
A Cefoxitina Sódica é indicada para a profilaxia da infecção em pacientes submetidos à cirurgia gastrintestinal não-contaminada, histerectomia vaginal, histerectomia abdominal ou cesariana.
Qual é a diferença entre Cefoxitina e cefamicina?
A cefoxitina é um antibiótico de cefamicina de segunda geração desenvolvido pela Merck & Co., Inc. a partir da Cefamicina C no ano seguinte à sua descoberta, 1972. Foi sintetizado para criar um antibiótico com um espectro mais amplo.
Quais são os efeitos colaterais da cefalexina?
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de cefalexina são náusea, vômitos, diarreia, dor abdominal, urticária, e, em alguns casos pode causar coceira anal ou genital. Este medicamento não deve ser usado por pessoas alérgicas às cefalosporinas ou a qualquer componente presente na fórmula.
Quais são as doses de cefalexina?
Cafalexina comprimidos de 500 mg ou 1 g. Para tratar faringites estreptocócicas, infecções da pele e cistites não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg ou 1 g pode ser administrada a cada 12 horas, durante cerca de 7 a 14 dias.

Para que serve a Cefoxitina?
A Cefoxitina Sódica é indicada para a profilaxia da infecção em pacientes submetidos à cirurgia gastrintestinal não-contaminada, histerectomia vaginal, histerectomia abdominal ou cesariana.
Qual a ação da amicacina?
Ação do medicamento: O sulfato de amicacina é um antibiótico da classe dos aminoglicosídeos que combate infecções graves e sua eficácia é refletida pela melhora do estado geral do paciente com a regressão dos sinais e sintomas da infecção.
Para que é indicado a Cefotaxima?
Infecção da pele e dos tecidos moles; infecção intra-abdominal; infecção pélvica em mulheres; infecção urinária; pneumonia; septicemia; gonorreia não complicada; infecção articular; infecção óssea; meningite.
Para que a cefalexina é indicada?
A cefalexina monoidratada é indicada para o tratamento das seguintes infecções causadas por bactérias sensíveis à cefalexina: sinusites (inflamação dos seios da face), infecções do trato respiratório, otite média (inflamação do ouvido médio), infecções da pele e tecidos moles, infecções ósseas, infecções do trato …
Qual o princípio ativo da amicacina?
O sulfato de amicacina é um antibiótico aminoglicosídeo semi-sintético derivado da canamicina. Suas formas de apresentação são: ampola solução injetável: 50mg, 125mg, 250mg. 2.
Como se contrai a bactéria Proteus mirabilis?
Podemos citar a atividade sexual como um dos principais predisponentes, visto que propiciam que as bactérias que fazem parte da microbiota vaginal possam chegar ao início da uretra. Como as mulheres tem a uretra muito curta, rapidamente tais bactérias atingem a bexiga e podem iniciar o quadro infeccioso.
Para que serve o antibiótico ceftriaxona?
A ceftriaxona sódica pertence a um grupo de medicamentos denominado antibióticos. Sua substância ativa – ceftriaxona – é um antibiótico capaz de eliminar uma grande variedade de microrganismos/bactérias responsáveis por diversos tipos de infecções.
Para que está indicado ciprofloxacina?
Ele é indicado para uma lista bem diversa de infecções bacterianas, das simples às mais complexas. Falamos de infecções abdominais, de pele, no trato urinário, nos ossos, nas articulações e até as broncopulmonares.
O que é Cefuroxima 500?
Cefuroxima é um medicamento de uso oral ou injetável, conhecido comercialmente como Zinacef. Esse medicamento é um antibactericida, que age impedindo a formação da parede bacteriana, sendo eficaz no tratamento de faringite, bronquite e sinusite.
Quais as bactérias que a cefalexina combate?
A cefalexina é uma cefalosporina de 1ª geração com ações contra diversas bactérias, incluindo: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermides, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Escherichia coli, Haemophilus influenzae, Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae, Moraxella catarrhalis e Proteus …
Qual o antibiótico mais forte para infecção?
Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.
Quanto tempo o antibiótico cefalexina começa a fazer efeito?
Quanto tempo leva para fazer efeito? De acordo com a bula, após a administração de cefalexina, via oral, em jejum, a sua absorção é rápida e os níveis sanguíneos máximos são geralmente atingidos em 1 hora, apesar de o tempo necessário para atingir níveis máximos poderem variar consideravelmente.
