
O que é uma ação inteligente?
É a ação pensada, racional. Difere-se da ação instintiva. Exemplo de uso da palavra Ação inteligente: Ela usou a ação ação inteligente para resolver o problema.
O que é a atividade instintiva?
É uma ação baseada na cautela, racionalidade e análise da realidade em que a pessoa vive. Na prática, esse tipo de ação é bastante vista, mas pouco comentada pelas pessoas.
Qual é o significado de instintiva?
1. Que se faz por instinto. 2. Que procede do instinto.
O que é um comportamento instintivo?
Instinto, ou comportamento inato, é uma ação que é impulsiva ou imediata baseada em um gatilho ou circunstância particular. Comportamento aprendido é uma ação que alguém aprende ou desenvolve ao longo do tempo através da observação, educação, formação ou experiência.
O QUE SÃO OS MATERIAIS INTELIGENTES?
Os smart materials são aqueles manipulados para responder de forma controlável e reversível — modificando alguma de suas propriedades — a estímulos externos, como pode ser uma determinada tensão mecânica ou certa temperatura, entre outros.
TIPOS DE MATERIAIS INTELIGENTES
Existem atualmente diferentes tipos de materiais inteligentes e diariamente — graças ao investimento em P+D+inovação — surgem novos. Entre eles, cabe destacar os seguintes:
EXEMPLOS E APLICAÇÕES DE MATERIAIS INTELIGENTES
A ciência dos materiais é uma fonte constante de notícias sobre novas descobertas que poderiam revolucionar o nosso futuro. A seguir, repassamos alguns dos materiais mais surpreendentes dos últimos anos:
O que é uma fábrica inteligente?
A fábrica inteligente é um conceito que serve para expressar o objetivo final da digitalização na manufatura. Da maneira como o termo é mais comumente usado, uma Fábrica Inteligente é um chão de fábrica altamente digitalizado, que continuamente coleta e compartilha dados através de máquinas, dispositivos e sistemas de produção conectados.
Tecnologias da Indústria 4.0 em uma fábrica inteligente
A prática de manufatura adotada pelas fábricas inteligentes − manufatura inteligente − é um aplicativo mais otimizado de tecnologias da quarta revolução industrial conhecida como Indústria 4.0.
Benefícios da fábrica inteligente
As fábricas inteligentes otimizam a eficiência e a produtividade aumentando os recursos de dispositivos e das pessoas na manufatura. Ao se concentrar na criação de um processo de produção ágil e iterativo por meio da coleta de dados, as fábricas inteligentes podem ajudar os processos de tomada de decisão com evidências mais fortes.
Níveis inteligentes: os quatro níveis de uma fábrica inteligente
Esses quatro níveis de estrutura de dados podem ajudá-lo a avaliar onde você está no progresso para se tornar uma fábrica inteligente e quais passos você precisa dar para avançar ao próximo nível.
Casa inteligente – O que é?
Para começar a entender o que é uma casa inteligente, basta imaginarmos uma casa não inteligente. Em uma casa convencional, tudo precisa ser feito de forma analógica e manual. Por exemplo, acender as luzes, fechar as janelas ou trancar as portas. É assim que a grande maioria das pessoas aprendeu a viver em suas residências.
Sistemas de uma casa inteligente
Os sistemas básicos de uma casa automatizada são inúmeros. E, para que eles possam ser devidamente implementados, você precisa saber como escolher um engenheiro que faça projetos neste sentido. Afinal, a casa precisa ser preparada para isso.
Inteligência para economizar e otimizar
Muito interessante os sistemas de casas inteligentes, não é mesmo? Pois bem, agora que você já entendeu um pouco mais, que tal entrar em contato com um engenheiro para fazer um orçamento do projeto? Lembre-se que um investimento agora para um futuro mais econômico pode ser uma ótima alternativa. Boa sorte!
O que torna uma cidade inteligente?
Também conhecidas como smart cities, as cidades inteligentes são aquelas que se apoiam na tecnologia para promover um desenvolvimento social e econômico sustentável. Para isso, criam soluções inovadoras, capazes de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.
3 exemplos de cidades inteligentes
Projetos de cidades inteligentes tem sua origem na percepção dos limites do planeta, que sofre com o consumo desenfreado e a exploração em busca de recursos.
O que você achou desses exemplos de cidades inteligentes?
Cidades inteligentes não nascem da noite para o dia. Elas são resultado de planejamento, trabalho e é claro, do comprometimento de todos os envolvidos: governo, empresas, população.
