
Qual é a diferença entre a base e o pé da altura?
Esse lado é chamado base da altura, e o ponto onde a altura encontra a base é chamado de pé da altura. Lembrando que a altura é uma Ceviana especial. Ceviana é um segmento de reta que liga um vértice de um triângulo a um ponto qualquer do lado oposto. O ponto de interseção das três alturas de um triângulo denomina-se ortocentro (H).
Qual é a origem do tamanho 2a0?
A origem desses formatos é o padrão alemão DIN 476, que foi o documento que serviu de base para o surgimento da norma ISO 216. O tamanho 2A0 às vezes é descrito como A00, no entanto, essa convenção de nomenclatura não é usada para o tamanho 4A0. A norma ISO 216 especifica tolerâncias para a produção de tamanhos de papel da série A, como se segue:
Qual é a altura de um objeto?
A altura de um objeto ou figura geométrica é uma longitude ou uma distância de uma dimensão geométrica, usualmente vertical ou na direção da gravidade. Este término também se utiliza para designar a coordenada vertical da parte mais elevada de um objeto.
Qual o ponto de interseção das alturas?
Ceviana é um segmento de reta que liga um vértice de um triângulo a um ponto qualquer do lado oposto. O ponto de interseção das três alturas de um triângulo denomina-se ortocentro (H).

Exemplo proposto
Imagine que temos que dimensionar uma sapata para um pilar com seção de 20 cm x 80 cm com uma carga total de 125 toneladas (força), onde a tensão admissível do solo é de 2,6 Kgf/cm² (pressão):
Ancoragem do pilar (Lb)
A armadura longitudinal do pilar deve ser ancorada na sapata, ou seja, a armadura do pilar deve se estender para dentro da sapata conforme a tabela abaixo:
Diagonal comprimida
Como a sapata é rígida, não ocorre ruptura por punção, então basta fazer a verificação da tensão na diagonal comprimida da superfície mais crítica, onde haverão áreas sujeitas à cisalhamento:
4A0 & 2A0 – Os formatos de tamanho grande da norma DIN 476
Os tamanhos de papel maiores que o A0, 4A0 e 2A0 não são formalmente definidos pela norma ISO 216, mas são comumente usados para papeis de tamanho grande. A origem desses formatos é o padrão alemão DIN 476, que foi o documento que serviu de base para o surgimento da norma ISO 216.
Utilização internacional
Os tamanhos de papel da série A são de uso comum em todo o mundo ao contrário somente dos EUA, Canadá e partes do México. O tamanho A4 tornou-se o tamanho de cartão padrão de negócios em países de língua inglesa como Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, que anteriormente usavam os tamanhos imperiais britânicos.
Tamanhos não cortados RA e SRA
Os tamanhos RA e SRA são padrões de papel não cortado para impressão comercial. Esses formatos são projetados para permitir a sangria da tinta durante o processo de impressão, para que o papel possa então ser cortado e se encaixar num dos tamanhos da série A. Clique aqui para mais informações sobre tamanhos RA e SRA.
