O que violencia de açao

image

A definição de violência A ONU define violência como (a tradução é minha): “o uso intencional de força física ou poder, por ameaça ou ação, contra si mesmo, outra pessoa ou um grupo ou comunidade, que resulta ou tem alta probabilidade de resultar em ferimento, morte, sofrimento psicológico, mal desenvolvimento ou privação”.

Full
Answer

Como é definida a violência?

O que é Violência: Segundo a OMS, violência é o uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação.

Qual a definição de violência?

A ONU define violência como (a tradução é minha): “o uso intencional de força física ou poder, por ameaça ou ação, contra si mesmo, outra pessoa ou um grupo ou comunidade, que resulta ou tem alta probabilidade de resultar em ferimento, morte, sofrimento psicológico, mal desenvolvimento ou privação”.

Quais são as consequências da violência?

Toda a pessoa vítima de violência sofre um ataque contra a sua integridade que põe em risco a sua vida ou causa sofrimento físico, psicológico, emocional e vulnerabilidade social. – Deve informar os seus familiares, vizinhos e pessoas próximas sobre as consequências das diferentes formas de VbG.

Quais são os tipos de violência autodirigida?

A violência autodirigida é subdividida em comportamento suicida e autoabuso. O primeiro inclui pensamentos suicidas, tentativas de suicídio — também chamado de para suicídio ou suicídio deliberado em alguns países — e suicídios concluídos. Auto-abuso, em contraste, inclui atos como automutilação .

image


O que é violência auto infringida?

a) Violência Autoprovocada/Auto Infligida: A violência autoprovocada/auto infligida compreende ideação suicida, autoagressões, tentativas de suicídio e suicídios.


O que é a violência de gênero?

A violência de gênero se define como qualquer tipo de agressão física, psicológica, sexual ou simbólica contra alguém em situação de vulnerabilidade devido a sua identidade de gênero ou orientação sexual.


O que é a violência econômica?

Violência Econômica: apropriação indevida do Cartão de Benefício da pessoa aposentada, o uso do mesmo para realizar empréstimo consignado, sem consentimento; subtração de dinheiro e ocupação indevida da propriedade.


O que é a violência intrafamiliar?

A violência intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família.


Quais são os tipos de violência baseada no gênero?

Estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial − Capítulo II, art. 7º, incisos I, II, III, IV e V.


Quais as causas da violência de gênero?

As causas mais frequentes da violência contra mulheres estão relacionadas ao machismo e à estrutura patriarcal da nossa sociedade. O ciúme, a sensação de posse, a necessidade de controle e a concepção de que a mulher deve satisfazer o homem podem ser as principais causas.


Quais são os tipos de violência intrafamiliar?

Este estudo discute a violência intrafamiliar, que pode ser manifestada em variadas formas de violência interpessoal, como agressão física, abuso sexual, abuso psicológico, negligência, abandono e maus-tratos, entre outras.


O que significa a palavra intrafamiliar?

Que é relativo a ou acontece no interior da família ou do grupo familiar (ex.: problemas intrafamiliares; violência intrafamiliar).


O que é violência psicológica exemplos?

Por exemplo, podem caracterizar violência psicológica atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche público, assim como atitudes que abalam a auto-estima da vítima e podem desencadear diversos tipos de doenças, tais como depressão, distúrbios de cunho nervoso, transtornos psicológicos, entre outras.


Violência física

A violência física corresponde às agressões que causam qualquer dano físico. Abrange o uso da força física, utilização de objetos, armas de fogo, armas brancas (instrumentos de corte ou perfuração como facas, punhais, canivetes, etc.) ou produtos nocivos à saúde.


Violência sexual

A violência sexual é compreendida como todo e qualquer ato de cunho sexual: violações, assédios, exposição à nudez, etc.. Ocorre quando não há o consentimento das partes ou quando a vítima é incapaz de consentir ou de se opor ao ato sexual.


Violência psicológica

A violência ocorre quando há um abuso de poder ou uma agressão por palavras, gestos, ameaças, exposição, humilhação, opressão e coação, sem haver o auxílio ou a utilização da força física. Esse tipo de violência ocorre sempre que há algum dano psicológico a vítima.


O que é violência infantil

Para saber o que é a violência infantil, é necessário ter em conta que não existe uma definição única nem uma delimitação clara e precisa das suas expressões.


Consequências da violência infantil

Independentemente das sequelas físicas que a agressão provocada pelo abuso físico ou sexual desencadeia diretamente, todos os tipos de maltrato infantil dão origem a transtornos de comportamento, emocionais e sociais. A importância, gravidade e cronicidade dessas sequelas depende de:


Prevenção do maltrato infantil e a ação do pediatra

Os pediatras, por serem os profissionais de saúde em maior contato com as crianças, são chamados para fazer a prevenção em casos de violência infantil, além de estabelecerem diagnósticos com uma equipe multidisciplinar que colabora no tratamento.


