Qual é o mecanismo de açao das penicilinas

image

Qual a ação das penicilinas?

As penicilinas são antibióticos bactericidas, que atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana, interferindo na transpeptidação, tanto de bactérias gram-positivas quanto de gram-negativas. Qual o espectro de ação das penicilinas? Classe: Penicilina Ação: Bactericida.

Quais são as estruturas básicas das penicilinas?

A estrutura básica das penicilinas é composta por um anel tiazolidínico ligado ao anel β-lactâmico e por uma cadeia lateral. Modificações na cadeia lateral são responsáveis por diferenças no espectro de ação entre as penicilinas.

Por que a penicilina é um antídoto eficaz contra os efeitos de envenenamento?

Além das suas propriedades antibacterianas, a penicilina é um antídoto eficaz contra os efeitos de envenenamento por α-amanitina, um dos aminoácidos tóxicos dos fungos do género Amanita. Tem-se dito que muitas descobertas científicas são feitas ao acaso. O acaso, já dizia Pasteur, só favorece aos espíritos preparados e não prescinde da observação.

Como as penicilinas exercem sua ação antimicrobiana?

As penicilinas exercem sua ação antimicrobiana ao inativarem estas enzimas e impedirem a reação de transpeptidação. De acordo com seu espectro de ação as penicilinas são classificadas em:

image


Qual o mecanismo de ação da penicilina?

Mecanismo de ação As penicilinas são antibióticos bactericidas, que atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana, interferindo na transpeptidação, tanto de bactérias gram-positivas quanto de gram-negativas.


Qual o mecanismo de ação das penicilinas e cefalosporinas?

Como explicado acima, as cefalosporinas, assim como todos os beta-lactâmicos, exercem ação antimicrobiana ao se ligarem e inativarem uma enzima chamada proteína ligadora de penicilina (PBP penicillinbindingprotein), este processo impede a síntese da parede celular e provoca a lise osmótica da bactéria.


Qual o mecanismo de ação da penicilina e como a penicilina pode ser inativada?

Mecanismos de ação Elas atuam por inibição da síntese da parede celular bacteriana através do bloqueio da síntese da camada de peptidoglicano da parede celular. Ao inibir a síntese da parede celular, as penicilinas levam a bactéria a lise osmótica e morte.


Qual o mecanismo de ação da ampicilina?

Mecanismo de ação Por ser antibiótico bactericida, apresenta mecanismo e ação semelhante ao das outras penicilinas. Entretanto, a ampicilina tem maior afinidade a proteína fixadora da penicilina 3, que é responsável pela formação de septos no momento da divisão da célula bacteriana.


Qual o mecanismo de ação das cefalosporinas?

Mecanismo de ação As cefalosporinas exercem sua ação antimicrobiana ao se ligarem e inativarem as PBPs. Assim, pela ação inibitória na síntese da parede celular, a bactéria sofre lise osmótica.


Qual a diferença entre as penicilinas e as cefalosporinas?

A principal diferença entre as cefalosporinas e as penicilinas é a fusão do anel β-lactâmico com um anel de dihidrotiazina. Seu princípio ativo é derivado do fungo Cephalosporium.


Quais são as formas de inativação das penicilinas?

O principal mecanismo de resistência de bactérias à penicilina baseia-se na produção de Beta-lactamases, enzimas que degradam a penicilina impedindo sua ação. Outro mecanismo de ação da penicilina é a inativação do inibidor das enzimas autolíticas na parede celular. Isto dá, como resultado, a lise celular.


Como a penicilina age no combate às bactérias?

A maioria das bactérias possui uma capa externa (parede celular) que as protege. Assim como os outros antibióticos betalactâmicos, a penicilina age impedindo que as bactérias formem essa parede celular, o que resulta em morte das bactérias.


Qual é a função da penicilina?

Indicada para combater diversos tipos de bactérias, a penicilina é comumente usada em casos de: infecção de garganta (faringite, amigdalite); ouvido (otite);


Onde a ampicilina age?

COMO AGE. inibe a síntese da membrana celular da bactéria; e bactericida. Biotransformação: no fígado (menos de 30%). Eliminação: principalmente urina; bile/fezes.


Qual é o mecanismo de ação da amoxicilina?

Mecanismo de ação Tem em sua estrutura química o grupo amino, ionizável, que faz com que tenha um amplo espectro de atividade antibacteriana contra muitos microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos, agindo através da inibição da biossíntese do mucopeptídeo das paredes das células.


Qual é a via de administração da ampicilina?

A ampicilina é uma droga que atinge níveis no sangue eficazes quando administrada por via oral. Sendo assim, deve-se preferir esta via de administração. Nos casos de impedimento, pode-se utilizar a via injetável e passar para a via oral assim que possível. Este medicamento é indicado para o uso em adultos.


História

Tem-se dito que muitas descobertas científicas são feitas ao acaso. O acaso, já dizia Pasteur, só favorece aos espíritos preparados e não prescinde da observação. A descoberta da penicilina constitui um exemplo típico. Alexander Fleming, bacteriologista do St.


Estrutura química

As penicilinas contêm um anel activo, o anel beta-lactâmico, que partilham com as cefalosporinas. As penicilinas contêm um núcleo comum a todas elas e uma região que varia conforme o subtipo. Todas penicilinas têm a mesma estrutura básica: ácido 6 aminopenicilanico, um anel tiazolidina unido a um anel beta lactâmico que leva um grupo amino livre.


Mecanismo de ação

Todos os antibióticos beta-lactâmicos (penicilinas e cefalosporinas) interferem na síntese de parede celular bacteriana, através de sua ligação com as enzimas PBP.


