
O que são anti-inflamatórios?
Anti-inflamatórios impedem ou amenizam o transporte de células do sistema imunológico para a região lesionada, minimizando os sintomas da inflamação. A inflamação é uma resposta do sistema imunológico a uma infecção ou lesão dos tecidos.
Quais são os princípios ativos dos anti-inflamatórios?
Entre os princípios ativos mais conhecidos estão o ácido acetilsalicílico, a dipirona sódica e o ibuprofeno. O uso indiscriminado de anti-inflamatórios pode causar efeitos colaterais graves, como toxicidade para as células do fígado e dos rins, gastrite e úlcera, entre outros.
Como agem os anti-inflamatórios?
Como agem os anti-inflamatórios? De forma bem simplificada, podemos dizer que os quadros inflamatórios surgem quando há um aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina. A prostaglandina é gerada através da ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX). Os anti-inflamatórios agem inibindo a ação dessa enzima COX.
Quais são os riscos de tomar anti-inflamatórios?
Os anti-inflamatórios são usados não apenas em situações pontuais como também para a dor crónica, inflamatória, problemas reumáticos e osteoartrose. Contudo, o uso exagerado deste tipo de medicamentos acarreta riscos. Colaboração e revisão científicaDra.

O que é um anti-inflamatório?
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE ou AINES), como o próprio nome diz, fazem parte de uma classe de medicamentos que agem sobre processos inflamatórios no organismo.
Para que servem os anti-inflamatórios?
Em geral, os anti-inflamatórios são medicamentos utilizados como sintomáticos, ou seja, eles aliviam os sintomas, mas não tratam diretamente as doenças que os estão provocando.
Como agem os anti-inflamatórios?
De forma bem simplificada, podemos dizer que os quadros inflamatórios surgem quando há um aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina. A prostaglandina é gerada através da ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX).
Efeitos colaterais dos anti-inflamatórios
Os AINES são medicamentos seguros, se administradas com indicação médica. O problema é que essa seja, talvez, a classe de fármacos mais utilizada como auto-medicação pela população.
Pacientes que não devem tomar anti-inflamatórios sem orientação médica
Por todos os problemas que já foram explicados até aqui, faz sentido tratar os anti-inflamatórios como uma classe de medicamentos que não deve ser tomada sem orientação médica, principalmente se você fizer parte dos seguintes grupos:
Duração máxima do tratamento
Nas palavras da farmacêutica, «a toma de ibuprofeno não deve exceder os três dias de tratamento para a febre, e os sete dias para a dor. Já no caso do diclofenac, o tratamento da febre também não deve exceder os três dias e, em situações de dor, não deverá exceder os cinco dias».
Anti-inflamatórios: quais os riscos?
O uso prolongado de anti-inflamatórios pode causar irritações no estômago, náuseas, dor abdominal e úlceras gástricas. Pode igualmente levar ao aumento de tensão arterial, problemas nos rins e um risco acrescido de problemas cardíacos e hepáticos.
Antibiótico e anti-inflamatório são as mesma coisa?
Antibióticos e anti-inflamatórios são drogas distintas, mas que, por terem nome semelhantes, causam uma tremenda confusão nos pacientes. É muito comum o indivíduo estar tomando um anti-inflamatório e pensar que está sendo tratado com antibiótico e vice-versa.
O que é um antibiótico?
O termo bio vem do grego bíos, que significa vida, ser vivo. Portanto, tecnicamente, uma droga antibiótica pode ser qualquer substância que extermine organismos vivos. Na prática médica, porém, o termo antibiótico acaba se restringindo a um grupo de fármacos com ação contra bactérias.
O que é um anti-inflamatório?
A inflamação é uma resposta criada pelo nosso sistema imunológico contra agressões. Toda vez que alguma área do nosso organismo sofre injúria, o sistema imunológico recruta células de defesa e as envia para o local afetado.

O Que São OS anti-inflamatórios Não Esteroides?
Exemplos de anti-inflamatórios Não Esteroides
-
Existem dezenas de anti-inflamatórios, alguns exemplos são: 1. Diclofenaco. 2. Ibuprofeno. 3. Naproxeno. 4. Nimesulida. 5. Indometacina. 6. Cetoprofeno. 7. Ácido mefenâmico. 8. Piroxicam. 9. Celecoxibe. 10. Etoricoxibe. 11. AAS (ácido acetilsalicílico). Todos os anti-inflamatórios citados acima são fármacos que apresentam mecanismos de ação semelhantes, mas com particularid…
para Que servem OS Anti-Inflamatórios?
-
Em geral, os anti-inflamatórios são medicamentos utilizados como sintomáticos, ou seja, eles aliviam os sintomas, mas não tratam diretamente as doenças que os estão provocando. Um paciente com faringite, por exemplo, pode tomar AINES para aliviar a dor de garganta, mas se a causa for uma infecção bacteriana, é preciso também tomar um antibiótico para curar a infecçã…
Como Agem OS Anti-Inflamatórios?
-
De forma bem simplificada, podemos dizer que os quadros inflamatórios surgem quando há um aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina. A prostaglandina é gerada através da ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX). Os anti-inflamatórios agem inibindo a ação dessa enzima COX. Sem COX, há menor produção de prostaglandinas e men…
Efeitos Colaterais Dos anti-inflamatórios
-
Os AINES são medicamentos seguros, se administradas com indicação médica. O problema é que essa seja, talvez, a classe de fármacos mais utilizada como auto-medicação pela população. Existem inúmeros efeitos colaterais e interações com outros medicamentos que devem ser considerados antes de tomar um anti-inflamatório. Alguns dos efeitos adversos mais comuns d…
pacientes Que Não devem Tomar anti-inflamatórios Sem Orientação Médica
-
Por todos os problemas que já foram explicados até aqui, faz sentido tratar os anti-inflamatórios como uma classe de medicamentos que não deve ser tomada sem orientação médica, principalmente se você fizer parte dos seguintes grupos: 1. Idosos. 2. Grávidas. 3. Pacientes com insuficiência renal. 4. Pacientes com cirrose. 5. Pacientes com hipertensão descontrolada. 6. P…
Referências
- What Are NSAIDs?– American Academy of Orthopaedic Surgeons.
- A turbulent decade for NSAIDs: update on current concepts of classification, epidemiology, comparative efficacy, and toxicity – Rheumatology international.
- The Benefits and Risks of Pain Relievers: Q & A on NSAIDs– FDA.
- NSAIDs: Therapeutic use and variability of response in adults– UpToDate.