O que uma açao anti-histaminica

image

Onde a histamina é armazenada?

2. a histamina pode ser armazenada em grânulos ou inativada pela diaminoxidase. OBS: histidina-descarboxilase está presente nas células de todo o organismo, inclusive nos neurônios, nas células parietais gástricas e nos mastócitos e basófilos.

O que são os anti-histamínicos?

Anti-histamínico no tratamento das manifestações alérgicas, tais como, rinites, alergias dermatológicas mediadas pela histamina (urticária). O Zyrtec é indicado para o tratamento de rinite alérgica, conjuntivite alérgica, urticária e outros tipos de alergia.

Como a histamina afeta o nosso corpo?

Como a histamina afeta o nosso corpo Os hormônios e os neurotransmissores devem ser absorvidos por certos elementos do nosso corpo para ter um efeito sobre ele.  Os responsáveis ​​por isso são os receptores; e no caso da histamina, foram descobertos até quatro tipos diferentes.

O que é o anti-histamínico H2?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Os anti-histamínicos H2 ou antagonistas do receptor H2 são um grupo de fármacos, que são usados no tratamento de úlceras gastrointestinais. Foram substituídos largamente na última década pelos inibidores da bomba de prótons (IBP), com menos efeitos secundários, nessa função.

image


O que significa ação anti Histaminica?

Anti-histamínico é uma classe de fármacos que inibe a ação da histamina, ou seja, é um antagonista de histamina, que bloqueia a ligação com seus receptores, ou inibe a atividade enzimática da histidina descarboxilase, que catalisa a transformação de histidina em histamina (anti-histamínicos atípicos).


O que é histamina é para que serve?

A histamina é um mensageiro químico gerado principalmente nos mastócitos. Por meio vários receptores, ela medeia respostas celulares, incluindo as: reações alérgicas e inflamatórias. a secreção de ácido gástrico.


Qual o efeito da histamina no organismo?

Então, e o que é a histamina? É uma substância, amina biogênica, implicada na resposta imunitária localizada, na regulação da função fisiológica no intestino, na contração muscular, regulação do ácido gástrico e atua também como um neurotransmissor nas funções neurológicas.


Porque a histamina dá sono?

A histamina atua em diversas zonas do organismo sendo responsável por outros efeitos que não os sintomas de alergia. Por exemplo, quando atua no cérebro, é responsável pela sensação de despertar. Assim, quando os anti-histamínicos atuam nesta zona, ao contrariar a ação da histamina, causam cansaço e sono.


Como saber se sou intolerante a histamina?

As manifestações clínicas de intolerância à histamina consistem em uma ampla gama de sintomas gastrointestinais e extra intestinais inespecíficos, devido à distribuição dos quatro receptores de histamina em diferentes órgãos e tecidos do corpo.


Quais são os alimentos ricos em histamina?

A intolerância à histamina manifesta-se com sintomas semelhantes a uma alergia. Os acionadores são alimentos ricos em histamina, como o vinho tinto, os queijos curados, os enchidos e o chocolate….Chocolate.Frutas: citrinos, abacaxi, papaia, framboesas, peras e bananas.Tomates e leguminosas.Gérmen de trigo.Cajus, nozes.


Como saber se a glote está fechando?

Principais sintomasSensação de bolo na garganta;Dificuldade para respirar;Chiado ou um barulho estridente durante a respiração;Sensação de aperto no peito;Rouquidão;Dificuldade para falar.


Qual o antialérgico que dá mais sono?

Antialérgico que dá sono, primeira geração:Hidroxizina. – Hixizine.Clorfeniramina – Polaramine, Histamin.Prometazina – Fenergan.Difenidramina – Dramim. Não costuma ser usado em alergias mas para tratamento de nauseas/vômitos.


Pode usar histamin para dormir?

Não é ideal utilizar antihistaminicos como indutores de sono. O problema maior desta medicação referida e que contém um vasoconstritor associado, este tipo de medicação não deve ser utilizado continuamente. Logo, não é ideal utilizar esta medicação para este motivo.


Como tirar o sono do antialérgico?

Para tirar o sono, recomenda-se o consumo de alimentos ou bebidas estimulantes, como por exemplo:Café forte;Guaraná em pó;Açaí;Chocolate preto;Chá de gengibre.