Cefoxitina – Indicações
a) Tratamento
Cefoxitina SÓDICA é indicada para o tratamento das seguintes infecções, quando causadas por microrganismos sensíveis:
– peritonite e outras infecções intra-abdominais ou intrapélvicas;
– infecções ginecológicas;
– septicemia;
– endocardite;
– infecções do trato urinário inclusive gonorréia não complicada;
– infecções do aparelho respiratório;
– infecções de ossos e articulações;
– infecções da pele e dos tecidos moles.
Cefoxitina SÓDICA é um antibiótico bactericida de amplo espectro indicado para o tratamento de infecções causadas por cepas sensíveis de patógenos
Gram-positivos e Gram-negativos, aeróbicos e anaeróbicos (vide ?Microbiologia?).
Cefoxitina SÓDICA tem sido clinicamente eficaz inclusive em infecções causadas por microrganismos resistentes a um ou mais dos seguintes antibacterianos:
penicilina, ampicilina, carbenicilina, tetraciclina, eritromicina, cloranfenicol, cefalosporinas, canamicina, gentamicina, tobramicina e sulfametoxazol – trimetropina.
Muitos patógenos Gram-negativos são resistentes às penicilinas e cefalosporinas pelo fato de produzirem beta-lactamases.
Cefoxitina SÓDICA é altamente estável na presença de beta-lactamases bacterianas, tanto as penicilases quanto as cefalosporinases.
Contra-indicações de Cefoxitina
Este medicamento é contra-indicado em pacientes com história de hipersensibilidade a Cefoxitina sódica. Cefoxitina sódica não deve ser administrada a pacientes hipersensíveis as cefalosporinas quando não existir experiência clínica nesse sentido.
Advertências
Há certa evidência clínica e laboratorial de alergenicidade cruzada parcial entre as cefamicinas e outros antibióticos beta-lactåmicos, penicilinas e cefalosporinas.
Uso na gravidez de Cefoxitina
Não há estudos controlados em mulheres grávidas. O uso de medicamentos durante a gravidez requer que os benefícios esperados sejam contrapostos aos riscos potenciais.
Uso durante a lactação: o produto é excretado no leite humano. Deve-se ter cautela se for indicada sua utilização por nutrizes.
Interações medicamentosas de Cefoxitina
Até o momento, não são conhecidas interações medicamentosas com Cefoxitina sódica.
Alterações em exames clínicos e laboratoriais pode ocorrer reações falso-positiva para a glicosúria quando o teste for realizado com substâncias redutoras; isto não ocorre, porém, com os métodos específicos da glicose-oxidase.
Usando a técnica de jaffe, podem ocorrer valores séricos de creatinina falsamente altos, se as concentrações séricas de Cefoxitina SÓDICA excederem 100 mcg/ml.
Cefoxitina – Posologia
Cefoxitina SÓDICA 1g acompanhada por ampola contendo 10 ml de água para injeção deve ser administrada por via intravenosa (vide, a seguir, instruções para reconstituição de acordo com esta via de administração):
A posologia e a via de administração devem ser determinadas pela gravidade da infecção, sensibilidade dos microrganismos causadores e estado do paciente.
A terapia pode ser iniciada enquanto se aguardam os resultados dos testes de sensibilidade.
a) Posologia para o tratamento
Adultos
A posologia adulta usual é 1 g ou 2 g de Cefoxitina SÓDICA a cada 8 horas (veja quadro a seguir).
Posologia usual para adultos
Tipo de infecção Dose Freqüência Posologia Diária Total
Não complicada 1 g A cada 8 horas 3 g
(ocasionalmente a cada 6 horas) (4) g
Moderadamente grave ou grave 2 g A cada 8 horas 6 g
(ocasionalmente a cada 6 horas) (8) g
Infecções que geralmente requerem 3 g A cada 6 horas
antibióticos em posologia mais alta (2) g (a cada 4 horas) 12 g
Em adultos com insuficiência renal pode ser administrada uma dose inicial de ataque de 1 g a 2 g.
Características farmacológicas
A Cefoxitina SîDICA é o primeiro de uma nova classe de antibióticos. Trata-se de um antibiótico beta-lactâmico, derivado por modificação química, da
cefamicina C (antibiótico natural, produzido pelo Streptomyces lactamdurans, uma bactéria filamentosa).
PARA QUE SERVE
Gonorreia endocervical não complicada; gonorreia uretral não complicada; infecção articular; infecção da pele e dos tecidos moles; infecção intra-abdominal; infecção óssea; infecção pélvica em mulheres; profilaxia cirúrgica; infecção urinária; pneumonia; septicemia.
COMO AGE
inibe a síntese da membrana celular da bactéria; é bactericida. Biotransformação: muito pequena. Eliminação: principalmente urina, como droga inalterada.
