O’que sao corticoides qual a açao dos corticoides

image

Os corticoides ou corticosteroides são medicamentos que reduzem a inflamação e, por isso, são utilizados no tratamento de doenças reumáticas, porém, causam efeitos adversos e só devem utilizados quando prescritos pelo reumatologista assistente.

Full
Answer

O que são corticoides e para que servem?

Os corticoides são frequentemente usados como parte do tratamento de doenças de origem inflamatória, alérgica, imunológica e até contra alguns tipos de câncer.

Quais são as consequências do uso de corticoides por mais de um ano?

Nos olhos, o uso de corticoides por mais de um ano pode gerar catarata e glaucoma. Alterações nos níveis de colesterol também foram notadas em usos longos. No que diz respeito às doenças cardiovasculares, os corticoides podem aumentar o risco de hipertensão, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e AVC.

Quais as principais ações farmacológicas dos corticoides?

Corticoides ou corticosteroides são um tipo de medicamentos também conhecidos como cortisona. Isso ocorre porque, na verdade, esses medicamentos têm a estrutura química dos esteroides naturais que são sintetizados no cérebro. Por esse motivo, os corticoides, assim como os hormônios, interferem em vários processos orgânicos.

Quais são as classes de corticoides?

Os corticoides são divididos em duas classes, organizadas de acordo com os hormônios esteroides que a glândula suprarrenal produz. São eles os glicocorticóides e os mineralocorticóides. Para que servem os corticoides?

image


Qual a ação dos corticoides?

Corticoides, como conhecemos, são uma classe de medicamentos de ação anti-inflamatória e imunossupressora – ou seja, usada para suprimir os mecanismos de defesa do corpo, um procedimento necessário para a realização de transplantes e enxertos, por exemplo.


O que são os corticoides?

Os corticosteroides são preparados sinteticamente para terem a mesma ação que o cortisol (ou cortisona), um hormônio esteroide produzido pela camada externa (córtex) das glândulas suprarrenais — daí o nome “corticosteroide”.


Quais as indicações dos corticoides?

Só para se ter uma ideia da importância dos corticoides na prática médica, podemos citar como indicação para a sua administração as seguintes doenças:Asma.Esclerose múltipla.DPOC.Alergias, principalmente anafilaxias.Hepatite autoimune.Herpes Zoster.Lúpus.Artrite reumatoide.More items…•


Quais são os principais efeitos fisiológicos dos corticoides?

10 principais efeitos colaterais dos corticóidesAumento de peso. … Alterações na pele. … Diabetes. … Pressão alta. … Osteoporose. … Alterações no estômago e intestino. … Infecções mais frequentes. … Alterações nos olhos.More items…


Qual é o corticoide mais forte?

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior. Tabela de equivalência entre os glicocorticoides. A dexametasona é 30 vezes mais potente que o cortisol.


Porque o corticoide faz mal?

O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido à alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço. Além disso, rubor facial e aumento da pressão arterial são efeitos indesejáveis relativamente frequentes.


Para que serve a pomada corticoide?

As pomadas corticóides, como o acetato de dexametasona ou valerato de betametasona, são remédios para uso tópico, ou seja, uso sobre a pele, indicadas nos casos de dermatite, eczema, coceira, vermelhidão ou alergias da pele, por exemplo.


Quem faz uso de corticoide?

Corticoides orais: comprimidos ou soluções orais utilizadas no tratamento de várias doenças endócrinas, osteomusculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásicas e outras. Exemplos: prednisona ou deflazacorte.


Qual a diferença entre antibiótico e corticoide?

O anti-inflamatório já produz alivio dos sintomas da inflamação nas primeiras horas após o seu início, enquanto o antibiótico precisa de 24 a 48 horas para atingir níveis sanguíneos adequados para eliminar as bactérias. Para saber mais sobre os anti-inflamatórios, leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS – Ação e Efeitos Colaterais.


Como agem os corticoides na inflamação?

Os corticóides agem de duas formas diferentes, por via genômica e não genômica: Forma genômica: ocorre de forma lenta, influenciando os genes em produzir substâncias antiinflamatórias e inibir a produção de substâncias próinflamatórias. É responsável por efeitos benéficos terapêuticos e também pelos efeitos adversos.


