
Quais são os efeitos adversos do enalapril?
Neste grupo de pacientes, a dose inicial do enalapril deve ser de 2,5 mg a 5 mg. A elevação do potássio sanguíneo é um efeito adverso perigoso, pois pode provocar arritmias cardíacas graves. A hipercalemia ocorre em cerca de 3 a 4% dos pacientes e é um dos principais motivos para suspensão do enalapril.
Qual a diferença entre captopril e enalapril?
– Enalapril Interacções: Captopril e o Enalapril podem produzir hiperpotassemia. – Enalapril Interacções: O uso concomitante de rifampicina e enalapril resulta em concentrações mais baixas de enalaprilato, o metabólito activo do enalapril. Se a condição clínica do paciente o indicar, devem ser feitos ajustes de dose.
Quais são as doses de enalapril para adultos?
As doses do enalapril normalmente recomendadas para adultos dependem da condição a ser tratada e incluem: Pressão alta: a dose normalmente recomendada é de 10 a 20 mg de enalapril por dia, em dose única, ou conforme orientação médica
Quais são as consequências da absorção do enalapril?
Depois da absorção, o enalapril é hidrolisado a enalaprilato, o qual inibe a enzima conversora da angiotensina. A inibição da ECA resulta na diminuição da angiotensina II plasmática, o que aumenta a atividade da renina plasmática (em razão da remoção do feedback negativo da liberação de renina) e diminui a secreção de aldosterona.

Quais as consequências do enalapril?
Os efeitos adversos mais frequentes são tontura, dor de cabeça, cansaço e fraqueza. Outros efeitos adversos que ocorreram com menos frequência foram sensação de desmaio iminente pela queda brusca da pressão arterial, fraqueza, náuseas, diarreia, cãibras, erupções cutâneas e tosse.
Quais os males do enalapril?
Os efeitos adversos mais frequentes são tontura, dor de cabeça, cansaço e fraqueza. Outros efeitos adversos que ocorreram com menos frequência foram sensação de desmaio iminente pela queda brusca da pressão arterial, fraqueza, náuseas, diarreia, cãibras, erupções cutâneas e tosse.
Qual é a ação do enalapril?
O maleato de enalapril também é indicado para o tratamento e a prevenção de insuficiência cardíaca. Mecanismo de ação: a enzima conversora da angiotensina (ECA) é uma peptidil-dipeptidase que catalisa a conversão da angiotensina I à substância pressora angiotensina II.
Qual a contraindicação de enalapril?
Maleato de Enalapril é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes, pacientes com histórico de edema angioneurótico relacionado a utilização de inibidores da enzima conversora de angiotensina e pacientes com angioedema hereditário ou idiopático.
Que horas devo tomar enalapril?
Este medicamento pode ser tomado durante ou entre as refeições. A maioria das pessoas toma este medicamento com água. Tome maleato de enalapril diariamente, exatamente conformea orientação de seu médico. É muito importante que continue tomando o medicamento pelo tempo que o médico lhe receitar.
Quanto posso tomar de enalapril por dia?
A dose inicial deve ser de 5 mg a 10 mg, 1 vez ao dia, com ajustes a cada 1 ou 2 semanas até se obter o controle da pressão arterial. A dose diária máxima recomendada é de 40 mg por dia, que pode ser administrada 1 ou 2 vezes por dia.
O que é e para que serve enalapril?
Maleato Enalapril é um medicamento indicado para o controle da pressão alta ou para melhorar o desempenho do coração. O medicamento também pode ser utilizado para a prevenção de insuficiência cardíaca, onde age atrasando a piora dos sintomas e retardando a necessidade de hospitalização do paciente.
Qual a diferença entre enalapril e losartan?
Enalapril tem efeitos semelhantes aos losartan sobre a pressão arterial sistêmica, função renal e UA soro em pacientes com DRC, mas carrega um risco maior de tosse seca. Estudos maiores são necessários para avaliar os efeitos desses medicamentos sobre os resultados clínicos.
Por que o enalapril causa tosse?
A tosse seca é um dos efeitos colaterais mais frequente da classe desses medicamentos, inibidores da enzima de conversão da angiotensina. Procure seu médico e relate o sintoma para a troca do anti-hipertensivo.
O que fazer para baixar a pressão arterial rápido?
Consuma alimentos ou chás diuréticos. … Mantenha-se hidratado. … Evite cafeína e álcool. … Coma frutas ou vegetais frescos. … Não consuma alimentos ultraprocessados. … Faça um exercício de respiração. … Use o medicamento receitado pelo médico.
Pode tomar enalapril à noite?
