Qual a açao do alunopurinol

image

Full
Answer

Quais são os sintomas do alopurinol?

O Alopurinol é indicado na redução da formação de urato e ácido úrico, nas principais manifestações de depósito de urato/ácido úrico, como artrite gotosa, tofos cutâneos e nefrolitíase, ou quando existe um risco clínico potencial (por exemplo, no tratamento de tumores que possam desencadear nefropatia aguda por ácido úrico).

Quais são as contraindicações do alopurinol?

Quais são as contraindicações do alopurinol? O uso de alopurinol é contraindicado para pessoas conhecidamente alérgicas a substância, ou a algum dos componentes da fórmula do medicamento. Não existem evidências suficientes quanto à segurança da utilização de alopurinol durante a gravidez.

Quais são as reações alérgicas ao alopurinol?

A principal contraindicação ao alopurinol é uma história de reação alérgica ao medicamento. Se o paciente tiver tido uma reação leve, uma dose mais baixa pode ser tentada. Se ainda assim houver reação, o medicamento deve ser suspenso indefinidamente.

Quais são os efeitos da absorção maciça de alopurinol?

A absorção maciça de Alopurinol pode conduzir a uma considerável inibição da atividade da xantina oxidase, a qual não deve produzir efeitos indesejáveis, a não ser afetar o efeito de alguma medicação concomitante, especialmente a mercaptopurina e/ou azatioprina.

image


O que o alopurinol faz no corpo?

O alopurinol pertence a um grupo de medicamentos chamados inibidores enzimáticos, que agem controlando a velocidade com que modificações químicas especiais ocorrem no corpo. O alopurinol atua reduzindo a produção de ácido úrico, que é sintetizado pelo nosso organismo.


Quanto tempo o alopurinol começa a fazer efeito?

Ação esperada de Alopurinol O tempo médio estimado para início da ação farmacológica do medicamento é de uma a duas semanas (efeito máximo).


Quando devo tomar o alopurinol?

Modo de uso Pode ser tomado uma vez ao dia, por via oral. Se a dose diária exceder 300mg e houver manifestação de intolerância gastrintestinal, pode ser apropriado um esquema de doses divididas. Os comprimidos de alopurinol devem ser tomados após as refeições, com bastante líquido.


Como o alopurinol age no tratamento da gota?

O Alopurinol age inibindo a formação do acido úrico,através da inibição de uma enzima chamada Xantina oxidase. O seu objetivo é a redução dos níveis de Ac. Urico no sangue,reduzindo o risco de precipitação na articulação levando a crise de Gota.


Quanto tempo dura o tratamento com alopurinol?

Idealmente a profilaxia deve ser mantida por 3 a 6 meses após estabilização dos níveis séricos de ácido úrico. Em pacientes com gota tofácea, pode-se manter a profilaxia até a resolução dos tofos.


Qual o perigo de tomar alopurinol?

Embora seja mais raro, esse remédio também pode causar diabetes, insuficiência renal, dor de cabeça, sono ou pressão alta. O alopurinol pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato.


Quais são os sintomas de ácido úrico?

Dor e inchaço em uma articulação, especialmente o dedão do pé, tornozelo, joelho ou dedos; Dificuldade em movimentar a articulação afetada; Vermelhidão no local da articulação, que pode até ficar mais quente que o habitual; Deformação da articulação, devido ao acúmulo excessivo de cristais.


Como age o alopurinol nos rins?

O Alopurinol e o oxipurinol, seu principal metabólito, diminuem os níveis de ácido úrico no plasma e na urina através da inibição da xantina oxidase, enzima que catalisa a oxidação de hipoxantina em xantina e de xantina em ácido úrico.


Qual o melhor antiinflamatório para crise de gota?

Anti-inflamatórios não esteroides Os anti-inflamatórios não esteroides, também conhecidos por AINES, como o ibuprofeno, naproxeno, indometacina ou celecoxib são muito usados para aliviar os sintomas nas crises agudas de gota, em doses mais altas, e para prevenir futuras crises em doses mais baixas.


Alopurinol, para o que é indicado e para o que serve?

Alopurinol é indicado para redução da formação de urato/ácido úrico nas principais manifestações de depósito dessas duas substâncias – o que ocorre em indivíduos com artrite gotosa, tofos cutâneos e nefrolitíase ou naqueles que apresentam um risco clínico potencial (por exemplo, que estão em tratamento de tumores que podem desencadear nefropatia aguda por ácido úrico).


