O que sao espectros de açao dos aminoglicosideos

image

Quais os efeitos colaterais dos aminoglicosídeos?

Embora os aminoglicosídeos sejam amplamente usados, toxicidades potenciais importantes limitam seu uso. Todos os componentes do grupo compartilham o mesmo espectro de toxicidade, mais notavelmente nefro e ototoxicidade, que podem envolver funções auditivas e vestibulares do VIII par de nervos cranianos.

Quais são as contraindicações dos aminoglicosídeos?

Bloqueio neuromuscular e paralisia: raramente observado. A miastenia grave é uma contraindicação absoluta para o uso dos aminoglicosídeos. Como não são absorvidos por via oral, são geralmente administrados por via intravenosa, intramuscular ou na forma de cremes tópicos para tratamento de feridas.

Quais são as precauções de uso dos aminogicósidos na gravidez?

As precauções de uso desses fármacos deve ser evitado na gravidez, devido ao risco de ototoxidade fetal. Deve-se ter cuidado o uso dos aminogicósidos em pessoas idosas ou com dano renal.

image


Qual o espectro de ação dos aminoglicosídeos?

Os antibióticos aminoglicosídeos ligam-se ao ribossoma bacteriano, inibindo irreversivelmente a síntese proteica, e, a par do seu amplo espectro de ação antibacteriana, têm como vantagens terapêuticas a sua atividade bactericida, o seu efeito pós-antibiótico, uma farmacocinética relativamente previsível e o sinergismo …


Qual mecanismo de ação dos aminoglicosídeos?

Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos? Os aminoglicosídeos são inibidores da síntese das proteínas e têm como local de ação a subunidade 30S do ribossoma bacteriano. A sua ligação a um determinado local do rRNA 16S da subunidade 30S do ribossoma reflete-se na tradução do mRNA.


Quais são as classes dos aminoglicosídeos?

Os aminoglicosídeos compreendem uma classe de antibióticos. Eles são ineficazes contra infecções virais e a maioria das demais infecções. Os antibióticos destroem os microrganismos…


Quais os efeitos indesejáveis dos aminoglicosídeos?

Todos os aminoglicosídeos são potencialmente nefrotóxicos. Manifesta-se clinicamente após 7 a 10 dias de tratamento como uma insuficiência renal aguda do tipo não oligúrica, por necrose tubular aguda. Há reversibilidade da função renal com a interrupção do tratamento.


Qual o mecanismo de ação dos macrolídeos?

Mecanismos de Ação dos Macrolídeos Os antibióticos macrolídeos são agentes bacteriostáticos, que inibem a síntese de proteínas através de sua ligação às subunidades ribossômicas 50S de microrganismos sensíveis, no local de ligação do cloranfenicol e da clindamicina ou muito próximo dele.


Qual o mecanismo de ação das quinolonas?

O mecanismo de ação ocorre quando, as quinolonas inibem a síntese do DNA bacteriano, ocorrendo assim, a morte da bactéria. Os principais alvos na ação dessas drogas são a inibição de atividades das enzimas DNA girase (Topoisomerase II) e da topoisomerase IV.


Quais são as quinolonas?

Membros do grupoCiprofloxacina: usada no tratamento do Antrax.Levofloxacina.Ofloxacina.Norfloxacina.Acrosoxacina.Perfloxacina.Cinoxacina: usada em infecções urinárias (ITUs)Ácido nalidixico: usada em infecções urinárias (ITUs)More items…


Qual é a classe da ampicilina?

69-53-4Ampicillin / Número CAS


Quais são os antibióticos Carbapenemicos?

Os Carbapenêmicos São 3 os principais representantes da classe dos carbapenêmicos, já mencionados anteriormente: Meropenem, Imipenem e Ertapenem.


Quais os principais efeitos tóxicos das tetraciclinas?

Efeitos adversos das tetraciclinas As tetraciclinas apresentam efeitos tóxicos para o fígado, sistema hematopoiético e para o feto. Por via IM, provocam dor, eritema e enduração local, o que limita o seu uso por esta via, especialmente em tratamentos prolongados.


O que é toxicidade nos rins?

A toxicidade renal é uma condição também chamada de nefrotoxicidade. Nela, os rins acabam tendo seu funcionamento prejudicado (causando insuficiência renal), como resultado do efeito de certas medicações usadas no tratamento de cânceres.