Após descartar outros fatores de riscos para essas doenças, a equipe chegou a conclusão de que tomar a medicação no período noturno pode proteger os pacientes de riscos de problemas cardiovasculares, reduzindo o risco em até 66%.
Quem tem diabetes pode tomar enalapril?
Se você sofre de diabetes e está tomando antidiabético oral ou insulina, deve monitorar atentamente níveis baixos de glicose no sangue, especialmente durante o primeiro mês de trata- mento com maleato de enalapril.
Para que serve
O enalapril é indicado para o tratamento ou prevenção da insuficiência cardíaca, e para o controle da pressão arterial, pois ajuda a relaxar as veias e artérias, facilitando o bombeamento de sangue pelo coração e reduzindo a pressão arterial.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o enalapril são tonturas, dor de cabeça, cansaço, fraqueza, diarreia, náusea, cãimbra, tosse ou cansaço. Além disso, o enalapril pode causar vertigem, especialmente ao se levantar rapidamente, devido à queda brusca da pressão arterial.
Quem não deve usar
O enalapril não deve ser usado deve ser usado durante a gravidez ou amamentação, ou por pessoas que tenham diabetes e estejam em tratamento com alisquireno.
Mecanismo de ação
Depois de administrado, maleato de enalapril é absorvido e, sofre uma hidrólise, formando enalaprilato, que é um inibidor da enzima conversora de angiotensina ( IECA) de especifidade alta, de longa ação e não sulfidrílico. Pode ser usado isoladamente como terapia inicial ou associado a outros anti-hipertensivos, particularmente os diuréticos.
Contra-indicação
Enalapril não pode ser administrado em pacientes com histórico de reação alérgica aos IECA’s, na gravidez, na lactação e na estenose da artéria renal. Pacientes com insuficiência renal e hepática devem ser monitorados pelo médico, devido a droga ser metabolizada nos respectivos órgãos.
Indicação
O maleato de enalapril é indicado no tratamento de todos os graus de hipertensão essencial, hipertensão renovascular e todos os graus de insuficiência cardíaca.
Contraindicações
O maleato de enalapril é contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente do produto e com história de edema angioneurótico relacionado a tratamento prévio com inibidores de enzima conversora de angiotensina.
Advertências e Precauções
Em hipertensos recebendo maleato de enalapril, existe maior probabilidade de ocorrer hipotensão, devido a terapia diurética, restrição dietética de sal, diálise, diarréia ou vômitos conforme indicado pelo uso de altas doses de diuréticos de alça, hiponatremia ou insuficiência renal.
Superdosagem
As principais características de superdose relatadas até agora consistem em hipotensão acentuada, começando após 6h da ingestão dos comprimidos, simultaneamente com bloqueio do sistema renina-angiotensina e estupor
Como o enalapril provoca seus efeitos no organismo?
Com a inibição da enzima ECA, o principal efeito é reduzir a produção de angiotensina II. Essa molécula atua como um poderoso vasoconstritor periférico e estimula a secreção de aldosterona pela glândula adrenal, o que aumenta o volume sanguíneo. Desse modo, o enalapril e outros IECAs interferem nesse processo do sistema renina-angiotensina.
Farmacocinética: o que acontece com o medicamento no organismo?
A farmacocinética abrange os processos de absorção, distribuição, metabolismo e eliminação pelos quais passa o fármaco, uma vez administrado. Nesse sentido, o enalapril é administrado por via oral e, se necessário, por via intravascular. No entanto, como a via oral é a prioritária, vamos nos concentrar nela.
Reações adversas e contraindicações do enalapril
O principal efeito colateral desse medicamento, e dos IECAs em geral, é a tosse seca persistente, resistente a medicamentos antitussígenos. O enalapril estimula as fibras C, que transmitem estímulos ao centro da tosse. Além disso, o acúmulo de angiotensina I causa uma vasoconstrição que provoca a tosse.
Interações
O enalapril pode interagir com outros medicamentos, aumentando ou diminuindo seu efeito ou o dos medicamentos concomitantes. Sua administração com os AINEs reduz seu efeito hipotensivo, uma vez que estes diminuem a síntese de prostaglandinas.
Conclusão
O enalapril é um medicamento de prescrição médica indicado para o tratamento da hipertensão. Se você estiver tomando outro medicamento no momento em que o enalapril for prescrito, deve notificar isso ao seu médico para evitar complicações.
Apresentação de Enalapril
Embalagens contendo 30 comprimidos de 5 e 10 mg.
Embalagens contendo 10 e 30 comprimidos de 20 mg.
Embalagens contendo 500 comprimidos de 5, 10 e 20 mg.