Indicações de anti-histamínicos

Os anti-histamínicos são prescritos por médicos especialistas para controlar diferentes sintomas de reações alérgicas, tais como rinite, espirros frequentes, urticária, conjuntivite, eczema, entre outros. Por outro lado, os compostos anti-histamínicos não apresentam eficácia contra a asma, que deve ser tratada com outras classe de medicamentos.


Anti-histamínicos para alergia de pele

Algumas vezes, reações alérgicas tem como principal sintoma a urticária, condição que provoca coceira e lesões pelo corpo. Na maioria dos casos, a urticária desaparece de forma espontânea dentro de horas ou dias.


Anti-histamínicos para tosse seca

Certos casos de tosse seca tem origem alérgica. Para estas ocasiões, anti-histamínicos podem acelerar a recuperação do paciente. No entanto, também é importante que o paciente se afaste da origem da crise alérgica, evitando, por exemplo, a poeira ou um animal.


Efeitos colaterais dos anti-histamínicos

Os medicamentos anti-histamínicos podem provocar uma série de efeitos colaterais, mas o principal e mais frequente deles é a sonolência. Apesar dos chamados anti-histamínicos de segunda geração apresentarem taxas bem menores de efeitos colaterais, ainda não é recomendado que pacientes que pretendem dirigir façam uso desse tipo de remédio.


Contraindicações dos anti-histamínicos

A principal contraindicação de medicamentos anti-histamínicos é para gestantes e mulheres amamentando. Grávidas ou lactantes que sofram com crises alérgicas frequentes devem informar tal problema ao ginecologista logo na primeira consulta para definir formas de controle das alergias.


Anti-histamínicos naturais

Alguns produtos naturais podem auxiliar no controle das crises alérgicas e atuar também na prevenção do problema em alguns casos. Cebola e maçã, por exemplo, são ricas em quercetina, substância que age no ciclo da histamina e alivia sintomas de reações alérgicas.


Tipos

Alcaftadina, Azelastina, Bepotastina, Bronfeniramina, Cetirizina, Cetotifeno, Ciclizina, Ciproeptadina, Clemastina , Clorfeniramina, Desloratadina, Difenidramina, Dimenidrinato, Doxilamina, Emedastina, Fexofenadina, Hidroxizina, Levocetirizina, Loratadina, Meclizina, Olopatadina, Prometazina.


Efeitos

Pelos anti-histamínicos H1 bloquearem a resposta mediada pelo receptor de histamina no tecido alvo, eles são muito mais eficazes em prevenir os sintomas que a histamina provoca do que em revertê-los depois de desencadeados.


Usos terapêuticos

Em condições alérgicas e inflamatórias: os bloqueadores H1 são úteis no tratamento e na prevenção de reações alérgicas causadas por antígenos que agem nos anticorpos imunoglobulina E.


Contraindicações

Não são indicados no tratamento da asma brônquica, pois a histamina é apenas um dos diversos mediadores que são responsáveis por causar reações bronquiais.


Conclusão

Nesse contexto, vimos a importância de entendermos, primeiramente, a fisiologia da histamina para que possamos compreender melhor como os fármacos interferem em sua ação no nosso organismo, aprendendo, assim, sobre sua síntese, local que age, liberação e mecanismo de ação, para o melhor raciocínio dos anti-histamínicos H1, principalmente lembrando que os efeitos com o bloqueio do receptor h1 são mais usados justamente para prevenir os sintomas que a histamina provoca no corpo humano..


Como essa substância é produzida

Ao contrário de muitos outros hormônios, a histamina não pode ser sintetizada diretamente no corpo . Pelo contrário, é necessário obtê-la a partir de outra substância, a histidina. Essa molécula é um dos aminoácidos essenciais; isto é, trata-se de um elemento que nosso corpo não produz e que deve ser obtido através do que comemos.


Como a histamina afeta o nosso corpo

Os hormônios e os neurotransmissores devem ser absorvidos por certos elementos do nosso corpo para ter um efeito sobre ele. Os responsáveis ​​por isso são os receptores; e no caso da histamina, foram descobertos até quatro tipos diferentes. Encontram-se distribuídos por todo o corpo e cada um deles provoca efeitos diferentes em nosso organismo.


