O que é a poluição do ar?
As consequências da poluição do ar comprometem a qualidade do meio ambiente e da saúde das pessoas. A poluição do ar pode afetar patrimônios culturais, em decorrência das chuvas ácidas. Elas causam a corrosão gradativamente dos monumentos. Outro efeito é sob a camada de ozônio.
O que é poluição atmosférica?
A poluição atmosférica está relacionada com diversos problemas de saúde, como asma, pneumonia, rinite, câncer de pulmão e acidente vascular cerebral.
Como ocorre a poluição?
A poluição pode ocorrer como consequência de diferentes processos, tanto naturais quanto antrópicos. Dentre os processos naturais que podem provocar poluição, podemos citar as erupções vulcânicas, que lançam uma grande quantidade de gases e partículas na atmosfera.
Quais são as causas da poluição do solo?
Na literatura, autores definem poluição de diversas maneiras, apresentando divergências, por exemplo, sobre o agente causador da poluição, se esta poderia ocorrer somente devido à ação humana ou se fontes naturais também poderiam desencadeá-la. A poluição ameaça a fauna e a flora de uma região, podendo provocar até mesmo a extinção de espécies.
O que é poluição física?
São vários os fatores físicos que causam ou concorrem para o agravamento da poluição. Partículas em suspensão causam turbidez e substâncias pigmentadas em solução que dão cor às águas, limitam a penetração dos raios solares na água, restringindo o desenvolvimento de algas e a fotossíntese.
Qual o processo de poluição?
Poluição é a degradação do meio ambiente que ocorre por meio de alterações químicas ou físicas, devido, por exemplo, ao lançamento de substâncias. Esse processo de degradação pode desencadear prejuízos a todos os seres vivos, à saúde humana, ao bem-estar e também à economia.
O que causa a poluição?
A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Exemplos: Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez. Má formação de feto.
Qual a maior causa da poluição?
Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.
Quais são as principais consequências da poluição?
De maneira geral, a poluição pode provocar doenças nos seres humanos e outros seres vivos que vivem no ambiente; redução da população e até mesmo extinção de algumas espécies; mudanças climáticas; e impactos econômicos negativos devido à redução da exploração de determinados recursos, como retirada de peixes em …
Quais são os principais tipos de poluição?
Quais são os principais tipos de poluição?Poluição atmosférica. A poluição do ar se tornou uma grande preocupação no mundo. … Poluição hídrica. … Poluição do solo. … Poluição térmica. … Poluição sonora e visual. … Poluição luminosa. … Poluição radioativa.
O que pode causar a poluição do solo?
A contaminação do solo ou poluição do solo é causada pela presença de produtos químicos xenobióticos (estranhos ao organismo humano) ou outras alterações no ambiente natural do solo. É tipicamente causada por atividade industrial, produtos químicos agrícolas ou descarte inadequado de resíduos.
O que mais polui o meio ambiente?
Em grande parte, a indústria é um dos setores produtivos que mais poluem o meio ambiente — especialmente quando o tipo de poluição do qual estamos falando é o consumo de água e a consequente geração de efluentes.
Qual e a principal causa da poluição do ar?
Dentre os principais poluentes que causam o desequilíbrio no ar atmosférico temos: Monóxido de carbono: Produto resultante da queima incompleta dos combustíveis. Dióxido de enxofre e óxidos de azoto: produtos da combustão do enxofre presente nos combustíveis fósseis.
Quais são as principais causas da poluição do ar?
Causas da poluição do arFontes naturais. Algumas atividades naturais podem causar danos à atmosfera por liberarem gases poluentes. … Causadas pelo homem. … Monóxido de carbono (CO) … Dióxido de carbono (CO2) … Clorofluorcarbonetos (CFCs) … Óxidos de enxofre (SOx) … Óxidos de nitrogênio (NOx) … Compostos Orgânicos Voláteis (COVs)More items…
O que é poluição?
Poluição é um termo utilizado, de maneira geral, para referir-se a modificações prejudiciais que ocorrem no meio ambiente. Essas modificações ocorrem devido à introdução de substâncias ou energia no meio ambiente que causam prejuízos ao ecossistema e também à saúde humana.
Causas da poluição
A poluição pode ocorrer como consequência de diferentes processos, tanto naturais quanto antrópicos. Dentre os processos naturais que podem provocar poluição, podemos citar as erupções vulcânicas, que lançam uma grande quantidade de gases e partículas na atmosfera.
Tipos de poluição
A poluição pode ser causada por diferentes poluentes bem como afetar diferentes ambientes. A seguir, vamos conhecer alguns dos principais tipos de poluição.
O que podemos fazer para diminuir a poluição?
A poluição ambiental é um problema grave que coloca a saúde de várias pessoas em risco todos os dias. Para amenizá-la, é fundamental uma ação conjunta entre população e governantes. Os governos devem assegurar que as leis ambientais sejam aplicadas, garantindo a fiscalização e cumprimento desses dispositivos.
Poluição da Água
A poluição da água é a contaminação dos recursos hídricos, através da liberação de compostos físicos, químicos e biológicos prejudiciais aos seres vivos.
