Qual a açao da chuva acida

image

Full
Answer

Por que a chuva é ácida?

Em condições normais, a chuva já é ligeiramente ácida uma vez que o dióxido de carbono presente na atmosfera se dissolve nas gotas de água, deixando-a ligeiramente ácida. Por este motivo, o termo “chuva ácida” não é o mais adequado para este fenómeno, uma vez que a chuva é sempre ácida.

Qual é o grau de acidez da chuva?

A chuva, normalmente, possui um certo grau de acidez devido à presença de óxidos no ar. A acidez pode ser medida por meio de uma escala numérica conhecida como pH. Nessa escala, uma solução com pH 7 é considerada neutra. O pH considerado normal para uma chuva é em torno de 5,6. Sendo assim, quanto menor o pH mais ácida é a solução.

Quais são os ácidos que formam a acidez da água da chuva?

Ao reagirem com as gotas de água da atmosfera, formam o ácido sulfúrico (H 2 SO 4) e o ácido nítrico (HNO 3 ). Juntos, esses dois ácidos provocam o aumento da acidez da água da chuva.

Quais são os agentes que favorecem a formação de chuva ácida?

Natural: os vulcões são agentes naturais que favorecem a formação de chuva ácida, pois lançam gases, partículas e compostos de enxofre e poeira à atmosfera. Os processos biológicos que se realizam no solo, pântanos e oceanos também são agentes que podem desencadear chuva ácida. 2.

image


Qual é o processo da chuva ácida?

Forma-se a partir da reação dos óxidos presentes nos gases poluentes com as partículas de água em suspensão na atmosfera, que dão origem aos ácidos que são depositados quando há precipitação. É composta comumente por ácido sulfúrico e ácido nítrico, derivados da reação dos óxidos de enxofre e nitrogênio com a água.


Quais são os efeitos da chuva ácida?

Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias.


Quais são os principais responsáveis pela chuva ácida?

A chuva já é naturalmente ácida em razão da presença do gás carbônico (CO2) na atmosfera. Todavia, os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3).


O que é e quais as consequências da chuva ácida?

A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.


Qual a consequência da chuva ácida para as plantas?

Plantas e animais ficam prejudicados, a chuva atinge tecidos vivos e destrói florestas e lavouras. E não pense que morando na cidade você escapa desse perigo. As chuvas ácidas corroem estruturas metálicas, monumentos históricos (estátuas de mármore), edificações, entre outros.


O que e uma chuva ácida Brainly?

A chuva ácida é um fenômeno que ocorre em países com elevada industrialização, cujos poluentes aumentam a concentração de ácidos como o dióxido de enxofre (SO₂), podendo causar diversos problemas ambientais e à saúde dos seres vivos.


O que provoca a chuva?

A chuva é um fenômeno natural caracterizado por precipitações de água. A água, quando é aquecida pelo Sol ou por outro processo de aquecimento, evapora e se transforma em vapor de água. Em seguida, esse vapor se mistura com o ar e começa a subir, formando nuvens.


Onde mais ocorre a chuva ácida?

Atualmente, acontece principalmente em países em processo de desenvolvimento com o crescimento desordenado das indústrias, como o Brasil, Rússia, China, México e Índia. É importante deixar claro que em países ricos e tidos como desenvolvidos, a presença da chuva ácida ainda existe.


Qual é a consequência da chuva?

Desbarrancamentos, barragens transbordando ou se rompendo, estradas inundadas, bairros ilhados, trens descarrilhados, voos cancelados… Segundo os noticiários: consequência das chuvas.


O que é chuva ácida e os fatores que contribuem para a sua ocorrência?

A chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos. A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica.


Por que a chuva ácida e perigosa para sobrevivência do planeta?

A chuva ácida pode afetar as árvores de diversas maneiras: Dissolvendo os nutrientes e minerais do solo; Causando a liberação de substâncias nocivas no solo; Danificando as camadas protetoras das folhas, interrompendo o processo de fotossíntese e inibindo a capacidade da planta de absorver o dióxido de carbono.


Tem chuva ácida NO Brasil?

A chuva ácida é um fenômeno atmosférico já registrado em partes do Brasil. O exemplo mais marcante foi o caso ocorrido na região da Serra do Mar, em Cubatão, São Paulo, em 1977. Nessa região, gases emitidos pelas indústrias, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e benzeno, ultrapassavam mil toneladas por dia.


O que e chuva ácida preocupa os ambientalistas?

A chuva ácida, ao atingir o solo, empobrece a vegetação natural e as plantações. Também afeta a fauna e a flora de rios e lagoas, prejudicando a pesca.


Como se forma a chuva ácida?

O dióxido de carbono (CO 2) existente na atmosfera já torna a chuva levemente ácida, mesmo em condições naturais. O pH natural da água é 7 e quando em equilíbrio com o CO 2 atmosférico é 5,6, pouco ácido.


Causas

As atividades humanas são as principais responsáveis por esse fenômeno da chuva ácida. Como vimos, a liberação de gases em decorrência do uso de combustíveis fósseis é a principal responsável pela formação de chuvas ácidas.


Qual a origem da chuva ácida?

Chama-se de chuva ácida a precipitação na forma de água que possui baixo pH, geralmente abaixo do valor 5,6, que é o patamar considerado normal para as chuvas. A escala de pH mede o índice de acidez de uma determinada solução. Considera-se uma substância ácida quando o seu pH é menor do que 7.


