Qual a açao da hipofise na purberdade

image

Qual é a função da hipófise? Conhecida também como pituitária, a hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem a função de regular o trabalho das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, produzir o hormônio importante para a lactação (prolactina), o hormônio do crescimento, o hormônio antidiurético e o hormônio…

Full
Answer

Quais são as duas porções da hipófise?

Quando analisamos a hipófise, percebemos que ela, na realidade, consiste em duas porções, as quais estão unidas anatomicamente. Isso se deve ao fato de que a hipófise possui uma origem embrionária dupla, apresentando origem nervosa e ectodérmica. As duas porções da hipófise são conhecidas como adeno-hipófise e neuro-hipófise.

Qual é a relação entre a hipófise e o hipotálamo?

A hipófise é anatomicamente e funcionalmente relacionada ao hipotálamo . A hipófise é formada por dois lobos ativos: um anterior e um posterior. O lobo anterior da hipófise, também conhecido como adeno-hipófise, produz e secreta a maior parte dos hormônios hipofisários.

Quais são as três regiões da hipófise?

Adeno-hipófise: porção originada do ectoderma e pode ser subdividida em três regiões: pars distalis, pars tuberalis e pars intermedia. A pars distalis ou lobo anterior é a região mais volumosa, representando cerca de 75% da massa total da hipófise.

Quais são os lobos da hipófise?

A hipófise é formada por dois lobos ativos: um anterior e um posterior. O lobo anterior da hipófise, também conhecido como adeno-hipófise, produz e secreta a maior parte dos hormônios hipofisários. Sua função é controlada pelos hormônios do hipotálamo.

image


Qual a importância da hipófise para a puberdade?

Ela produz diversos hormônios que comandam outras glândulas no corpo, como tireoide, adrenais, testículos, ovários, entre outras. A hipófise, junto com o hipotálamo, faz o controle central das glândulas e do equilíbrio hormonal para o resto do corpo.


Qual a importância do hipotálamo e da hipófise durante a fase da puberdade?

A ciência ainda não descobriu o que desencadeia a puberdade. Sabe-se apenas que, um belo dia, o hipotálamo ordena à hipófise o aumento da produção de gonadotropinas. Esses hormônios, liberados principalmente durante o sono, atuam nas gônadas, que desencadeiam, por sua vez, a produção de hormônios sexuais.


Quais são as funções da hipófise?

A hipófise é conhecida como “glândula mestre”, por ser responsável pelo funcionamento de outras glândulas do corpo. A hipófise, também conhecida como glândula pituitária, é uma glândula endócrina de cerca de 1 cm de diâmetro e 1 g de peso, localizada na base do cérebro, em uma área chama sela túrcica.


Onde a hipófise atua?

A hipófise é uma pequena glândula localizada na base do encéfalo. É considerada a glândula mestra do organismo, pois sua principal função é produzir hormônios que regulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas. Anteriormente, ela era denominada de glândula pituitária.


Qual é a principal função do hipotálamo?

O hipotálamo coordenada a maior parte das funções endócrinas, exercendo ação direta sobre a hipófise e indireta sobre outras glândulas como adrenais, gônadas sexuais, tireoide e mamárias. Também age sobre a regulação da temperatura, apetite, sede, ciclo do sono e sistema nervoso autônomo.


Qual a relação do hipotálamo com a hipófise?

As duas porções da hipófise são ligadas ao hipotálamo. O que a neuro-hipófise faz é secretar hormônios determinados hormônios produzidos no hipotálamo, ou seja, o hipotálamo produz e “envia” para a neuro-hipófise e ela então, faz a secreção (libera para o organismo).


Como a hipófise age?

Conhecida também como pituitária, a hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem as funções de regular o trabalho das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, produzir o hormônio importante para a lactação (prolactina), o hormônio do crescimento, o hormônio antidiurético e o hormônio …


O que é o hipófise?

A hipófise é uma pequena glândula, do tamanho de uma ervilha, que está localizada no centro geométrico da cabeça. Ela é a grande maestra do sistema endócrino: controla as funções da tireoide, das adrenais, das mamas, do crescimento, do controle hídrico e o sistema das gônadas.


Qual é a função da glândula hipófise Brainly?

A hipófise, antigamente chamada de pituitária, é uma glândula responsável pela produção de diversos hormônios.


Quais são os hormônios da hipófise?

ocitocinaEla armazena e secreta dois hormônios: ocitocina ou oxitocina e ADH (hormônio antidiurético), também chamado de vasopressina.


Qual a constituição da hipófise?

Do ponto de vista fisiológico, a hipófise é dividida anatomicamente e funcionalmente em duas partes distintas: o lobo anterior (adeno-hipófise) e o lobo posterior (neuro-hipófise). A adeno-hipófise possui origem de células epiteliais, enquanto neuro – hipófise possui origem nervosa.


Quais os hormônios produzidos pela hipófise e suas funções?

