Qual é a açao das aguas corretes

image

Como são formadas as águas quentes e frias?

Elas são formadas em função da diferença de densidade entre as águas quentes e frias, pela ação de ventos ou pela influência das marés, e podem ser classificadas em quentes ou frias.

Quais são os tipos de águas quentes e subsuperficiais?

São formadas pela ação das marés, dos ventos ou pela diferente densidade entre as águas superficiais (mais quentes e menos salobras) e as subsuperficiais (mais frias e com maior quantidade de sal). São classificadas em quentes ou frias.

Quais são os fatores responsáveis pela poluição das águas?

A falta de saneamento básico é outro fator responsável pela poluição das águas. Contaminação por resíduos de cadáveres. Assim como ocorre com os lixões, a contaminação da água por resíduos de cadáveres deve-se pela infiltração de substâncias no solo.

Quais são os tipos de água?

Segundo essa classificação, possuímos três tipos de água: doce, salobra e salgada. A água salgada é aquela que apresenta alta concentração de sal, principalmente cloreto de sódio, e salinidade igual ou superior a 30%.

image


Como é a ação das águas correntes?

A ação geológica da água acontece com o desgaste, o transporte e a deposição de sedimentos, provocando a alteração de formas de relevo existentes e também contribuindo para a formação de novas estruturas, a exemplo das bacias sedimentares e outras.


Quais os movimentos executados pelas águas do oceano?

Águas oceânicas em movimento – As águas oceânicas apresentam três movimentos: ondas, marés e correntes marítimas. Ondas – São movimentos que ocorrem na parte de cima das águas oceânicas. As principais causas são ação do vento, que agita as águas, ou nos abalos sísmicos que ocorrem no fundo do mar.


Qual o papel da água na transformação do relevo?

O relevo é modelado externamente através de processos erosivos. Dentre os agentes externos, o que mais se destaca na formação do relevo são as forças das águas. Isso acontece porque a água da chuva produz enxurradas e deslizamentos de terra em encostas.


Como as águas das chuvas dos rios e dos mares atuam sobre as rochas?

Isso ocorre quando as águas se chocam com as rochas, causando fendas na base das mesmas, formando as falésias (paredões íngremes localizados a beira do mar). Esse processo é provocado pelas águas oceânicas e recebe o nome de erosão marinha.


Como se chama o movimento ascendente do oceano?

O afloramento ou ressurgência é um fenômeno oceanográfico que consiste na subida de águas subsuperficiais, mais frias, muitas vezes ricas em nutrientes, para camadas superficiais no oceano.


Quais são as atividades feitas nos mares e nos oceanos?

Nesse contexto, é crescente a diversificação das atividades econômicas do oceano: pesca e cultivo de organismos, como algas, moluscos, camarões e peixes; geração de energia renovável; extração de minerais, como óleo, gás, sal, calcário e pedras preciosas; serviços portuários e transporte de mercadorias; construção …


Como ocorre a transformação do relevo?

Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.


Qual fator foi responsável pela modificação ocorrida com a água?

As principais forças que dão origem ao ciclo da água são o calor do sol e a gravidade.


O que o homem faz para modificar o relevo?

Isso se dá através de atividades como o corte de árvores, o tratamento do solo, criação de animais domésticos, a construção de edifícios, estradas asfaltadas, perfuração de montanhas para a abertura de minas ou túneis, ou ainda o lançamento de resíduos orgânicos e industriais no ar, rios e mares.


O que acontece com as rochas quando caem nos rios?

Parte da água da chuva, por exemplo, se infiltra no solo, passando entre os espaços dos grãos de argila e de areia. Outra parte vai se infiltrando também nas rochas sedimentares e em fraturas de rochas, até encontrar camadas de rochas impermeáveis.


Como ocorre o processo de transformação das rochas?

Para que as rochas metamórficas tornem-se ígneas é necessário o seu derretimento – etapa denominada de fusão. Com o aumento da pressão e calor da terra, as metamórficas começam a derreter, produzindo as lavas. Depois, ocorre o resfriamento e solidificação desse material, formando as ígneas.


Como se dá o processo de formação das rochas?

As rochas formam-se a partir da agregação dos minerais durante milhões de anos. Quando há a junção dos minerais, temos a formação de um composto rochoso. A junção de minerais forma as rochas.


O que são correntes marítimas?

Correntes marítimas ou correntes oceânicas são grandes parcelas de água que se deslocam pelos oceanos de um local para outro. As águas de uma mesma corrente possuem características semelhantes de temperatura e salinidade.


Como se formam as correntes marítimas?

As correntes marítimas podem ser formadas de três maneiras: pela influência das marés, pelos ventos e pela diferença na temperatura, densidade e salinidade das águas oceânicas.


Quais são as principais correntes marítimas?

As principais correntes marítimas foram nomeadas conforme o seu local de origem, com exceção da corrente de Humboldt, nomeada em homenagem ao naturalista alemão que a descobriu, Alexander von Humboldt. Elas estão listadas abaixo, divididas em quentes ou frias.


Qual a importância das correntes marítimas?

As correntes marítimas são importantes para a redistribuição de calor e umidade sobre a superfície terrestre, atuando como fatores climáticos.


Atividades agrícolas

A atividade agrícola é potencialmente poluidora porque o uso de pesticidas e fertilizantes químicos pode infiltrar no solo e atingir o lençol freático.


Atividades domésticas

A atividade doméstica tem destaque pelo uso de detergentes, os quais potencializam o crescimento do fitoplâncton e algas que, quando morrem, esgotam a oferta de oxigênio.

image


Tipos de Correntes Marítimas

Image
Segundo a temperatura, as correntes marítimas são basicamente divididas em: 1. Quentes: No geral, são correntes marítimas mais superficiais, de forma que suas águas apresentam temperatura mais elevada. Ocorrem a partir da linha do Equador em direção aos polos, por exemplo as correntes do Brasil, Golfo, Guianas, Centro …

See more on todamateria.com.br


Importância Das Correntes Marítimas

  • Uma vez que interferem no clima dos locais onde atuam, as correntes marítimas são fenômenos importantes da natureza, responsáveis pelo equilíbrio das temperaturas e umidades dos locais do planeta. Além disso, elas proporcionam o equilíbrio do ecossistema marinho e ainda, favorecem a economia, ou seja, a atividade pesqueira de determinadas regiões. Um exemplo notório é a corr…

See more on todamateria.com.br


Correntes Marítimas Do Mundo

  • Além da corrente do Golfo outras correntes marítimas se destacam, a saber: Corrente do Labrador (Do Ártico ao Canadá), Corrente do Alasca, Corrente de Humboldt (Corrente do Peru), Corrente da Guiné (Golfo da Guiné, África), Corrente de Kuroshio (Corrente do Japão), Corrente das Agulhas (Oceano Índico, costa leste africana), Corrente de Bengala (Oceano Índico, costa o…

See more on todamateria.com.br

Leave a Comment