O que pedir açao acidente trabalho

image

De forma geral, ao acontecer o ACIDENTE DE TRABALHO, os passos a serem seguidos são: 1 – Comunicar o superior hierárquico imediatamente. 2 – Procurar socorro médico. 3 – Ir à empresa ou pedir que alguém vá para que seja providenciada a abertura da CAT.

Full
Answer

O que é o acidente de trabalho?

O que é considerado um acidente de trabalho? De acordo com a Lei n.º 98/2009 é acidente de trabalho aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou de ganho, ou mesmo a morte.

O que acontece com o empregador após um acidente de trabalho?

O acidente repercutirá ao empregador também no cálculo do Fator Acidentário de Prevenção – FAP da empresa, nos termos do art. 10 da Lei nº 10.666/2003. Os acidentes de trabalho geram custos também para o Estado.

Quais são as categorias de acidentes de trabalho?

Os acidentes de trabalho podem acontecer a qualquer trabalhador, seja qual for a função. São bastante comuns e podem variar entre acidentes não-graves (como, por exemplo, torcer um pé) e graves (mais comuns em profissões de risco). Antes que o azar bata à porta, informe-se sobre os seus direitos e como deve proceder em caso de acidente.

Quais são as repercussões de um acidente de trabalho?

Esses acidentes não causam repercussões apenas de ordem jurídica. Nos acidentes menos graves, em que o empregado tenha que se ausentar por período inferior a quinze dias, o empregador deixa de contar com a mão de obra temporariamente afastada em decorrência do acidente e tem que arcar com os custos econômicos da relação de empregado.

image


Como comprovar o acidente de trabalho para pedir a indenização?

Acidente de trabalho: como abrir um processo de indenização Para isso, ele deve procurar um advogado trabalhista ou a assessoria jurídica do sindicato de sua categoria. O trabalhador deverá reunir os documentos que atestam a ocorrência – como CAT, perícia médica e demais comprovantes dos custos de tratamento.


Quando pedir indenização por acidente de trabalho?

Para que exista direito a indenização, deve existir relação (“nexo de causalidade”) entre o acidente ou doença equiparada a ele e os danos. Ou seja: os danos devem decorrer do acidente. Isso é apurado pela perícia médica.


O que pode ser equiparado ao acidente de trabalho?

Acidente por equiparação é aquele que pode até acontecer fora do ambiente laboral, que, dependendo das suas características, ainda assim, será comparado a um acidente de trabalho, caso tenha contribuído para a morte do empregado ou a redução da sua capacidade laborativa, mesmo que não tenha sido a única causa.


Como pedir acidente de trabalho?

Os requisitos para solicitar o auxílio acidente são:Ter qualidade de Segurado;Sofrer acidente ou doença de qualquer natureza;Consolidação das lesões;Redução parcial e definitiva da capacidade para o trabalho habitual;Nexo causal entre o acidente e a redução da capacidade.


O que é doença equiparada?

As doenças equiparadas ao acidente de trabalho não são um fato ou acidente em si, mas sim ocasiões que acabam gerando uma incapacidade no trabalhador, podendo ocorrer em duas hipóteses: doença profissional e doença do trabalho.


Que não produza incapacidade laborativa?

3.3 Doença que não produz incapacidade laborativa Também são consideradas doenças de trabalho as enfermidades que não ensejam a perda da capacidade laboral, como simples queda ou até mesmo um pequeno corte.


Quais os trabalhadores que têm estabilidade e garantia de trabalho?

492 da CLT. Com a criação do FGTS (Lei 5.107/66) a estabilidade decenal só atingia aos não-optantes do sistema do FGTS. A CF/88, por sua vez, tornou o regime do FGTS obrigatório. Com isso só possuem estabilidade decenal aqueles que adquiriram 10 anos de serviço até 04.10.88, não sendo optantes do regime do FGTS.


Como solicitar o afastamento do trabalho pelo INSS?

Para solicitar o benefício, é preciso comprovar a doença ou acidente por meio de perícia feita por médico do INSS. Contudo, até dezembro deste ano (2021) é possível receber o auxílio mesmo sem perícia. Nesse caso, então, é preciso apresentar um atestado médico e válido, que tenha mais de 15 dias de afastamento.


O que é considerado um ato inseguro?

Atos inseguros são as maneiras como as pessoas se expõem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. Em 80% dos casos de acidentes, o motivo principal é o ato inseguro.


O que é um ato de pessoa privada do uso da razão?

São acidentes ocorridos no caminho da residência para o local de trabalho ou vice e versa, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do funcionário.


O que é uma doença ocupacional?

O que é doença ocupacional Toda doença que o trabalhador adquire em razão da sua atividade profissional enquadra-se como doença ocupacional. A enfermidade pode ter relação direta ou indireta com sua atividade – os advogados chamam isso de nexo de causalidade ou nexo de concausalidade.


Como proceder em caso de acidente de trabalho?

Para além do cumprimento das normas de higiene e segurança, as empresas portuguesas são obrigadas por lei a subscrever um seguro de acidentes de trabalho para cada trabalhador. Este seguro deverá cobrir a prestação de cuidados médicos e o pagamento de indemnizações por incapacitação temporária ou permanente.


Quem tem direito a ser assistido em caso de acidente de trabalho?

As empresas têm a obrigação legal de contratar um seguro de acidentes de trabalho para abranger todos os funcionários com contrato de trabalho. Nesta categoria, incluem-se administradores, diretores e gerentes remunerados, e estagiários ou outras situações de formação profissional.