São hormônios dela: hormônio do crescimento, que estimula o crescimento do organismo; TSH (hormônio tireoestimulante), que estimula a secreção dos hormônios da tireoide; ACTH (hormônio adrenocorticotrófico), que estimula o córtex da suprarrenal; prolactina, que estimula a secreção de leite; FSH (hormônio folículo …


Estrutura e localização

A glândula hipófise está localizada na fossa hipofisária (sela turca) do osso esfenoide. Superiormente, a hipófise é coberta por dura-máter, que forma o diafragma da sela turca. Anterior e inferiormente ela está relacionada aos seios esfenoidais, anterosuperiormente ao quiasma óptico e lateralmente aos seios cavernosos.


Sistema porta-hipofisário

O sistema porta-hipofisário é um sistema vascular formado por delicados vasos sanguíneos que conectam a adeno-hipófise ao hipotálamo. Os capilares e vênulas do sistema porta são fenestrados, o que permite uma troca de moléculas entre os vasos sanguíneos e as células da adeno-hipófise.


Trato hipotálamo-hipofisário

O trato hipotálamo-hipofisário é um feixe de axônios que conecta os núcleos hipotalâmicos à neuro-hipófise. Sua função é transportar os dois hormônios hipotalâmicos (ocitocina e hormônio antidiurético) até a neuro-hipófise, onde eles serão armazenados até serem liberados quando houver necessidade.


Hipófise posterior (neuro-hipófise)

A porção posterior hipófise é uma estrutura neuroendócrina especializada. Ao contrário da hipófise anterior, ela não contém células secretoras, mas contém vários axônios amielínicos que se originam dos neurônios hipotalâmicos secretores, especificamente dos neurônios magnocelulares dos núcleos paraventricular e supra-óptico.


Notas clínicas

O prolactinoma é o tumor benigno secretor mais comum da hipófise. Ele é um tumor liberador de prolactina que pode se apresentar como micro (menos de 1 cm) ou macroprolactinoma (maior que 1 cm) dependendo do seu tamanho.


O que é a hipófise?

A hipófise é uma glândula localizada em uma cavidade do osso esfenoide, na base do cérebro, que apresenta cerca de 1 centímetro de diâmetro e, aproximadamente, 0,5 grama em um indivíduo adulto, um tamanho semelhante a um grão de feijão. Essa glândula apresenta ligação direta com o sistema nervoso central por meio de um pedículo.


Adeno-hipófise e neuro-hipófise

Quando analisamos a hipófise, percebemos que ela, na realidade, consiste em duas porções, as quais estão unidas anatomicamente. Isso se deve ao fato de que a hipófise possui uma origem embrionária dupla, apresentando origem nervosa e ectodérmica. As duas porções da hipófise são conhecidas como adeno-hipófise e neuro-hipófise.


Hormônios produzidos pela hipófise

A hipófise é uma glândula endócrina, ou seja, é responsável por produzir secreções, denominadas de hormônios, que são lançados diretamente na corrente sanguínea. A porção que produz e secreta hormônios é a adeno-hipófise.


¿Como é dividida a hipófise?

A hipófise possui dupla origem embriológica e é, consequentemente, dividida com base na funcionalidade de cada componente.


¿ Como é controlada a secreção da adeno-hipófise?

Por outro lado, a secreção da adeno-hipófise é controlada por hormônios, chamados hormônios (ou fatores) estimuladores e hormônios (ou fatores) inibidores, secretados pelo hipotálamo e levados para a adeno-hipófise pelos vasos sanguíneos.


¿ O que controla o hipotálamo?

O hipotálamo apresenta os sistemas integradores que, através dos sistemas efetores autônomo e endócrino, controlam o equilíbrio de líquidos e eletrólitos, a ingestão de alimentos e o equilíbrio de energia, a reprodução, a termorregulação, as respostas imunológicas e muitas respostas emocionais.


¿ Como é compuesto o hipotálamo?

O hipotálamo é composto por substância cinzenta agrupada em núcleos e sistemas variados de fibras, como o fórnix, estrutura que divide-o em área medial, rica em substância cinzenta e abriga os principais núcleos; e área lateral, que contém menos corpos de neurônios e onde predomina as fibras de direção longitudinal.


¿ Como é controlada a secreção hipofisaria?

Quase toda a secreção hipofisária é controlada por sinais hormonais e nervosos vindos do hipotálamo. A secreção efetuada pela região posterior da hipófise é controlada por sinais neurais que têm origem no hipotálamo.


¿ Como é compuesto o eixo endócrino?

Cada eixo endócrino é composto de três níveis de células endócrinas: (1) neurônios hipotalâmicos; (2) células da glândula pituitária anterior e (3) glândulas endócrinas periféricas. Os neurônios do hipotálamo liberam hormônios estimuladores hipotalâmicos (XRHs) específicos que estimulam a secreção de hormônios tróficos pituitários (XTHs) também específicos.


¿Como é revestida a glútea?

A glândula é revestida por uma cápsula de tecido conjuntivo, contínua com a rede de fibras reticulares, que suporta as células do órgão.


