tendem a diminuir depois dos dez anos. Contudo, adolescentes e adultos podem ter pesadelos ao longo da vida.

Causes

O que é: o transtorno de pesadelo, antigamente chamado de transtorno de ansiedade do sono, é um problema de origem psiquiátrica que surge quando os pesadelos tornam-se tão rotineiros, que influenciam negativamente a qualidade de vida do paciente. Causas: não sabemos exatamente o que provoca os pesadelos, mas estresse, traumas, …

Prevention

Às vezes, os pesadelos são sintomas de outro distúrbio do sono, como apneia ou um sintoma da síndrome da perna inquieta. Outras vezes, a pessoa tem apenas uma predisposição genética a ter pesadelos, segundo pesquisa que indica que a probabilidade de ter pesadelos está nos genes.

Complications

Pesadelos ocasionais não são motivo de preocupação, mas caso eles estejam ligados a outras condições de saúde pré-existentes ou sejam contínuos, impossibilitando o descanso ou atrapalhando nos afazeres diurnos, procure auxílio médico. Não há uma forma efetiva de controlar os pesadelos, mas algumas atitudes podem ser tomadas como prevenção:

Quando começam os pesadelos?

Por que tenho pesadelos durante a noite?

O que é pesadelo e por que ele é tão importante?

O que fazer quando os pesadelos atrapalham o sono?

image


Evitar o consumo de álcool à noite

Tomar bebidas alcoólicas perto da hora de dormir é uma decisão ruim em vários sentidos. O álcool é um sedativo, só que a sedação e o sono são completamente diferentes. Por mais que você “apague”, não vai descansar de fato, porque estará sedado, sem passar corretamente pelas quatro fases do sono.


Filmes de terror ou conteúdos assustadores? Nem pensar!

Talvez você seja do tipo que assiste documentários de crimes para “relaxar” à noite. Acontece que mas evitar esse tipo de estresse é uma das regras mais importantes de como parar de ter pesadelos.


Técnicas de relaxamento

Se esse estresse elevado mencionado anteriormente pode ser a origem de um pesadelo, reduzir essa tensão muscular e mental pode ajudar a melhorar os sonhos.


Converse com o seu médico

Caso você tome antidepressivos, betabloqueadores e certos medicamentos para tratar pressão alta e mal de Parkinson e tenha pesadelos frequentes. Todos eles podem mexer com a estrutura do sono e causar sonhos estressantes.


Terapia de ensaio da imagem

Quem costuma ter pesadelos constantes provavelmente já tentou, vez ou outra, se concentrar naquilo que deseja sonhar antes de dormir.


Sonhos lúcidos

Além da chamada “terapia de ensaio da imagem”, outro método vem sendo bastante utilizado para reduzir a incidência de pesadelos: os sonhos lúcidos. Basicamente, essa é uma possibilidade não somente de evitar, mas de manipular o conteúdo de sonhos e pesadelos, transformando-os naquilo que desejar.


Teoria dos sonhos simulatórios

Por fim, apesar de não oferecer uma solução, essa teoria pode ajudar a enxergar os sonhos ruins sob uma outra perspectiva. Para o psicólogo finlandês Antti Revonsuo, criador da teoria dos sonhos simulatórios, aquele que deseja entender como parar de ter pesadelos deve, na realidade, aceitar essas mensagens.


2. Corte a bebida alcoólica

As bebidas alcoólicas podem induzir inquietação e despertares durante a noite – potencialmente ajudando a lembrar de pesadelos, como explicou a professora da Califórnia.


9. Use uma máquina de ruído branco

O silêncio é fundamental na rotina do sono, mas “para pessoas que não gostam de ficar completamente quietas ou que são acordadas por ruídos que não podem controlar durante a noite”, o ruído de fundo “é uma boa estratégia”, segundo a professora Martin.


Sintomas que ocorrem durante um pesadelo

Geralmente, os pesadelos têm uma duração curta, mas depois de acordar, a pessoa pode ter alguma dificuldade em retomar o sono.


Como parar de ter pesadelos

Existem algumas formas de reduzir a frequência com que ocorrem os pesadelos, como estabelecer horários fixos para ir dormir e para acordar. Para quem tem dificuldades para adormecer, pode ler um livro ou tomar um banho relaxante antes de ir para a cama. Veja outras dicas que o podem ajudar a dormir melhor.


O que é Pesadelos?

Pesadelo é um sonho perturbador associado com sentimentos ruins, como ansiedade e/ou medo. Os sonhos e pesadelos acontecem durante o período do sono conhecido como REM, um pouco antes da pessoa acordar.


Causas

São diversas as causas dos pesadelos, tanto em adultos quanto em crianças. Contudo, os sonhos ruins só serão diagnosticados como uma espécie de transtorno se causarem problemas para a pessoa, ou caso ela não consiga descansar por causa deles.


Estresse

Quando a pessoa está estressada por causa dos eventos do dia a dia, ou passou por eventos estressantes, como a morte de um amigo ou família, isso pode desencadear pesadelos relacionados ou não com o assunto.


Ansiedade

Grandes eventos ou fatores que deixem a pessoa ansiosa, como casamento, nascimento de um filho, uma prova importante, entre outros, podem causar ansiedade que desencadeia pesadelos.


Eventos traumáticos

É muito comum que após acidentes, ou outros eventos traumáticos, como presenciar um crime, a pessoa tenha pesadelos com o ocorrido. Neste caso, o pesadelo pode estar ligado com Transtorno de estresse pós traumático (TEPT).


Privação de sono

Quando a pessoa passa por momentos de mudança que causam um sono irregular, interrupção ou redução da quantidade de horas dormidas, os pesadelos tendem a acontecer mais frequentemente.


Medicamentos

Certas medicações, incluindo antidepressivos, remédios para pressão ou os usados para tratar a doença de Parkinson ou para controlar compulsões, aumentam a probabilidade da pessoa ter pesadelos.


Resumo

O que é: o transtorno de pesadelo, antigamente chamado de transtorno de ansiedade do sono, é um problema de origem psiquiátrica que surge quando os pesadelos tornam-se tão rotineiros, que influenciam negativamente a qualidade de vida do paciente.


O que é o transtorno de pesadelo?

Pesadelo é qualquer sonho perturbador que provoca sentimentos negativos. Os pesadelos são muito comuns na infância e tendem a ficar menos frequentes conforme o indivíduo cresce. Quando eles ocorrem de forma esporádica, são perfeitamente normais e não indicam qualquer tipo de problema.


Causas

Os pesadelos habitualmente surgem na fase REM do sono, que é quando a atividade cerebral está elevada, a musculatura corporal encontra-se totalmente relaxada e os olhos fazem rápidos movimentos involuntários.


Sintomas

Os pacientes com transtorno de pesadelo têm sonhos muito vívidos e aterrorizantes com grande frequência e conseguem se lembrar com detalhes do sonho. O pesadelo é tão real que o paciente costuma acordar assustado, todo suado, ofegante e com o coração acelerado. É muito comum que o indivíduo fique com medo e tenha dificuldade para voltar a dormir.


Tratamento

Episódios de pesadelos que não provocam impacto negativo na vida dos pacientes não requerem tratamento específico. Muitas vezes, medidas simples podem ser suficientes, tais como suspender ou trocar medicamentos suspeitos.

image

Leave a Comment