O que fazer para acabar com stress

image

Como controlar o stress?

Em situações de stress, é muito fácil passarmos a ser controladas por pensamentos negativos e sentimentos de incapacidade. Cultive a optimista que há em si e, em vez de pensar naquilo que lhe está a acontecer, concentre-se na forma como pode resolver a situação.

Como combater o estresse?

O estresse pode causar sintomas físicos e psicológicos, como sensação de falta de ar, pressão no peito, tremores e pensamentos negativos, por exemplo, o que pode condicionar o dia a dia da pessoa e aumentar o risco de desenvolver doenças. Por isso, indicamos algumas orientações que poderá seguir para combater o estresse: 1. Praticar exercícios

Qual a melhor forma de espantar o stress?

Para além de ser um bom aliado contra doenças, uma vez que fortalece o sistema imunitário, uma massagem de relaxamento é exactamente aquilo que o corpo e a alma pedem em momentos críticos de stress. Cuide-se e sinta-se bem a fazê-lo.

Como reduzir a ansiedade e o estresse?

Apenas sinta o estresse desaparecer com as batidas da música. Neurocientistas provaram que ouvir suas músicas favoritas podem lhe ajudar a se sentir melhor. As músicas que você gosta têm a capacidade de causar a liberação de um neuroquímico poderoso chamado dopamina. É a liberação desse hormônio que causa tais efeitos.

image


1. Faça pelo menos uma caminhada curta

Uma das maneiras mais conhecidas para aliviar o estresse é a atividade física, pois movimentar o corpo reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, e ajuda a liberar endorfinas, substâncias que são analgésicos naturais e agem para melhorar o humor.


2. Aprenda exercícios de respiração

O estresse provoca algumas reações no corpo que fogem do controle, por isso é possível sentir o coração bater mais rápido, a respiração acelerar e ficar ofegante.


3. Coloque uma música relaxante

Ouvir música faz a mente e o corpo relaxarem, pois libera substâncias neuroquímicas no cérebro, como a dopamina, que promove bem-estar imediato. Também por isso a música é muito usada em sessões de meditação.


4. Tenha prioridades para aliviar estresse

A procrastinação é a prática de adiar atividades que devem ser feitas. É muito comum em pessoas que enfrentam momentos estressantes, pois elas tendem a agir de forma reativa aos problemas e às tarefas diárias.


5. Pratique a regra dos dois minutos

A regra dos dois minutos é um método criado pelo coach de fortalecimento mental, Andrew D. Wittman. Ele propõe uma pausa de 2 minutos sempre que a pessoa se encontrar em uma situação de estresse, para realizar um exercício mental em busca de solução.


6. Aceite o que não se pode mudar

Por mais óbvio que possa parecer, algumas coisas são incontroláveis. As atitudes das outras pessoas, o que elas pensam ou falam, não são possíveis de controlar. Por isso não ocupe seus pensamentos com perguntas ou culpas.


7. Tenha bons hábitos

Quando as situações enfrentadas parecem não ter solução, provocando a sensação de descontrole, a prática de bons hábitos vai gerar alívio. Veja algumas práticas que geram qualidade de vida.


4. Faça atividades físicas

Você não precisa ser atleta para se dedicar a atividades físicas. Qualquer prática vale, desde que seja constante (pelo menos três vezes por semana): caminhada, futebol, yoga, bicicleta, dança, musculação, alongamento. O bem-estar físico é a primeira arma no combate ao estresse.


6. Use a escrita como meio de terapia

A Love Mondays tem uma dica muito interessante para combater o estresse: escrever. Colocar todos os seus sentimentos, planos, medos e expectativas por escrito pode ser um excelente canal de autoconhecimento e de descompressão. Mas nem pense em jogar tudo isso nas redes sociais.


7. Dê pequenas escapadas ao longo do dia

Ninguém é um robô capaz de trabalhar 15 horas por dia sem parar. Se você costuma fazer isso, talvez seja hora de repensar. Trabalhar bastante é inevitável às vezes, mas o corpo também pede uns momentos de descanso.


8. Identifique o que causa estresse em você

O que provoca estresse ao longo do dia? O chefe mal humorado? O barulho da avenida? O trânsito até o trabalho? O calor? O tanto de tarefas que tem para terminar?


1. Faça uma caminhada por 10 minutos

Uma das maneiras mais conhecidas para aliviar o estresse é a atividade física, pois movimentar o corpo reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, e ajuda a liberar endorfinas, substâncias que são analgésicos naturais e agem para melhorar o humor.


