O que tomar para acabar com a sinusite

image

Full
Answer

Quais os tratamentos para sinusite?

A de curto prazo, ou aguda, em que a sinusite aparece e então se dissipa em questão de dias ou semanas. A de longo prazo, ou crônica, em que a sinusite continua por meses ou retorna com frequência. A maioria das sinusites de curto prazo pode ser tratada por meio de medicamentos.

Como tratar sinusite aguda?

Antibióticos , como a Amoxicilina ou Azitromicina, por exemplo, são recomendados pelo médico somente para o tratamento da sinusite bacteriana, ou seja, quando é causada por uma infecção por bactérias;

Qual a importância do líquido para a sinusite?

Quando uma pessoa apresenta um quadro de sinusite, as secreções geralmente estão mais concentradas, o que dificulta sua eliminação. Beber bastante líquido ganha ainda mais importância no caso da sinusite causada por vírus e bactérias.

Como tratar a sinusite em crianças?

Como tratar a sinusite em crianças? Para tratar corretamente a sinusite em crianças, é necessário consultar um pediatra. Ele indicará o melhor tratamento, a dosagem e a duração do medicamento. Contudo, os remédios e tratamentos para sinusite em crianças são muito semelhantes aos tomados por adultos.

image


Remédios caseiros

Um ótimo remédio caseiro para sinusite é fazer 2 a 3 nebulizações de cerca de 20 minutos por dia com um aparelho, usando ervas como buchinha ou eucalipto, por exemplo. Uma boa alternativa é respirar o vapor durante o banho.


Remédios homeopáticos

Os remédios homeopáticos também são uma opção para tratar a sinusite ou para serem usados como complemento ao seu tratamento com os remédios prescritos pelo médico. Alguns exemplos são o Almeida Prado nº3 ou o Sinumed, do mesmo laboratório, porém, só devem ser usados sob orientação do médico ou do homeopata.


¿ Qual o mejor medicamento para la sinusite?

A loratadina, por exemplo, é um remédio para sinusite alérgica que ajuda a combater os sintomas da alergia que desencadeou a sinusite.


¿Como tratar o congestionamento nasal no adulto?

Inalar vapor quente e úmido ajuda a aliviar o congestionamento nasal. É possível usar um recipiente cheio de água quente ou tomar um banho quente que gere bastante vapor no banheiro. Se possível, coloque algumas gotas de um óleo essencial de eucalipto ou mentol na água quente para que o vapor seja ainda mais benéfico para limpar as vias nasais.


¿ Quanto tempo é seguro usar spray nasais?

É importante não usar sprays nasais descongestionantes por mais de 3 dias, pois nesses casos pode acontecer o efeito rebote, em que o nariz volta a ficar congestionado, correndo o risco de ficar ainda pior do que no início do tratamento.


Como tratar a sinusite crônica

A sinusite crônica é aquela que dura mais que 12 semanas, geralmente causada por bactérias resistentes aos antibióticos ou por outras causas como alergias de difícil controle, por fungos ou por outras situações mais raras, como por deficiência da imunidade ou alterações na drenagem da secreção dos seios da face, como acontece na fibrose cística, por exemplo..


Opções de tratamento caseiro

Algumas opções de tratamento caseiro podem ajudar a complementar o tratamento, mas não substituem as orientações do médico. Uma ótima opção é a lavagem nasal com água e sal, pois ela facilita a retirada das secreções, deixando as vias aéreas livres, diminuindo a dor e o congestionamento nasal. Veja como fazer esta solução salina para sinusite.


Tratamento para sinusite infantil

O tratamento da sinusite infantil também deve ser feito de acordo com a sua causa e com os sintomas de cada criança, com uso de anti-inflamatórios, anti-alérgicos e, se necessário, antibióticos que devem ser prescritos pelo pediatra de acordo com a idade e o peso da criança.


¿ Como tratar a sinusite no embarazo?

Durante a gravidez a mulher pode tratar a sinusite inalando vapor de água quente, bebe ndo chás, descansando e lavando as narinas com soro.


¿ Como aliviar a dor de garganta da sinusite?

Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.


¿Como tratar a faringitis no naso?

Existem diferentes medicamentos para o seu tratamento, como: antibióticos, corticoides, sprays nasais e medicamentos naturais.