O que são benefícios acidentário?

Acidentário é o tempo que o INSS usa para se referir a acidente de trabalho. Logo, sempre que um benefício do INSS for concedido por causa de um acidente de trabalho ele receberá o termpo acidentário no final do nome do benefício.


Como funciona o auxílio-doença?

O auxílio-doença, atual benefício por incapacidade temporária, é devido aos contribuintes do INSS que ficam incapacitados para o trabalho por causa de alguma doença, lesão ou acidente, seja do trabalho ou não.


Como funciona o auxílio-acidente?

O auxílio-acidente é um benefício do INSS pago aos trabalhadores empregados, MEI’s e segurados especiais que após sofrerem um acidente de trabalho, doença do trabalho ou acidente de qualquer natureza fiquem com sequelas que reduzem a capacidade para o trabalho.


Quem tem direito a solicitar o auxílio-acidente?Esse benefício!

Para receber o auxílio-acidente é preciso que o trabalhador tenha direito primeiro ao auxílio-doença por causa de acidente de trabalho, doença do trabalho ou acidente de qualquer natureza e tenha ficado com sequelas.


Como é feito o pagamento?

O pagamento do auxílio-doença é feito após a perícia. O INSS cria uma conta benefício no banco que foi escolhido no momento da solicitação do benefício.


Quando esses benefícios deixam de serem pagos?

O auxílio-doença ou auxílio por incapacidade temporária é pago até o fim da incapacidade, ou seja, quando o trabalhador recuperar a capacidade para trabalhar.


Posso ser demitido após o fim do auxílio-doença?

Se o auxílio-doença for concedido por causa do acidente de trabalho ou uma doença do trabalho o empregado adquire uma estabilidade de 12 meses após voltar ao trabalho.


O que é considerado um acidente de trabalho?

De acordo com a Lei n.º 98/2009 é acidente de trabalho aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou de ganho, ou mesmo a morte.


Quais os procedimentos a seguir para acionar o seguro de acidente de trabalho?

Na eventualidade de um acidente de trabalho deve zelar-se, em primeiro lugar, pela segurança do trabalhador. Após serem chamados os serviços de emergência médica, o trabalhador deve ser levado para o centro hospitalar mais próximo do local do acidente para que lhe sejam prestados os primeiros socorros.


Como funciona o seguro de acidente de trabalho?

O seguro de acidente de trabalho garante que o trabalhador tenha acesso a todos os cuidados médicos necessários ao restabelecimento do seu estado de saúde, da sua capacidade de trabalho e de ganho.


Qual o valor da indemnização por incapacidade temporária?

De acordo com a legislação em vigor, se do acidente de trabalho resultar incapacidade temporária para o trabalho, o trabalhador tem direito a uma compensação pela perda ou redução de rendimentos durante o período de tratamento ou de reabilitação profissional.


Qual o valor da indemnização por incapacidade permanente?

Caso o acidente resulte em danos permanentes para o trabalhador, que o impossibilitem de obter quaisquer rendimentos, passa a ter direito a uma pensão por incapacidade permanente, com os seguintes valores:


Qual o valor da indemnização em caso de morte?

Se do acidente de trabalho resultar a morte do trabalhador, então será devida uma pensão ao cônjuge, ex-cônjuges, filhos biológicos e adotados, ascendentes ou outros parentes que vivam em casa do falecido.


E se o acidente de trabalho ocorrer em teletrabalho?

Os trabalhadores que se encontrem em regime de teletrabalho têm os mesmos direitos e deveres dos restantes trabalhadores, razão pela qual continuam a estar protegidos pelo seguro de acidentes de trabalho. Deve verificar-se, contudo, o cumprimento das seguintes condições:


Típico

C onsiderado o mais comum, ocorre dentro da empresa e durante o expediente de trabalho. Nesses casos, não restam dúvidas sobre a sua existência. Por exemplo, a cozinheira que amputa um dedo ao manusear a faca durante o horário de trabalho.


Atípico

Quadros que se de senvolvem ou são agravados em razão da atividade desempenhada, dentro ou fora da empresa, são considerados acidente de trabalho por equiparação legal. As situações estão presentes nos artigos 20 e 21 da Lei 8.213/91:


Acidente de trajeto

Q uando o empregado está em um trajeto relacionado à empresa (casa/empresa, refeição ou vice-versa) e é alvo de acidente — independentemente do meio de transporte utilizado (público ou privado) —, considera-se acidente de trajeto.


O que é auxílio acidente

O auxílio acidente é um dentre tantos outros benefícios previdenciários à disposição do segurado para quando algo inesperado acontecer. O diferencial é que o auxílio acidente tem um caráter indenizatório, ou seja, ele visa reparar um dano sofrido pelo segurado, e não apenas garantir sua renda por um determinado tempo.


O que é considerado acidente de trabalho

Segundo a própria definição trazida pelo legislador, acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho no campo (exercido pelos segurados especiais), provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho..


Como pedir o auxílio acidente

Até pouco tempo atrás os requerimentos eram realizados pelo segurado apenas em uma agência física do INSS, causando alguns transtornos logísticos.


o que são acidentes de trabalho

Pode-se considerar que acidentes de trabalho os que acontecem no contexto da actividade profissional do trabalhador. Mais especificamente, o que significa isso?


Seguro de acidentes de trabalho

A legislação portuguesa prevê a subscrição de um seguro de acidentes de trabalho como forma de proteger a segurança e saúde dos trabalhadores.

image

Leave a Comment