O risco de ingerir açaí na gravidez

image

Tais características são conhecidas como efeitos alcoólicos fetais — uma consequência menos grave, mas ainda assim bastante séria, da ingestão de álcool durante a gravidez. O risco existe durante toda a gravidez, e não apenas no primeiro trimestre. Quanto é uma dose ou unidade de álcool?

Full
Answer

Quais são os riscos para a saúde da gravidez?

Acontece que na gravidez os riscos para a saúde são potencializados. O revestimento das latas costuma conter bisfenol, uma substância tóxica que afeta a atividade endócrina fetal e causa problemas de fertilidade, câncer, doenças do fígado e doenças cardíacas em mulheres grávidas.

Quais são os sintomas inconvenientes da gravidez?

Dor abdominal. Dor de cabeça. Visão embaçada. Alterações das provas de função hepática (leia: O QUE SIGNIFICAM TGO, TGP, GAMA GT e BILIRRUBINA? ). Quando a gestante com pré-eclâmpsia passa a apresentar quadros de crise convulsiva, chamamos o quadro de eclâmpsia.

Quais os alimentos perigosos para grávidas?

Um dos alimentos perigosos para grávidas é o leite que não passou pelo processo de pasteurização. Este é considerado um dos alimentos que mais transmitem doenças, justamente por carregar bactérias como Salmonella, Listeria, E. coli e cryptosporidium, perigosas tanto para a gestante quanto para o bebê.

Quais são os riscos da anemia grave na gravidez?

A anemia grave ou não tratada na gravidez pode aumentar os riscos de parto prematuro, necessidade de transfusão de sangue durante o nascimento, depressão pós-parto e, para o bebê, há o risco de desenvolver anemia ou de apresentar atrasos no desenvolvimento. Por isso, fique atenta aos sinais.

image


Efeitos do álcool na gravidez

Antes de discutimos a quantidade de álcool segura na gravidez, vamos falar um pouco sobre os conhecidos efeitos do álcool sobre a gestação e a saúde do feto.


Limite de álcool seguro na gravidez segundo os estudos científicos

Como já explicado no tópico anterior, sabemos que o álcool é uma droga potencialmente tóxica para o feto em formação, principalmente para o seu sistema nervoso central. Isso não há dúvida.


O que dizem aqueles que defendem o consumo leve de álcool na gravidez?

Apesar da clara e pública posição a favor da abstinência total por parte das associações médicas de Ginecologia e Obstetrícia, ainda é possível achar médicos que autorizam suas pacientes a tomar um copo de vinho ou de cerveja de forma esporádica durante a gravidez,


O que dizem aqueles que defendem a proibição do álcool na gravidez?

O número de médicos e associações internacionais de Ginecologia e Obstetrícia que defendem a abstinência total do álcool supera em muito aqueles que defendem o consumo ocasional.


Principais causas da anemia na gravidez

A causa principal da anemia na gravidez é a deficiência de ferro (que acontece em cerca de 95% dos casos). Em geral, essa deficiência é causada pelos seguintes motivos:


Sintomas e diagnóstico

A anemia na gravidez geralmente não provoca sintomas a princípio, mas pode causar alguns desconfortos que são mais intensos do que em casos de mulheres não gestantes.


Anemia na gravidez prejudica o bebê?

Como a quantidade de nutrientes consumidos na gravidez são necessários para que o bebê se desenvolva bem, a princípio é a mulher quem fica desprotegida com a falta de ferro em seu organismo. Afinal, é o feto quem vai receber essa substância do corpo da mãe.


Riscos da anemia na gravidez

Como já foi mencionado, a anemia durante a gravidez oferece riscos para a mãe e também para o bebê. Além da sensação de cansaço da mãe, esse problema pode afetar a formação da placenta.


Como prevenir e o que comer?

Uma boa notícia é que, na maioria das vezes, o tratamento da anemia na gravidez é bem simples. Ela pode ser prevenida ao ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes. Assim, o organismo pode receber a quantidade adequada de ferro.


Sangramento vaginal

Pequenas perdas de sangue pela vagina, sem outros sintomas associados, podem ocorrer a qualquer momento da gestação, sem que isso necessariamente indique algum problema. A maioria dos sangramentos durante a gravidez são de pequeno volume e têm origem em pequenas lesões do trato genital feminino, que não costumam acarretar nenhum risco para o feto.


