
LDL e HDL colesterol são lipoproteínas que transportam o colesterol (tipo de composto químico presente nas membranas celulares e carregado no plasma sanguíneo dos animais) pelo corpo. O colesterol exerce funções essências para o organismo, como, por exemplo, ajudar na produção de ácidos biliares, vitamina D e de hormônios esteroides.
Qual é a diferença entre o HDL e o LDL?
Os nomes mais conhecidos e questionados são o HDL e o LDL, siglas para as lipoproteínas responsáveis pelo transporte do colesterol. A diferença entre o HDL e o LDL mais conhecida é que um é bom, caso do HDL, e o outro mau, o LDL. Mas, existem outros fatores que também apontam suas diferentes formas de agir nos sistemas corporais.
Qual é o valor de LDL?
O valor de LDL deve ser sempre o menor possível e é por esse motivo que, para a população em geral, o LDL deve ser mantido abaixo de 130 mg/dl. No entanto, pessoas que têm um risco alto de ter um problema cardiovascular beneficiam de ter níveis ainda menores de LDL.
Quais são os benefícios do HDL?
O HDL conduz os cristais de colesterol para o fígado, onde serão quebrados e metabolizados mais uma vez para, assim, serem descartados do corpo. Em níveis elevados, esse tipo de colesterol é capaz de reduzir os riscos de doenças do coração e ter ações anti-inflamatória e antioxidante.
Qual é a diferença entre o colesterol do mau e o LDL?
Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o colesterol do mau porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.

Como o LDL e o HDL atuam no organismo?
Enquanto o LDL (Low Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de baixa densidade) transporta o colesterol do fígado às células, o HDL (High Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de alta densidade) faz o inverso, retirando o excesso de colesterol e levando-o de volta ao fígado, para ser eliminado pelo corpo.
Quanto ao colesterol Qual a diferença entre HDL e LDL?
Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o colesterol do mau porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.
O que são LDL e HDL e como agem no organismo?
HDL e LDL são lipoproteínas que garantem o transporte do colesterol no corpo. Enquanto o HDL é conhecido como bom colesterol, o LDL é conhecido por ser um colesterol ruim. É muito comum ouvirmos falar sobre colesterol e todo o mal que ele pode causar a nossa saúde.
Qual a taxa normal de HDL e LDL?
1. Tabela de valores de referência para o colesterolTipo de colesterolValor de referência para crianças e adolescentesColesterol totalmenor que 170 mg/dlColesterol HDL (bom)maior que 45 mg/dlColesterol LDL (ruim)menor que 110 mg/dlColesterol não-HDL (soma do LDL, VLDL e IDL)—
Qual o valor ideal para o colesterol LDL?
Colesterol LDL Os valores de referência para LDL são: Indivíduos com risco baixo: abaixo de 130 mg/dl. Indivíduos com risco intermediário: abaixo de 100 mg/dl. Indivíduos com risco alto: abaixo de 70 mg/dl.
Qual o nível de HDL ideal?
Lipoproteínas de alta densidade (HDL) ou colesterol “bom” – ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue. Quanto mais elevados os níveis de HDL, menores são os riscos de desenvolver uma doença cardíaca. O ideal é que a taxa de HDL seja superior a 40 mg/dl.
Qual é a função do HDL no organismo?
A lipoproteína de alta densidade, mais conhecida como HDL, é montada no fígado e tem a função de retirar o excedente de colesterol que se deposita nos vasos sanguíneos. As sobras dessa gordura são conduzidas de volta ao fígado.
Qual é o significado de LDL?
LDL, o “colesterol ruim” Em inglês, a sigla LDL vem de low density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade. E, a bem da verdade, essa molécula não é um colesterol.
O que acontece quando o colesterol LDL está alto?
O colesterol LDL também conhecido como colesterol ruim, é uma lipoproteína de baixa densidade que pode se acumular nas artérias dificultando o fluxo de sangue para os órgãos, podendo causar infarto e AVC.
Quando o colesterol LDL é considerado baixo?
Segundo ele, existe certo consenso de que valores do LDL-Colesterol (¨colesterol ruim”) menores que 40 mg/dl no sangue são considerados baixos, entretanto, estudos recentes não demonstraram efeitos colaterais graves mesmo quando esse valor foi reduzido até 25 mg/dl.
Quando o colesterol bom está baixo?
Quando os valores do HDL estão menores que 40 mg/dL, é preciso ficar alerta à possibilidade do aparecimento de doenças perigosas, principalmente as cardiovasculares. Isso porque o acúmulo de gordura nos vasos interrompe a passagem do sangue, o que pode desencadear complicações como: Acidente vascular cerebral (AVC);
Qual o nível de colesterol alto?
O colesterol total está alto quando acima de 190 mg/dL no exame de sangue, sendo importante também que seja avaliada a concentração das frações do colesterol, pois assim é possível verificar que tipo de colesterol está influenciando mais o aumento.
Quais os valores normais de LDL e HDL?
Os valores de referência variam de acordo com alguns critérios. Para homens é um pouco diferente dos valores para as mulheres, variam com a idade e principalmente, com a quantidade de fatores de risco que a pessoa apresente.
O que é LDL e HDL?
O LDL e HDL são tipos de colesterol que recebem o nome de acordo com a lipoproteina que o carreia pelo sangue. Por ser uma substância gordurosa, o colesterol não consegue transitar sem a ajuda dessas lipoproteínas pela circulação sanguínea.