Efeitos indesejados

A penicilina não tem efeitos secundários significativos, mas pode raramente causar reações alérgicas e até choque anafilático nos indivíduos susceptíveis.


Fleming e Churchill

Não passa de um boato a história de que a família de Alexander Fleming teria salvo a vida de Winston Churchill duas vezes: a primeira vez, quando o menino Winston teria sido salvo de afogamento (por Alexander ou seu pai), o que teria feito com que o pai de Winston, como agradecimento, tivesse pago os estudos do jovem Alexander, e, na segunda vez, quando a penicilina (descoberta por Fleming) foi usada para curar Churchill de pneumonia.


Produção industrial por processos fermentativos

Como é possível observar, a penicilina é um antibiótico de extrema importância para a indústria farmacêutica, visto que é amplamente utilizado no tratamento de diversas doenças.


Purificação de Penicilina

Após todo o processo de fermentação, faz-se necessária a separação do antibiótico produzido e excretado pelo microrganismo do meio de cultivo retirado do reator. A Figura a seguir indica as fases que devem ser executadas para a posterior purificação da penicilina.

image


História

Image
Tem-se dito que muitas descobertas científicas são feitas ao acaso. O acaso, já dizia Pasteur, só favorece aos espíritos preparados e não prescinde da observação. A descoberta da penicilina constitui um exemplo típico. Alexander Fleming, bacteriologista do St. Mary’s Hospital, de Londres, vinha já há algum tem…

See more on pt.wikipedia.org


Estrutura Química

  • As penicilinas contêm um anel activo, o anel beta-lactâmico, que partilham com as cefalosporinas. As penicilinas contêm um núcleo comum a todas elas e uma região que varia conforme o subtipo. Todas penicilinas têm a mesma estrutura básica: ácido 6 aminopenicilanico, um anel tiazolidina unido a um anel beta lactâmico que leva um grupo amino livre.[11]

See more on pt.wikipedia.org


Mecanismo de Ação

  • Todos os antibióticos beta-lactâmicos (penicilinas e cefalosporinas) interferem na síntese de parede celular bacteriana, através de sua ligação com as enzimas PBP. A penicilina acopla num receptor presente na membrana interna bacteriana (PBP) e interfere com a transpeptidação que ancora o peptidoglicano estrutural de forma rígida em volta da bactéria. Como o interior desta …

See more on pt.wikipedia.org


Propriedades farmacológicas

  • Em relação à farmacocinética, as penicilinas apresentam várias diferenças, as quais definem seu uso clínico: 1. Benzilpenicilinas ou penicilinas naturais; 2. Penicilinas resistentes às penicilinases; 3. Penicilinas de amplo espectro, obtidas por associação com inibidores de ß-lactamase.

See more on pt.wikipedia.org


Usos terapêuticos

  • É a primeira escolha para infecções bactérianas causadas por organismos Gram-positivos e outros que não sejam suspeitos de resistência. É geralmente eficaz contra espécies Gram+ ou de Streptococcus, Clostridium, Neisseria, e anaérobiose excluindo Bacteroides. Usa-se em casos de meningite bacteriana, bacterémia, endocardite, infecções do tracto respiratório (pneumonia), far…

See more on pt.wikipedia.org


Efeitos indesejados

  • Reações de hipersensibilidade
    A penicilina não tem efeitos secundários significativos, mas pode raramente causar reações alérgicas e até choque anafilático nos indivíduos susceptíveis.[15] Sintomas iniciais nesses casos podem incluir eritemas cutâneos disseminados, febre e edema da laringe, com risco de a…
  • Manifestações cutâneas
    São bastante variáveis, desde eritema difuso, “rash” cutâneo, placas urticariformes, até raramente a síndrome de Stevens-Johnson. Estas reações geralmente são tardias e ocorrem em 1 a 10% dos pacientes. Podem ser acompanhadas por eosinofilia e febre. As aminopenicilinas são as m…

See more on pt.wikipedia.org


Fármacos Derivados

  • Existem muitos antibióticos derivados por métodos químicos industriais da penicilina, constituindo as penicilinas semi-sintéticas: 1. Amoxicilina, Ampicilina e Pivampicilinatêm maior espectro de ação, e são eficazes contra mais tipos de organismos. 2. Flucloxacilinaé mais resistente à beta-lactamase (uma penicilinase). 3. Carbenicilina, Aziocilina, Ticarcilina são efica…

See more on pt.wikipedia.org


Fleming E Churchill

  • Não passa de um boato a história de que a família de Alexander Fleming teria salvo a vida de Winston Churchill duas vezes: a primeira vez, quando o menino Winston teria sido salvo de afogamento (por Alexander ou seu pai), o que teria feito com que o pai de Winston, como agradecimento, tivesse pago os estudos do jovem Alexander, e, na segunda vez, quando a penic…

See more on pt.wikipedia.org


Produção Industrial por Processos Fermentativos

  • Como é possível observar, a penicilina é um antibiótico de extrema importância para a indústria farmacêutica, visto que é amplamente utilizado no tratamento de diversas doenças. Para realizar a comercialização dessa droga, deve-se, primeiramente, produzi-la em grande escala e, para isso, utiliza-se do processo de produção via fermentação aeróbia do microrganismo produtor. Para a …

See more on pt.wikipedia.org


Purificação de Penicilina

  • Após todo o processo de fermentação, faz-se necessária a separação do antibiótico produzido e excretado pelo microrganismo do meio de cultivo retirado do reator.[19]A Figura a seguir indica as fases que devem ser executadas para a posterior purificação da penicilina. Como é possível perceber, o primeiro passo a ser seguido é a filtração, para retirada do micélio, do caldo ferment…

See more on pt.wikipedia.org

Leave a Comment