O que significa juizo tramita a açao em epigrafe

Qual o objetivo da epígrafe?

Uma epígrafe tinha o objetivo de recordar acontecimentos e pessoas, ou prestar homenagem a deuses, figuras míticas ou personagens históricos de grande relevância. A tradição romana indicava que a epígrafe era feita somente em letras maiúsculas e com algumas abreviaturas.

Quais materiais podem ser inscritos em uma epígrafe?

De acordo com a ABNT, a epígrafe é um “elemento opcional, onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho”.

Qual é o endereçamento correto para o juízo?

O teor da nota é o seguinte: “Considerando que o art. 319, I, do CPC/2015 faz menção a juízo e não juiz, há quem afirme que o endereçamento correto seria para o juízo, e não mais para o juiz. Além de estar consagrada pelo uso a forma a “juiz”, soa desnecessário o ajuste aos exatos termos do Novo Código”.

Qual a diferença entre epígrafe e citação?

De acordo com a ABNT, a epígrafe é um “elemento opcional, onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho”. Tendo em conta que a epígrafe é uma citação que inspira a obra ou capítulo, é uma espécie de introdução ao texto (aparecendo no início do capítulo) …


O que quer dizer processo em epígrafe?

Epígrafe é um espaço utilizado em processos na área do Direito, onde o magistrado indica o número do processo, o tipo de lei associada e o ano da apresentação. A informação deve estar centralizada na parte superior da folha.


O que colocar na epígrafe?

Epígrafe é uma frase curta em forma de citação (geralmente de outro autor) que deve ser inserida no início de um livro, monografia e demais trabalhos no campo acadêmico. O objetivo da epígrafe é referir-se ao tema abordado, dando um sentido, motivação ou ideia quanto à realização da obra.


O que é a epígrafe no TCC?

A epígrafe é um pequeno texto utilizado para inserir o leitor no contexto do trabalho acadêmico. Você sabe por que muitos textos acadêmicos começam com um trecho de música ou de um livro? São as epígrafes, elemento textual bastante utilizado em todos os tipos de trabalhos científicos, seja dissertações, teses ou TCC.


Onde fica a epígrafe?

A epígrafe é uma frase curta que fica no início de um TCC ou de um trabalho acadêmico. Ela confere formalidade, estilo e deve estar relacionada com o tema do trabalho. Por isso, é muito importante escolher bem a epígrafe para que ela não seja simplesmente uma frase solta.


O que é epígrafe de um texto?

Texto em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo texto. Não utilizar o título “Epígrafe” no topo da página.


Como usar a epígrafe?

– A autoria deve constar logo abaixo da citação (não é necessário incluir a referência, só o autor já é suficiente); – A epígrafe pode ser utilizada também logo no início de cada capítulo e em artigos, com recuo de aproximadamente 6 cm, alinhada à direita e com 2 cm de espaço do primeiro parágrafo.


O que é epígrafe ABNT?

É uma citação à escolha do autor, geralmente um trecho de uma obra literária, poesia ou até letra de música, que é inserida após os agradecimentos. Não faz parte do referencial teórico. Incluir o nome do autor entre parênteses.


Qual a diferença entre epígrafe é citação?

Epígrafe: Um texto inicial que tem como objetivo a abertura de uma narrativa. Trata-se de um registro escrito introdutório que possui a capacidade de sintetizar a filosofia do escritor. Citação: Referência a uma passagem do discurso de outrem no meio de um texto.


Qual o tamanho da epígrafe?

Quais regras normas ABNT para formatar a epígrafe? As epígrafes precisam estar em tamanho 12, fonte Arial ou Times New Roman (não é obrigatório usar a mesma que a do restante do trabalho), espaçamento de 1,5 e recuo de 7,5 à margem esquerda justificado.


O que é uma epígrafe?

A palavra epígrafe possui origem grega e quer dizer “escrever acima de”. Portanto, trata-se de um pequeno texto, sempre escrito em prosa ou verso, utilizado no início de um livro, capítulo ou artigo.


Epígrafe em trabalhos universitários e artigos

Além de ser amplamente utilizada em obras literárias, a epígrafe também é um recurso adotado em trabalhos universitários, especialmente no TCC e em artigos científicos.


Christiano Augusto Menegatti

Advogado e Professor da Universidade Vila Velha nas disciplinas de Direito e Processo do Trabalho e Prática Jurídica Trabalhista. Especialista em Direito e Processo do Trabalho e Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais.


Informações sobre o texto

MENEGATTI, Christiano Augusto. Redação jurídica: Ao juízo ou ao juiz? O correto endereçamento da petição inicial cível e trabalhista. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 25 , n. 6237 , 29 jul. 2020 . Disponível em: https://jus.com.br/artigos/84278. Acesso em: 20 jan. 2022.

Leave a Comment