Dor abdominal

Assim como o sangramento vaginal, leves dores de barriga são eventos comuns e inocentes ao longo da gravidez. Porém, se algum dos sinais abaixo estiver presente, a gestante deve entrar imediatamente em contato com o obstetra:


Náuseas e vômitos

Ter enjoos nas primeiras semanas de gestação é um dos sinais mais típicos e conhecidos da gravidez. Entretanto, há um limite para o que consideramos um enjoo “normal” da grávida.


Corrimento vaginal

As alterações hormonais naturais da gravidez podem fazer com que a gestante tenha um corrimento vaginal inocente. Em geral, esse corrimento benigno é de pequeno volume, coloração clara e inodoro.


Inchaço assimétrico nas pernas

Todo mundo sabe que as grávidas retêm líquidos e praticamente todas as gestantes apresentam algum grau de edema nas pernas no terceiro trimestre de gravidez.


Redução dos movimentos do bebê

A maioria dos bebês começa a se mover dentro do útero a partir da 7ª ou 8ª semana de gravidez. No entanto, nesta fase, eles ainda são muito pequenos e os seus movimentos são imperceptíveis para a mãe.


Febre

A febre é um sinal meio óbvio de que há algo de errado, esteja a mulher grávida ou não. Ainda assim, é importante reforçarmos a necessidade de se contactar o obstetra caso a grávida comece a apresentar temperaturas acima de 37,5ºC por mais de 24 horas. Caso a grávida tenha febre acima de 38,5ºC, o contato com o obstetra deve ser imediato.


A anemia é causada pela deficiência de ferro, folato ou vitamina D

Você pode desenvolver anemia na gravidez mesmo sem nunca ter tido a condição antes. Quando detectada e tratada cedo, a condição não traz grandes consequências. Mas em situações mais graves, pode gerar problemas como parto prematuro e um bebê anêmico.


O que é anemia?

A anemia é uma condição caracterizada pela ausência de glóbulos vermelhos em quantidade suficiente para transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Quando tais tecidos não recebem o quanto precisam, muitos órgãos e funções do organismo são afetados.


Tipos de anemia durante a gravidez

Este é o tipo de anemia mais comum na gravidez. O ferro é um mineral encontrado nas células vermelhas do sangue e é usado para transportar oxigênio dos pulmões para o resto do corpo, além de ajudar os músculos a armazenar e usar oxigênio. Na falta de ferro, o corpo pode ficar cansado e ter resistência reduzida à infecção.


Fatores de risco para a anemia na gravidez

Toda gestante corre o risco de se tornar anêmica, pois mulheres grávidas precisam de mais ferro e ácido fólico do que o habitual. Porém, há alguns fatores que podem aumentar as chances de desenvolver a condição:

image


Riscos de Consumir Medicamentos Durante A Gravidez

Image
O consumo de medicamentos sem prescrição médica durante a gestação pode prejudicar a saúde do feto e até, em casos extremos, provocar a morte do mesmo. Esse tema costuma ser extremamente delicado. Dessa forma, é preciso ser absolutamente responsável na hora de ingerir medicamentos devido às seguinte…

See more on soumamae.com.br


Medicamentos Que Não devem Ser consumidos

  • É preciso levar em consideração que determinados medicamentos podem provocar defeitos congênitos nos fetos. Por isso, deve-se evitar o consumo dos seguintes medicamentos: 1. Aspirinae outros analgésicos não esteroides 2. Ansiolíticos e antidepressivos 3. Analgésicos opiáceos,barbitúricos 4. Protetores da mucosa gástrica 5. Antiespasmódicos / anticonvulsivant…

See more on soumamae.com.br


Vacinas Durante A Gravidez

  • Embora as vacinas protejam o organismo contra doenças virais, é verdade que durante a gravidez não é recomendável tomar vacinas. Isso porque a maioria delas contém vírus que podem provocar infecções na placenta e no feto. A decisão de tomar ou não vai depender da situação de risco iminente à qual cada futura mãe está exposta, previamente avaliada pelo médico que aco…

See more on soumamae.com.br


Recomendações Gerais

  • Naturalmente, durante a gravidez, as mulheres passam por constantes mudanças hormonais. Assim, nesse período, pode ser necessária a administração de algum medicamento para resolver determinada condição médica própria da gestação ou alguma doença crônica. Por isso, é importante: 1. Manter uma boa comunicação com o médico que acompanha a gravidez 2. Avali…

See more on soumamae.com.br

Leave a Comment