Quanto custa a atorvastatina?
A atorvastatina está disponível como um medicamento genérico que quase sempre é coberto pelo Medicare e outros planos de seguro. É prescrito como uma pílula diária que pode ser dispensada em doses de 30 ou 90 dias. O preço médio à vista da atorvastatina pode chegar a US $ 250.
Qual a contraindicação da atorvastatina?
O medicamento tem contraindicação para gestantes e pessoas que estão programando gravidez. Todas as mulheres em idade fértil devem ser educadas sobre o potencial risco para o feto do uso da atorvastatina. O tratamento com ela deve ser descontinuado tão logo se tenha notícia da gestação.
Qual é a marca de referência da atorvastatina?
Assim, a atorvastina controla a produção do colesterol endógeno”, explica Fernanda Cristina Ostrowski Sales, farmacêutica, bioquímica e docente de farmacologia dos cursos de medicina, farmácia e odontologia da PUC-PR. A marca de referência da atorvastatina é o Lípitor®.
O que acontece se a dose de atorvastatina for alterada ou descontinuada?
Se a dose de atorvastatina for alterada ou descontinuada, o mesmo procedimento deverá ser repetido. A terapêutica com atorvastatina não foi associada a hemorragias ou a alterações no tempo de protrombina em doentes que não tomam anticoagulantes.
Qual o mecanismo de ação da atorvastatina?
A atorvastatina diminui os níveis plasmáticos de colesterol e lipoproteínas através da inibição da HMG-CoA redutase e da síntese de colesterol no fígado, e aumenta o número de receptores de LDL hepáticos na superfície da célula, aumentando a absorção e o catabolismo do LDL.
Quanto tempo leva para atorvastatina fazer efeito?
A maioria dos pacientes é controlada com 10 mg de atorvastatina em dose única diária. A resposta terapêutica é evidente dentro de 2 semanas, e a resposta máxima é geralmente atingida em 4 semanas. A resposta é mantida durante tratamento crônico.
Para que serve o remédio atorvastatina 20 mg?
Atorvastatina cálcica é indicada para o tratamento de pacientes com doença cardíaca (do coração) e coronariana (dos vasos do coração) para reduzir o risco de complicações como: infarto do miocárdio não fatal, de acidente vascular cerebral (derrame) fatal e não fatal, de procedimentos de revascularização (para …
O que é melhor sinvastatina ou atorvastatina?
A Sinvastatina é uma outra estatina. A Atorvastatina é considerada mais potente em reduzir os níveis de colesterol, porém normalmente é mais cara.
Quanto tempo demora para baixar o nível de colesterol?
Quanto tempo demora para baixar o colesterol ruim? Em alguns casos, o tempo para o colesterol baixar pode variar de semanas a meses e, por isso, é importante realizar um acompanhamento com um profissional de saúde especializado, como o médico e/ou o nutricionista.
Quanto tempo leva para o colesterol fazer efeito?
Quando utilizado na forma indicada pelo seu médico, o benefício do remédio já poderá ser observado 4 semanas após o início do tratamento.
Quais são os efeitos colaterais da atorvastatina?
Os efeitos adversos mais frequentes (reação comum – ocorre em 1% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento) que podem ser associados ao tratamento com Atorvastatina cálcica são: nasofaringite (resfriado comum), hiperglicemia (aumento de glicose do sangue), dor faringolaríngea (de garganta), epistaxe ( …
Porque tomar atorvastatina à noite?
Em geral, as estatinas de curta duração de ação devem ser tomadas à noite, facilitando uma maior concentração de fármaco durante o pico da síntese de colesterol endógeno.
Quanto tempo tenho que tomar atorvastatina?
A maioria dos pacientes é controlada com 10 mg de atorvastatina em dose única diária. A resposta terapêutica é evidente dentro de 2 semanas, e a resposta máxima é geralmente atingida em 4 semanas. A resposta é mantida durante tratamento crônico.
Quanto tempo demora para baixar o colesterol com sinvastatina?
Geralmente, as alterações nos níveis sanguíneos de colesterol ocorrem após 2-3 meses do uso regular da medicação. Vale ressaltar, que não é uma medicação isenta de riscos, por isso, só deve ser usada conforme orientação médica.
Qual remédio para colesterol que não dá dor muscular?
