O que pintura de açao cite um artista

Quem foi o primeiro artista a pintar ao ar livre?

Monet era apaixonado por pinturas ao ar livre, sendo um admirador dos efeitos da luz. Em 1883, mudou-se para Giverny, um encantador local que inspirou muitas de suas obras. Após passar por períodos de dificuldades financeiras, o artista faleceu rico e reconhecido pelo seu trabalho.

Quais são os principais nomes da pintura moderna?

Anita se tornou um dos grandes nomes da pintura moderna reunindo elogios, mas também críticas como as feitas por Monteiro Lobato. A boba, um dos seus quadros mais famosos, foi pintado entre 1915 e 1916 e apresenta elementos cubistas e futuristas.

Qual a importância da pintura na história da arte?

Por ser bastante tradicional na história da arte, a pintura passou por praticamente todos os períodos históricos e, em cada um, retratou comportamentos, crenças, vida social e política, entre outros aspectos das sociedades. Assim, através dessa linguagem é possível compreender o passado, os costumes e ideias de diversas épocas e locais do mundo.

Quais são as frases de pintores que marcaram a história da arte?

Confira agora mais algumas frases de pintores que marcaram a história da arte: “Somente quando não se sabe o que está fazendo, um pintor faz as boas obras. “- Edgar Degas (pintor, gravurista, fotógrafo e escultor francês); “Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar.


O que é pintura de ação cite um artista?

Resposta: Focaram na criação artística nas emoções e expressões humanas, tal qual Jackson Pollock, um dos maiores representantes do expressionismo abstrato norte-americano. Pollock trabalhava com uma técnica que ficou conhecida como “Action Painting” (Pintura de Ação).


Qual a importância da pintura para o artista?

A pintura é também uma forma de expressar ideias, de passar para a tela o que cada um sente através de grafismos, cor, fantasia.


O que é e o que propõe a pintura de ação?

O termo Action Painting qualifica em simultâneo uma técnica pictórica e uma corrente artística associada ao movimento do Expressionismo Abstrato, desenvolvido desde os inícios da década de 1940 nos Estados Unidos da América e na Europa, onde se tornou conhecido por Informalismo.


O que é pintura em Ação?

É uma pintura compreendida como meio de emoções intensas, executada nos meios tradicionais _ pincéis, trinchas, espátulas, etc. Sendo a pintura feita direta na parede, no chão ou telas enormes, utilizando-se tinta à óleo, paste de areia, vidro moído. Seus principais artistas: Jackson Pollock e Hartug.


Qual é a importância de uma obra de arte?

A arte possui sua importância como forma de interpretação dos sentimentos, das ideias, das ações e das manifestações do homem no mundo. Vamos comentar sobre alguns pintores famosos, que com suas obras homenagearam pessoas, criaram técnicas e invenções.


Qual a importância da arte tradicional?

Assim, se o ser humano precisa de conexão, de beleza, de reflexões, isso torna a arte tradicional muito importante. E a pintura realista é muito difícil de se fazer. Muitas pessoas podem não saber o quão difícil e exigente é o treinamento para se tornar um pintor realista, e também a vida de um pintor realista.


Como é o processo de pintura?

Na hora de colocar a mão na massa, são basicamente três passos a ser seguidos: preparação da superfície, nivelamento (massa) e acabamento (pintura). “Quem se aventura a pintar a casa sem ajuda de um profissional deve saber que a pintura é uma etapa final, por isso a chamamos de acabamento.


Como é feito o processo de pintura?

Conheça as etapas do processo de pinturaPASSO 1: PROTEJA-SE. Antes de começar é preciso colocar o equipamento de proteção individual (EPI). … PASSO 2: PROTEJA O AMBIENTE. … PASSO 3: LIXE AS SUPERFÍCIES. … PASSO 4: APLICAR SELADOR. … PASSO 5: APLICAÇÃO DE MASSA. … PASSO 6: APLICAÇÃO DA TINTA.


Quais são os sistemas de pintura?

Um sistema de pintura é um conjunto de fundos preparadores, massas de nivelamento e tintas de acabamento, formulado a partir de uma mesma resina – PVA, acrílica ou alquídica. Sendo assim, os principais sistemas de pintura utilizados nas obras de construção civil são o vinílico, o acrílico e o alquídico.


Qual é o conceito de pintura?

Pintura é a técnica de empregar pigmento a uma superfície, para colori-la, dando-lhe matizes, tons e texturas. Mais especificamente é a arte de pintar uma superfície, como papel, tela ou uma parede.


Quantos tipos de pintura existe?

