O que podemos fazer para acabar com a corrupção

image

Como evitar a corrupção na política?

3. Preparando o terreno. Exatamente porque há um fator moral – e portanto pessoal – que possibilita a corrupção, é impossível extingui-la da política. Mas dá para diminuir o problema. 3 fatores formam a base de sustentação de uma política honesta: educação (leva tempo, mas garante resultados duradouros), participação popular e Estado atuante.

Quais são os tipos de corrupção?

Há 3 tipos de corrupção: a institucional (cujo remédio você vai ver nestas páginas), a cultural (tratada com políticas de educação) e a moral. Contra esta, não há solução.

Como o Brasil está enfrentando o problema de corrupção?

O país está mandando sinais duplos de um problema grave, sistêmico, profundo de corrupção, mas por outro lado, de uma capacidade enorme de confrontar o problema a partir de instituições sólidas, da aplicação da lei e da mobilização da lei.

Por que é difícil reaver o dinheiro depois da corrupção?

“Depois que ela [a corrupção] acontece, é muito mais difícil reaver o dinheiro, como a gente vê na Operação Lava Jato. Você pode até punir, desestimular, mas não recupera tudo o que foi roubado. É muito mais fácil prevenir do que punir”, afirma.

image


Diminuir o peso do dinheiro nas eleições

Desde as disputas eleitorais de 2016, estão proibidas no Brasil as doações empresariais (pessoas jurídicas) para campanhas políticas. Somente pessoas físicas podem dar dinheiro para os candidatos e existe um limite.


Proteger a Operação Lava Jato

Iniciada há pouco mais de três anos, em março de 2014, a Operação Lava Jato reúne um conjunto de investigações sobre esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras, partidos políticos, empresários e empreiteiras, em vários Estados.

image

Leave a Comment