¿ Como limpiar a nariz com soro fisiologico?

Use soro fisiológico para limpar o nariz: algumas gotinhas dentro das narinas auxiliam a eliminar a sujeira e o acúmulo de secreções. Assue o nariz logo em seguida do uso do soro.


Relacionadas

No inverno, os casos de sinusite costumam aumentar muito, especialmente em função do aumento das gripes e resfriados. Além disso, o ar mais seco e a possível aglomeração de pessoas em ambientes menos arejados também são fatores agravantes.


Truques para aliviar as crises de sinusite em casa

Abaixo você confere algumas ideias de “tratamentos naturais” que podem ser aplicados no dia a dia, ajudando a aliviar as crises de sinusite. Vale destacar que as dicas a seguir não substituem o tratamento médico orientado por um profissional de sua confiança.


Tratamentos e cirurgia

Flávia explica que, para a rinossinusite aguda viral, o tratamento é sintomático e local, com a lavagem nasal. “Já na bacteriana, necessitamos usar antibióticos”.


1. Alimentos ricos em ácidos graxos

Para as pessoas que são propensas à rinite alérgica, os ácidos graxos e os antioxidantes podem influenciar a produção de mediadores alérgicos como a histamina e o leucotrieno, que desempenham um papel importante no tratamento.


3. Alimentos ricos em quercetina

Foi provado que este composto flavonoide oferece benefícios na redução dos sintomas de alergia nasal, ajudando a inibir substâncias químicas inflamatórias e estabilizar os mastócitos que liberam histamina.


5. Alho

O alho é conhecido por estimular e manter saudável o sistema imunológico, permitindo que uma pessoa possa lutar contra um resfriado comum, que é um precursor da infecção sinusal.


6. Frutas e vegetais frescos

Alimentar-se com muitas frutas e vegetais frescos fornecerá muitos nutrientes que são necessários para manter o sistema imunológico saudável, limpar o excesso de radicais livres e fornecer energia, o que é essencial para um bom metabolismo.


7. Vinagre de maçã

Beber vinagre de maçã diluído ou usá-lo no dia a dia como por exemplo em temperos de saladas irá fornecer potássio mineral, o que reduz a produção de muco.


8. Cúrcuma

Da família do gengibre, a cúrcuma contém curcumina, um conhecido fenol natural e anti-inflamatório que regula várias enzimas envolvidas nos mecanismos inflamatórios e a torna um dos melhores alimentos para sinusite.


9. Suco de cenoura

Consumir suco de cenoura puro ou em combinação com outros alimentos como pepino, beterraba ou espinafre é algo altamente benéfico no tratamento da sinusite.


Tratamento Médico

A sinusite aguda pode ter os mesmos sintomas de um resfriado e, em muitos casos ir embora por conta própria. Seu médico pode sugerir que você tome um descongestionante comum para aliviar seus sintomas.


Cirurgia sinusal

Algumas infecções podem ser tratadas com terapia médica e/ou mudanças de estilo de vida, enquanto outras podem exigir cirurgia. Normalmente, a primeira tentativa envolve tratamentos médicos. Em geral, seu médico irá sugerir cirurgia somente se não houve sucesso com todos os outros tratamentos para o alívio de seus sintomas.


Próximo: Sobre a Cirurgia Sinusal

As informações contidas neste site não devem ser usadas no lugar de consultas médicas. Sempre converse com o seu médico para obter diagnósticos e informações de tratamento.


Sinusite tem cura?

As infecções nos seios nasais, em geral, são curáveis com medidas de autocuidado e tratamento médico aplicado. Se você tiver ataques recorrentes, deve verificar se existem causas subjacentes como pólipos nasais ou outros problemas como alergias. Fique atento aos alimentos que citamos mais acima também. Talvez seja necessário evitar alguns deles por um certo tempo.


Quais os sintomas de sinusite?

Os sinais e sintomas da sinusite crônica não são tão semelhantes à sinusite aguda, pois nos quadros crônicos a tosse é um dos sintomas mais frequentes e a febre raramente está presente. Isso porque a sinusite aguda é uma infecção temporária dos seios muitas vezes associada a um resfriado.

image

Leave a Comment