
Qual é o campo magnético gerado por uma corrente elétrica?
Campo magnético gerado por uma corrente elétrica. Quando uma corrente elétrica percorre um fio condutor retilíneo, um campo magnético circular forma-se ao longo de toda a sua extensão. As linhas de indução desse campo são concêntricas em relação ao fio.
Como funciona o movimento circular no campo magnético?
Movimento circular no campo magnético. Movimento circular no campo magnético Caso pegássemos uma partícula portadora de carga q e massa m que se move em um campo magnético B, perceberíamos que tal partícula ficaria sujeita a uma força de intensidade magnética. Essa força, ao mesmo tempo, é perpendicular à direção da velocidade e ao campo magnético.
Qual é a carga do campo magnético?
Isso significa que a partícula realiza, no interior do campo magnético, movimento retilíneo e uniforme. – a partícula eletrizada com carga elétrica q é lançada perpendicularmente às linhas de indução, isto é, v é perpendicular a B. Nesse caso, α = 90°.
Como calcular o campo magnético de uma corrente elétrica?
O campo magnético produzido por uma corrente elétrica, denotado pelo símbolo B, pode ser calculado pela fórmula a seguir: μ0 – permeabilidade magnética do vácuo (4π.10 –7 T.m/A) Uma espira é um fio condutor fechado, em formato circular.

O que gera uma partícula eletrizada?
A carga elétrica é um conceito físico que determina as interações eletromagnéticas dos corpos eletrizados. Assim, a partir do atrito entre os corpos, ocorre o fenômeno chamado “eletrização”, de modo que todos os corpos possuem a propriedade de se atraírem ou se repelirem.
O que acontece com uma partícula eletrizada ao entrar em uma região onde há um campo magnético perpendicular a sua trajetória?
I – Quando uma partícula eletricamente carregada adentra perpendicularmente uma região de campo magnético uniforme, ela passa a descrever um movimento circular uniforme.
Quando uma partícula carregada passa através de um campo magnético?
Quando uma partícula carregada se move através de uma região com campo magnético, a força magnética na partícula é sempre perpendicular à sua velocidade.
Como é o campo elétrico de uma partícula carregada?
A direção do vetor é radial e o sentido, de afastamento da partícula, se Q é positiva, e de aproximação, se Q é negativa. As figuras representam as linhas de campo elétrico de partículas carregadas positiva e negativamente.
Como partículas carregadas se comportam em campos elétricos e magnéticos?
Quando alguma carga elétrica move-se em uma região de campo magnético, uma força magnética, perpendicular à sua velocidade e à direção do campo magnético, surge, produzindo uma deflexão na trajetória das cargas elétricas.
Em qual condição um campo magnético interage com um carga?
No caso das cargas elétricas, a força magnética passa a existir quando uma partícula eletricamente carregada movimenta-se em uma região onde atua um campo magnético.
Qual tipo de movimento desenvolve uma partícula sujeita a um campo elétrico e um campo magnético Ambos uniformes e paralelos a sua velocidade?
Caso pegássemos uma partícula portadora de carga q e massa m que se move em um campo magnético B, perceberíamos que tal partícula ficaria sujeita a uma força de intensidade magnética. Essa força, ao mesmo tempo, é perpendicular à direção da velocidade e ao campo magnético.
Como surgem os campos elétricos?
Quando uma carga puntiforme eletrizada está fixa em um ponto, ao seu redor irá surgir um campo elétrico.
Quais são as principais características de um campo elétrico uniforme?
Campo elétrico uniforme É o campo elétrico onde o vetor E é o mesmo em todos os pontos. Assim, em cada ponto do campo, o vetor E tem a mesma intensidade, a mesma direção e o mesmo sentido. As linhas de força de um campo elétrico uniforme são retas paralelas igualmente espaçadas e todas com o mesmo sentido.
Como calcular o campo elétrico resultante?
Portanto, o campo elétrico resultado pode ser calculado pela soma de vetores: Como os vetores têm a mesma direção e o mesmo sentido (ângulo é zero), basta desenharmos o campo resultante com a soma desses dois campos e calcular o módulo de ER.
Definição de campo magnético
Quando uma partícula eletricamente carregada move-se, dá-se origem a um campo magnético. De acordo com as leis do eletromagnetismo, esse campo magnético origina-se da variação de intensidade do campo elétrico.
Fontes e fórmulas do campo magnético
Existem diferentes fontes de campo magnético. Elas afetam a forma como o campo é distribuído no espaço, e, por isso, é importante conhecer algumas delas, bem como as fórmulas usadas para calculá-las. Começaremos com o campo magnético produzido por uma corrente elétrica.
Exercícios sobre campo magnético
Questão 1) Calcule a intensidade do campo magnético produzido por um fio condutor retilíneo, percorrido por uma corrente elétrica constante de 0,5 A, a uma distância de 50 cm do fio.

definição de Campo Magnético
See more on mundoeducacao.uol.com.br
linhas de Campo Magnético
-
Na figura mostramos aslinhas de campo magnético, usadas como um artifício para facilitar a visualização do campo. Uma vez que o campo magnético é uma grandeza vetorial, cada um dos infinitos pontos do espaço localizados nos arredores de um ímã apresenta um módulo, uma direção e um sentido. Dessa forma, representá-lo seria uma tarefa muito difícil se não fosse o u…
Fontes E Fórmulas Do Campo Magnético
-
Existem diferentes fontes de campo magnético. Elas afetam a forma como o campo é distribuído no espaço, e, por isso, é importante conhecer algumas delas, bem como as fórmulas usadas para calculá-las. Começaremos com o campo magnético produzido por uma corrente elétrica.
Exercícios sobre Campo Magnético
-
Questão 1)Calcule a intensidade do campo magnético produzido por um fio condutor retilíneo, percorrido por uma corrente elétrica constante de 0,5 A, a uma distância de 50 cm do fio. Dados: μ0 = 4π.10 –7T.m/A a) 2.10 –7T b) 2π.10 –7T c) 5,0.10 –6T d) 2,5.10 –7T e) 4,0.10 –3T Gabarito: Letra b Resolução: Com base nos dados fornecidos pelo enunciado, calcularemos o campo ma…