O que são acabamentos gráficos

image

O que é um acabamento gráfico? Acabamento gráfico é o processo de finalização de um produto feito em uma gráfica. Através de diversas técnicas como a laminação ou aplicação de verniz, é possível transformar uma simples impressão num material nobre e sofisticado.

Full
Answer


O que significa acabamento gráfico?

O acabamento gráfico é o processo que adiciona “nobreza” ao material impresso. Os recursos de acabamento gráfico podem transformar um simples impresso em um folheto de apresentação muito chamativo. Em acabamento gráfico, muitos recursos podem ser utilizados, de aplicação de verniz à dobras e cortes especiais.


Por que é importante para um designer gráfico conhecer os métodos de impressão e acabamentos especiais?

Conhecer os acabamentos gráficos disponíveis no mercado faz toda a diferença na hora de planejar um impresso. Seja você a gráfica ou o cliente. Afinal, se a gráfica não sabe o que sugerir e o cliente não sabe o que pode fazer, ninguém sai do lugar.


O que é meio Corte gráfica?

O meio-corte é um acabamento usado principalmente em adesivos. O adesivo em si recebe o corte, na forma determinada pelo cliente, mas o papel do fundo, onde ele está colado, não. Para ser feito o meio corte é necessário o desenho de uma faca, que terá a forma desejada do adesivo.


Quais são os tipos de impressão?

Saiba quais os principais tipos de impressão existentes no mercadoImpressão digital. A impressão digital é a transferência de dados digitais do computador para a impressora, que passa diretamente para o papel. … Serigrafia. … Rotogravura. … Flexografia.


Qual é a importância do design gráfico?

A utilidade do design gráfico está além do logotipo, pois ele reproduz através de recursos visuais as ideias e comportamento da sua empresa que muitas vezes não são possíveis transmitir com palavras. O projeto gráfico profissional cria uma impressão positiva da empresa e evita distorções e mal-entendidos.


Porquê usar design gráfico?

O design gráfico é essencial no desenvolvimento de uma marca corporativa ou identidade visual. A forma como uma empresa se apresenta aos seus clientes define a sua identidade e os seus valores, marca a imagem pública da empresa.


Como identificar um meio corte?

2:1612:34Suggested clip · 60 secondsDesenho Técnico – Aula 14 – Meio corte – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O que é o corte em desvio?

Corte em desvio: Quando o plano muda de direção para mostrar detalhes fora do eixo principal (Figura 87a). Corte parcial: Representado sobre parte de uma vista, para mostrar algum detalhe interno da peça (Figura 87b).


Quais são os tipos de cortes desenho técnico?

No Desenho Técnico existem dois tipos de corte: – o corte longitudinal (corte B-B), e o – corte transversal (corte C-C). Alguns elementos mecânicos não devem ser cortados por planos que os secionem longitudinalmente, de uma maneira geral estes planos são os que mostram a maior área da peça hachurada.


Qual formato de arquivo para gráfica?

Tagged Image File FormatTIFF (Tagged Image File Format) O TIFF é um dos formatos mais completos para a impressão de artes gráficas, isso por que ele é utilizado para o armazenamento de imagens de alta qualidade e por isso, evita que os arquivos percam a qualidade.


Qual e o melhor formato de imagem para impressão?

TIFFAtualmente, o melhor formato de imagem para impressão é o TIFF, utilizado por muitas gráficas para imprimir em alta resolução. O PDF também é uma ótima escolha, pois preserva as informações da imagem e evita erros no processo de impressão.


Qual tipo de arquivo mandar para gráfica?

Opte sempre pelo PDF, PDF/x-1A é o formato feito para impressão, se fechado corretamente não corre risco de perder qualidade, protege o seu arquivo de alterações acidentais na arte final após o documento ser manuseado na gráfica, além de só aceitar elementos nas no modo de cor CMYK (modo de cor para impressão), e …


Qual a importância de se fazer um planejamento de documentação de designer gráfico?

A documentação de processos é uma etapa muito importante dentro da vasta gama de funções exercidas por um designer, seja para registrar pesquisas e os insights colhidos a partir dela, ora para registrar decisões do time, ou até mesmo uma contextualização do projeto para todo o time.


Qual a importância da produção gráfica para a área do design?

Importância da produção gráfica para a área do design fazendo um paralelo da sua importância histórica com a relevância no contexto atual. O design, bem como os produtos gráficos impressos, tem sua evolução atrelada a fatores que provocam mudanças não só para área, mas também para o contexto social.


Qual a importância do planejamento gráfico para o desenvolvimento web?

Ter um bom design gráfico em seu site é fundamental para as empresas na atualidade, e isso vale para micro e grandes negócios dos mais diversos setores. A evolução tecnológica mudou a forma de consumo e grande parte das compras é feita online ou, pelo menos, começa com uma pesquisa pela internet.


Porque design?

O design é fundamental porque otimiza a criação humana, combinando a estética à funcionalidade. É um processo capaz de agregar valor e gerar soluções mais eficientes, confortáveis, seguras e bonitas. Prova disso é que o senso comum equipara design a algo belo e bem-feito.


O que é um acabamento gráfico?

Acabamento gráfico é um processo de finalização de um produto feito em uma gráfica. Através de diversas técnicas como a laminação ou aplicação de verniz, é possível transformar um simples impresso em um material nobre e sofisticado.


