Qual a açao antisséptica do iodo

Qual é a função do iodo?

É absorvido na forma de iodeto. Na circulação, é encontrado livre e ligado à proteína, o iodo ligado predomina. Necessário para a produção do hormônio da tireóide. Envolvido na taxa de metabolismo, crescimento e reprodução. Perturbações no crescimento, desenvolvimento sexual e intelectual, levando ao cretinismo.

Quando é indicado o suplemento de iodo?

O suplemento de iodo é indicado quando é identificada deficiência desse mineral e os níveis não regularizam mesmo com o aumento do consumo de alimentos ricos em iodo. Assim, o médico pode indicar a realização da suplementação desse mineral, sendo principalmente indicada nos casos de bócio, hipertireoidismo e câncer de tireoide.

Quais são as principais fontes de iodo?

O sal é uma das principais fontes de iodo em todo o mundo. Desde a década de 1950, muitos países escolheram fortificar o sal com o nutriente para reforçar o fornecimento do mineral para a população e aproveitar os benefícios do iodo. No Brasil, todo sal marinho, seja refinado ou grosso, e até o sal light deve ser iodado.

Como o iodo radioativo atua no diagnóstico e no tratamento de doenças?

Como já foi mencionado, a tireoide tem grande afinidade pelo iodo e usar o iodo radioativo no tratamento de câncer na glândula faz com que a radiação seja direcionada apenas para o local em que as células cancerígenas estão.


Para que o iodo é usado?

A deficiência de iodo resulta em níveis baixos de hormônio tireoidiano, o que pode resultar em hipotireoidismo. Este é um problema incomum, mas pode ocorrer em bebês e crianças muito pequenas.


Benefícios do iodo para a saúde

O iodo é um componente vital dos hormônios da tireoide, que é a função mais importante e bem compreendida do mineral. A glândula tireoide produz os hormônios tireoidianos tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), ambos contendo iodeto.


Deficiência de iodo

As consequências mais visíveis da deficiência do mineral envolvem defeitos na produção do hormônio tireoidiano, o que resulta em sintomas de doenças da tireoide.


Funções no corpo e outros usos

O iodo é considerado um mineral essencial para o nosso corpo. É particularmente importante durante a gravidez, e a exposição no útero pode até ajudar a prevenir certas condições de saúde mais tarde na vida.


2. Reduz o risco de bócio

O bócio é uma glândula tireoide aumentada. Sua tireoide pode aumentar como resultado de hipotireoidismo ou hipertireoidismo. O hipertireoidismo é uma glândula tireoide hiperativa.


3. Tratamento do câncer de tireoide

O radioiodo também pode ser uma opção de tratamento possível para o câncer de tireoide. Ele funciona da mesma maneira que o tratamento do hipertireoidismo.


Ingestão diária necessária

Para reduzir nosso risco de deficiência de iodo, o National Institutes of Health tem as seguintes recomendações para ingestão diária com base na idade:


¿Porque o iodo radioativo é utilizado?

O iodo radioativo pode ser utilizado para tratar o hipertireoidismo, especialmente nas doenças de Graves, e costuma ser indicado quando o paciente não tem melhora com o uso de remédios, quando não pode utilizá-los por alergia, quando apresenta reações adversas graves a medicação ou quando é necessário um tratamento mais definitivo da doença, como pessoas que têm doenças cardíacas, por exemplo.


¿ Quantos dias de isolación apois de iodo radioativo?

Além disso, alguns cuidados são necessários após a utilização do iodo radioativo, como permanecer isolado em uma sala por cerca de 3 dias, e evitar o contato com outras pessoas, principalmente crianças e gestantes, até que os níveis do medicamento diminuam e não haja o risco de contaminar outras pessoas com o seu efeito.


¿ O que é iodo radioativo no cáncer de tireoide?

O tratamento com iodo radioativo no câncer da tireoide está indicado como forma de eliminar resquícios de células cancerígenas após a remoção da tireoide, diminuindo o risco de recidiva do câncer. Em alguns casos, também pode ser utilizado para ajudar a eliminar metástases, e os sintomas produzidos por elas.


¿ Como funciona o iodo radioativo?

Como funciona: o iodo radioativo tem afinidade pela tireoide, por isso ajuda a encontrar e eliminar as células cancerígenas provenientes desta glândula, sendo que a dose utilizada é variável, calculada pelo oncologista para ser capaz de destruir estas células.


¿ Como o iodo puede causar hipotiroidismo?

A longo prazo, o efeito do iodo radioativo pode provocar hipotireoidismo, sendo necessário uso de medicamentos para repor a falta de hormônios da tireoide. Além disso, a ação do iodo radioativo também pode prejudicar o funcionamento de outras glândulas do corpo, como salivares e oculares, provocando boca seca ou ressecamento dos olhos, por exemplo.


¿ O que é o examene de tiroides?

É um exame indicado pelos médicos para estudar o funcionamento da tireoide, para investigar as doenças que podem surgir neste órgão, principalmente quando há a suspeita de nódulos cancerígenos ou que estejam produzindo hormônios tireoideanos em excesso.


O sal

Entretanto, não são todos que consomem com frequência os alimentos vindos do mar e a quantidade do mineral naturalmente presente nas comidas é muito baixa. Assim, adiciona-se o mineral a alguns alimentos durante o seu processamento. Por exemplo: o sal.


Carência de iodo

Falando nela, falhar em fornecer quantidades de iodo suficientes ao organismo gera a carência de iodo. Um problema associado à sobrecarga e problemas na tireoide.


Como saber se preciso tomar um suplemento de iodo?

Para descobrir se sofre com um caso de deficiência de iodo e checar se precisa suplementar o mineral, a saída é marcar uma consulta com o médico. Não deixe de expressar sua preocupação quanto à carência de iodo.


O lugol

Um famoso suplemento à base de iodo é o lugol, que também carrega outros minerais na sua formulação. É uma tintura que se dilui na água antes de ser ingerir. Muitas pessoas recorrem a ela para evitar ou tratar problemas na glândula tireoide.


Não usar iodo ao mesmo tempo que certos remédios

O suplemento do mineral pode interagir com determinados medicamentos, principalmente aqueles contra a hiperatividade da tireoide. Assim, quem sofre com hipertireoidismo e toma remédios para tratar o problema não pode tomar suplementos de iodo.


para Que O Iodo É usado?


Benefícios Do Iodo para A Saúde


Deficiência de Iodo


Funções No Corpo E Outros Usos


reduz O Risco de Bócio


Tratamento Do Câncer de Tireoide


Ingestão Diária necessária

  • Para reduzir nosso risco de deficiência de iodo, o National Institutes of Healthtem as seguintes recomendações para ingestão diária com base na idade: 1. Nascimento até 6 meses: 110 mcg 2. Bebês entre 7-12 meses: 130 mcg 3. Crianças de 1-8 anos: 90 mcg 4. Crianças de 9 a 13 anos: 120 mcg 5. Adultos e adolescentes (a partir dos 14 anos): 150 mcg 6. …

See more on ecycle.com.br


Efeitos Colaterais Do Iodo


Cuidados necessários Antes Da Iodoterapia


Cuidados Depois Da Iodoterapia


Possíveis Efeitos Colaterais

  • Alguns dos efeitos colaterais que o tratamento com o iodo radioativo podem provocar incluem náuseas, dor abdominal e inchaço e dor nas glândulas salivares. A longo prazo, o efeito do iodo radioativo pode provocar hipotireoidismo, sendo necessário uso de medicamentos para repor a falta de hormônios da tireoide. Além disso, a ação do iodo radioativo …

See more on tuasaude.com

Leave a Comment