O que é neuro-hipófise?

Dentro do sistema endócrino, formado por um grande número de órgãos e estruturas produtoras de hormônios, encontramos a neuro-hipófise. Este órgão forma a parte de trás da glândula pituitária.


Estrutura

Como mencionamos anteriormente, a área posterior da hipófise, ou neuro-hipófise, consiste principalmente em projeções de neurônios de células neurossecretoras magnocelulares que se estendem dos núcleos supra-óptico e paraventricular do hipotálamo.


Funções

Embora, como mencionado no início do artigo, em muitas ocasiões a neuro-hipófise seja erroneamente considerada uma glândula produtora de hormônios, sua principal função não é sintetizar essas substâncias, mas armazenar e liberar os dois hormônios Classicamente relacionado a esse órgão: ocitocina e vasopressina.


O que acontece se isso falhar? Doenças associadas

Uma lesão, degeneração ou alteração no funcionamento da neuro-hipófise pode resultar na desregulação da secreção dos dois hormônios descritos na seção anterior.


¿ O que é a hipófise e o pituitario?

A hipófise, também chamada de glândula pituitária, é uma glândula localizada na base do crânio, em uma fosseta do osso esfenoide denominado sela túrcica ou sela turca. Ela é responsável pela produção de diversos hormônios, atuando, também, de maneira indireta no funcionamento de vários órgãos de nosso corpo.


¿ Como é o tratamiento de um tumor na hipófise?

Tumores na hipófise são perfeitamente tratáveis e o resultado do tratamento costuma ser animador. Além disso, se o tumor puder ser removido cirurgicamente, o prognóstico varia de satisfatório a bom, dependendo se o tumor será totalmente removido ou não – o que geralmente ocorre.


¿ Como é dividida a hipófise?

Apesar de ser muito pequena (mais ou menos do tamanho de uma ervilha), a hipófise é dividida em duas partes: a neuro-hipófise, que regula os níveis de água do sangue e estimula as contrações do parto, por exemplo, e a adeno-hipófise, que produz seis hormônios distintos. Veja quais são:


¿ Como é um tumor na hipófise?

Assim como em outras regiões do corpo, um tumor na hipófise ou tumor pituitário ocorre quando há o aumento excessivo e desordenado de tecido e células dentro da hipófise, a glândula responsável pela secreção de alguns hormônios muito importantes para o organismo, como o GH, hormônio do crescimento, e o TSH, que regula a tireoide.


Início

A puberdade inicia-se em idades diferentes em meninos e meninas. Em meninas, essa fase geralmente começa entre os 8 e 13 anos de idade; nos meninos, entre os 9 e 14 anos. Alguns sinais indicam que a puberdade está iniciando-se. Em meninas, isso se dá pelo surgimento do broto mamário, enquanto, em meninos, pelo aumento do tamanho do testículo.


Puberdade precoce

Sabemos que a puberdade inicia-se em meninas por volta dos 8 e 13 anos e, em meninos, por volta dos 9 a 14 anos. Quando a puberdade acontece antes dos 8 anos, para meninas, e dos nove anos, para meninos, dizemos que temos um caso de puberdade precoce. Esse evento pode ser observado em ambos os sexos, mas é mais comum em meninas.


Puberdade atrasada

A puberdade atrasada é aquela que ocorre depois do tempo considerado normal para seu início. Como, em meninas, espera-se que a puberdade inicie-se até os 13 anos e, em meninos, até os 14 anos, dizemos que a puberdade está atrasada quando ela tem início após os 13 anos, em meninas, e após os 14 anos, em meninos.


Mudanças físicas

A puberdade desencadeia uma série de modificações no corpo de meninas e meninos. É nessa fase que observamos, por exemplo, o crescimento rápido em tamanho, o surgimento dos pelos pubianos, aumento da oleosidade da pele, surgimento de odor nas axilas, aumento do seio das meninas e aumento do volume testicular dos meninos.


Sinais da puberdade feminina

A puberdade feminina tem seu início marcado pelo surgimento do broto mamário, e, posteriormente, acontece o desenvolvimento do corpo da menina até que ela se torne uma mulher. Durante a puberdade, a menina, fase após fase, torna-se apta para a reprodução. Veja a seguir alguns sinais da puberdade feminina:


Sinais da puberdade masculina

A puberdade masculina inicia-se com o aumento dos testículos e continua até que o corpo infantil dê lugar ao corpo adulto. Durante a puberdade, o menino torna-se apto à reprodução. Veja a seguir alguns sinais da puberdade masculina:


Puberdade Masculina

Nos meninos, a puberdade tem início um pouco mais tarde que nas meninas, entre os 9 e os 13 anos. Os testículos aumentam a produção de testosterona, que estimula o crescimento do genitais e dos pelos do corpo.


Puberdade Feminina

O início da puberdade nas meninas ocorre entre os 8 e os 13 anos de idade. Os ovários aumentam a produção de estrogênio, que estimula o crescimentos dos genitais e das mamas.

image

Leave a Comment