O verbo ganharam indica açao

image

Ganharam é a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e a terceira pessoa do plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo. eles; elas; vocês [ ganharam ] « relativo a uma situação passada ou concluída » Ganharam a partida por 2-0. Eles ganharam uma boa reputação, como você sabe.

Full
Answer

Quais são os verbos de ação?

Verbos de ação, como o próprio nome já nos diz, indicam: Ação. Jogar bola indica uma ação. Acontecimento. Cair indica um fato acontecido. Desejo. Pedir silêncio indica um desejo. Atividade mental.

Qual a diferença entre ganharam e ganharão?

As duas formas – ganharam e ganharão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ganhar, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes tempos gramaticais.

Qual o significado da palavra ão?

A palavra terminada em ÃO indica tempo futuro. 1) Os animais do circo viver ão por mais dois anos. 2) Será que vocês poder ão me ajudar hoje a noite? 3) Esperar ão por ele o dia inteiro se continuarem aqui. 4) Eles far ão tudo o que puderem para ajudar você.

image


Verbos significativos e transitividade verbal

Verbos significativos (ou verbos de ação) estabelecem transitividade, podendo ser classificados em transitivos diretos ou indiretos e intransitivos. Assim, são o núcleo de um predicado verbal.


Verbos significativos e verbos de ligação

Verbos significativos indicam uma ação. Verbos de ligação não indicam uma ação, apenas um estado, ligando uma característica ao sujeito. Assim, verbos significativos opõem-se a verbos de ligação.


Quando usar à?

Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a. Assim, a contração à nunca é utilizada antes de uma palavra masculina ou de uma palavra que não se determina, como um verbo.


Quando usar há?

Há é a forma conjugada do verbo haver na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo. É usada quando o verbo haver atua como um verbo impessoal, sem sujeito, devendo, assim, ser conjugado sempre na 3.ª pessoa do singular.

image

Leave a Comment