Características das estatinas A pravastatina e a fluvastatina parecem ser as drogas deste grupo com menor incidência de dor muscular. A dose de 40 mg por dia da pravastatina mostrou-se bastante segura e com baixa incidência de lesão muscular.
Quais são os benefícios do remédio sinvastatina?
Indicada para reduzir os riscos à saúde decorrentes das doenças cardiovasculares, a Sinvastatina diminui os níveis do mau colesterol (LDL) e de triglicérides ao mesmo tempo em que aumenta o bom colesterol (HDL) no sangue.
Posologia
Este medicamento deve ser usado mediante prescrição médica e a dose pode variar de 10 a 80 mg em dose única diária, usada a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos.
Efeitos Colaterais
Embora sejam raros, os efeitos colaterais mais frequentes que podem ser associados ao tratamento com atorvastatina são mal-estar, febre, hiperglicemia, aumento de peso, dor de garganta, sangramento nasal, náusea, diarreia, má digestão, flatulência, desconforto abdominal, gases no estômago, dor nas articulações, dor nas extremidades, dor músculo-esquelética, espasmos musculares, dor muscular, inchaço da articulação, cansaço, dor cervical, destruição das células musculares e dor nas costas..
Contraindicações
Atorvastatina cálcica é contraindicada em pessoas que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, com doença hepática ativa ou elevações persistentes inesperadas das enzimas do fígado.
Mecanismo de Ação
Atorvastatina cálcica age reduzindo a quantidade de colesterol total no sangue diminuindo os níveis das frações prejudiciais e aumentando os níveis sanguíneos do colesterol benéfico.
Antes de tomar atorvastatina,
informe a su médico o farmacéutico si es alérgico a la atorvastatina, a cualquier otro medicamento o a alguno de los ingredientes que contienen las tabletas de atorvastatina. Pida a su farmacéutico una lista de los ingredientes.
Algunos efectos secundarios pueden ser graves. Los siguientes síntomas no son comunes, pero si experimenta cualquiera de ellos, llame a su médico o reciba ayuda médica de emergencia inmediatamente
Mantenga este medicamento en su envase original, cerrado herméticamente y fuera del alcance de los niños. Almacénelo a temperatura ambiente y lejos del exceso de calor y humedad (no en el baño).
Quais são as principais diferenças entre atorvastatina e sinvastatina?
A atorvastatina também é conhecida por sua marca, Lipitor, que foi aprovada pela FDA em 1996. Entre outros usos, é prescrita para diminuir o risco de ataque cardíaco ou derrame em pessoas com doença coronariana .
Condições tratadas com atorvastatina e sinvastatina
A atorvastatina e a sinvastatina são utilizadas para fins semelhantes. Ambos tratam níveis elevados de colesterol (hipercolesterolemia), níveis elevados de lipídios (hiperlipoproteinemia) e altos níveis de triglicerídeos (hipertrigliceridemia).
A atorvastatina ou sinvastatina é mais eficaz?
A atorvastatina e a sinvastatina são medicamentos eficazes com estatinas. Estudos têm mostrado que aqueles que tomam seus medicamentos com estatinas pelo menos 90% do tempo têm um risco 45% reduzido de morrer de ataque cardíaco, derrame ou qualquer outra causa.
Cobertura e comparação de custos de atorvastatina vs. sinvastatina?
A atorvastatina está disponível como um medicamento genérico que quase sempre é coberto pelo Medicare e outros planos de seguro. É prescrito como uma pílula diária que pode ser dispensada em doses de 30 ou 90 dias. O preço médio à vista da atorvastatina pode chegar a US $ 250.
Efeitos colaterais comuns da atorvastatina vs. sinvastatina?
Os efeitos colaterais mais comuns das estatinas, como atorvastatina e sinvastatina, incluem problemas digestivos como diarreia, indigestão e náuseas. Outros efeitos colaterais incluem tontura e inchaço das mãos, pernas ou pés (edema). As estatinas também podem causar dores musculares (mialgia) ou fraqueza muscular (miopatia).
Interações medicamentosas de atorvastatina vs. sinvastatina
A atorvastatina e a sinvastatina são processadas principalmente no fígado pela enzima CYP3A4. Os medicamentos que inibem ou bloqueiam essa enzima podem causar níveis elevados de atorvastatina ou sinvastatina no sangue.