Quais são os tipos de corticoides?

Tipos de Corticoides Fazem parte deste grupo o hidrocortisona, a betametasona, a mometasona e a dexametasona. Os medicamentos orais são utilizados para o tratamento de doenças endócrinas, osteo musculares, reumáticas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas e outras. A prednisona e a deflazacorte são exemplos.


O que os corticoides inibem?

Inibem o movimento de células e fluidos a partir do compartimento intravascular, impedindo a resposta inflamatória local. Inibem a ação da histamina, a síntese de prostaglandinas e a ação dos ativadores do plasminogênio.


O que é

Denomina-se corticoide um grupo de hormônios esteroides produzidos pelas glândulas suprarrenais ou derivados sintéticos, ou seja, pela combinação de substâncias produzidas em processos químicos. Eles são conhecidos pelos nomes de corticosteroides, cortisona e cortisol.


Para que servem os corticoides?

Os corticoides são responsáveis por diversas ações dentro do organismo humano, tais como auxílio no balanço eletrolítico no corpo (equilíbrio de íons e água), além de regulação do metabolismo. Produzidos naturalmente pelo corpo, eles também estão presentes em medicamentos.


Corticoides em medicamentos

Quando estão contidos em medicamentos, os corticoides são recomendados para casos de doenças crônicas, tais como alergias, asmas, lúpus, artrite reumatoide e em casos de cirurgia de transplante de rim. Eles tratam questões de origem inflamatória, alérgica, imunológica e até alguns tipos de câncer.


Efeitos colaterais comuns

Os corticoides podem gerar uma série de efeitos colaterais, que vão desde problemas estéticos até infecções graves quando o uso desse medicamento é contínuo e por muito tempo. Na pele, por exemplo, os efeitos colaterais podem ser equimose ou púrpura, bem como estrias de cor arroxeada, calvície, crescimento de pelos e acne.


Contraindicações

Os corticoides devem ser utilizados apenas sob orientação médica, mas não possuem contraindicações específicas. Entretanto, deve ser utilizado com cautela por pessoas com diabetes, hipertensão, osteoporose ou na menopausa. Crianças e idosos também devem ser monitorados.


Para que são utilizados os corticoides?

Como já dissemos, os corticoides ou corticosteroides são medicamentos usados ​​para tratar muitas doenças. É por isso que também estão disponíveis em várias formas farmacêuticas.


Ação farmacológica dos corticoides

Como sabemos, os corticoides afetam inúmeros processos no organismo, o que desencadeia inúmeros efeitos sobre ele. A seguir, mencionaremos algumas das principais ações farmacológicas:


Reações adversas dos corticoides

Como todos os medicamentos comercializados, os corticosteroides não estão isentos de produzir uma série de reações adversas que foram relatadas em ensaios clínicos com esses fármacos.


Conclusão

Os corticoides ou corticosteroides são medicamentos relacionados aos hormônios esteroides do organismo que provocam inúmeros efeitos no paciente que os toma. É um medicamento com efeitos muito poderosos, portanto, é necessário ter muito cuidado com o seu uso, seguir as instruções do médico e nunca se automedicar.


Usar corticoides durante a gravidez, é seguro?

Usar corticoides na gravidez é bastante perigoso por conta dos riscos que eles trazem tanto para a mãe como para a criança. Contudo, em alguns casos, incluindo para reduzir as chances de ter um bebê prematuro, essa medicação poderá ser prescrita.


Quais são os efeitos colaterais do uso de corticoides?

O uso de corticoides de forma desregulada pode acarretar desde os menores aos maiores riscos à saúde. E além disso, caso o paciente tenha alguma reação alérgica ao consumir mesmo pequenas doses de cortisona, deve procurar seu médico o quanto antes.


Quais são os cuidados ao usar corticoides?

O uso de corticoides deverá ser feito apenas quando um médico os prescrever. E somente serem usados na forma recomendada, pois fazer isso por conta própria trará diversas consequências negativas à saúde.


