
Qual é o conceito de ação humana?
Neste conceito de ações humanas, por exemplo, não podemos incluir comportamentos que realizamos de forma espontânea, reflexão, automática ou reactiva, tais como pestanejar, transpirar, digerir alimentos, ressonar, envelhecer, etc. 3. Fazer e Agir Entre as ações intencionais, podemos ainda distinguir as que visam “fazer” algo e o “agir”.
O que é uma ação e qual a sua importância?
2. Ação Humana O conceito ação humana, envolve os atos praticados por um agente. Vamos aplicá-lo apenas às acções que são realizadas de forma consciente e voluntária por alguém, onde existe uma clara intenção de produzir um dado efeito (acontecimento).
Por que os ácaros são tão prejudiciais à saúde?
Lepidoglyphus destructor: pode ser encontrado no pó doméstico além de infestar alimentos e produtos armazenados. Sarcoptes scabiei: a fêmea dessa espécie causa a escabiose humana e, também, a sarna em animais. Como os ácaros são totalmente prejudiciais à saúde e qualidade de vida, é essencial atentar-se às medidas de combate/prevenção.

RESUMO
Trata-se de uma revisão bibliográfica, acrescida de um estudo de caso de percepção ambiental, realizado pelos estudantes do Curso Técnico Integrado de Floresta do Instituto Federal Baiano, no povoado supracitado, dando ênfase a relação do homem com o meio ambiente, através da assimilação, valorização e respeito.
1. INTRODUÇÃO
Inicialmente é preciso que se diga que a degradação ambiental é um processo pelo qual se tem uma relação dos potenciais de recursos renováveis, provocados por uma combinação de agentes agindo no ambiente em questão.
2. EM BUSCA DO CONCEITO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL
Não é possível falar de degradação, impactos, problemas, sem o devido entendimento do significado de Percepção Ambiental, doravante PA. A PA se resume no processo de reunir e integrar informações acerca do meio, ocorrendo uma avaliação pessoal que varia conforme o indivíduo e as características do próprio ambiente.
3. MATERIAL E MÉTODOS
Após uma abordagem também conceitual sobre o tema, agora será exposta os resultados da pesquisa (estudo de caso), desenvolvida pelos estudantes do curso técnico de Floresta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas.
4. LEVANTAMENTO DE DADOS
Em visita ao povoado de Jardim Novo, com a colaboração da CEPLAC de Teixeira de Freitas, percebeu-se que, na área, existem diversos locais que precisam de atenção, mas, infelizmente, a maioria da população não possui uma conscientização adequada, além da falta de recursos financeiros para proteger as áreas e tomar quaisquer outras providencias.
5. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Os estudantes do Curso Técnico Integrado de Floresta, do IFbaiano, analisaram os impactos ambientais causados pela ação humana na cidade de Teixeira de Freitas; a metodologia para realização dessa pesquisa foi definida através de estudos bibliográficos com o acervo da biblioteca do Instituto, além das orientações dos técnicos locais e do professor orientador da disciplina Introdução à Metodologia Científica, ministrada pelo Prof.
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Vale salientar a diferença entre os impactos positivos e negativos causados pelo homem no meio ambiente.
O que são ácaros
Larissa Macedo de Camargo (CRM-DF 16425), otorrinolaringologista, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial, explica que os ácaros são seres da classe dos aracnídeos, menores que um milímetro, com incrível capacidade de explorar inúmeros habitats.
Como eliminar os ácaros
Larissa destaca que o foco para redução de ácaros é otimizar cuidados com limpeza. Confira abaixo algumas dicas específicas para os principais ambientes em que se encontram os ácaros.
Sintomas da presença de ácaros
Mas, como identificar quando os ácaros estão afetando sua saúde? Larissa comenta que os principais sintomas serão apresentados conforme o local acometido, podendo-se destacar:
1. Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico é uma doença que ocorre quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago e para a boca, levando à sensação de queimação, azia, dor no tórax e gosto amargo na boca, devido à acidez do suco gástrico.
2. Hérnia hiatal
A hérnia hiatal, ou hérnia de hiato, provoca sintomas como azia, queimação, sabor amargo na boca e arrotos frequentes e pode ser causada pela obesidade, tosse crônica ou excesso de atividade física que exige muita força.
3. Alguns tipos de alimentos
A ingestão de certos alimentos pode favorecer o aparecimento de arrotos constantes e flatulência, pois durante sua digestão, produzem muito ar no estômago e no intestino. Alguns destes alimentos podem ser legumes, como ervilha e feijão, vegetais verdes, como o brócolis, couve e repolho.
4. Úlcera gástrica
A úlcera gástrica, ou úlcera no estômago, é um tipo de ferida que se forma na parede interna do estômago e provoca sintomas como dor, queimação, náuseas e arrotos frequentes.
