
Mohandas Karamchand Gandhi (2 de outubro de 1869 – 30 de janeiro de 1948) foi um advogado, nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiana, que empregou resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida para a independência da Índia do Reino Unido, e por sua vez, inspirar movimentos pelos direitos civis e liberdade em todo o mundo.
Qual era o objetivo de Gandhi?
Mahatma Gandhi pregava a resistência pacífica e a superioridade moral do seu povo em relação aos britânicos. O objetivo era vencer pela persistência, sem derramar uma gota de sangue ou pegar em armas. A revolução provocada por Gandhi, que culminou na independência da Índia, o coloca ao lado de outros líderes religiosos, como Buda e Jesus Cristo.
Quais foram os defeitos de Mohandas Gandhi?
Mohandas Gandhi, o homem, era complexo e tinha defeitos. No entanto, Mahatma Gandhi, a figura pública, deixou uma marca impossível de se apagar na história da Índia e no exercício da desobediência civil no mundo todo. “Depois que eu me for, nenhuma pessoa será completamente capaz de me representar”, ele disse.
O que aconteceu com o Gandhi na luta pela independência da Índia?
Mahatma Gandhi foi o grande nome da luta dos indianos pelo fim do colonialismo britânico e pela independência da Índia. Popularizou-se pelos seus protestos não violentos. Estátua em homenagem a Gandhi construída na cidade de Londres, Inglaterra*
Qual é o aniversário de Gandhi?
Crianças em Rajkot, Guzerate, onde Gandhi passou grande parte de sua juventude, vestidas como o lendário ativista para celebrar o que seria seu 144º aniversário em 2013. Este ano marcará seu 150º aniversário. Nesta época, Gandhi já tinha se tornado um ícone nacional e era amplamente referido como Mahatma, “grande alma” ou “santo”, em sânscrito.

O que mudou na vida de Gandhi?
Movimento pacifista na África do Sul Em 1893, iniciou a política de resistência passiva em protesto contra os maus tratos sofridos pela população hindu. Em 1894, fundou uma seção do Partido do Congresso indiano, destinada a lutar pelos direitos de seu povo. Em 1904, Gandhi começou a editar o jornal “Opinião Indiana”.
O quê Gandhi fez pelo mundo?
Mohandas Karamchand Gandhi, também conhecido como Mahatma Gandhi (a palavra “Mahatma” significa “grande alma”), foi um ativista indiano que ficou mundialmente conhecido por liderar os indianos na luta pela independência.
Qual foi a mensagem que Gandhi deixou para humanidade?
Você não deve perder a fé na humanidade. A humanidade é um oceano, se algumas gotas são sujas, isso não torna o oceano sujo.
Quais foram os ensinamentos de Gandhi?
Autocontrole, compaixão, perseverança, coragem. Difícil definir os campos de atuações dos ensinamentos de Mahatma Gandhi. O líder pacifista, fundador do estado moderno indiano, passou a vida pregando o bem comum e a não violência.
O quê Gandhi fez de bom?
Foi durante a Segunda Guerra Bôer que Gandhi desenvolveu a técnica de Satyagraha, que prezava pela luta pelos direitos sem o uso de violência, apenas com base em desobediência civil e palavras. Leituras de Tolstoi e Thoreau, seus ídolos, impulsionaram o pacifista em suas ideias de amor universal.
Qual foi a principal contribuição de Mahatma Gandhi para a sociedade?
Mahatma Gandhi (1869 –1948) Mohandas Karamchand Gandhi é amplamente reconhecido como um dos maiores líderes políticos e espirituais do século XX. Honrado na Índia como o pai da nação, foi pioneiro e praticou o princípio de Satyagraha — resistência à tirania por meio da desobediência civil massiva não violenta.
Quem foi Gandhi e quais seus ensinamentos?
Mahatma Gandhi viveu de 1869 a 1948. Foi advogado, diplomata, líder religioso e político, tendo sido o principal responsável pela independência da Índia. Seu grande feito foi acabar com o colonialismo britânico sobre seu país sem fazer guerra, seguindo o princípio da não violência.
Qual é a famosa filosofia de Gandhi?
Satyagraha significa firmeza; constância, segundo aponta o termo híndi. Filosofia defendida pelo próprio Mahatma Gandhi. Para o movimento Satyagraha, a violência não é o caminho para a conquista dos objetivos almejados.
Quem foi o maior pacifista do mundo?
Mahatma Gandhi: Ativista indiano que contribuiu para a independência da Índia e participou da luta pelo fim do colonialismo inglês, por meio da manifestação pacífica e do movimento de resistência sem violência.
Os primeiros anos da vida de Gandhi
Mahatma Gandhi (o termo “mahatma” significa “grande alma”) nasceu no dia 2 de outubro de 1869, mas foi registrado com o nome de Mohandas Karamchand Gandhi. O nascimento de Gandhi aconteceu em Porbardar, região da costa oeste da Índia, e seus pais chamavam-se Karmachand Gandhi e Putlibai Gandhi.
O ativismo de Gandhi na África do Sul
Foram as situações de preconceito experimentadas por Gandhi na África do Sul que o transformaram em um grande ativista na defesa dos indianos. Os indianos sofriam com as ações discriminatórias tanto das autoridades coloniais como da população local de origem europeia.
Gandhi na luta pela independência da Índia
Ao todo, Gandhi permaneceu durante 21 anos na África do Sul, tornando-se um grande nome local pela defesa dos indianos. A atuação de Gandhi na África do Sul rendeu-lhe notoriedade e, quando retornou para a Índia, em 1914, já era uma personalidade conhecida no país.
Críticas à Gandhi
Após a morte de Gandhi, diversos estudos foram conduzidos sobre a vida dele. Muitos estudos apontaram inúmeras críticas a diversas ações realizadas por Gandhi.
A Índia nos tempos de Gandhi
Mahatma Gandhi nasceu e constituiu família na Índia, país da Ásia Meridional com uma cultura milenar. No final do século XIX e começo do século XX, época em que Gandhi viveu, o país estava sob domínio do então poderoso Império Britânico, que ainda controlava diversas partes do globo.
O papel do grande líder
Gandhi precisou se isolar de sua terra natal para perceber quão precariamente estavam vivendo seus conterrâneos. Após morar em Londres e na África do Sul, país também sob domínio britânico no qual passou mais de 20 anos da sua vida, Mahatma voltou à Índia disposto a lutar contra as imposições dos ingleses e pela soberania indiana.
A luta pela paz e soberania
“Você deve ser a própria mudança que deseja ver no mundo”. Um hindu de origem indiana, de baixa estatura e pesando cerca de 45 quilos, mas que irradiava uma incrível saúde física, mental e espiritual. Assim era Mahatma Gandhi, que proferiu essas palavras e muitas outras que levaram a Índia a viver uma verdadeira revolução.
As crenças de Gandhi
A riqueza cultural da Índia se reflete também na religião. Oficialmente, o país tem seis religiões, sendo o hinduísmo e o islamismo as principais. Na época em que Gandhi viveu, a atuação dessas duas crenças era grande, colaborado, inclusive, para a criação do Paquistão, país predominantemente islâmico.
O dia da morte de Gandhi
No dia 30 de janeiro de 1948, Mahtama estava hospedado na casa de um indiano, onde Gandhi fazia sua 18ª greve de fome em forma de protesto. Centenas de pessoas se aglomeravam nos jardins à sua espera. Gandhi aproximou-se da multidão e ergueu as mãos em saudação. De repente, três tiros são disparados em Gandhi à queima roupa.
