O trabalho das mulheres rbatedeiras de açai no pará

image

Como as mulheres foram inseridas ao trabalho?

Dessa forma, é preciso compreender como as mulheres foram inseridas historicamente ao trabalho, quais eram os seus papéis e como se deu a evolução dos direitos trabalhistas das mulheres. Durante o período colonial (1500-1822) as mulheres brancas foram mantidas em segundo plano tanto economicamente quanto socialmente em relação ao homem.

Quais eram as condições de trabalho das mulheres?

Entretanto, as condições de trabalho das mulheres eram precárias, suas jornadas de trabalho eram exaustivas e, na prática, suas remunerações eram inferiores às dos homens.

Quais são os direitos fundamentais à mulher em relação ao trabalho?

Hoje em dia, a legislação trabalhista nacional garante direitos fundamentais à mulher em relação ao trabalho, prevendo formalmente a proteção e a promoção das mulheres na esfera profissional. Mas apenas a existência de regras não acarreta, necessariamente, em mudanças comportamentais e culturais na sociedade.

Por que as mulheres continuam a liderar o trabalho doméstico?

As mulheres continuam a liderar o trabalho doméstico, desempenhando a maior parte das tarefas em comparação com os homens. Assim, a consequência direta disso é a falta de tempo para descansar, cuidar de si próprias e até para direcionarem as suas energias para a gestão da sua carreira.

image


O que é um batedor de açaí?

Resumos. Batedor de açaí representa pontos comerciais de processamento e venda do açaí conhecidos também como amassadeiras ou batedeiras de açaí. Essa classe encontra-se espalhada, em sua grande maioria, pelas periferias dos municípios nortistas.


Quem cultiva o açaí?

O estado do Pará lidera a produção e a exportação mundial da fruta. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, o estado produziu, em uma área de quase 200 mil hectares, 1,4 milhão de toneladas de açaí (95% do total Brasil).


Como o açaí é vendido?

Nas regiões produtoras, a polpa do açaí é comercializada à temperatura ambiente, sendo então consumida imediatamente. Quando se destina aos comércios distantes, a polpa é congelada, porém essa técnica de conservação provoca danos ao alimento, como perdas nutritivas, que modificam as propriedades originais.


Qual é o nome da árvore do açaí?

Euterpe oleraceaeaçaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.


Quem são os consumidores de açaí?

Devido ao seu caráter energético e nutritivo, o açaí tem conquistado uma clientela cada vez maior em todo o país, sendo indicado principalmente para consumo de atletas e pessoas que buscam uma alimentação saudável, sendo também apreciado por pessoas que apenas estimam o sabor do produto (SILVA et al., 2018).


Como o açaí é exportado?

EUA é o principal destino Logo atrás vem Japão e Austrália com, respectivamente, 236 e 194 toneladas. Os dois países juntos movimentaram pouco mais de US$ 1,5 milhão. O mercado europeu aparece com Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Portugal, mas com valores pouco impactantes na balança comercial do produto.


Como o açaí foi descoberto?

Ao observar a palmeira, Itaki percebeu que no local para onde os olhos de Iaçã estavam direcionados abundava um pequeno fruto escuro. Tratava-se do açaí. O cacique mandou então que todos os frutos fossem colhidos.


Como o açaí conquistou o mundo?

Com pouquíssimo esforço, você tem acesso a uma fonte de energia constante e extremamente versátil. Era assim para os índios caçadores-coletores há mil anos. E segue assim hoje – principalmente para quem tem pouco dinheiro. 60% das famílias que recebem até um salário mínimo no Pará consomem açaí todos os dias.


Qual é o maior produtor de açaí?

estado do ParáMERCADO NACIONAL O estado do Pará é o maior produtor mundial de açaí, tendo dobrado sua produção nos últimos 10 (dez), anos e o maior exportador brasileiro, seguido do Amazonas.


Onde é cultivado o açaí?

O açaí cultivado está se expandindo, principalmente, em áreas de terra firme de vários estados da Amazônia e no sul da Bahia, onde as condições climáticas são mais favoráveis, com predominância dessa expansão no Estado do Pará.


Qual é a região do açaí?

Região Norte do BrasilO açaizeiro é uma palmeira brasileira típica do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins, na Região Norte do Brasil. Nesses estados, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca, ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão.


Onde fica a plantação de açaí?

Nativo da Amazônia brasileira, o açaizeiro tem o estado do Pará como principal centro de dispersão natural desta palmácea, que é adaptada às condições elevadas de temperatura, precipitação pluviométrica e umidade relativa do ar.


As mulheres e o mercado de trabalho brasileiro

Um dos importantes fatores para se atingir o bem-estar em uma sociedade é o desenvolvimento econômico do país. E um dos principais elementos para que esse desenvolvimento aconteça é a capacidade produtiva da sociedade, que envolve, entre outras coisas, a oferta de mão de obra.


Contexto histórico: quando as mulheres entraram no mercado?

Antes de tudo, é importante termos consciência de que o cenário atual do mercado de trabalho no Brasil é uma consequência das estruturas sociais e econômicas do passado.