1- Inflamação

A principal função da histamina é gerar inflamação no organismo. Essa resposta ajuda o nosso corpo a isolar agentes externos e problemáticos, com o propósito de lutar melhor contra eles. No entanto, este também é o motivo pelo qual, quando este hormônio não funciona da maneira correta, ocorrem reações alérgicas no corpo.


2- Regulação do sono

Este hormônio também produz o efeito contrário à melatonina no organismo; ou seja, ele é o responsável por regular a ativação e a vigília no corpo . De fato, a maioria dos medicamentos destinados ao tratamento da hipersonia (excesso de sono) são responsáveis por ativar os mesmos receptores que esta substância.


3- Sexualidade

Por último, a histamina também desempenha um papel muito importante no controle da resposta sexual. Acima de tudo, tem muito a ver com o orgasmo: vários estudos mostraram que a deficiência desse hormônio pode causar anorgasmia . Inversamente, um excesso dessa substância tende a provocar ejaculação precoce nos homens.


1. Agrião ( Nasturium officinale)

O agrião é um vegetal da família das plantas crucíferas (couve, nabo, rabanete, espinafre…) e possui um gosto amargo e picante. Segundo um estudo, ele inibe 60% das histaminas liberadas pelas células do nosso organismo, comprovando assim ser um ótimo ingrediente no combate às alergias.


2. Cebola ( Allium cepa)

Além de ser muito nutritiva, a cebola é um excelente prebiotico. De acordo com esta pesquisa, a cebola inibe a liberação de histamina diminuindo o nível desta no sangue e regula os mastócitos (células do tecido conjuntivo que liberam a histamina no organismo).


3. Alho ( Allium sativum)

Assim como as cebolas, o alho também é muito nutritivo, rico em antioxidantes e bastante eficiente na inibição das histaminas pelos mastócitos. Também é utilizado como tempero no preparo da maioria dos pratos, mas é bastante eficaz quando utilizado em forma de chá para a prevenção de doenças respiratórias.


4. Manjericão-Sagrado ( Ocimum tenuiflorum)

Manjericão-Sagrado ou Manjericão-Santo é uma erva de sabor sutil, levemente floral, estabilizante, anti-anafiláticas e anti-histamínicas. Utilizado em forma de folhas secas para chás, mas recomenda-se utilizar as folhas frescas que são fáceis de cultivar. Usamos muito suas folhas frescas no preparo de pizzas, carnes, molhos e pratos específicos.


5. Tomilho ( Thymus vulgaris)

O tomilho é uma erva muito nutritiva, rica em vitamina C e flavonóides, que também ajudam a estabilizar os mastócitos e possuem benefícios anti-microbianos. Pode ser consumido tanto em forma de chá como em temperos.


6. Camomila ( Matricaria recutita)

A camomila é uma queridinha nossa para diversos tratamentos caseiros e uma pesquisa comprova que o uso de suas folhas secas em forma de chá ajudam a estabilizar a liberação de histamina em nosso organismo. Há ainda quem faça o uso do chá de camomila como infusão ou banhos nos casos de alergias de pele (devido ao seu efeito calmante).


7. Urtiga ( Urtica dioica)

Assim como a camomila, a urtiga também é consumida em forma de chá e segundo esse outro estudo, é comprovada como uma erva eficiente para a estabilização dos mastócitos e inibição da liberação da histamina.

image


anti-histamínicos Clássicos Ou de Primeira Geração


anti-histamínicos Não Clássicos Ou de Segunda Geração

  • Os anti-histamínicos não clássicos ou de segunda geração são medicamentos que agem impedindo a ação da histamina em tecidos periféricos, como vasos sanguíneos, trato gastrointestinal e sistema respiratório. Esses anti-histamínicos penetram em menor quantidade no sistema nervoso central e são eliminados mais rapidamente, apresentando, por isso, meno…

See more on tuasaude.com


anti-histamínicos de Terceira Geração

  • Os anti-histamínicos de terceira geração, são remédios produzidos através da modificação de moléculas dos anti-histamínicos de segunda geração, apresentando a mesma ação e eficácia, porém com doses menores e menos efeitos colaterais. Os principais anti-histamínicos de terceira geração são: 1. Levocetirizina, comprimidos ou gotas (Zyxem, Zina ou Rizi); 2. Desloratadina, co…