Quando não tomar corticoides?

Além de grávidas terem uma restrição ao uso de corticoides, salvo quando autorizadas por seus respectivos médicos, outros grupos não podem fazer uso de cortisona. Veja quem não pode usar corticoides:


Esses medicamentos são muito perigosos se não forem usados com acompanhamento médico

Muito se ouve falar nos medicamentos com corticoides, mas nem todo mundo sabe o que eles são e para que servem. Essa classe de medicamentos é bastante variada e precisa ser usada sob cuidados médicos por conta dos efeitos colaterais que pode provocar. Saiba mais sobre os corticoides agora.


O que são e para que servem os remédios corticoides?

Antes de falar dos medicamentos é preciso saber que os corticoides são hormônios produzidos pelo corpo humano, mais especificamente pelas glândulas suprarrenais, e atuam como anti-inflamatórios.


Possíveis efeitos colaterais

O maior cuidado que se deve ter com o uso de corticoides é que eles são feitos a partir de hormônios. Ou seja, se uma pessoa usar em quantidade exagerada ou por um tempo prolongado, vai acabar tendo um desequilíbrio hormonal por excesso de hormônios no seu organismo.

image


O Que São OS Corticoides?

  • Os glicocorticoides, também chamados de corticoides ou corticosteroides, são fármacos poderosos, derivados do hormônio cortisol, que é produzido pela glândula suprarrenal. Os corticoides são frequentemente usados como parte do tratamento de doenças de origem inflamatória, alérgica, imunológica e até contra alguns tipos de câncer. Apesar de ser um m…

See more on mdsaude.com


Corticoides E Cortisol

  • Os glicocorticoides são hormônios esteroides, não-anabolizantes e não-sexuais, produzidos pelo córtex da glândula supra-renal. O hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo é o cortisol. Níveis normais de cortisol são essenciais para a nossa saúde, pois este hormônio tem ação no metabolismo da glicose, nas funções metabólicas do organismo, na cicatrização, no si…

See more on mdsaude.com


Tipos

  • Os glicocorticoides usados na prática médica são versões sintéticas, produzidas laboratorialmente, do hormônio natural cortisol. Existem várias formulações sintéticas de corticoides, as mais usadas são a prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona e beclometasona (via inalatória). Todo os corticoide sintético é mais potente …

See more on mdsaude.com


Doenças Que podem Ser tratadas Com Corticoides

  • A prednisona e os corticoides em geral são drogas que conseguem modular processos inflamatórios e imunológicos do nosso organismo, tornando-se extremamente úteis em uma infinidade de doenças. Qualquer doença de origem alérgica, inflamatória ou autoimunepode ser tratada com algum desses corticoides. Só para se ter uma ideia da importância dos corticoides …

See more on mdsaude.com


Absorção Sistêmica

  • A imensa maioria dos efeitos colaterais ocorre nos pacientes que fazem uso prolongado e com doses elevadas de corticoides por via oral ou intravenosa. Isso não significa, porém, que as outras formas de administração de corticoides seja isenta de efeitos adversos. Corticoides por via inalatória, muito usados no tratamento da asma, podem ter relevante absorção sistêmica, a…

See more on mdsaude.com


Efeitos Colaterais

  • Ao mesmo tempo que são fármacos extremamente úteis em uma variedade de doenças graves, os corticoides apresentam, principalmente se usados a longo prazo, uma lista imensa de efeitos colaterais indesejáveis, que variam desde problemas estéticos até infecções graves por inibição do sistema imunológico. Os efeitos colaterais estão intimamente relacionados à dose e ao tem…

See more on mdsaude.com


Cuidados E Perigos Do Uso de Corticoides

  • A corticoterapia prolongada requer alguns cuidados, principalmente na hora de se suspender a droga. O uso de prednisona ou similares por muito tempo, inibe a produção natural de cortisol pela glândula suprarrenal. Quando a suprarrenal fica muito tempo inibida pela administração de corticoides exógenos, ela demora até voltar a produzir o cortisol naturalmente. Como os cortico…

See more on mdsaude.com


Referências

Leave a Comment