Qual a açao da insulina nos níveis sanguineos

image

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que age diretamente nos níveis de açúcar no sangue. Ela funciona como uma “chave”, que permite a entrada da glicose nas células do organismo, onde ela será usada como fonte de energia. O que é insulina basal? O nosso pâncreas libera a insulina de duas maneiras:

Full
Answer

Quando é indicado o uso de insulina?

No caso da diabetes do tipo 2, que acontece como consequência de fatores genéticos e ambientais, como alimentação inadequada e sedentarismo, por exemplo, o uso de insulina só é indicado pelo médico quando o uso de remédios hipoglicemiantes não é suficiente, sendo então necessária a aplicação de injeção de insulina para controlar os níveis de …

Por que a insulina diminui a quantidade de glicose na corrente sanguínea?

Assim, a insulina diminui a quantidade de glicose na corrente sanguínea e provoca rápida utilização da glicose como fonte energia pela maioria das células do corpo. VILLAR, Lúcio.

Como a insulina liga-se na corrente sanguínea?

A insulina, depois de ser secretada pelo pâncreas na corrente sanguínea, liga-se em suas células-alvo através de proteínas presentes na membrana destas células.

Quais são as consequências da falta de insulina?

A falta de insulina impede que o corpo transporte a glicose do sangue para dentro das células para gerar a energia necessária para as funções corporais. Além disso, com pouca insulina, as células não podem ingerir glicose como fonte de energia, então outras fontes como a gordura e o músculo se tornam o alvo do corpo, …

image


Qual a ação da insulina no sangue?

A principal função da insulina é controlar a quantidade de glicose no sangue após a alimentação1. Ela informa as células de que a glicose deve ser absorvida. Caso isso não aconteça, a permanência de níveis elevados de glicose na corrente sanguínea pode ser altamente tóxica.


Qual é a função da insulina no organismo humano?

A insulina é responsável por manter o controle no sangue do açúcar ingerido através dos alimentos. Ela deixa de ser produzida quando há uma disfunção no pâncreas, o que pode causar o diabete.


Quais são os efeitos da insulina?

O principal efeito colateral de qualquer tipo de insulina é a hipoglicemia, que é a redução exagerada da glicose. Esta alteração provoca sintomas como tremores, tonturas, fraqueza, transpiração e nervosismo, e é muito perigosa, pois, se não for corrigida rapidamente, pode causar desmaio e até coma.


Como a insulina atua no metabolismo da glicose?

A insulina promove o transporte de glicose para essas células de modo idêntico ao das outras células do corpo. Em resumo, o efeito da insulina sobre o metabolismo da glicose é o de aumentar sua utilização para energia ou o de fazer com que a glicose fique armazenada sob a forma de glicogênio ou sob a forma de gordura.


O que acontece com a falta de insulina no corpo?

A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes.


É verdade que insulina emagrece?

VERDADE. O uso de insulina pode trazer ganho de peso, ou ajuda o indivíduo a recuperar o peso perdido com a descompensação do diabetes, já que é um hormônio que transporta o excesso de glicose do sangue para dentro das células e também é responsável pelo armazenamento de gordura.


O que acontece quando tomamos muita insulina?

Geralmente, a insulina alta não causa sintomas, mas quando os níveis de açúcar no sangue ficam abaixo dos valores normais, pode levar ao surgimento de fome excessiva, desejo constante de comer doces e açúcares, dificuldade de concentração ou cansaço excessivo, por exemplo.


Quais as consequências da insulina alta?

Acredita-se que a resistência à insulina, se não for tratada, também pode aumentar o risco para outros problemas de saúde, como hipertensão arterial, colesterol sanguíneo e doenças cardiovasculares.


Como a insulina pode matar?

A superdosagem de insulina é capaz de levar a pessoa ao coma e, em seguida, a morte por hipoglicemia, independentemente de ela ser diabética, explica a endocrinologista Denise Reis Franco, diretora da ADJ Associação Diabetes Brasil.


Qual a ação da insulina e do glucagon sobre o metabolismo de glicose?

A regulação da glicemia no organismo depende basicamente de dois hormônios, o glucagon e a insulina. A ação do glucagon é estimular a produção de glicose pelo fígado, e a da insulina é bloquear essa produção, além de aumentar a captação da glicose pelos tecidos periféricos insulino-sensíveis.


