Por que as enchentes sao agravadas pela açao humana

image

Sendo assim, com base no contexto humano, as enchentes são provocadas, entre outros, pela ocupação desordenada do espaço, pela impermeabilização do solo, pela eliminação da vegetação nativa e pela deposição irregular de resíduos sólidos. Leia também: Problemas ambientais urbanos — as mazelas que atingem o espaço das cidades Prevenção de enchentes

Full
Answer

Quais são os principaisproblemas relacionados às enchentes?

Os principais motivos para as enchentes nas cidades é o acúmulo de desejos sólidos nas vias, falhas ou sobrecargas no sistema de drenagem, mas também a impermeabilização do solo.

Quais são as causas antrópicas das enchentes?

Outra causa antrópica das enchentes é a ocupação irregular de áreas sujeitas a maiores inundações, causadas, principalmente, pela falta de planejamento nas cidades. Estas ocupações geram desastres como o ocorrido na região serrana do Rio alguns anos atrás.

Quais são as principais características da prevenção das enchentes?

As enchentes estão atreladas a causas naturais, como as chuvas, e antrópicas, como a ocupação indevida das margens dos rios. A prevenção das enchentes passa pela conservação da vegetação e das planícies de inundação. As enchentes causam enormes prejuízos econômicos para a sociedade. O fenômeno também causa um número considerável de mortes.

Por que as enchentes ocorrem de forma periódica?

As enchentes ocorrem de forma periódica, com destaque para as épocas mais chuvosas do ano. Não obstante, a ação do homem no espaço natural potencializa esse fenômeno. Nesse contexto, a ocupação do espaço natural e a sua transformação pela ação antrópica provocam o aumento da intensidade das enchentes.

image


Quais são as ações humanas que influenciam na ocorrência de enchentes?

Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo.


Como as enchentes afetam a vida das pessoas?

– Inundação de residências e vias públicas. – Perdas materiais – móveis, danificação de automóveis, objetos, etc. – Proliferação de doenças – malária, hepatite A, febre amarela, leptospirose, entre outras.


Quais problemas as enchentes trazem a sociedade?

Contaminação: Com a invasão da água da enchente nas casas, os alimentos que entram em contato com a água contaminada ficam inadequados para o consumo. Prejuízos Financeiros: Muitas casas são derrubadas ou interditadas, perdem-se móveis, alimentos, objetos e a atividade econômica é prejudicada.


Por que ocorrem as enchentes?

Enchentes ou cheias ocorrem quando há a elevação do nível de água no canal de drenagem do rio, pelo aumento da vazão, atingindo a cota máxima do canal. Ou seja, é quando o curso hídrico (rio ou córrego, por exemplo) alcança o seu limite de água, porém sem que haja um extravasamento em suas margens.


Quais são as consequências das chuvas fortes?

As enchentes e inundações são muitas vezes causadas pela cheia de um rio, fazendo com que as suas águas elevem-se acima do normal em tempos de fortes chuvas. Assim, suas águas acabam “invadindo” o espaço de moradia de muitas pessoas, além de ruas e empreendimentos comerciais.


Quais são os impactos das tragédias por chuvas na Saúde única?

Isso implica um maior número de pessoas, em relação à população total, expostas a doenças de veiculação hídrica, por exemplo. Deve-se considerar ainda que os surtos de doenças podem ser deflagrados no período pós-inundação. Além dos impactos humanos potenciais, observa-se ainda a exposição aos danos materiais.


O que a chuva pode causar na cidade?

Famílias ficam ao desabrigo, carros alagados resultam em perda total, árvores e postes caem, partes da cidade ficam sem luz, o trânsito vira um caos.


Quais são as consequências da ocorrência de chuvas nas cidades?

Em zonas urbanas, as chuvas elevam o nível dos rios e causam transbordamentos, enchentes e deslizamentos de terra, colocando em risco vidas humanas e gerando prejuízos econômicos.


Por que os rios transbordam e invadem os espaços urbanos?

“Quando a chuva chega no espaço urbano, a água cai sobre no solo impermeável e não consegue se infiltrar. Nossos canais e rios estão canalizados. Essas águas, em grande quantidade e velocidade, escorrem para as sarjetas e galerias, que não conseguem suportá-las.”


O que caracteriza uma enchente?

Enchente: é um processo natural ou potencializado pela ação antrópica que acontece por meio do aumento do volume de água nos rios e córregos. Portanto, é o transbordamento dos cursos de água. As enchentes são fenômenos naturais recorrentes, principalmente, nos períodos mais chuvosos do ano.


Causas das enchentes

As enchentes são fenômenos prioritariamente naturais. Elas são provocadas especialmente por grandes eventos chuvosos, em termos de quantidade e/ou constância. Assim, o acúmulo de água da chuva provoca o transbordamento dos cursos de água.