COMO SE USA
ATENÇÃO: antibacterianos como as penicilinas e cefalosporinas não devem ser misturados com aminoglicosídeos porque pode haver precipitação desses produtos; se necessário, devem ser administrados em locais diferentes (não misturados numa mesma seringa, frasco ou bolsa); se utilizada a técnica em Y para administração, deve-se suspender temporariamente um produto enquanto se administra o outro.
Para que serve
infecção bacteriana por aeróbicos Gram-positivos ou aeróbicos Gram-negativos; infecção bacteriana mista aeróbico-anaeróbico; gonorreia não complicada (uretral, endocervical ou retal); doença inflamatória pélvica; infecção articular; infecção da pele e dos tecidos moles; infecção intra-abdominal; infecção óssea; profilaxia cirúrgica (cirurgia gastrintestinal, cirurgia ginecológica ou obstétrica; pneu- monia; peritonite..
Como age
inibe a síntese da parede celular da bactéria; é bactericida. Biotransformação: muito pequena. Eliminação: principalmente urina, como droga inalterada.
Como se usa
Atenção: antibacterianos como as penicilinas e cefalosporinas não devem ser misturados com aminoglicosídeos porque pode haver precipitação desses produtos; se necessário, devem ser administrados em locais diferentes (não misturados numa mesma seringa, frasco ou bolsa); se utilizada a técnica em Y para administração, deve-se suspender temporariamente um produto enquanto se administra o outro.
Quais as contraindicações do Cefoxitina Sódica?
A Cefoxitina Sódica é contraindicada para pacientes com histórico de alergia a Cefoxitina Sódica, cefalosporinas ou outros antibacterianos betalactâmicos (penicilina e seus derivados, penicilamina ).
Como usar o Cefoxitina Sódica?
Reconstitua Cefoxitina Sódica com água para injetáveis: adicionar 10 mL de água para injetáveis ao frasco-ampola contendo 1000 mg. Agite para dissolver e a seguir transfira todo o conteúdo do frasco para uma seringa.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Cefoxitina Sódica?
A Cefoxitina Sódica geralmente é bem tolerada. As reações adversas mais comuns foram reações locais após a administração intravenosa. Outras reações adversas foram encontradas com baixa frequência.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Cefoxitina Sódica com outros remédios?
A administração concomitante de Cefoxitina Sódica com agentes nefrotóxicos como aminoglicosídeos, colistina, polimixina B ou vancomicina pode aumentar o risco de nefrotoxicidade.
Quais cuidados devo ter ao usar o Cefoxitina Sódica?
Antes de iniciar a terapia com Cefoxitina Sódica, deve-se verificar se o paciente já apresentou reação de hipersensibilidade à Cefoxitina Sódica, às cefalosporinas, penicilinas e seus derivados ou outras drogas.
Resultados de Eficácia
A eficácia clínica e bacteriológica da Cefoxitina Sódica foi avaliada em 33 pacientes com 34 infecções, sendo: 13 infecções de tecidos moles, 12 pneumonias, 3 infecções do trato urinário, 2 peritonites e 4 infecções mistas.
Características Farmacológicas
A Cefoxitina Sódica é um antibiótico semissintético, de amplo espectro, pertencente à classe das cefamicinas. É um derivado da cefamicina C, produzida pelo Streptomyces lactamdurans.
Quais são os possíveis efeitos colaterais da cefoxitina?
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica (urticária, dificuldade de respirar, inchaço na face ou garganta) ou uma reação cutânea grave (febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor de pele, erupção cutânea vermelha ou roxa se espalha e causa bolhas e descamação).
O que devo discutir com meu médico antes de usar cefoxitina?
Não deve tomar este medicamento se alguma vez teve uma reacção alérgica grave à cefoxitina ou a qualquer outro antibiótico da classe das cefalosporinas, tais como:
O que devo evitar ao usar cefoxitina?
Os antibióticos podem causar diarréia, o que pode ser um sinal de uma nova infecção. Se você tem diarréia que é aguada ou sangrenta, chame seu médico. Não use medicamentos anti-diarreia, a menos que o seu médico lhe diga para o fazer.
Que outras drogas afetarão a cefoxitina?
Cefoxitina pode prejudicar seus rins.
Efeitos colaterais aculares, aculares, efeitos colaterais acústicos (cetorolaco oftálmico), interações, usos e impressão de drogas
Informações sobre medicamentos em Acular, LS acular, PF acular (cetorolaco oftálmico) inclui fotos de drogas, efeitos colaterais, interações medicamentosas, instruções de uso, sintomas de overdose e o que evitar.