Qual a diferença de glicose e insulina?

Normalmente, o corpo metaboliza os açúcares e carboidratos ingeridos em um açúcar especial chamado glicose, responsável por alimentar as células do organismo. Mas as células precisam de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas) na corrente sanguínea para absorver a glicose e usá-la como energia.


Onde a insulina é metabolizada?

Com exceção da porção que se combina com receptores nas células-alvo, todo o resto da insulina é degradado pela enzima insulinase, principalmente no fígado.


O que regula a produção da insulina

Existe outro hormônio, também produzido no pâncreas, que tem ação contrária da insulina, chamado glucagon. Ele atua liberando a glicose que está armazenada na gordura, fígado e músculos para o sangue, para que o corpo utilize quando os níveis de açúcar estão muito baixos, como durante um período de jejum, por exemplo.


2. Insulina de ação bolus

São os hormônios utilizados para substituir a insulina que é produzida após a alimentação, para impedir que a glicose aumente muito rápido no sangue, e são:


Principais sintomas

A insulina alta pode não causar sintomas podendo ser percebido através de alguns sinais como ganho de peso sem motivo aparente, desejo constante de comer doces e açúcares, fome intensa ou frequente, mesmo após ter se alimentado.


Possíveis causas

A insulina alta é causada principalmente pela resistência à insulina provocada principalmente pela obesidade, sobrepeso, falta de atividade física ou dieta rica em açúcares e carboidratos, levando ao aumento da glicose no sangue e da produção de insulina pelo pâncreas na tentativa de regularizar os níveis de açúcar no corpo.


O que fazer

A insulina alta deve ser tratada pelo endocrinologista ou clínico geral, de acordo com sua causa, que nos casos de condições mais graves como insulinoma ou nesidioblastose, pode ser indicada uma cirurgia para retirar o tumor do pâncreas ou a remoção completa desse órgão. Saiba como é feito o tratamento do insulinoma.


O que é insulina?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que age diretamente nos níveis de açúcar no sangue. Ela funciona como uma “chave”, que permite a entrada da glicose nas células do organismo, onde ela será usada como fonte de energia.


Sintomas mais comuns da insulina basal alta

O aumento da insulina basal por si só não causa sintomas. Mas, devido ao fato de ela estar ligada a alguns problemas de saúde, podem ocorrer alguns sintomas, como:


O que acontece se eu tiver insulina basal baixa?

Já a diminuição da quantidade de insulina no sangue pode estar ligada à redução da sua produção pelo pâncreas. Por isso, ela pode causar sintomas de hiperglicemia, que são:


5 sintomas de insulina alterada

Quando uma pessoa possui um índice de insulina alterada, no início, os sintomas tendem a ser sutis. No entanto, muitas vezes, com alguma atenção, podemos percebê-los. Conheça os 5 principais:


Diagnóstico de insulina alterada

Diante dos sintomas da insulina alterada, é necessário procurar um profissional imediatamente para iniciar o tratamento correto e evitar que o quadro evolua.


Tratamento para insulina alterada

O tratamento para os quadros de diabetes tipo 1 e do tipo 2 exigem alterações na dieta, como por exemplo dar preferência aos alimentos sem carboidratos e açúcares refinados, além de manter uma prática frequente de atividades físicas.


Quando a insulina é indicada

A insulina deve ser iniciada assim que for confirmada a diabetes por meio do exame de glicemia em jejum, teste de tolerância oral à glicose (TOTG) e dosagem de hemoglobina glicada.


Como o diabético deve tomar a insulina

Inicialmente, o tratamento com insulina é feito com poucas unidades, sendo normalmente indicada o uso de insulina basal, que é uma insulina de longa duração, antes de dormir, sendo também recomendado que a pessoa continue tomando os remédios anti-diabéticos orais durante o dia e de acordo com a indicação do médico.


Possíveis causas da resistência à insulina

Esta síndrome, na maioria das vezes, surge em pessoas que já têm uma predisposição genética, ao ter outros familiares que tiveram ou que têm diabetes, por exemplo.


Como é feito o tratamento

Se for realizado um tratamento correto da resistência à insulina, ela pode ser curada e, assim, evitar o desenvolvimento da diabetes.

image

Leave a Comment