A Consolidação das Leis Trabalhistas e as garantias para as mulheres no Brasil

No ano de 1943, Getúlio Vargas promove a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) no Brasil, que marcou a conquista dos direitos trabalhistas essenciais no país e ainda se encontra em vigor, apesar de ter sofrido mudanças ao longo do tempo.


A realidade atual das mulheres no mercado de trabalho

Agora que vimos as garantias trabalhistas das mulheres previstas na legislação nacional, podemos analisar o cenário atual do mercado de trabalho brasileiro em relação às mulheres.


Conclusão

A evolução das mulheres no mercado de trabalho brasileiro possibilitou que elas ocupem postos e lugares que por muito tempo foram tidos somente como masculinos. Os cuidados do lar e dos filhos já não são as únicas atividades que as mulheres exercem no âmbito econômico e social.


Diferença entre níveis de escolaridade entre mulheres e homens não se traduz em maior reconhecimento profissional

Outro dado a ter em conta, quando se trata o retrato do trabalho feminino em Portugal, é que é normal as mulheres terem igual ou superior nível de escolaridade relativamente aos seus companheiros homens.


Sintomas de cansaço face à vida profissional, e a culpa é da distribuição das tarefas domésticas

Será que tudo começa em casa? Podemos mesmo esperar que as mulheres sejam igualmente remuneradas pelas empresas se, no lar, a divisão de tarefas já não é equitativa?


Uma questão de tempo

Conclui-se uma vez mais que é urgente resolver, de forma definitiva, a disparidade de investimento de tempo no trabalho doméstico entre homem e mulher.


As consequências

Como consequência destes sinais de insatisfação das mulheres com a sua vida profissional, contam-se, por exemplo, um menor desejo de ter filhos, a quebra de produtividade, o aumento de crises relacionais, mais divórcios, menos saúde, e menor qualidade de vida.

image


Resumo

  • Esse estudo objetiva compreender o papel histórico da participação feminina no mercado de trabalho, bem como a articulação entre o trabalho doméstico e remunerado. Partiu-se do seguinte questionamento: como se estabelece as relações entre as desigualdades de gênero e as dificuldades das mulheres na articulação entre o trabalho doméstico e o trabalh…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Introdução

  • O legado histórico da colonização e desenvolvimento econômico baseado na escravidão e na exploração da população negra, somados a uma cultura patriarcal vivenciada desde os primórdios, em que o chefe da casa era sempre superior a mulher, viabiliza um fenômeno invisível às políticas públicas: a dupla jornada de trabalho da mulher. Mesmo diante de tantas mudança…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Procedimentos metodológicos

  • O estudo em questão se trata de uma pesquisa de campo, a qual Lakatos e Marconi (2003) definem como sendo aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, ou ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre e…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Inserção Da Mulher No Mercado de Trabalho E Sua Dupla Jornada

  • Pode se dizer que, culturalmente, sempre foi atribuída às mulheres a responsabilidade das inúmeras tarefas conhecidas coletivamente como “tarefas domésticas”: cozinhar, lavar louça, lavar roupa, passar roupa, fazer a cama, varrer, comprar, dentre tantas outras e ainda cuidar das crianças, dos idosos e de pessoas com deficiências, ou seja, atividades não remuneradas no â…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Resultados E Discussão

  • A idade das entrevistadas variou de 19 a 66 anos com uma idade média entre elas de 36 anos. Em relação à escolaridade das entrevistadas, esta variou de fundamental incompleto até pós-graduação, segundo o gráfico 01. Já em relação ao estado civil, a maioria das entrevistadas era casada, totalizando 46%, seguido de 24% de entrevistadas solteiras, 18% de divorciadas e, por fi…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Considerações Finais

  • Pode concluir-se, então, que culturalmente, sempre foi atribuída às mulheres a responsabilidade das inúmeras tarefas conhecidas coletivamente como “tarefas domésticas”, por esse motivo, atribui-se o termo dupla jornada, uma vez que a mulher precisa conciliar essas tarefas com o trabalho remunerado. De maneira geral, o pensamento social brasileiro, no que diz respeito a po…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Referências

  • BANDEIRA, Lourdes; Thurler, Ana Liési. A vulnerabilidade da mulher à violência doméstica: aspectos históricos e sociológicos. 2010. BARBOSA, Esdras da Silva. Ensino de História e RAP: classe, raça e gênero como possibilidades de diálogo nas aulas de História. 2017. Monografia – Universidade de Brasília. Brasília, 2017. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/188…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Apêndice – Referência de Nota de Rodapé

  • 4. Escrava: Mulher cativa. Que está dominada por uma ideia ou sentimento = dependente; Indivíduo que foi destituído de sua liberdade e que vive em absoluta sujeição a alguém que a trata como um bem explorável e negociável. Mulher que está sujeita à submissão radical diante de qualquer homem; trabalha em demasia sem remuneração. Pós-graduanda de Direito Civil – PU…

See more on nucleodoconhecimento.com.br

Leave a Comment