Andro la 200, andro-cyp 200, efeitos colaterais (interações de testosterona), interações, usos e impressão de drogas
Informações sobre medicamentos em Andro LA 200, Andro-Cyp 200, Aveed (injeção de testosterona) incluem fotos de drogas, efeitos colaterais, interações medicamentosas, instruções de uso, sintomas de overdose e o que evitar.
Tobradex, tobradex (efeitos tobramicina e dexametasona), efeitos colaterais, interações, usos e impressão da droga
Informações sobre a droga em Tobradex, TobraDex ST (tobramicina e dexametasona oftálmica) inclui fotos de drogas, efeitos colaterais, interações medicamentosas, instruções de uso, sintomas de overdose e o que evitar.
Para que serve
A cefalexina é indicada para tratamento de infecções das vias respiratórias como faringite, otite média, sinusite, bronquite ou pneumonia, ou infecções genitourinárias como uretrite, cistite, pielite, anexite ou prostatite.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de cefalexina são náusea, vômitos, diarreia, dor abdominal, urticária, e, em alguns casos pode causar coceira anal ou genital.
Para que serve
infecção bacteriana por aeróbicos Gram-positivos ou aeróbicos Gram-negativos; infecção bacteriana mista aeróbico-anaeróbico; gonorreia não complicada (uretral, endocervical ou retal); doença inflamatória pélvica; infecção articular; infecção da pele e dos tecidos moles; infecção intra-abdominal; infecção óssea; profilaxia cirúrgica (cirurgia gastrintestinal, cirurgia ginecológica ou obstétrica; pneu- monia; peritonite..
Como age
inibe a síntese da parede celular da bactéria; é bactericida. Biotransformação: muito pequena. Eliminação: principalmente urina, como droga inalterada.
Como se usa
Atenção: antibacterianos como as penicilinas e cefalosporinas não devem ser misturados com aminoglicosídeos porque pode haver precipitação desses produtos; se necessário, devem ser administrados em locais diferentes (não misturados numa mesma seringa, frasco ou bolsa); se utilizada a técnica em Y para administração, deve-se suspender temporariamente um produto enquanto se administra o outro.

Descrição geral
Cefoxitina é um antibiótico de segunda geração, do grupo cefamicina desenvolvido pela Merck & Co., Inc. a partir da cefamicina C no ano seguinte à sua descoberta, 1972. Foi sintetizado para criar um antibiótico com um espectro mais amplo. É frequentemente agrupado com as cefalosporinas de segunda geração.
A Cefoxitina é uma substância utilizada como medicamento pertencente ao grupo e sub-grupos:
Indicações
A Cefoxitina está indicada nas infecções abdominais e profilaxia em cirurgia cólon-retal porque apresenta boa atividade contra bactérias gram – e anaeróbios da flora intestinal incluindo Bacteroides. É usada com uma certa frequência em cesarianas e em infecções gonorreicas.
Reações adversas
• Aparelho digestivo – náuseas, vómitos e diarreia sobretudo com doses elevadas.
• Sangue – eosinofilia, agranulocitose e trombocitopenia ocorrem raramente.
• Fígado – alterações das enzimas hepáticas e icterícia colestática (raro).
Contra-indicações e precauções
• em doentes com história de hipersensibilidade às penicilinas.
• em doentes com insuficiência renal, deve ser reduzida a posologia.
• a Cefoxitina, interfere com alguns métodos de medição da creatinina, podendo aparecer valores mais elevados que não são reais.
Interações
Não deve ser administrada concomitantemente com probenecida porque esta substância inibe competitivamente a secreção tubular das cefalosporinas, podendo causar um aumento significativo das suas concentrações séricas.
Farmacocinética
• A Cefoxitina pode ser eliminada em parte através de hemodiálise.
• A Cefoxitina aparece em pequenas doses no leite materno.
Excreção
A Cefoxitina é eliminada pela urina. (Cerca de 85% sobre a forma intacta de Cefoxitina)
Classificação
• MSRM
• ATC – J01DA05
• CAS –
Apresentação de Cefoxitina
Cefoxitina – Indicações
contra-indicações de Cefoxitina
Advertências
Uso Na Gravidez de Cefoxitina
Interações Medicamentosas de Cefoxitina
Reações Adversas / Efeitos Colaterais de Cefoxitina
Cefoxitina – Posologia
-
Cefoxitina SÓDICA 1g acompanhada por ampola contendo 10 ml de água para injeção deve ser administrada por via intravenosa (vide, a seguir, instruções para reconstituição de acordo com esta via de administração): A posologia e a via de administração devem ser determinadas pela gravidade da infecção, sensibilidade dos microrganismos causadores e esta…
See more on noticias.4medic.com.br