Existem vários tipos de pintura, como os afrescos, pintura a óleo, por meio de pigmentos diluídos em um solvente; pintura mural, feita ou aplicada sobre uma parede; pintura a têmpera, pigmentos dissolvidos em um adstringente, como a cola.


Quais são as principais funções de uma pintura?

A pintura tem, normalmente, duas finalidades: Proteger e Embelezar. Assim sendo, seja na escolha da tinta, seja da classificação ou no recebimento do serviço, deve-se considerar se essas duas metas foram atingidas.


Da Vinci

Nascido em 1452, Leonardo da Vinci foi um pintor renascentista italiano que também se destacou como escultor, arquiteto, músico e pensador. É considerado um dos melhores pintores de todos os tempos e uma das pessoas mais brilhantes da história da humanidade.


Dalí

Nascido em 1904, Salvador Dalí foi um pintor espanhol que se destacou por suas composições insólitas e desconexas. Com seu bigode extravagante e disposição para escandalizar, ele foi um grande representante da estética surrealista. O artista também teve sucesso fazendo esculturas e contribuiu para o teatro, moda, fotografia e cinema.


Michelangelo

Nascido na Itália,em 1474, Michelangelo foi um dos maiores artistas e escultores de sua época. Além de pinturas e esculturas, ele também trabalhou com arquitetura e poesia. O artista expressava a humanidade em sua arte com tanta perfeição que o mármore, em suas mãos, apresentava um realismo jamais visto até então.


Munch

Nascido em 1863, Edvard Munch foi um pintor e gravador norueguês. Considerado um dos maiores representantes da corrente expressionista do século XX, esse artista ficou conhecido por abordar temas relacionados a tragédias humanas, por meio de peças que transmitiam sensações de angústia e desespero.


Picasso

Nascido em 1881, Pablo Picasso foi um artista espanhol que exerceu suas atividades principalmente na França. Passou por diversas fases em sua carreira. Na chamada “Fase Azul”, cores e elementos nesse tom eram predominantes, e retratavam elementos marginalizados da sociedade.


Renoir

Nascido em 1841, Pierre Auguste Renoir foi um importante artista plástico francês. Fez parte do impressionismo e se destacou por suas pinturas de elevada beleza estética.


Rembrandt

Nascido em 1606, Rembrandt foi um pintor, gravador e desenhista holandês, um dos mais importantes pintores do barroco europeu. Dono de uma vasta obra, Rembrandt abordou temas religiosos, mitológicos, históricos e retratos. Seus trabalhos mostravam que ele aplicava, com excelência, vários tipos de técnicas,


1. Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral (1886-1973) é considerada uma das maiores pintoras brasileiras. É de autoria dela, por exemplo, o famoso quadro Abaporu, uma das obras mais importantes da nossa cultura.


2. Anita Malfatti

Uma das grandes responsáveis pela renovação da pintura no nosso país foi Anita Malfatti (1889-1964), filha de uma professora de pintura norte-americana com um engenheiro italiano.


3. Adriana Varejão

Adriana Varejão (1964) é um dos maiores nomes das artes plásticas contemporânea com trabalhos não só de pintura, mas também de escultura, fotografia e instalação.


4. Vik Muniz

Nascido em São Paulo, Vik Muniz (1961) fez a carreira nos Estados Unidos e ficou conhecido por usar nos seus trabalhos materiais incomuns e cotidianos como geleia e creme de amendoim.


5. Hélio Oiticica

Mais conhecido pelas suas performances, o carioca Hélio Oiticica (1937-1980) também deixou o seu nome inscrito nas artes plásticas em obras ligadas a pintura e a escultura.


6. Beatriz Milhazes

A carioca Beatriz Milhazes (1960) é conhecida por seus quadros coloridos, abstratos, repletos de formas geométricas, além de frequentemente utilizar arabescos e flores.


7. Lygia Clark

Uma das artistas plásticas mais inovadoras do Brasil foi a mineira Lygia Clark (1920-1988), que criou o seu trabalho baseado numa arte sensorial e interativa.


Classificação

As pinturas podem ser Figurativas (com representações da realidade) ou Abstratas (não representacional). Os gêneros mais difundidos de pinturas são: natureza-morta, retratos, paisagem, dentre outros.


Pintura e Estética

A estética é um conceito que está vinculado à beleza e, portanto, é fundamental mas artes, por exemplo, na criação de imagens e combinação de tons, matizes, texturas. O conceito de “belo” está apoiado na estética clássica grega e romana, a qual fundamentou outros momentos posteriores da história da arte, por exemplo, o Renascimento Cultural.


Desenho e Pintura: Diferença

O que difere principalmente os desenhos da pintura são os materiais utilizados. Assim, enquanto no desenho os pigmentos são geralmente secos (lápis, giz, caneta), na pintura as tintas são líquidas.