Júlio

Atendo a industria Gráfica, ajudando empresas que querem entrar no mercado de impressão digital ou tem problemas com seus processos atuais nos segmentos de impressão de provas, fotografias, impressão promocional, embalagem, comunicação visual entre outros…


HOT STAMP

Muito similar ao processo do relevo, em suas ferramentas e matrizes, a transferência aplica uma camada de pigmentos e adesivos contidos em uma fita especial à base de hidróxido de alumínio, que ao entrar em contato com clichês aquecidos promovem a impressão em baixo relevo.


VERNIZ UV

Um recurso de acabamento muito utilizado em impressos é a aplicação de verniz UV. Além de valorizar visualmente a peça, garante maior resistência e durabilidade principalmente àquelas destinadas ao manuseio intenso.


4 dobras para acabamentos gráficos

Antes de iniciar nossa lista é necessário ter conhecimento que no mercado existem várias opções de dobra. No entanto, algumas são as preferidas e mais comuns, como a sanfona e a dobra carteira. Para os papéis maiores existem as dobras em cruz e as dobras de cruz sanfonadas e em carteira. As menos usadas são as dobras em janela e a enrolada.


Dica: Dobras extras para acabamentos gráficos

A dobra tipo leque é usada em materiais promocionais e pode ser aplicada várias vezes paralelamente no sentido horizontal do papel. Neste formato a abertura é como um leque que permite a exibição do conteúdo impresso. Devido ao design diferenciado é possível criar materiais singulares e extremamente criativos.


Como sinalizar as dobras na impressão

Agora que você conhece um pouco sobre as formas das dobras é necessário saber qual a maneira de sinalizar para enviar para impressão. A dobra é o acabamento que permite a mudança do formato do papel impresso. Em uma dobra simples, a folha no tamanho A3 no formato fechado pode transformar em uma folha A4.


Afinal, o que é laminação?

O processo de laminação consiste em pegar qualquer material impresso, seja ele nos mais variados tipos de papéis como: duplex, couchê, ,supremo, reciclato, triplex ou qualquer outro, no qual ele vai receber uma camada de revestimento de plástico bem fino.


Laminação Brilho

A laminação brilho, por sua vez, possui um acabamento onde as cores utilizadas na impressão ficam mais vivas, mostrando uma riqueza de detalhes e nitidez.

image


por Que O Acabamento Gráfico É importante?

  • No caso de Embalagens, Displayse Totens, o acabamento gráficoé necessário para que o material possa exercer sua função de maneira adequada. Uma Caixa, por exemplo, precisa que o acabamento seja feito com faca especial e vinco para garantir que todas as faces sejam dobradas e encaixadas conforme planejado. Em outros produtos, o acabamento gr…

See more on seriana.com.br


Facas Especiais E Vincos

  • Ambos envolvem a pressão do substrato por lâminas de metal ou aço, moldadas em matriz quase sempre de madeira. Dependendo da gramatura do plástico ou lona, a lâmina é pressionada sobre os impressos, criando o corte personalizado em várias unidades ao mesmo tempo. Enquanto as facas são usadas para garantir formatos diferenciados, o vinco confere um…

See more on seriana.com.br


Cortes

  • Há também cortes feitos a partir da técnica do refile. É usada uma guilhotina de papel para eliminar margens, assegurando a mesma proporção aos vários lotes de impressos. Tem ótimo custo-benefício.

See more on seriana.com.br


Serrilhados

  • São feitos a partir de uma técnica parecida com a de facas especiais e vinco. Nesse caso, é feito um picote no substrato para destacar partes do material. São muito usados em Embalagens.

See more on seriana.com.br


Relevos

  • Podem ser classificados como altos ou profundos. Para sua utilização, é necessário que o substrato tenha uma gramatura maior do que 180 gr. Relevos dão às peças características únicas, que chamam atenção. Ao imprimirem efeito tridimensional ao impresso, proporcionam uma percepção visual imediata aos consumidores. Mais: ao tocá-los, vivenciam uma experiênci…

See more on seriana.com.br


Vernizes

  • Consistem em tintas transparentes que proporcionam sofisticação por conta das diferentes texturas e colorações. Podem ser utilizados vernizes foscos ou com brilho, de acordo com os objetivos da marca. Há ainda o verniz UV localizado, aplicado em substratos de menor gramatura em espaços específicos do material. O objetivo aí é de chamar atenção do consumidor para alg…

See more on seriana.com.br


Berços Especiais

  • São os suportes criados para receber, acomodar e expor produtos em materiais como Display Expositor, Embalageme Caixa. São muitas as vantagens que oferecem: segurança, facilidade de deslocamento, posicionamento e organização dos produtos no balcão ou gôndola. Na Seriana utilizamos substratos duráveis (plástico ou acrílico) para a confecção dos berços es…

See more on seriana.com.br


Bordas arredondadas

  • São diferentes das facas especiais, mas também garantem cortes personalizados e efeitos diferenciados aos impressos. É muito bom o seu custo-benefício de produção. Entre em contato para solicitar um orçamento Acabamento gráfico. Além dos tipos citados acima, a Seriana também trabalha com Facas Especiais, Encaixes, Sistemas de Fixação, Texturas, Do…

See more on seriana.com.br

Leave a Comment