USO ADULTO
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido contém:
Maleato de Enalapril 5,0 mg 10 ,0 mg 20,0 mg
Excipiente q.s.p.
Enalapril – Indicações
O Maleato de Enalapril é indicado no tratamento de:
Todos os graus de hipertensão essencial;
Hipertensão renovascular;
Todos os graus de insuficiência cardíaca.
Contra-indicações de Enalapril
O Maleato de Enalapril é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente do produto e nos pacientes com história de edema angioneurótico relacionado a tratamento prévio com inibidores de enzima conversora de angiotensina.
Advertências
Hipotensão sintomática: Hipotensão sintomática foi observada raramente em hipertensos sem complicações.
Uso na gravidez de Enalapril
Não é recomendado o uso de Maleato de Enalapril na gravidez. O tratamento com Maleato de Enalapril deve ser suspenso logo que se confirme a gravidez, a menos que seja considerado vital para a mãe.
Interações medicamentosas de Enalapril
Terapia anti-hipertensiva: Efeito aditivo pode ocorrer quando o Maleato de Enalapril for usado com outra terapia anti-hipertensiva.
Potássio sérico: Em estudos clínicos, o potássio sérico geralmente permaneceu dentro dos limites da normalidade.
Enalapril – Posologia
ORAL
Como a absorção dos comprimidos de Maleato de Enalapril não é afetada pela ingestão de alimentos, os comprimidos podem ser administrados antes, durante ou após as refeições.
Hipertensão essencial: A dose inicial é de 10 a 20 mg, dependendo do grau de hipertensão, e é administrada uma vez ao dia.
Indicações do Enalapril
O Enalapril tem indicação para tratar diversos níveis de hipertensão. Ainda, a substância anti-hipertensiva pode ter utilização como um elemento para tratar insuficiências do coração, dos rins de forma crônica e de nefropatia diabética.
Efeitos do Enalapril
Ainda que seja uma droga de caráter seguro, determinação reações adversas do medicamento apresentam frequência relativa. Os efeitos mais graves e comuns se destacam pelos sintomas de:
Modo de Usar
A dosagem de início é de 10mg a 20mg, 1x por dia, a depender do nível da hipertensão. A dosagem de início indicada para a patologia em questão é de 10mg por dia. Para demais níveis da hipertensão, a dosagem de início é de 20mg por dia.
Enalapril é Vasodilatador?
A composição atua em dilatação de vasos de sangue, o que auxilia o coração a fazer o bombeamento sanguíneo com maior facilidade para todas as regiões corporais.
Maleato de Enalapril, para o que é indicado e para o que serve?
Maleato de Enalapril é indicado para o tratamento de todos os graus de hipertensão essencial, tratamento da hipertensão renovascular e todos os graus de insuficiência cardíaca.
Quais as contraindicações do Maleato de Enalapril?
Maleato de Enalapril é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes, pacientes com histórico de edema angioneurótico relacionado a utilização de inibidores da enzima conversora de angiotensina e pacientes com angioedema hereditário ou idiopático.
Como usar o Maleato de Enalapril?
Uma vez que a absorção dos comprimidos de Maleato de Enalapril não é afetada pela ingestão de alimentos, os comprimidos podem ser administrados antes, durante ou após as refeições.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Maleato de Enalapril?
Em geral, Maleato de Enalapril é bem tolerado. Em estudos clínicos, a incidência global de reações adversas não foi maior com Maleato de Enalapril do que com placebo. Na maioria dos casos, as reações adversas foram leves e transitórias e não requereram a interrupção do tratamento.
Quais cuidados devo ter ao usar o Maleato de Enalapril?
Raramente foi observada hipotensão sintomática em pacientes com hipertensão não complicada; em pacientes hipertensos tratados com Maleato de Enalapril, existe maior probabilidade de ocorrer hipotensão quando houver depleção de volume consequente, por exemplo, à terapia diurética, restrição de sal na dieta, diálise, diarreia ou vômitos.
Resultados de Eficácia
Um estudo multicêntrico, duplo-cego e controlado com placebo sobre disfunção ventricular esquerda (Studies of Left Ventricular Dysfunction, SOLVD) avaliou os efeitos de Maleato de Enalapril em 6.797 pacientes; destes, 2.569 pacientes com todos os graus de insuficiência cardíaca sintomática (principalmente leve a moderada, classes II e III da New York Heart Association – NYHA) foram distribuídos de modo randômico para o braço de tratamento e 4.228 pacientes com disfunção assintomática do ventrículo esquerdo, para o braço de prevenção.