See more on tuasaude.com


as Gerações Dos anti-histamínicos

  • Existem dois tipos principais de anti-histamínicos que incluem: 1. Primeira geração:são remédios, como Hidroxizina ou Clemastina, que diminuem os sintomas de alergia mas que provocam sonolência; 2. Segunda geração:são medicamentos, como Cetirizina ou Desloratadina, que não provocam sono. Os dois tipos de anti-histamínicos apenas variam na sua duraç…

See more on enfermagemilustrada.com


Conheça OS principais anti-histamínicos

  • Loratadina
    É um remédio antialérgico usado no alívio dos sintomas de rinite alérgica como coceira nasal, tosse alérgica, coriza, espirros.
  • Koide D
    É indicado para ajudar no tratamento de problemas respiratórios como asma brônquica grave ou rinite alérgica.

See more on enfermagemilustrada.com


Alguns Cuidados de Enfermagem

  1. Instrua o paciente a tomar a medicação conforme o recomendado e a não interromper o tratamento sem antes procurar um medico especializado;
  2. A medicação não deve ser usada em crianças prematuras ou recém nascida nem durante a gestação;
  3. Informar sempre ao paciente sobre as reações adversas que o remédio pode causar;
  1. Instrua o paciente a tomar a medicação conforme o recomendado e a não interromper o tratamento sem antes procurar um medico especializado;
  2. A medicação não deve ser usada em crianças prematuras ou recém nascida nem durante a gestação;
  3. Informar sempre ao paciente sobre as reações adversas que o remédio pode causar;
  4. Remendar ao paciente que evite o consumo de álcool;


Indicações de anti-histamínicos

Image
Os anti-histamínicos são prescritos por médicos especialistas para controlar diferentes sintomas de reações alérgicas, tais como rinite, espirros frequentes, urticária, conjuntivite, eczema, entre outros. Por outro lado, os compostos anti-histamínicos não apresentam eficácia contra a asma, que deve ser tratada com o…

See more on saude.ccm.net


anti-histamínicos para Alergia de Pele

  • Algumas vezes, reações alérgicas tem como principal sintoma a urticária, condição que provoca coceira e lesões pelo corpo. Na maioria dos casos, a urticária desaparece de forma espontânea dentro de horas ou dias. No entanto, o uso de anti-histamínicos é recomendado para interromper o ciclo da histaminae controlar a coceira do paciente, que só agrava o problema e aumenta o te…

See more on saude.ccm.net


anti-histamínicos para Tosse Seca

  • Certos casos de tosse seca tem origem alérgica. Para estas ocasiões, anti-histamínicos podem acelerar a recuperação do paciente. No entanto, também é importante que o paciente se afaste da origem da crise alérgica, evitando, por exemplo, a poeira ou um animal. Antes disso, é essencial que a causa da tosse seja corretamente identificada já que casos de tosse seca tamb…

See more on saude.ccm.net


Efeitos Colaterais Dos anti-histamínicos

  • Os medicamentos anti-histamínicos podem provocar uma série de efeitos colaterais, mas o principal e mais frequente deles é a sonolência. Apesar dos chamados anti-histamínicos de segunda geração apresentarem taxas bem menores de efeitos colaterais, ainda não é recomendado que pacientes que pretendem dirigir façam uso desse tipo de remédio.

See more on saude.ccm.net


Contraindicações Dos anti-histamínicos

  • A principal contraindicação de medicamentos anti-histamínicos é para gestantes e mulheres amamentando. Grávidas ou lactantes que sofram com crises alérgicas frequentes devem informar tal problema ao ginecologista logo na primeira consulta para definir formas de controle das alergias.

See more on saude.ccm.net


anti-histamínicos Naturais

  • Alguns produtos naturais podem auxiliar no controle das crises alérgicas e atuar também na prevenção do problema em alguns casos. Cebola e maçã, por exemplo, são ricas em quercetina, substância que age no ciclo da histamina e alivia sintomas de reações alérgicas. A urtiga também pode ser utilizada, assim como alimentos ricos em vitamina C, como laranja e demais f…

See more on saude.ccm.net

Leave a Comment