
COLINÉRGICOS E ANTICOLINÉRGICOS Colinérgicos são drogas que atuam basicamente no sistema parassimpático, e parcialmente no sistema nervoso simpático, ativando os receptores colinérgicos e mimetizando ou potencializando a ação da acetilcolina AGONISTAS COLINÉRGICOS DROGAS DE AÇÃO DIRETA Agem nos receptores colinérgicos como agonistas, ativando esses receptores e desencadeando respostas semelhantes às provocadas pela estimulação do parassimpático.
Como agem os medicamentos colinérgicos?
1. Os fármacos agonistas colinérgicos Eles são distribuídos em dois Grupos. 1° Ação Direta: Que agem nos receptores colinérgicos como agonistas, ativando esses receptores e desencadeando respostas semelhantes às provocadas pela estimulação do parassimpático.
Quais são e qual a função das drogas colinérgicas de ação direta?
Alcalóides naturais e análogos sintéticos. Muscarina….USO CLÍNICO DE DROGAS COLINÉRGICAS DE AÇÃO DIRETADROGAUSO CLÍNICOPILOCARPINAUsado no tratamento do glaucoma, miose e estimulo da secreção da glândula lacrimal.BETANECOLÉ utilizado por via oral para estimular a contração da bexiga e gastrintestinal.3 more rows•Feb 23, 2018
Quais são os efeitos colinérgicos?
A síndrome colinérgica central manifesta sintomas de psicose, agitação, confusão mental, convulsões e coma. A síndrome colinérgica nicotínica é rara, e manifesta hiperatividade simpática e disfunção neuromuscular, taquicardia, hipertensão, fasciculações musculares e até paralisia.
Como atuam os fármacos antagonistas colinérgicos?
As doses mais altas antagonizam o controle parassimpático da bexiga e do trato gastrointestinal, inibindo a micção e reduzindo o tônus e a motilidade intestinal. Doses ainda maiores são necessárias para inibir a motilidade gástrica e principalmente a secreção do estômago.
O que é ação Colinergica?
Os parassimpatomiméticos (PSNS) ou colinérgicos compõem uma classe de fármacos com propriedades que estimulam ou imitam o sistema nervoso parassimpático. Estes produtos químicos são também chamados drogas colinérgicas porque a acetilcolina (ACh) é o neurotransmissor utilizado para ativar o sistema parassimpático.
Quais são as etapas da neurotransmissão Colinérgica?
A neurotransmissão dos neurônios adre- nérgicos envolve as seguintes etapas: (1) síntese, (2) armazenamento, (3) liberação e (4) ligação da norepinefrina com o recep- tor, seguido da (5) remoção do neurotrans- missor da fenda sináptica.
Quais são os efeitos fisiológicos decorrentes da ativação colinérgica?
A ativação desses receptores no sistema nervoso periférico tem ações que incluem a redução da frequência e força da contração cardíaca, o relaxamento de vasos sanguíneos periféricos e a constrição das vias respiratórias (brônquios e bronquíolos).
Quais são os receptores colinérgicos?
Receptores. … Receptores Muscarínicos. … Receptores Nicotínicos. … Agonistas.Agonistas muscarínicos. … Agonistas nicotínicos. … Anticolinesterásicos. … Antagonistas.More items…•
O que é efeito anticolinérgico?
Os efeitos anticolinérgicos são causados por medicamentos que bloqueiam a ação da acetilcolina. A acetilcolina é um mensageiro químico (neurotransmissor) liberado por uma célula nervosa que transmite um sinal a uma célula nervosa vizinha ou a uma célula situada em um músculo ou glândula.
Como funciona agonistas e antagonistas?
Um agonista é uma molécula que pode se ligar e ativar um receptor para induzir uma reação biológica. A atividade mediada por agonistas é oposta por antagonistas, que inibem a resposta biológica induzida por um agonista.
Para que serve antagonista adrenérgico?
Introdução. Os antagonistas adrenérgicos são uma classe de medicamentos que atuam mediante a ligação reversível ou irreversível com os adrenoreceptores, impedindo a ativação desses receptores pela ação das catecolaminas. Por esse motivo, também são conhecidos como bloqueadores adrenérgicos ou simpaticolíticos.
Qual o mecanismo de ação dos fármacos Simpatolíticos?
Drogas que inibem as ações do sistema nervoso simpático através de qualquer mecanismo. As mais comuns são os ANTAGONISTAS ADRENÉRGICOS e as que esgotam a norepinefrina ou diminuem a liberação de transmissores das terminações pós-ganglionares adrenérgicas (veja AGENTES ADRENÉRGICOS).
O que é bloqueadores colinérgicos?
Os bloqueadores neuromusculares atuam em receptores colinérgicos nicotínicos da junção neuromuscular, de forma a prejudicar a transmissão do impulso nervoso, resultando no relaxamento da musculatura. Assim, não promovem o alívio da dor, nem possuem propriedade amnésica, ou seja, não afetam o nível da consciência.
Qual é a função da acetilcolina?
A acetilcolina (ACh) foi o primeiro neurotransmissor descoberto (1921). Produzido no sistema nervoso central e periférico, ele está relacionado diretamente com a regulação da memória, do aprendizado e do sono. Esse hormônio atua no organismo como um mecanismo mensageiro entre os neurônios (células nervosas).
Qual o mecanismo de ação do Carbacol?
O Cloreto de Carbacol é um agente miótico potente colinérgico (parassimpaticomimético) que produz constrição da íris e corpo ciliar resultando em uma redução na pressão intraocular. Sendo assim, este medicamento é destinado à redução da pressão intraocular em cirurgias oftálmicas, em ambiente hospitalar.
Quais são os principais efeitos dos agonistas Muscarínicos?
Agonistas muscarínicos Efeitos farmacológicos dos agonistas muscarínicos: Efeitos cardiovasculares: Reduz a frequência cardíaca, força de contração e débito cardíaco. Também promove vasodilatação generalizada mediada por NO.