Como se forma a chuva ácida?

A chuva ácida é formada a partir da reação dos óxidos presentes nos gases poluentes com as gotículas de água que se encontram em suspensão na atmosfera. Nesse processo, ocorre a formação de compostos ácidos, que, no momento da condensação e precipitação, são depositados sobre as cidades, vegetação e superfícies aquáticas.


Qual a composição da chuva ácida?

A chuva ácida é composta principalmente pelo ácido sulfúrico (H 2 SO 4) e pelo ácido nítrico (HNO 3 ). Ambos são formados a partir da reação da água com os seguintes elementos:


Principais consequências da chuva ácida

O fenômeno da chuva ácida é extremamente prejudicial para os ecossistemas terrestres e aquáticos, bem como para a saúde humana. Sua ocorrência traz ainda efeitos destrutivos para os monumentos públicos e estruturas urbanas de um modo geral.


Chuva ácida no Brasil

As chuvas ácidas tendem a ocorrer nas áreas onde há maior adensamento populacional urbano, além da grande concentração de atividades industriais. Os principais registros da ocorrência desse fenômeno no território brasileiro são das regiões Sul e Sudeste, notadamente a partir de meados da década de 1970.


Chuva ácida no mundo

Como vimos até aqui, as áreas com maior grau de urbanização e também onde há grande concentração industrial são aquelas em que há maior ocorrência desse fenômeno.


Exercícios resolvidos sobre chuva ácida

1) (Unesp 2013) A ampliação do uso de combustíveis fósseis para geração de energia contribui para o aumento da concentração de SO 3, que, ao reagir com H 2 O, presente na atmosfera, produz H 2 SO 4.


O que é chuva ácida?

A chuva ácida é um fenômeno caracterizado pela precipitação da chuva com elevada acidez sendo consequência da poluição atmosférica. Naturalmente, todas as chuvas são consideradas ácidas. Isso porque mesmo em locais sem poluição há a presença de gás carbônico (CO2) capaz de reagir com a água gerando o ácido carbônico (H2CO3).


Quais as principais consequências da chuva ácida?

As chuvas ácidas apresentam consequências principalmente ambientais. Com o aumento do número de indústrias, a poluição atmosférica também aumentou, provocando um aumento na emissão de gases poluentes que promovem a ocorrência da chuva ácida com muito mais frequência.


Origem da chuva ácida

A chuva, normalmente, possui um certo grau de acidez devido à presença de óxidos no ar. A acidez pode ser medida por meio de uma escala numérica conhecida como pH. Nessa escala, uma solução com pH 7 é considerada neutra. O pH considerado normal para uma chuva é em torno de 5,6. Sendo assim, quanto menor o pH mais ácida é a solução.


Chuva ácida no Brasil e no mundo

A chuva ácida no Brasil ocorre principalmente nas metrópoles e diversos estudos vêm sendo feitos a fim de analisar esse problema em território nacional. Por muitas vezes não provocar efeitos imediatos, esse fenômeno passa despercebido pela maioria da população.


Acidez da chuva

A acidez de uma solução pode ser medida por meio de uma escala numérica conhecida como pH. De acordo com essa escala, o pH 7 indica neutralidade. Assim, quanto menor o pH, mais ácida a solução será. Em contrapartida, quanto maior o pH, mais alcalina ela será.


Origem da chuva ácida

1. Natural: os vulcões são agentes naturais que favorecem a formação de chuva ácida, pois lançam gases, partículas e compostos de enxofre e poeira à atmosfera. Os processos biológicos que se realizam no solo, pântanos e oceanos também são agentes que podem desencadear chuva ácida.


Composição da chuva ácida

A chuva ácida é composta por ácidos concentrados, como o óxido de enxofre, de carbono, de nitrogênio e dióxidos de enxofre. Esses óxidos reagem com a água, formando ácidos. O ácido mais forte que compõe a chuva ácida é o ácido sulfúrico, formado pela reação entre os óxidos de enxofre e a água.


Consequências da chuva ácida

A chuva ácida é considerada um grave problema no mundo todo. Em decorrência do aumento da poluição atmosférica, associada às emissões de gases poluentes por agentes naturais, intensificou-se a incidência de chuvas ácidas em todas as partes do planeta, especialmente nos países industrializados.


Chuva ácida no Brasil

A chuva ácida é um fenômeno atmosférico já registrado em partes do Brasil. O exemplo mais marcante foi o caso ocorrido na região da Serra do Mar, em Cubatão, São Paulo, em 1977. Nessa região, gases emitidos pelas indústrias, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e benzeno, ultrapassavam mil toneladas por dia.


Como é que se forma a chuva ácida?

A chuva ácida forma-se quando os óxidos de enxofre e nitrogénio são emitidos para a atmosfera e transportados pelo vento. Posteriormente, reagem com a água, oxigénio e outros químicos presentes na atmosfera, formando ácido sulfúrico e ácido nítrico. Estes ácidos acabam por se dissolver nas gotículas de água formando assim a chuva ácida.


Causas da chuva ácida

Apesar de uma parte dos óxidos de enxofre e nitrogénio terem uma origem natural, como por exemplo, a actividade vulcânica, a grande maioria é proveniente da combustão de combustíveis fósseis.

image

Leave a Comment