
Quem propôs o SUS?
Pioneiro e inovador. Assim pode ser classificado o trabalho do médico Hésio de Albuquerque Cordeiro, que levou o antigo INAMPS a consagrar os princípios do movimento sanitário, dando início ao SUS.
Que estratégias e táticas que podem ser acionadas para viabilizar a consolidação do SUS?
Garantir financiamento adequado para o SUS e para outras políticas públicas. Realizar ampla reforma do modelo de gestão pública, avançando no sentido de torná-la republicana e democrática. Consolidar e estender modelo de atenção inspirado na tradição consolidada dos sistemas nacionais e públicos de saúde.
O que mudou com o SUS?
Em 2014 o SUS completa 26 anos de funcionamento. Iniciando-se com a Constituição de 1988, tem sido uma das maiores políticas públicas brasileiras de inclusão social. Mudou o conceito de direito à saúde, tornando seu acesso, pelo menos na letra da lei, universal e gratuito para todos os brasileiros.
O que a população poderia fazer para melhorar a qualidade do SUS?
Legalmente, a participação se da através dos Conselhos de Saúde, que atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, e das conferências de saúde as quais propõe ou indicam ações e políticas que devem acontecer a cada quatro anos.
Quais são as estratégias do SUS?
As estratégias para aproximá-los são eminentemente políticas. Têm a ver com a luta pelo poder entre, de um lado, os beneficiários do statu quo e, de outro, aqueles que podem melhorar suas condições de vida com o funcionamento efetivo do SUS.
O que significa consolidação do SUS?
A Consolidação do SUS é formada por princípios básicos do SUS, a exemplo da Universalidade, onde a saúde é entendida como um direito de cidadania e cabe ao Estado assegurar isto; a Equidade, onde as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas; a Integralidade, que considera as pessoas como um todo, …
Como ampliar as bases sociais e políticas para a sustentação do SUS?
Para se ampliar as condições de possibilidade para a consolidação do SUS e do direito à saúde, é fundamental a aproximação do Movimento da Reforma Sanitária com a maioria da sociedade brasileira. Não se trata de desafio simples, ao contrário.
Quais as únicas formas de participação no SUS que são obrigatórias para todo o país instituindo um sistema de controle social?
Sendo tais práticas exercidas de duas formas: a participação institucionalizada, regulamentada pela Lei nº 8.142/1990, que na área da saúde se expressa nos Conselhos locais, municipais e estaduais e nas Conferências de Saúde nos níveis municipal, estadual e nacional, onde atores participam como representantes de …