O que uso para indicar uma açao entre uma fala

image


Como indicar fala em um texto?

O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.


Como indicar a fala de um personagem?

O travessão é um sinal de pontuação representado por um tracinho na horizontal e tem como objetivo marcar o discurso direto, ou seja, a fala de personagens, ou destacar trechos de textos.


O que indica o uso do travessão?

Em casos em que há fala direta de um personagem, sem a participação de um narrador, o travessão é usado para identificar que a partir daquele ponto se inicia um discurso. Além disso, ele é utilizado quando há mudança de narrador, precedido do verbo que anuncia a fala, como: afirmar, perguntar, responder, entre outros.


Como pontuar uma fala?

Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério. No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.


Como citar a fala de um personagem ABNT?

A transcrição da fala não editada deve ser feita na forma como se apresenta (incorreções, expressões etc.) seguindo a mesma formação das citações em geral, porém em destaque itálico. O entrevistado pode ser categorizado, ao final da fala, entre parênteses.


O que caracteriza a fala dos personagens?

Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras.


Como usar o travessão em uma redação?

Sem mais delongas, o travessão pode ser utilizado para:Substituir os dois-pontos;Destacar termos;Isolar frases, aposto extenso e frase, substituindo a vírgula ou os parênteses;Iniciar um diálogo (contudo, lembre-se que o gênero do Enem é dissertativo-argumentativo!).


Como fazer uma frase com travessão?

O travessão é um traço maior que o hífen e costuma ser empregado: – No discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos. Por Exemplo: – O que é isso, mãe?


Como colocar o travessão no texto?

Atalhos para travessão (—)Alt (esquerdo) + 0151 (no teclado numérico);No Word: AltGr + “-” (sinal de menos no teclado numérico);No Word: Ctrl + Alt + “-” (sinal de menos no teclado numérico);Aperte a tecla Windows + .


Qual a forma correta !? Ou ?!?

A ordem mais comum é ?!, mas em algumas gramáticas também vemos !?. O critério para escolher entre essas opções depende do efeito que se espera expressar. Se nossa frase for majoritariamente INTERROGATIVA, podemos iniciar com interrogação e acrescentar uma exclamação para indicar admiração ou surpresa.


O que é pontuar um assunto?

Marcar com pontuação. 2. Pôr os sinais ortográficos em. Confrontar: pontoar.


Como narrar uma conversa?

Como Escrever Diálogos Realistas em Livros e TextosDiálogo é aquele momento em que você se despe da função de narrador, e entrega a responsabilidade para a personagem. … Ouça as Pessoas. … Corte o Irrelevante. … Use Somente Diálogos Indispensáveis. … Use Diálogos Com Falas Curtas. … Insira Descrições Entre as Falas.More items…


Vírgula (,)

A vírgula indica uma pausa no discurso. Sua utilização é tão importante que pode mudar o significado quando não utilizada ou utilizada de modo incorreto. A vírgula também serve para separar termos com a mesma função sintática, bem como para separar o aposto e o vocativo.


Ponto de Exclamação (!)

O ponto de exclamação é utilizado para exclamar. Assim, é colocado em frases que denotam sentimentos como surpresa, desejo, susto, ordem, entusiasmo, espanto.


O que são aspas?

Aspas são um sinal de pontuação que tem a aparência de vírgulas suspensas. Assim, para abrir aspas, usamos [ “ ] e, para fechar aspas, utilizamos [ ” ]. Elas podem ser encontradas, principalmente, em textos que apresentam citações, estrangeirismos ou gírias.


Quando usar as aspas?

No livro Leite do peito, de Geni Guimarães, a narradora-personagem diz: “Minha mãe sentava-se numa cadeira, tirava o avental e eu ia. Me colocava entre suas pernas, enfiava as mãos no decote do seu vestido, arrancava dele os seios e mamava em pé”.


Exercícios resolvidos sobre aspas

Cério, gadolínio, lutécio, promécio e érbio; sumário, térbio e disprósio; hólmio, túlio e itérbio. Essa lista de nomes esquisitos e pouco conhecidos pode parecer a escalação de um time de futebol, que ainda teria no banco de reservas lantânio, neodímio, praseodímio, európio, escândio e ítrio.

image

Leave a Comment