Como usar o Alopurinol?

Alopurinol pode ser tomado uma vez ao dia, por via oral, após a refeição. É bem tolerado, especialmente quando usado depois da ingestão de alimentos.


Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Alopurinol?

Se você sentir algum dos sintomas abaixo enquanto usar este medicamento, pare de ingeri-lo e informe seu médico o mais rápido possível.


Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Alopurinol maior do que a recomendada?

Foi relatada ingestão de até 22,5 g de alopurinol, sem efeitos adversos. Sinais e sintomas como náusea, vômito, diarreia e tonteira foram relatados em um paciente que ingeriu 20g de alopurinol. Houve recuperação após medidas gerais de suporte.


Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Alopurinol com outros remédios?

Quando a 6-mercaptopurina ou a azatioprina são administradas concomitantemente com Alopurinol, deve ser utilizado apenas 1/4 da dose usual desses citostáticos, porque a inibição da xantina-oxidase prolongará a atividade dos mesmos.


Quais cuidados devo ter ao usar o Alopurinol?

Essas reações são reconhecidas através de diagnóstico clínico e suas apresentações clínicas continuam sendo a base para a tomada de decisões. Caso ocorram essas reações a qualquer momento do tratamento, Alopurinol deve ser descontinuado imediatamente. A reexposição ao medicamento não deve ser feita em pacientes com síndrome de hipersensibilidade e SJS/TEN. Para o tratamento de reações de hipersensibilidade, corticosteróides podem ser benéficos.


Interação alimentícia: posso usar o Alopurinol com alimentos?

O uso concomitante de álcool pode diminuir a efetividade do Alopurinol. Com o uso de suplemento de ferro pode haver aumento da captação de ferro pelo fígado. Altas doses de vitamina C ( ácido ascórbico) podem acidificar a urina e aumentar o risco de formação de cálculos renais.


¿Quando é indicado o alopurinol?

É importante destacar que o alopurinol é um fármaco indicado para a prevenção e não para tratamento da gota. Os pacientes com crise aguda de gota devem ser medicados com anti-inflamatórios até a resolução do quadro. Se o paciente não toma alopurinol, este só deve ser iniciado após o fim da crise de artrite gotosa, como forma de prevenção de crises futuras.


¿ O que é alopurinol e para que serve?

O alopurinol, também conhecido pelo nome comercial Zyloric, é um medicamento que tem como ação a redução da produção de ácido úrico pelo organismo, sendo útil, portanto, na prevenção das crises de artrite gotosa e de alguns tipos de cálculos renais.


¿ Qual o nome do alopurinol?

Entre as marcas comerciais, o nome mais famoso é o Zyloric, que é o medicamento de referência para a substância alopurinol.


¿ Quanto alopurinol puedo tomar al día?

A dose máxima diária de alopurinol é de 800 mg, mas a maioria dos pacientes consegue controlar os níveis de ácido úrico com cerca de 300 mg.


¿ Quanto tempo tarda no efecto do ácido úrico?

A redução nos níveis sanguíneos de ácido úrico começam a ser perceptíveis já no segundo dia de tratamento e o efeito máximo do medicamento é atingido com cerca de 1 a 2 semanas.


Para que serve Alopurinol

O alopurinol é usado para prevenir crises de gota e outras condições associadas com o excesso de ácido úrico no corpo, entre elas, pedras nos rins e certos tipos de doença renal.


Ação esperada de Alopurinol

O alopurinol pertence a um grupo de medicamentos chamados inibidores enzimáticos, que agem controlando a velocidade com que modificações químicas especiais ocorrem no corpo.


Interações medicamentosas de Alopurinol

Se você faz uso de alguma das medicações relacionadas abaixo, consulte o seu médico antes de fazer uso de alopurinol (se você não tem certeza a respeito de quais medicamentos tem usado, consulte o seu médico).


Uso de Alopurinol na gravidez e amamentação

Não há evidência suficiente da segurança de alopurinol na gravidez humana. O uso na gravidez deve ser considerado apenas quando não houver alternativa mais segura e quando a doença em si representar riscos para a mãe ou para o feto.


Posologia, dosagem e instruções de uso de Alopurinol

Recomenda-se iniciar o tratamento com uma dose baixa (100 mg/dia) a fim de reduzir os riscos de reações adversas. A dose deve ser aumentada somente se a resposta referente à redução de urato for insatisfatória. Deve-se ter precaução extra se a função renal estiver comprometida.