Poluição Térmica
A poluição térmica é a liberação de água aquecida para os ambientes aquáticos. Essa situação é nociva para as espécies que são intoleráveis a mudanças de temperatura.
Para pessoas acima de 60 anos, exercitar-se em um ambiente com alta emissão de carbono pode prejudicar a saúde do pulmão e das artérias
A ciência acaba de descobrir um novo malefício da poluição do ar, que também é um banho de água fria em quem acredita que a atividade física sempre traz benefícios.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Como ocorre a aurora polar
A todo o instante, o Sol emite partículas elementares de altíssima energia e que possuem carga elétrica. Essa considerável emissão de partículas é denominada de vento solar. Quando elas chegam às proximidades da Terra, interagem com o campo magnético terrestre.
Ocorrência em outros planetas
As auroras não são fenômenos que ocorrem somente na Terra. Como o fenômeno depende do campo magnético gerado por um planeta e das partículas emitidas pelo Sol, sua ocorrência é percebida em outros planetas do Sistema Solar. As auroras dos planetas Júpiter e Saturno foram percebidas por observações feitas por meio do telescópio espacial Hubble.
Auroras artificiais
Auroras podem ser criadas a partir da emissão de partículas elementares por uma explosão nuclear. Em julho de 1962, uma aurora foi criada artificialmente após o teste nuclear Starfish Prime, feito pelos Estados Unidos da América. O fenômeno artificial ocorre da mesma forma que o natural.
As auroras não são apenas um fenômeno bonito!
Se as partículas que compõem o vento solar não fossem desviadas pelo campo magnético terrestre, elas poderiam causar uma série de transtornos, a saber:
Tempestades solares e as auroras polares
Tempestades solares intensas podem maximizar a ocorrência de auroras polares e gerar prejuízos a tecnologias terrestres. Em setembro de 1859, uma tempestade solar elevou a quantidade normal de partículas emitidas e impossibilitou a comunicação via telégrafo.
Exemplo
a) Calcule a pressão exercida pelos pés de uma mulher de massa igual a 60,0 kg. Considere que a mulher encontra-se em pé e que a área total de seus pés seja de 120 cm².
Resolução
a) Como sabemos, a pressão é dada pela razão entre a força aplicada e a área de contato. A força, no caso do exercício, é a força peso, definida pelo produto da massa da mulher (60,0 kg) pela gravidade local (10 m/s²). Além disso, a área de contato deve ser expressa no sistema internacional de unidades, ou seja, em m².
Pressão hidrostática
Pressão hidrostática é a pressão exercida por fluidos em repouso. Para calcularmos essa pressão, utilizamos uma relação matemática um pouco diferente, porém mais útil para o estudo dos fluidos.
O que é pressão atmosférica?
Pressão atmosférica é a pressão exercida pela coluna de gases atmosféricos presente acima de nós durante todo o tempo. A atmosfera terrestre é composta por gases leves, como nitrogênio, oxigênio, gás carbônico, por isso, apresenta uma densidade relativamente baixa. Ao nível do mar, sua densidade é de aproximadamente 1,2 kg/m³.
Pressão absoluta
Pressão absoluta é a pressão total exercida sobre um corpo na superfície da Terra. Para calcularmos a pressão absoluta sobre um corpo, devemos levar em conta a atuação de duas pressões distintas: a pressão atmosférica e a pressão manométrica (exercida por um fluido).
Unidades de pressão
Existem muitas unidades utilizadas para medir a pressão em diferentes partes do mundo ou na realização de diferentes atividades. É importante conhecermos algumas delas e sabermos como convertê-las para a unidade padrão, o pascal:
Pressão arterial
Pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue contra as paredes das artérias. Para medirmos a pressão arterial, utilizamos um aparelho chamado esfigmomanômetro. Esse aparelho é capaz de medir as pressões sistólica e diastólica, que são, respectivamente, as pressões do sangue ao sair e ao retornar ao coração.
O Que É Poluição?
- – Definição
Toda poluição tem uma dimensão física, pois se refere à matéria, energia, espaço-tempo e suas interações. De qualquer forma, existem critérios para diferenciar a poluição física dos outros dois tipos gerais de poluição, como biológica e química. - – Poluentes físicos
Um primeiro tipo de poluentes físicos são os resíduos gerados pelos seres humanos. Entre eles está tudo o que é popularmente conhecido como lixo, que por sua vez pode ser classificado em vários tipos. Esses tipos são determinados por sua natureza como resíduos orgânicos e inorgâ…
See more on maestrovirtuale.com
Causas Da Poluição
Tipos de Poluição
O Que Podemos Fazer para Diminuir A Poluição?
-
Poluição é um termo utilizado, de maneira geral, para referir-se a modificações prejudiciais que ocorrem no meio ambiente. Essas modificações ocorrem devido à introdução de substâncias ou energia no meio ambiente que causam prejuízos ao ecossistemae também à saúde humana. Na literatura, autores definem poluição de diversas maneiras, apresentando di…