Qual é o processo provocado pela açao das chuvas

image

Full
Answer

Como ocorrem as chuvas?

Muitas vezes as chuvas ocorrem em forma de temporais. Estas se caracterizam pelos ventos fortes, trovoadas e relâmpagos. Os relâmpagos são descargas elétricas provocadas pelo choque entre nuvens carregadas com muita água e energia. Já o trovão, é o som provocado por este choque.

Quais são as principais causas da formação de chuvas ácidas?

Como vimos, a liberação de gases em decorrência do uso de combustíveis fósseis é a principal responsável pela formação de chuvas ácidas. Assim, são resultado do uso de combustíveis fósseis nos transportes, nas termoelétricas, nas indústrias e outras formas de combustão.

Por que a chuva ácida causa danos ao meio ambiente e aos seres vivos?

A precipitação da chuva ácida causa inúmeros danos ao meio ambiente e aos seres vivos. É válido lembrar que os ventos podem levar os gases poluentes a regiões distantes da fonte que os emitiu, fazendo com que a chuva ácida ocorra não só nos locais de emissão, mas também em regiões afastadas. Saiba mais: Como se formam as chuvas?

Quais são os agentes que favorecem a formação de chuva ácida?

Natural: os vulcões são agentes naturais que favorecem a formação de chuva ácida, pois lançam gases, partículas e compostos de enxofre e poeira à atmosfera. Os processos biológicos que se realizam no solo, pântanos e oceanos também são agentes que podem desencadear chuva ácida. 2.

image


Como se forma a chuva ácida?

O dióxido de carbono (CO 2) existente na atmosfera já torna a chuva levemente ácida, mesmo em condições naturais. O pH natural da água é 7 e quando em equilíbrio com o CO 2 atmosférico é 5,6, pouco ácido.


Causas

As atividades humanas são as principais responsáveis por esse fenômeno da chuva ácida. Como vimos, a liberação de gases em decorrência do uso de combustíveis fósseis é a principal responsável pela formação de chuvas ácidas.


Qual a origem da chuva ácida?

Chama-se de chuva ácida a precipitação na forma de água que possui baixo pH, geralmente abaixo do valor 5,6, que é o patamar considerado normal para as chuvas. A escala de pH mede o índice de acidez de uma determinada solução. Considera-se uma substância ácida quando o seu pH é menor do que 7.


Como se forma a chuva ácida?

A chuva ácida é formada a partir da reação dos óxidos presentes nos gases poluentes com as gotículas de água que se encontram em suspensão na atmosfera. Nesse processo, ocorre a formação de compostos ácidos, que, no momento da condensação e precipitação, são depositados sobre as cidades, vegetação e superfícies aquáticas.


Qual a composição da chuva ácida?

A chuva ácida é composta principalmente pelo ácido sulfúrico (H 2 SO 4) e pelo ácido nítrico (HNO 3 ). Ambos são formados a partir da reação da água com os seguintes elementos:


Principais consequências da chuva ácida

O fenômeno da chuva ácida é extremamente prejudicial para os ecossistemas terrestres e aquáticos, bem como para a saúde humana. Sua ocorrência traz ainda efeitos destrutivos para os monumentos públicos e estruturas urbanas de um modo geral.


Chuva ácida no Brasil

As chuvas ácidas tendem a ocorrer nas áreas onde há maior adensamento populacional urbano, além da grande concentração de atividades industriais. Os principais registros da ocorrência desse fenômeno no território brasileiro são das regiões Sul e Sudeste, notadamente a partir de meados da década de 1970.


Chuva ácida no mundo

Como vimos até aqui, as áreas com maior grau de urbanização e também onde há grande concentração industrial são aquelas em que há maior ocorrência desse fenômeno.


Exercícios resolvidos sobre chuva ácida

1) (Unesp 2013) A ampliação do uso de combustíveis fósseis para geração de energia contribui para o aumento da concentração de SO 3, que, ao reagir com H 2 O, presente na atmosfera, produz H 2 SO 4.


Acidez da chuva

A acidez de uma solução pode ser medida por meio de uma escala numérica conhecida como pH. De acordo com essa escala, o pH 7 indica neutralidade. Assim, quanto menor o pH, mais ácida a solução será. Em contrapartida, quanto maior o pH, mais alcalina ela será.


Origem da chuva ácida

1. Natural: os vulcões são agentes naturais que favorecem a formação de chuva ácida, pois lançam gases, partículas e compostos de enxofre e poeira à atmosfera. Os processos biológicos que se realizam no solo, pântanos e oceanos também são agentes que podem desencadear chuva ácida.


Composição da chuva ácida

A chuva ácida é composta por ácidos concentrados, como o óxido de enxofre, de carbono, de nitrogênio e dióxidos de enxofre. Esses óxidos reagem com a água, formando ácidos. O ácido mais forte que compõe a chuva ácida é o ácido sulfúrico, formado pela reação entre os óxidos de enxofre e a água.


Consequências da chuva ácida

A chuva ácida é considerada um grave problema no mundo todo. Em decorrência do aumento da poluição atmosférica, associada às emissões de gases poluentes por agentes naturais, intensificou-se a incidência de chuvas ácidas em todas as partes do planeta, especialmente nos países industrializados.


Chuva ácida no Brasil

A chuva ácida é um fenômeno atmosférico já registrado em partes do Brasil. O exemplo mais marcante foi o caso ocorrido na região da Serra do Mar, em Cubatão, São Paulo, em 1977. Nessa região, gases emitidos pelas indústrias, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e benzeno, ultrapassavam mil toneladas por dia.


Origem da chuva ácida

A chuva, normalmente, possui um certo grau de acidez devido à presença de óxidos no ar. A acidez pode ser medida por meio de uma escala numérica conhecida como pH. Nessa escala, uma solução com pH 7 é considerada neutra. O pH considerado normal para uma chuva é em torno de 5,6. Sendo assim, quanto menor o pH mais ácida é a solução.


Chuva ácida no Brasil e no mundo

A chuva ácida no Brasil ocorre principalmente nas metrópoles e diversos estudos vêm sendo feitos a fim de analisar esse problema em território nacional. Por muitas vezes não provocar efeitos imediatos, esse fenômeno passa despercebido pela maioria da população.

image

Leave a Comment