Reações adversas de Alopurinol

Algumas pessoas podem apresentar reações adversas ao fazer uso de alopurinol. Se você sentir algum dos sintomas abaixo enquanto usar este medicamento, pare de tomá-lo e informe seu médico o mais rápido possível.


Qual a ação esperada de Alopurinol?

O alopurinol pertence a um grupo de medicamentos chamados inibidores enzimáticos, que agem controlando a velocidade com que modificações químicas especiais ocorrem no corpo.


Alopurinol possui efeitos colaterais?

Algumas pessoas podem apresentar reações adversas ao fazer uso de alopurinol. Se você sentir algum dos sintomas abaixo enquanto usar este medicamento, pare de tomá-lo e informe seu médico o mais rápido possível.


O que fazer em caso de superdosagem de Alopurinol?

Relataram-se sinais e sintomas como enjoo, vômito, diarreia e tontura em um paciente que ingeriu 20 g de alopurinol.


Quais as precauções e advertências que devo ter antes de tomar este medicamento?

Alopurinol deve ser descontinuado IMEDIATAMENTE caso ocorram erupções na pele ou outra evidência de hipersensibilidade (alergia) à droga.


Alopurinol – Indicações

O Alopurinol é indicado na redução da formação de urato e ácido úrico, nas principais manifestações de depósito de urato/ácido úrico, como artrite gotosa, tofos cutâneos e nefrolitíase, ou quando existe um risco clínico potencial (por exemplo, no tratamento de tumores que possam desencadear nefropatia aguda por ácido úrico).


Advertências

O Alopurinol deve ser descontinuado IMEDIATAMENTE quando ocorrer “rash” cutâneo (erupções na pele) ou outra evidência de hipersensibilidade (alergia) à droga.


Uso na gravidez de Alopurinol

Não há evidência suficiente da segurança de Alopurinol na gravidez humana.


Interações medicamentosas de Alopurinol

Se você faz uso de alguma medicação descrita abaixo, consulte seu médico antes de fazer uso de Alopurinol (se você não tem certeza a respeito de quais medicamentos tem usado, consulte seu médico):
? 6-mercaptopurina
? azatioprina
? teofilina
? ampicilina/amoxicilina
? ciclofosfamida, doxorrubicina, bleomicina, procarbazina,
mecloroetamina
? ciclosporina
? vidarabina (adenina arabinosídeo)
? salicilatos e agentes uricosúricos
? clorpropamida
? anticoagulantes cumarínicos
? fenitoína
“Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sem orientação médica.”
“Informe imediatamente ao seu médico em caso de suspeita de gravidez.”
“Não há contraindicação relativa a faixas etárias.”
“Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.”
“Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.”
“Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico.


Alopurinol – Posologia

As doses devem ser ajustadas através do controle das concentrações séricas de urato/ácido úrico a intervalos adequados. O Alopurinol pode ser tomado uma vez ao dia após a refeição.


Superdosagem

Sinais e sintomas que incluíam enjoo, vômito, diarreia e tonteira foram relatados em um paciente que ingeriu 20 g de Alopurinol.
Em caso de ingestão acidental de grande quantidade deste medicamento, procure orientação médica imediatamente.


Características farmacológicas

Propriedades farmacodinâmicas
O Alopurinol e o oxipurinol (seu principal metabólito),diminuem os níveis de ácido úrico e urato no plasma e na urina, através da inibição da xantinaoxidase, enzima que catalisa a oxidação da hipoxantina em xantina e de xantina em ácido úrico.
Além da inibição do catabolismo da purina, a biossíntese da purina é inibida pelo mecanismo de retroalimentação da hipoxantina-guanina fosforilase, em alguns pacientes.
Propriedades farmacocinéticas
– Absorção
O Alopurinol é ativo quando administrado por via oral e é rapidamente absorvido no trato gastrintestinal superior.


Propriedades

A biodisponibilidade por via oral é de 90%, com um pico plasmático de alopurinol na hora e de alopurinol mais metabólito ativo em 3 ou 4 horas. O alopurinol metaboliza-se quase por completo no fígado e é eliminado por via renal.


Indicações

Adultos: hiperuricemias primárias e secundárias. Gota. Nefropatia errática. Nefrolitíase por ácido úrico. Crianças e adolescentes: nefropatia por ácido úrico durante o tratamento da leucemia.