Prevenção de enchentes

As enchentes, enquanto processo natural e cíclico, ocorrem de forma periódica. Portanto, são fenômenos que acontecem de maneira recorrente; porém, seus desdobramentos, como os prejuízos humanos e econômicos, podem e devem ser evitados.


Consequências das enchentes

As enchentes geram diversas consequências, principalmente altos prejuízos humanos e econômicos. O transbordamento dos rios atinge anualmente diversas zonas urbanas. Dessa forma, devido à inundação de casas e comércios, há um alto prejuízo em termos econômicos, como a perda de diversos objetos, máquinas e equipamentos.


Diferenças entre enchente, alagamento e inundação

Os termos enchente, alagamento e inundação são comumente utilizados como sinônimos, porém cada um tem a sua particularidade, em especial, relacionada ao processo de presença de água em determinado local. Podem ser conceitualizados assim:


Artigos Relacionados

A Quantidade de Filhos no Brasil, O que levam as famílias ter uma grande Quantidade de Filhos no Brasil, A Quantidade de Filhos no Brasil provocam vários problemas, A Quantidade de Filhos no Brasil e questões sociais.


1. Problemas ambientais

O progresso sempre é carregado de benefícios, mas também representa alguns riscos e problemas. Quando as pessoas deixam o interior e se deslocam aos centros urbanos, geralmente motivadas pela expectativa de melhoria de vida, causam o que se convencionou chamar de “inchaço” urbano, o que ocasiona graves problemas ambientais e sociais.


2. As enchentes

As enchentes podem ocorrer tanto por causas naturais quanto por causas antrópicas. Um exemplo de enchente por causas naturais é a elevação do leito dos rios em períodos de grande intensidade de chuvas. Recentemente constatou-se a cheia do Rio Acre, em 2015, a qual deixou inúmeras cidades em estado de emergência, além de muitas pessoas desalojadas.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Depois de um tempo sem escrever, por motivos de força maior como disse na postagem anterior, volto a ativa falando sobre um tema polêmico e que esteve nos noticiários brasileiros no fim de 2008, início de 2009 e não sendo pessimista, creio que estará nos acompanhando de agora pra frente: ENCHENTES e INUNDAÇÕES.


As enchentes são causadas pela ação humana ou será mais uma conseqüência do aquecimento global?

Depois de um tempo sem escrever, por motivos de força maior como disse na postagem anterior, volto a ativa falando sobre um tema polêmico e que esteve nos noticiários brasileiros no fim de 2008, início de 2009 e não sendo pessimista, creio que estará nos acompanhando de agora pra frente: ENCHENTES e INUNDAÇÕES.


Causas de enchentes

As causas de uma enchente podem ser divididas, de forma geral, em naturais e antrópicas (causadas pelo homem). Dentre as causas naturais, pode ser citado o período de cheia dos rios perenes, que acabam invadindo espaços urbanos.


Consequências das enchentes

As consequências das enchentes e inundações são drásticas na maioria dos casos. Além do grande número de mortes como os já citados, elas ocasionam elevada destruição do solo e da área urbana, causando prejuízos econômicos e psicológicos aos cidadãos da região afetada.


Como evitar enchentes

Como apresentado anteriormente, há uma parcela das enchentes causada por fatores naturais. Estes infelizmente não podem ser evitados, porém há diversas maneiras de controlar as enchentes causadas ou agravadas pela influência humana.


Quais as causas das enchentes no Brasil?

As enchentes são fenômenos naturais potencializados pela ação humana. No Brasil, elas estão comumente ligadas ao período chuvoso, que, apesar da diversidade climática do país, acontece principalmente no verão. Nesse período, o intenso volume de precipitações resulta no aumento do volume de água presente nos cursos de água do país.


Como impedir as enchentes no Brasil?

As enchentes são fenômenos naturais e têm forte recorrência no território brasileiro devido às questões naturais do país. No entanto, há de se destacar que os desdobramentos das enchentes, em especial a sua potencialização, são causados pelas ações antrópicas.


Quais as consequências das enchentes no Brasil?

As enchentes que ocorrem no território brasileiro provocam um grande volume de prejuízos humanos e econômicos. Essas inundações resultam em perdas econômicas para áreas residenciais, comerciais e industriais, especialmente nas zonas urbanas, além de contribuir para a disseminação de doenças e animais peçonhentos.


Quais as diferenças entre enchente, alagamento e inundação?

Os termos enchente, alagamento e inundação são comumente apontados como sinônimos, porém eles possuem particularidades importantes, que devem ser consideradas para a sua utilização. Veja, a seguir, a conceituação correta de cada um deles:


Há uma frequência maior de enchentes no Brasil?

As enchentes são um fenômeno recorrente no Brasil, porém evidências científicas explicitam que esse fenômeno se tornou mais forte e recorrente nas últimas décadas. Esse cenário é explicado, em partes, pelo processo de predação do recursos naturais e de crescimento desordenado das zonas urbanas do país.