Qual o efeito colateral da amicacina?

Erupções cutâneas, febre medicamentosa, cefaleia, parestesia, tremores, náuseas e vômitos, eosinofilia, artralgia, anemia, hipotensão e hipomagnesemia. Tem sido relatado infarto macular levando, às vezes, à perda permanente da visão, após administração intravítrea (injeção intraocular) de Sulfato de Amicacina.


Conhecendo os aminoglicosídeos

Essas drogas são compostos naturais derivados de bactérias do solo do grupo conhecido como actinomicetos, ou semissintéticos, derivados de alterações estruturais da molécula original.


Como agem os aminoglicosídeos?

Essas drogas atuam nos ribossomos na produção de proteínas pelas bactérias. Porém, diferentemente de muitos outros grupos de antibióticos que também atuam na síntese proteica e são bacteriostáticos, os aminoglicosídeos são rapidamente bactericidas.


O que quer dizer que são drogas de concentração

Em geral, para que os antimicrobianos exerçam seus efeitos, eles precisam que sua concentração, no sítio em que se pretende atuar, ultrapasse um limiar, um valor conhecido como Concentração Inibitória Mínima (MIC), um parâmetro muito importante quando vamos analisar espectro de resistência e ação antibacteriana.


Os aminoglicosídeos na prática clínica

Como já dito, o carro chefe dessa classe é sua atividade contra os Gram-negativos aeróbicos, grupo que inclui um grande número de patógenos de grande importância, como Pseudomonas spp., Acinetobacter spp., Haemophilus influenzae e os da família Enterobacteriaceae.


O problema dos aminoglicosídeos

Infelizmente, não podemos falar desse grupo de drogas sem falar dos seus efeitos adversos, condições de grande importância clínica que certamente afetam o uso rotineiro dessas substâncias. A classe é famosa por ser nefrotóxica e ototóxica.


Indicações terapêuticas do uso dos aminoglicosídeos, medicamentos antibióticos eficientes porém com alta nefrotoxicidade

S e existe uma verdade absoluta em Medicina, é que medicamentos apresentam efeitos colaterais. Quase 100% das vezes em que abrimos a bula, lá encontramos, depois do efeito desejado das drogas, uma lista (algumas com poucas linhas, outras com mais de uma página) de efeitos adversos das medicações.


Aminoglicosídeos

O grupo inclui drogas como a gentamicina, a tobramicina, a neomicina, a estreptomicina e a amicacina (entre outras), usadas primariamente no tratamento de infecções causadas por bactérias Gram-negativas. A estreptomicina é usada nos casos de falência de tratamento com os esquemas tradicionais (I e IR) contra a tuberculose.


Estratégias de Tratamento

Em adultos e crianças, a forma tradicional de se administrar aminoglicosídeos se dá calculando a dose diária baseada no peso e dividindo-a em duas a três doses diárias (naqueles com função renal normal).

image


Mecanismo de Ação Dos aminoglicosídeos

Image
Os aminoglicósidos, como referimos, são bactericidas e atuam, resumidamente, em duas etapas principais: 1. Transporte do aminoglicosídeo através da parede celular bacteriana e a membrana citoplasmática; 2. União aos ribossomos que culmina com a inibição da síntese protéica. Os mecanismos da penetração até o …

See more on augustobene.com


Toxicidade Ou Precaução Dos aminoglicosídeos

  • Ao se administrar os aminoglicósidos é preciso ter cuidado e atenção a sua toxicidade. Os principais efeitos adversos a essa classe de antibióticos são os seguintes: 1. Ototoxicidade– considerado o efeito principal e dependente da dose e duração do tratamento. O fator principal é que os fármacos se concentram no líquido labiríntico, de onde mudam destruindo as células se…

See more on augustobene.com


Interações farmacológicas

  • Não se deve administrar aminoglicosídeos juntamente com outros fármacos ototóxicos como diuréticos de asa ou minociclina. É arriscado o emprego concorrente com outros fármacos nefrotóxicos, como anfotericina B, vancomicina, ciclosporina e cisplatino. Deve se ter cuidado o uso desses antibióticos com os relaxantes musculares.

See more on augustobene.com

Leave a Comment