Advertências de atorvastatina e sinvastatina
Tanto a atorvastatina quanto a sinvastatina podem causar eventos adversos envolvendo dores musculares (mialgia) ou fraqueza muscular (miopatia). Em casos graves, essas estatinas também podem causar rabdomiólise ou a rápida degradação do músculo esquelético.
Tudo para saber
O que é e como se utiliza? O que se deve tomar em consideração antes de utilizá-lo? Como é utilizado? Quais são os possíveis efeitos secundários? Como deve ser guardado? Mais informações
O que se deve tomar em consideração antes de utilizá-lo?
Não tome Atorvastatina Labesfal:
-se tem hipersensibilidade a Atorvastatina ou a qualquer outro medicamento similar utilizado; para diminuir os lípidos no sangue ou a qualquer outro componente deste medicamento ? ver secção 5 para mais detalhes;
-se sofre ou sofreu de doença hepática;
-se já teve níveis dos testes da função hepática alterados por motivos indeterminados; -se é uma mulher em idade fértil e não está a utilizar métodos contraceptivos adequados; -se está grávida, a tentar engravidar ou se está a amamentar;
-se sofre de uma doença dos músculos denominada miopatia (dores musculares repetidas ou sem explicação aparente)..
Como é utilizado?
A dose inicial habitual de Atorvastatina Labesfal é 10 mg, uma vez ao dia. O seu médico poderá aumentá-la até atingir a dose que necessite. O ajustamento individualizado da dose deverá efectuar-se a intervalos mínimos de 4 semanas. A dose máxima diária de Atorvastatina Labesfal é de 80 mg.
Quais são os possíveis efeitos secundários?
Como os demais medicamentos, Atorvastatina Labesfal pode causar efeitos secundários em algumas pessoas. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.
Mais informações
A substância activa é a Atorvastatina.
-Atorvastatina Labefal, 10mg, comprimido revestido por película: cada comprimido contém 10 mg de atorvastatina na forma de atorvastatina cálcica.
-Atorvastatina Labefal, 20mg, comprimido revestido por película: cada comprimido contém 20 mg de atorvastatina na forma de atorvastatina cálcica.
-Atorvastatina Labefal, 40mg, comprimido revestido por película: cada comprimido contém 40 mg de atorvastatina na forma de atorvastatina cálcica.
-Atorvastatina Labefal, 80mg, comprimido revestido por película: cada comprimido contém 80 mg de atorvastatina na forma de atorvastatina cálcica..
Indicação
- Para que serve?
A atorvastatina é indicada para o tratamento do colesterol alto quando a resposta à dieta e outras medidas não surtirem efeito. Atorvastatina cálcica é indicada para prevenção da síndrome coronária aguda e na prevenção de complicações cardiovasculares em pacientes com pressão …
Posologia
- Como usar?
Este medicamento deve ser usado mediante prescrição médica e a dose pode variar de 10 a 80 mg em dose única diária, usada a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
Efeitos Colaterais
- Quais os males que pode me causar?
Embora sejam raros, os efeitos colaterais mais frequentes que podem ser associados ao tratamento com atorvastatina são mal-estar, febre, hiperglicemia, aumento de peso, dor de garganta, sangramento nasal, náusea, diarreia, má digestão, flatulência, desconforto abdominal…
Contraindicações
- Quando não devo usar?
Atorvastatina cálcica é contraindicada em pessoas que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, com doença hepática ativa ou elevações persistentes inesperadas das enzimas do fígado. Além disso, este medicamento também é contraindicado durante a gravide…
Advertências E Precauções
- O que devo saber antes de usar?
Este remédio deve ser usado com cuidado em pessoas com maior risco de alterações da função do fígado ou com AVC hemorrágico. Se surgir dor muscular, alterações da sensibilidade ou fraqueza muscular, particularmente se for acompanhada de mal-estar ou febre deve-se ir imedi…
Mecanismo de Ação
- Como funciona?
Atorvastatina cálcica age reduzindo a quantidade de colesterol total no sangue diminuindo os níveis das frações prejudiciais e aumentando os níveis sanguíneos do colesterol benéfico. A ação de atorvastatina cálcica se dá pela inibição de produção de colesterol pelo fígado, e aumento d…
Superdosagem
- O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
No caso de superdosagem, a pessoa deve receber tratamento sintomático e devem ser instituídas medidas de suporte, conforme a necessidade.