Posologia

Dose habitual: 100 a 300 mg ao dia. Em casos isolados pode ser aumentada de 600 a 900 mg ao dia. Em crianças: 10 mg/kg/dia. Em insuficiência renal: começar com 100 mg. Tomar os comprimidos após as refeições.


Reações adversas

Náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia, urticária, febre, artralgia, síndrome de Stevens-Johnson, síndrome de Lyell, vasculite, nefrite, vertigem, sonolência, cefaleias, discrasias sanguíneas, aumento transitório das enzimas hepáticas, neurite periférica, hepatite, alopecia, formação de cálculos de xantina.


Precauções

Devem ser evitados os alimentos com alto teor de purinas (sardinhas, enchova) e quantidades elevadas de álcool. Os pacientes com cálculos de ácido úrico ou nefropatia por ácido úrico devem ingerir, pelo menos, 2 litros de líquido por dia e manter o pH urinário entre 6,4 e 6,8.


Interações

O alopurinol associado com citostáticos aumenta a incidência de discrasias sanguíneas. O alopurinol potencializa a ação de mercaptopurina, azatioprina, dicumarínicos, clorpropamida e teofilina. A ação do alopurinol é atenuada pela sulfopirazona, a probenecida e benzobromarona.

image


O Que É O Alopurinol?

Image
O alopurinol, também conhecido pelo nome comercial Zyloric, é um medicamento que tem como ação a redução da produção de ácido úrico pelo organismo, sendo útil, portanto, na prevenção das crises de artrite gotosa e de alguns tipos de cálculos renais. A redução nos níveis sanguíneos de ácido úrico começam a ser …

See more on mdsaude.com


para Que Serve

  • O ácido úrico presente no nosso organismo é produzido a partir da purina, que é um conjunto de compostos orgânicos presentes em diversos tipos de alimentos, principalmente naqueles de origem animal. Cerca de 40% das nossas purinas são obtidas pela dieta e os 60% restantes são produzidos pelo nosso próprio organismo. A transformação da purina em ácido úrico é catalisa…

See more on mdsaude.com


Nomes Comerciais

  • O alopurinol é um medicamento que já pode ser encontrado sob a forma genérica. Entre as marcas comerciais, o nome mais famoso é o Zyloric, que é o medicamento de referência para a substância alopurinol. No Brasil, o alopurinol também pode ser encontrado sob o nome Lopurax; já em Portugal, além do Zyloric, existem também as marcas Zurim e o Uriprim.

See more on mdsaude.com


Como Tomar

  • A alopurinol é comercializado sob a forma de comprimidos de 100 mg e 300 mg. O tratamento deve ser iniciado com doses de 100 mg por dia, com incrementos de 100 mg a cada 2 a 4 semanas de forma a se atingir um valor de ácido úrico no sangue menor que 6 mg/dl. O ideal é tentar encontrar a menor dose que seja eficaz para controlar o ácido úrico. A dose máxima diári…

See more on mdsaude.com


Efeitos Colaterais

  • O alopurinol é um fármaco presente no mercado há mais de 40 anos e seus efeitos adversos são bastante conhecidos. Aqui, vamos falar apenas dos mais comuns ou mais graves. Apesar de ser um medicamento que previne os ataques de gota, nos primeiros dias de uso ocorre um efeito paradoxal, havendo um aumento do risco de surgirem crises de artrite gotosa. Se isso ocorrer, …

See more on mdsaude.com


Contraindicações

  • A principal contraindicação ao alopurinol é uma história de reação alérgica ao medicamento. Se o paciente tiver tido uma reação leve, uma dose mais baixa pode ser tentada. Se ainda assim houver reação, o medicamento deve ser suspenso indefinidamente. Se já na primeira reação o quadro alérgico for de moderada a grande intensidade, o medicamento deve ser suspenso sem …

See more on mdsaude.com


Interações Medicamentosas

  • A azatioprina é o medicamento que mais sofre influência do alopurinol. Quando utilizados em conjunto, a dose da azatioprina deve ser reduzida para 1/4. Pacientes medicados com algum anti-hipertensivo da classe dos inibidores da ECA (Enalapril, Ramipril, Lisinopril…) ou com o antibiótico amoxicilina apresentam um risco maior de reações alérgicas. Antiácidos, como o bicarbonato d…

See more on mdsaude.com


Referências

Leave a Comment