2. Respire fundo

Qualquer pessoa que pratica yoga sabe que o fôlego, conhecido como pranayama ou força vital, desempenha um papel importante na oxigenação do corpo. Isso, inclusive, é reconhecido pelos médicos.


3. Imagine uma cena que lhe traga calma

Uma simples imaginação é uma maneira fácil de voltar ao seu eixo. Até mesmo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos reconhece o poder das “imagens guiadas” para provocar uma resposta de relaxamento.


4. Faça um lanche

A ligação entre o intestino e o cérebro, chamada de “eixo do intestino-cérebro”, é enorme, e dados interessantes apoiam a ideia de que o intestino é um importante mediador da resposta ao estresse.


5. Compre uma planta

Plantas em casa não são apenas belas purificadoras de ar, mas podem realmente lhe ajudar a se acalmar. Pesquisadores descobriram que o simples fato de uma pessoa estar perto de plantas pode induzir ao relaxamento.


6. Fique longe das telas

O uso do computador sem interrupção tem sido associado a estresse, insônia e depressão principalmente nas mulheres, de acordo a um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, Suécia.


7. Desligue o seu celular

Telefones celulares podem te estressar, e não há dúvida quanto a isso, e falar ao telefone pode, inclusive, elevar a sua pressão arterial. Sendo assim, desligue seu telefone e relaxe.


1. Pare de deixar as coisas para amanhã

É verdade quando dizem “O amanhã nunca chega.” Você tem que fazer alguma coisa importante, mas a preguiça toma conta do seu corpo, você olha para o relógio e decide começar amanhã. Isso, no entanto, leva a problemas indesejáveis.


2. Finais de Semana

Uma semana exaustiva acaba não só com suas reservas de força física, mas também sua força mental. O que você precisa é relaxar no final de semana. É essencial que você passe algum tempo fazendo o que realmente gosta. Lembre-se, há uma semana difícil à sua frente, e você terá que trabalhar muito novamente.


3. Diga NÃO para álcool e tabaco

O dia foi cansativo, você está cheio de trabalho a fazer e seu chefe te deu uma encarada enquanto passava pelo seu escritório. Ao voltar para casa, o trânsito intenso aumentou a sua frustração. Você chega em casa, se senta no sofá e tudo o que você precisa é de uma bebida ou um cigarro.


4. Música

Sempre há como diminuir a ansiedade e o estresse colocando sua música favorita para tocar, seja ela romântica, gospel, rap, jazz, ou qualquer outro ritmo. Apenas sinta o estresse desaparecer com as batidas da música. Neurocientistas provaram que ouvir suas músicas favoritas podem lhe ajudar a se sentir melhor.


5. Hobby

Todo mundo tem um hobby. É uma coisa que te faz sentir feliz e calmo. Algumas pessoas gostam de jardinagem e da emoção que experimentam quando veem plantas florescerem e flores se abrirem em seus jardins. Fotografia, desenho, pintura, são alguns hábitos que você pode tentar se você ainda não encontrou o seu hobby.


6. Atividade física

Você ouviu muitas vezes que deve se exercitar. Incorporar uma atividade física na sua vida diária é essencial para reduzir o estresse em sua mente. Você não precisa ir necessariamente a uma academia, há diversas formas mais divertidas para se exercitar. Uma boa corrida de manhã já te fará muito bem.


7. Yoga

A yoga é mais eficaz para o combate da ansiedade e do estresse, além de consumir menos tempo que exercícios físicos tradicionais. Controlar seu padrão de respiração é essencial para acalmar o corpo e a mente. Geralmente, as pessoas têm respiração curta e rápida.


O que comer

A alimentação para combater o estresse deve conter alimentos ricos em vitaminas do complexo B porque eles melhoram o sistema imune e aumentam a energia do organismo combatendo o estresse e o cansaço generalizado além de diminuir a irritabilidade que geralmente é o principal sintoma envolvido.


Remédio caseiro para estresse e ansiedade

Um outro excelente remédio caseiro contra o estresse é o suco de laranja com maracujá, isso porque a laranja é rica em vitamina C que é capaz de diminui a quantidade cortisol, o hormônio do estresse, na corrente sanguínea enquanto que o maracujá possui propriedades calmantes naturais.


Aromaterapia para combater o estresse

Para complementar esse tratamento caseiro contra o estresse, também é aconselhado utilizar a aromaterapia. Os aromas mais indicados para vencer o estresse são sândalo e alfazema, que possuem propriedades calmantes.

image

Leave a Comment