5. Bebidas gaseificadas e fermentadas
A ingestão de bebidas gaseificadas e fermentadas, como refrigerante e a cerveja, principalmente com auxílio de canudo, faz com que o estômago se encha de ar, provocando os arrotos constantes.
6. Intolerância à lactose
A intolerância à lactose ocorre porque o corpo não consegue digerir o açúcar presente no leite e nos produtos lácteos, como os queijos e os iogurtes. Geralmente, os sintomas desta condição aparecem logo depois da ingestão de produtos derivados do leite e podem ser cólicas abdominais, arrotos constantes, inchaço na barriga e flatulência.
7. Aerofagia
A aerofagia é o ato de engolir o ar, e isto acontece no momento da mastigação dos alimentos, durante a fala ou no ato de respirar pela boca.
1. Hipertensão
O consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode causar hipertensão, com aumento principalmente da pressão sistólica, mas o abuso do álcool também diminui o efeito dos medicamentos anti-hipertensivos, e ambas situações aumentam o risco de eventos cardiovasculares, como o infarto.
2. Arritmia cardíaca
O excesso de álcool também pode afetar o funcionamento do coração podendo haver fibrilação atrial, flutter atrial e extra-sístoles ventriculares e isso pode acontecer também em pessoas que não tomam bebidas alcoólicas com frequência, mas abusam numa festa, por exemplo.
3. Aumento do colesterol
O álcool acima de 60g estimula o aumento de VLDL e por isso não é recomendado fazer um exame de sangue para avaliar as dislipidemias após o consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, aumenta a aterosclerose e reduz a quantidade de HDL.
4. Aumento da aterosclerose
Pessoas que consomem muito álcool apresentam as paredes das artérias mais inchadas e com facilidade para o aparecimento da aterosclerose, que é o acumulo de placas de gordura no interior das artérias.
5. Cardiomiopatia alcoólica
A cardiomiopatia alcoólica pode ocorrer em pessoas que consomem acima de 110g/dia de álcool durante 5 a 10 anos, sendo mais frequente em pessoas jovens, entre os 30 e 35 anos de idade. Mas nas mulheres a dose pode ser menor e provocar os mesmos danos. Essa alteração faz com que haja um aumento da resistência vascular, diminuindo o índice cardíaco.

Resumo
Introdução
-
Inicialmente é preciso que se diga que a degradação ambiental é um processo pelo qual se tem uma relação dos potenciais de recursos renováveis, provocados por uma combinação de agentes agindo no ambiente em questão. Os impactos ambientais são ainda, desequilíbrios provocados pelo choque de relação do homem com o meio ambiente. Percebe-se que um dos…
See more on nucleodoconhecimento.com.br
em Busca Do Conceito de Percepção Ambiental
-
Não é possível falar de degradação, impactos, problemas, sem o devido entendimento do significado de Percepção Ambiental, doravante PA. A PA se resume no processo de reunir e integrar informações acerca do meio, ocorrendo uma avaliação pessoal que varia conforme o indivíduo e as características do próprio ambiente. Foi a partir das discussões mundiais sobre …
Material E Métodos
-
Após uma abordagem também conceitual sobre o tema, agora será exposta os resultados da pesquisa (estudo de caso), desenvolvida pelos estudantes do curso técnico de Floresta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, de caráter descritivo, cujo objetivo é apontar, identificar e a…
Levantamento de Dados
-
Em visita ao povoado de Jardim Novo, com a colaboração da CEPLAC de Teixeira de Freitas, percebeu-se que, na área, existem diversos locais que precisam de atenção, mas, infelizmente, a maioria da população não possui uma conscientização adequada, além da falta de recursos financeiros para proteger as áreas e tomar quaisquer outras providencias. O diretor da CEPLAC…
Apresentação Dos Resultados
-
Os estudantes do Curso Técnico Integrado de Floresta, do IFbaiano, analisaram os impactos ambientais causados pela ação humana na cidade de Teixeira de Freitas; a metodologia para realização dessa pesquisa foi definida através de estudos bibliográficos com o acervo da biblioteca do Instituto, além das orientações dos técnicos locais e do professor orientador da di…
Considerações Finais
-
Vale salientar a diferença entre os impactos positivos e negativos causados pelo homem no meio ambiente. Segundo a Resolução CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986, “considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humana…
Referências
-
BARROS, J. R. A percepção ambiental dos quilombolas Kalunga do Engenho e do Vão de Almas acerca do clima e do uso da água. Ateliê Geográfico Goiânia-GO v. 6, n. 4, p.216-236, 2002. DAVIDOFF, L. F. Introdução à psicologia. São Paulo: McGraw – Hill do Brasil, 1993. 237p. DORIN, Lannoy. Enciclopédia de Psicologia Contemporânea: Psicologia Geral. v.1. São Paulo: Livraria E…