Qual é o mecanismo de açao da protrombina

image

O tempo de protrombina, TP ou TAP é realizado adicionando-se ao plasma descalcificado pelo citrato, um excesso de fator tecidual (tromboplastina). Considerando que a protrombina é convertida em trombina num tempo uniforme, a adição de cálcio com quantidade conhecida de cloreto de cálcio produz a coagulação do plasma.

Full
Answer

Qual a função da protrombina?

Com a propagação da protrombina da cascata de coagulação ( factor II) é activado e transformado em trombina. Sob a acção da trombina, o fibrinogénio é convertido em fibrina e formam um coágulo. A geração normal da trombina também é de vital importância para a função plaquetária, como parte da hemostasia primária.

Quais são as causas da mutação da protrombina?

A mutação da protrombina é causada por uma alteração do gene F2. Outro termo comum para a protrombina é o fator II da coagulação, por isso gene F2.

Qual o tempo de coagulação da protrombina?

O exame de tempo da protrombina, realizado por laboratórios de análises químicas e institutos de patologia (dentre os quais o Carlos Chagas) vai medir o tempo médio dessa coagulação potencial. O valor de referência para um adulto saudável será entre 10 e 14 segundos.

Quais medicamentos podem alterar o valor do exame de protrombina?

Além disso, alguns medicamentos como antibióticos, corticoides e diuréticos também podem alterar o valor do exame, sendo, por isso, aconselhado informar o médico sobre toda a medicação que se está utilizando. Já quando valor de protrombina é mais baixo significa que a coagulação acontece muito rápido.

image


Qual é a função da trombina?

A trombina é um polipeptídio plasmático, com peso molecular de 33700UI, que vem sendo relacionado às seguintes funções: catalisar a conversão do fibrinogênio em fibrina; ativar o fator XIII, responsável pela ligação cruzada da fibrina, e estabilização do trombo; estimular a agregação plaquetária, através de receptores …


O que é atividade Protrombínica?

O exame TAP (Tempo de Atividade da Protombina) avalia a coagulação sanguínea. Quando há um foco de sangramento no corpo, os fatores de coagulação vão até lá e formam um coágulo que impede que aquele local volte a sangrar. Logo, a coagulação sanguínea é responsável por evitar novos sangramentos.


Qual o mecanismo de ação dos anticoagulantes?

O medicamento anticoagulante atua bloqueando a ação das substâncias do organismo que promovem a coagulação do sangue. O resultado dessa atuação, como já mencionamos no início do post, é deixar o sangue mais líquido, a fim de circular de maneira livre pelos vasos sanguíneos.


Como ocorre o processo de coagulação do sangue?

A coagulação sanguínea se dá por uma sequência de eventos químicos e plaquetários (plaquetas são fragmentos celulares oriundos de células chamadas megacariócitos, as quais são originadas na medula óssea) que resultam na formação de um coágulo de fibrina que faz a hemostasia (cessação do sangramento) e ajudam a parar o …


O que é fibrinogênio no exame de sangue?

O fibrinogênio é um fator da coagulação (fator I), uma proteína necessária para a formação do coágulo. É produzido no fígado e liberado na circulação junto com outros fatores. É desencadeado quando há lesão de um vaso sanguíneo, processo chamado hemostasia, que contém o sangramento.


Para que serve a varfarina?

O princípio ativo varfarina sódica, é um anticoagulante que age na inibição dos fatores de coagulação dependentes da vitamina K. O objetivo da terapia com anticoagulante é reduzir a capacidade de coagulação do sangue, de modo a evitar a trombose e, ao mesmo tempo, evitar a ocorrência de sangramento espontâneo.


Como atuam os anticoagulantes e os antiagregantes plaquetários?

As plaquetas são como pequenos discos, que temos na corrente sanguinea, responsáveis por iniciar a formação do coagulo de sangue, elas se agrupam e iniciam a formação desses coágulos, os antiagregantes atuam impedindo que elas se agrupem, contudo o formação do coágulo ainda tem outros caminhos mais “poderosos” ou …


Qual o mecanismo de ação heparina?

Heparina Não-fracionada (HNF): Mecanismo de Ação: Inibe indiretamente a trombina por atuar como co-fator da antitrombina (AT), aumentando sua atividade e, consequentemente, seu efeito anticoagulante sob a trombina, o fator Xa, e, em menor grau, os fatores XII, XI e IXa.


Como os anticoagulantes antiagregantes plaquetários agem no organismo?

Tanto os anticoagulantes quanto os trombolíticos/fibrinolíticos atuam na etapa da coagulação, desfazendo os trombos nos vasos sanguíneos. O que muda entre eles é a sua potência e, consequentemente, o tempo de sua eficácia. Os trombolíticos são os mais potentes, desfazendo o trombo imediatamente.


Quais são os fatores de coagulação do sangue?

Os fatores de coagulação são um grupo de proteínas essenciais para a formação do coágulo sanguíneo….Fatores de coagulação.Fator de coagulaçãoOutro nome comumIFibrinogênioIIProtrombinaIIIFator tecidualV6 more rows•Jun 10, 2008


Onde são produzidos os fatores de coagulação?

Como todos os fatores de coagulação são produzidos no fígado (pelos hepatócitos e pelas células endoteliais sinusoidais hepáticas), tanto o tempo de protrombina (TP) como o tempo de tromboplastina parcial (TPP) estão prolongados nas doenças hepáticas graves.


O que é um coágulo de sangue?

Os coágulos sanguíneos são estruturas que se formam naturalmente no corpo como uma forma de bloquear feridas. Eles fazem parte do sistema de cicatrização do organismo, para impedir a perda de sangue quando surgem traumas e ferimentos com sangramento.


Palavras-Chave

  • Gene da Protrombina Mutante; Mutação analisada: G20210A; FII 20210; Mutação do Fator 2; F2 Mutação; Fator II.

See more on santacasa.org.br


Critérios de Rejeição

  • Amostra coagulada ou hemolisada. 1. Volume inferior a 2,0 mL. 2. Anticoagulante inadequado. 3. Amostra com tempo superior a 24 horas após a coleta. 4. Amostras vazadas devido ao processo inadequado de transporte do material.

See more on santacasa.org.br


Interpretação

  • Informações Clínicas O Fator V Leiden e a mutação no gene da protrombina estão associados ao risco de Trombose venosa, já a mutação no gene da Metilenotetrahidrofolato Redutase está associada ao aumento do risco de doença coronariana e ao aumento dos níveis de homocisteína. Trombose é uma desordem multifatorial, resultante de anormalidades no sistema de coagulaçã…

See more on santacasa.org.br


Códigos E Preços

  • Códigos Integração: 3634 TUSS: 40319326 Cliente particular e cliente conveniado – favor entrar em contato para avaliar cobertura. (51) 3213-7489 biomol@santacasa.tche.br

See more on santacasa.org.br

Leave a Comment