Como reduzir as taxas de LDL e aumentar as taxas de HDL?
Adotando medidas adequadas de alimentação, atividade física regular, hábitos de vida saudável, como não fumar, não beber e tomar regularmente as suas medicações, é possível reduzir as taxas de LDL e aumentar o HDL.
1. Colesterol HDL
O colesterol HDL é conhecido como o colesterol “bom”, já que é capaz de proteger o coração dos danos causados pelo LDL e, por isso, é o único que deve ser mantido alto na corrente sanguínea.
2. Colesterol LDL
O colesterol LDL é o colesterol “ruim”.
3. Colesterol VLDL
O colesterol VLDL é responsável pelo transporte de triglicerídeos e também aumenta o risco de doenças cardíacas. O valor ideal de VLDL é até 30 mg/dl e alto quando está acima de 40 mg/dl. Caso o resultado do exame seja entre esses referenciais, o exame é tido como normal, porém não é ideal, já que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
4. Colesterol total
O colesterol total é a soma do HDL, LDL e do VLDL. Ter o colesterol total alto representa um risco elevado de doenças cardiovasculares e, por isso, seus valores não devem ultrapassar os 190 mg/dl.
O que é o colesterol e para que serve, afinal?
Normalmente associamos o colesterol a excesso de gordura e problemas cardiovasculares. Contudo, evitar alimentos calóricos não é garantia de que seus níveis de “colesterol ruim” serão controlados.
Os tipos de colesterol
Apesar de no geral ter uma má fama, você já deve ter ouvido falar que existem dois tipos de colesterol, o “bom” e o “ruim”. Mas essa classificação se refere à forma como a substância é transportada em nosso corpo.
Como e por que controlar os níveis de colesterol?
Como já adiantamos, os níveis de colesterol estão diretamente ligados ao acometimento de doenças cardiovasculares, que podem desencadear infartos e derrames.
O que são triglicerídeos?
Os triglicerídeos (ou triglicérides) são moléculas de gordura com função de armazenamento de energia no corpo. Representam a maior parte das gorduras ingeridas.
O que quer dizer triglicerídeos altos e baixos?
Níveis elevados de triglicerídeos estão associados a baixos valores de colesterol HDL e a altos níveis de colesterol LDL. Portanto, eles são um fator de risco para a aterosclerose, em especial nas condições que mencionamos.
Exames de colesterol e triglicerídeos
O exame de colesterol e triglicerídeos tem o nome de perfil lipídico e inclui uma série de análises. O teste determina os níveis de Colesterol HDL, LDL, VLDL, Não-HDL, Total e Triglicerídeos, e pode ser feito de forma muito simples.
Referências bibliográficas
Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Disponível em: <http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2017/02_DIRETRIZ_DE_DISLIPIDEMIAS.pdf>. Acesso em: 29 de outubro de 2021.
Diferença entre colesterol LDL e HDL
O colesterol LDL (que significa Low Density Lipoproteins/ Lipoproteínas de baixa densidade) é o responsável pelo transporte do colesterol localizado no fígado para as células.
Valores para referência do colesterol
O LDL (ruim) pode ser considerado alto se estiver acima de 130 mg/dl nos indivíduos com baixo risco cardiovascular. Contudo, para indivíduos com risco intermediário, a recomendação é que se fique abaixo dos 100 mg/dl. Pacientes com alto risco cardiovascular precisam manter o colesterol LDL abaixo de 70 mg/dl.
Entenda como controlar o colesterol LDL e HDL
O HDL tem o valor de referência menor em comparação com o colesterol LDL. Dessa forma, além disso, má alimentação, sedentarismo, mas também o tabagismo reduzem ainda mais o HDL. Assim, é necessário adotar hábitos que sejam saudáveis, tal como praticar esportes, controlar estresse e fazer exercícios físicos.
Com que frequência devo medir as taxas de colesterol?
Quem tem 20 anos ou mais deve medir as taxas de colesterol pelo menos uma vez a cada 5 anos. Homens de 45 a 65 anos e mulheres de 55 a 65 anos devem fazer o exame de colesterol a cada 1 ou 2 anos.
O que é colesterol?
O colesterol é uma espécie de gordura encontrada em todas as células do corpo. O colesterol está presente em alguns alimentos, como carnes e laticínios, além de ser produzido pelo fígado. O corpo precisa de colesterol para funcionar adequadamente. Porém, as taxas devem estar dentro do ideal para evitar doenças tromboembólicas.
Quais são os tipos de colesterol?
Existem 3 tipos de colesterol: LDL, HDL e VLDL. O colesterol total é a quantidade total de colesterol no sangue e inclui os 3 tipos (LDL, HDL e VLDL).
Triglicerídeos são um tipo de colesterol?
Os triglicerídeos também são gorduras, mas não são um tipo de colesterol. Contudo, as suas taxas também são avaliadas no exame de colesterol. Níveis altos de triglicerídeos aumentam o risco de doenças cardiovasculares, assim como o LDL.
O que pode deixar o colesterol alto ou baixo?
A gordura saturada e o colesterol presentes nos alimentos aumentam o nível de colesterol no sangue. A gordura saturada é a principal responsável pelo aumento, mas o colesterol dos alimentos também exerce um papel importante. Diminuir a quantidade de gorduras saturadas na dieta ajuda a baixar o colesterol.