Quais foram as maiores enchentes ocorridas no Brasil?

As grandes enchentes no Brasil são um fenômeno comum e que ocorre todos os anos, provocando um grande volume de prejuízos humanos e econômicos. A lista a seguir apresenta desastres naturais de larga escala no Brasil atrelados a ocorrências de enchentes.


Leptospirose

Apelidada de doença do rato, é transmitida pela urina dos roedores infectados que se espalha pelas enchentes. Feridas aumentam o risco da doença, mas mesmo uma pele intacta pode ser invadida pela bactéria Leptospira — se você estiver em contato com água contaminada.


Hepatite A

Diferentemente da leptospirose, é causada por um vírus. Ele acessa o corpo principalmente pela ingestão de líquidos e alimentos com fezes contaminadas.


Diarreias bacterianas

De novo, o problema é ingerir água contaminada com fezes repletas de micro-organismos nocivos. “Inúmeras bactérias podem causar o problema”, afirma Aranha.


Febre tifoide

Ela até poderia ser enquadrada dentro das diarreias, mas merece um capítulo à parte por sua gravidade. Se não tratada, a doença — deflagrada pela bactéria Salmonella Typhi — pode matar.


Tétano

A Clostridium tetani, bactéria que causa essa doença, em geral penetra o organismo por meio de cortes provocados com um objeto contaminado. E o que isso tem a ver com enchentes?


Dengue

A questão, aqui, são as poças d’água que persistem após um alagamento. Principalmente no verão, elas servem de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

image


Resumo sobre Enchentes

  1. As enchentes são fenômenos naturais e influenciados pela ação antrópica no espaço geográfico.
  2. As enchentes estão atreladas a causas naturais, como as chuvas, e antrópicas, como a ocupação indevida das margens dos rios.
  3. A prevenção das enchentes passa pela conservação da vegetação e das planícies de inunda…
  1. As enchentes são fenômenos naturais e influenciados pela ação antrópica no espaço geográfico.
  2. As enchentes estão atreladas a causas naturais, como as chuvas, e antrópicas, como a ocupação indevida das margens dos rios.
  3. A prevenção das enchentes passa pela conservação da vegetação e das planícies de inundação.
  4. As enchentes causam enormes prejuízos econômicos para a sociedade. O fenômeno também causa um número considerável de mortes.


Causas Das Enchentes

  • As enchentes são fenômenos prioritariamente naturais. Elas são provocadas especialmente por grandes eventos chuvosos, em termos de quantidade e/ou constância. Assim, o acúmulo de água da chuva provoca o transbordamento dos cursos de água. Esse extravasamento é um processo natural nas zonas de inundação dos rios, chamadas de vales fluviais ou planícies de inundação…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Prevenção de Enchentes

  • As enchentes, enquanto processo natural e cíclico, ocorrem de forma periódica. Portanto, são fenômenos que acontecem de maneira recorrente; porém, seus desdobramentos, como os prejuízos humanos e econômicos, podem e devem ser evitados. Nesse sentido, a prevenção das enchentes passa prioritariamente pelo controle do processo de ocupação do meio natural, com …

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Consequências Das Enchentes

  • As enchentes geram diversas consequências, principalmente altos prejuízos humanos e econômicos. O transbordamento dos rios atinge anualmente diversas zonas urbanas. Dessa forma, devido à inundação de casas e comércios, há um alto prejuízo em termos econômicos, como a perda de diversos objetos, máquinas e equipamentos. Ademais, as enchentes provoca…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Diferenças Entre Enchente, Alagamento E Inundação

  • Os termos enchente, alagamento e inundação são comumente utilizados como sinônimos, porém cada um tem a sua particularidade, em especial, relacionada ao processo de presença de água em determinado local. Podem ser conceitualizados assim: 1. Enchente: é um processo natural ou potencializado pela ação antrópica que acontece por meio do aumento do volume de águanos r…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Enchentes No Brasil

  • As enchentes são fenômenos naturais ligados ao transbordamento dos rios, o que ocorre mais nas estações chuvosas do ano. O Brasil, país de dimensões continentais que envolvem diversos tipos climáticos, apresenta muitas singularidades em relação ao processo de transbordamento dos rios. Em sentido amplo, as enchentes no território brasileiro ocorrem prioritariamente no ver…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Exercícios Resolvidos sobre Enchentes

  • Questão 1 (Enem) As modificações naturais e artificiais na cobertura vegetal das bacias hidrográficas influenciam o seu comportamento hidrológico. A alteração da superfície da bacia tem impactos significativos sobre o escoamento. Esse impacto normalmente é caracterizado quanto ao efeito que provoca no comportamento das enchentes, nas vazões mínimas e na vazã…

See more on mundoeducacao.uol.com.br

Leave a Comment