
Quais os perigos do açaí?
A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).
Qual e pior sorvete ou açaí?
Um picolé de açaí com peso em torno de 60 g fornece aproximadamente 75 kcal, ou seja, é bem menos calórico que o sorvete de massa ou a tigela de açaí. Mas, na composição do picolé industrializado também há outras substâncias como açúcar, polpa de açaí e de banana, extrato de guaraná e aromatizantes.
Como o açaí e consumido no Pará?
Nos estados do Amazonas e do Pará, além dos outros da região amazônica, o açaí é consumido principalmente acompanhado de farinha de tapioca, peixes e camarão, ou em forma de suco e vinho. O pirão da fruta também ganha lugar na mesa, assim como a geleia, sorvetes e doces.
E verdade que o açaí engorda?
Pode inclusive ser misturado a frutas e outros acompanhamentos saudáveis. Dessa forma, é um belo alimento para o pré-treino e pode ser incluído em dietas saudáveis, inclusive as que buscam o emagrecimento. Nesse formato, o açaí não engorda.
Porque açaí é melhor que sorvete?
Enquanto que o sorvete recebe aditivos artificiais em sua composição, o açaí in natura é considerado um superalimento, uma fruta que é fonte de vitamina E, fibras, cálcio, potássio e magnésio, aminoácidos e tem alto poder antioxidante.
Porque o sorvete faz mal?
Sorvete possui gordura, principalmente gordura trans, além de açúcar, que aumenta o colesterol ruim e triglicerídeos. Além disso eles são muito calóricos e ajudam aumentar o peso, afirma Ana Paula.
Qual a forma correta de comer açaí?
Diferente da região Norte do Brasil, onde o açaí é consumido em sua forma mais pura e sem adição de açúcares, comumente acompanhado de farinha e peixe, nos outros lugares do país, a fruta é servida com ingredientes calóricos, como granola, leite em pó, mel, paçoca e até mesmo leite condensado.
Como o açaí é consumido na região Norte do Brasil?
O açaizeiro é uma palmeira brasileira típica do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins, na Região Norte do Brasil. Nesses estados, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca, ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão.
Por que o açaí é tão caro?
O litro pode ser encontrado por até R$ 25. De acordo com o doutor João Freitas, especialista em sistemas agroflorestais e no cultivo do açaí, um dos motivos do alto preço do produto é a falta do apanhador, o homem que faz a coleta do fruto no açaizeiro. “Outro ponto importante é o período de chuva.
O que engorda mais pão ou açaí?
Açaí puro é menos calórico que 2 unidades de pão francês De acordo com a profissional, 100g de polpa de açaí tem 58 kcal. A mesma quantidade de pão, equivalente a 2 pães franceses, tem aproximadamente 300 kcal.
Como usar o açaí para emagrecer?
“As fibras, também aos montes no açaí, regulam o intestino. E, se ele funciona bem, perder peso fica mais fácil. Ou seja, vale comer uma porção (o equivalente a uma polpa de 100 gramas) por dia, substituindo um dos lanches da dieta.
Pode tomar açaí todos os dias?
Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.
Sem leite ou refrigerante
De acordo com Buettner e uma pesquisa que contou com o apoio da National Geographic, os três alimentos básicos são as folhas verdes (vegetais), oleaginosas e grãos.
Influência dos processados
Uma das conclusões da pesquisa de Buettner é a péssima influência de alimentos processados em dietas ao redor do mundo – algo que se expandiu pela influência dos EUA. A ponto de algumas das zonas azuis estarem perto de perderem tal “status” por força da incorporação de comidas processadas em suas dietas.
A pesquisa
Assinado pelo diretor do Laboratório de Paleoetnobotânica do instituto alemão, o pesquisador Robert Spengler, o estudo se baseia em pesquisas arqueológicas recentes de sementes de maçã antigas preservadas tanto na Europa quanto na Ásia Ocidental. E combina essas informações com dados genéticos da fruta.
Rota da Seda
Essas “ilhas” de maçãs foram rompidas com a ação humana, de modo especial ao longo da Rota da Seda. As árvores passaram a ter contato umas com as outras. Abelhas e outros polinizadores se encarregaram de fazer sua parte.
Simbologia
No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão.
Cultura
Um dos doze trabalhos de Hércules, da mitologia grega, foi colher as maçãs de ouro de um jardim, após matar o dragão de cem cabeças que o guardava. Na fábula da Branca de Neve e os Sete Anões, a moça é envenenada com uma maçã.
Atualidade
Da Antiguidade para os dias atuais, a maçã segue sendo ícone. Incorporado, é claro, pela indústria cultural. O apelido de Nova York, por exemplo, “a grande maçã”, começou de maneira pejorativa e foi assumido pelo marketing de turismo.
Se você deseja parar de comer carne aposte no pescetarianismo
Diferente de outros tipos de vegetarianismo, ser adepto a uma dieta pescetariana é optar por uma alimentação menos restritiva, com uma grande variedade de alimentos marinhos, e todos os tipos de hortaliças, leguminosas, frutos, cereais, nozes, ovos e laticínios, que um bom cardápio vegetariano consegue oferecer.
Pescetarianos defendem uma alimentação baseada no equilíbrio
Boa parte dos pescetarianos afirmam que o principal motivo de adesão ao regime é a busca por uma alimentação saudável, equilibrada e balanceada. No entanto, vale a pena deixar claro que não existe nenhum tipo de norma universal e nem regimes alimentares melhores ou piores do que outros.
Dieta pescetariana é rica em ômega 3, minerais e antioxidantes
Todo mundo sabe que um dos segredos de uma alimentação saudável é investir no consumo de alimentos marinhos. O salmão, por exemplo, é um peixe muito conhecido por seus benefícios. Fonte de selênio, magnésio, vitamina A e vitamina D, a sua carne proporciona uma dieta rica em “gorduras boas” e tem ação anti-inflamatória no organismo.