Pintura Rupestre

As pinturas mais antigas conhecidas são denominadas de arte rupestre. Elas foram desenhadas por diversos povos da antiguidade e geralmente eram feitas nas paredes das cavernas. Nesse sentido, importante destacar a necessidade do homem primitivo de exteriorizar seu mundo.


Pintura Figurativa

A pintura figurativa (ou figurativismo) é aquela em que notamos a presença de formas da natureza, seja homens, objetos, vegetação. As pinturas figurativas já eram produzidas pelos homens da pré-história, os quais representavam cenas de luta, caça e rituais.


Pintura Abstrata

Na pintura abstrata, a arte pictórica é determinada pela ausência de formas da natureza. Ao contrário da pintura figurativa, em que encontramos as formas conhecidas, no abstracionismo a pintura é não-representacional, sendo formada basicamente por linhas e cores.


Pintura Corporal e Arte do Corpo

A Body Paint (Pintura Corporal) é um tipo de expressão artística onde a “tela” utilizada pelo artista é o corpo. Esse tipo de pintura é muito antigo, visto ser utilizada por diversos povos da antiguidade.


Tipos de pintura

A pintura figurativa (figurativismo) é aquela que representa figuras, objetos e pessoas, ou seja, que dá conta de exibir imagens reconhecíveis ao olho humano.


Técnicas da pintura

O afresco é uma técnica artística que consiste em pintar uma superfície ainda úmida. Feitas de gesso ou cal, normalmente são grandes murais, onde os artistas depositam o pigmento diluído em água.


1. Claude Monet, 1840 – 1926

Indiscutivelmente, não há nome que seja tão sinônimo do impressionismo quanto Monet e não há obras tão emblemáticas do movimento quanto sua série Water Lillies. O artista residia em Giverney, na sua propriedade na Normandia, equipado com um jardim aquático japonês. Embora ele nunca tenha visitado o Japão, o país o inspirou.


2. Édouard Manet, 1832 – 1833

Embora ele se considerasse mais realista, Manet merece uma menção, pois é conhecido por construir a ponte entre o realismo e o impressionismo.


3. Pierre-August Renoir, (1841-1919)

O estilo distinto de Renoir é caracterizado por suavidade, voluptuosidade e sensualidade. De todos os impressionistas, suas obras são consideradas as mais “tradicionais”, e ele é conhecido por capturar paisagens e ocasiões de lazer, como o Almoço do Partido Náutico.


4. Gustave Caillebotte, 1848 – 1894

Um dos principais pintores impressionistas, Caillebotte é frequentemente ofuscado por seus contemporâneos, embora a última década tenha trazido várias exposições dedicadas ao artista.


5. Berthe Morisot, 1841-1895

Uma das poucas pintoras impressionistas, Morisot casou-se com o irmão de Manet, Eugène, também pintor. Seu trabalho era romântico e suave, com um toque feminino fantasioso, e evocava uma sensação de intimidade, muitas vezes retratando pessoas durante momentos aparentemente privados.


6. Camille Pissaro, 1830 – 1903

Este paisagista dinamarquês-francês nasceu na ilha de St. Thomas, mas acabou morando na França, onde foi educado. Ele passou muito tempo fora de Paris, pois preferia viver e trabalhar ao ar livre.


7. Marie Bracquemond, 1840 – 1916

Outra senhora que invadiu o clube, Marie Bracquemond, muitas vezes voa sob o radar, em parte devido ao marido, Félix Bracquemond, um artista conhecido que se ressentia de seu talento. Ela é conhecida por suas implementações extravagantes de cores e texturas, além de uma luminosidade distinta e um toque delicado.


Origem

Ainda que haja registros de autorretratos em várias sociedades da antiguidade, presume-se que essa forma de arte tenha se popularizado no início do Renascimento Cultural, também chamada pelo nome de Renascença, movimento histórico que teve seu princípio em meados século XIV e no qual se procurou, por meio das inspirações na antiguidade clássica, inovar o estilo de vida medieval..


Autorretrato por Artistas Brasileiros

No cenário nacional, duas artistas se destacam, as paulistas Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, a primeira fez simples autorretratos e não ganhou muito créditos com eles, entretanto a segunda produziu a célebre obra Manteau Rouge, onde se retrata elegantemente envolta de um pano vermelho.


O Autorretrato Atualmente

A forma mais comum de se auto representar atualmente é por meio da fotografia, praticado tanto por especialistas na área, quanto por leigos, os avanços tecnológicos que permitiram o fácil acesso a câmeras foram responsáveis por esse fenômenos.

Leave a Comment