Como identificar violência infantil – denúncias

Na presença da suspeita de que uma criança está sendo vítima de violência infantil no Brasil, a nossa obrigação é agir perante a situação e passar essa informação aos organismos encarregados da proteção de menores.


Violência social: o que é isso?

A violência social é entendida como qualquer ato com impacto social que ameace a integridade física, psicológica ou relacional de uma pessoa ou grupo, sendo os referidos atos praticados por um sujeito ou pela própria comunidade.


Fatores associados

A violência social pode se originar em contextos muito diferentes e diversos, sendo motivada pela interação de um grande número de variáveis. Assim, não existe uma causa única de violência social, mas tem uma origem múltipla , exigindo uma investigação dos diferentes fatores que podem levar a ela. Alguns desses fatores são os seguintes


A agressividade deve ser evitada

Presente nos mais diversos campos de ação, a agressividade acompanha os passos do homem desde a sua existência, influenciando, diretamente, os seus atos. Esse comportamento, manifestando-se de várias maneiras, continua questionável, uma vez que suas consequências não agradam a todos.


A sociedade e o repúdio a violência contra a mulher

Atualmente existe um movimento grandioso de libertação da mulher, mas, em alguns pontos, é necessário que a mulher reconheça esta libertação como uma mudança interna. Os resultados dessa libertação poderão ser vistos externamente, embora o machismo ainda persista.


A violência contra a mulher expõe a vulnerabilidade feminina

A mulher, por ser mais sensível, está sujeita às imposições vindas principalmente do sexo oposto, deixando quase sempre se levar pelas emoções na hora em que a razão precisa falar mais alto.


A Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha – Lei 11340/06 | Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 – Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art.


Desigualdade salarial entre homens e mulheres

Considerando a remuneração e funções exercidas por homens e mulheres com a mesma capacitação, a mulher sai em desvantagem, mesmo com as lutas visando a igualdade entre homem e mulheres. Quando a mulher é negra ou pobre, a desigualdade é ainda maior.


A mulher cada vez mais presente na política

Como resultado destas lutas, cada vez mais as mulheres vêm ocupando um lugar na vida pública. Garantias às quais teriam direito. Há uma dimensão fortemente plausível na denúncia de discriminações, humilhações e injustiças.


A violência contra a mulher é herança de um passado de dominação masculino

Para Bourdieu (2007), a violência contra a mulher é resultado da internalização das estruturas históricas de dominação masculina, presentes na sociedade e incorporadas às estruturas cognitivas e sociais de mulheres e homens.

image


Descrição geral


Tipos de violência

A violência pode ser dividida em três grandes categorias:
• Violência autodirigida
• Violência interpessoal
• Violência coletiva
As atitudes ou atos violentos podem ser:


Neurobiologia do comportamento violento

As bases neurais do comportamento violento têm sido consistentemente estabelecidas nos últimos anos, onde regiões cerebrais e neurotransmissores, bem como as suas ligações com diversos genes, hormônios e transtornos psiquiátricos, têm sido estudadas por psicólogos, neurocientistas, médicos, entre outros. Dentre as estruturas corticais, o Córtex Pré-Frontal (CPF) é a região cerebral mais amplamente associada com a agressão impulsiva e a violência em hum…


Sociedade e cultura

Além de mortes e ferimentos, as formas de violência altamente prevalentes (como o maltrato infantil e a violência de parceiros íntimos) têm sérias consequências para a saúde ao longo da vida. As vítimas podem se envolver em comportamentos de alto risco, como abuso de álcool e substâncias, o que, por sua vez, pode contribuir para doenças cardiovasculares, câncer, depressã…


Representação na arte e mídia

Na literatura, a representação da violência é rica e variada. Merecem destaques as obras de alguns escritores.
Internacionalmente, a violência encontra representação quase que em toda a obra de Fiodor Dostoiévski. Franz Kafka ilustra um tipo de violência psicológica peculiar em O Processo (Der Prozeß, 1925). Ernest Hemingway é apenas um dos


Ver também

• Assassinato em massa/ Genocídio
• Crime organizado
• Etnocídio
• Estado/ Revolução
• Guerra/ Guerrilha


Bibliografia

• ECHENIQUE, M. Filosofia das Artes Marciais Belo Horizonte: Edições Nova Acrópole, 1995
• DADOUN, R. A violência: ensaio acerca do “homo violens”. Rio de Janeiro: Difel, 1998.
• FROMM, E. Medo à Liberdade. Rio de Janeiro : Zahar, 1977.


Ligações externas

• Núcleo de Estudos da Violência da USP
• Índices de crimes violentos do Estado de São Paulo
• Mapa da Violência no Brasil
• Portal do Brasil

Leave a Comment