Características Farmacológicas
O sal maleato de enalapril, um derivado de dois aminoácidos (L-alanina e L-prolina). Após administração por via oral, o enalapril é rapidamente absorvido e, a seguir, hidrolisado a enalaprilato, um inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) não sulfidrílico, de longa ação e altamente específico.

O Que É O Maleato de Enalapril?
Indicações
-
A inibição da angiotensina II tem diversos efeitos benéficos para o nosso organismo. Os principais são: 1. Redução da pressão arterial. 2. Tratamento da insuficiência cardíaca. 3. Redução da proteinúria (perda de proteínas na urina). 4. Redução da progressão da insuficiência renal crônica. O enalapril é indicado como tratamento de primeira linha para hipertensão arterial…
Nomes Comerciais
-
O maleato de enalapril já existe no mercado há muitos anos e pode ser facilmente encontrado sob a forma de medicação genérica. Entre os nomes comerciais, o mais famoso é o Renitec, do laboratório Merck Sharp & Dohme, que é considerado o medicamento de referência para a substância enalapril. Além do Renitec, outros nomes comerciais facilmente encontrados nas far…
Como Tomar
-
O maleato de enalapril é comercializado em comprimidos de 5 mg, 10 mg e 20 mg no Brasil e em comprimidos de 5 mg e 20 mg em Portugal. A dose inicial deve ser de 5 mg a 10 mg, 1 vez ao dia, com ajustes a cada 1 ou 2 semanas até se obter o controle da pressão arterial. A dose diária máxima recomendada é de 40 mg por dia, que pode ser administrada 1 ou 2 vezes por dia. Alim…
Efeitos Colaterais
-
Apesar de ser uma droga segura, alguns efeitos colaterais do enalapril são relativamente frequentes. Vamos falar apenas dos mais comuns e dos mais graves.
Contraindicações
-
O enalapril é contraindicado em pacientes com história de reação alérgica a qualquer medicamento da classe dos IECA. O medicamento não deve ser prescrito em pessoas com estenose bilateral da artéria renal, níveis sanguíneos de potássio no limite superior da normalidade ou durante períodos de descompensação aguda da insuficiência renal. O enalapril …
Interações Medicamentosas
-
A administração conjunta do enalapril com os seguintes fármacos deve ser evitada: 1. Alisquireno (Rasilez):maior risco de hipercalemia e hipotensão. 2. Anti-inflamatórios:maior risco de hipercalemia, hipotensão e lesão renal aguda. 3. Medicamentos da classe dos ARA II:maior risco de hipercalemia e hipotensão. 4. Alopurinol: maior risco de reações alérgicas.Lítio:maior ri…
Referências
- Maleato de enalapril EMS – Bula do fabricante.
- Renitec, INN-Enalapril– Agência Europeia de Medicamentos.
- Enalapril Inventis– Infarmed.
- Enalapril: Drug information– UpToDate.
Descrição geral
Enalapril, administrado na forma de maleato de enalapril, é um pró-fármaco utilizado no tratamento da hipertensão, e também em casos de insuficiência cardíaca (IC), sendo que seu mecanismo de ação envolve a inibição da enzima conversora da angiotensina (ECA). É derivado dos aminoácidos L-alanina e L-prolina. Depois de sua esterificação no fígado e rim transforma-se em enalaprilato, que é a forma ativa.
Mecanismo de ação
Depois de administrado, maleato de enalapril é absorvido e, sofre uma hidrólise, formando enalaprilato, que é um inibidor da enzima conversora de angiotensina (IECA) de especifidade alta, de longa ação e não sulfidrílico. Pode ser usado isoladamente como terapia inicial ou associado a outros anti-hipertensivos, particularmente os diuréticos. O maleato de enalapril inibe a formação de Angiotensina II, um potente vasoconstritor (substância que diminui o calibre dos vasos sangü…
Contra-indicação
Enalapril não pode ser administrado em pacientes com histórico de reação alérgica aos IECA’s, na gravidez, na lactação e na estenose da artéria renal. Pacientes com insuficiência renal e hepática devem ser monitorados pelo médico, devido a droga ser metabolizada nos respectivos órgãos.
Interações
• Espironolactona
• Triantereno
• Amilorida
• Suplementos de potássio
• Diurético retentor de potássio
Nomes comerciais
• Renitec (A referência do mercado)
• Eupressin e Eupressin H
• Angiopril
• Renitec
• Renalapril
Notas e referências
1. ↑ Para o enaprilato
2. ↑ Goodman & Gilman. As bases farmacológicas da terapêutica. [tradução da 10. ed. original, Carla de Melo Vorsatz. et al] Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2005.
3. ↑ OPIE. Lionel H. GERSH, Bernard J. Fármacos para el corazón. 6. ed. Madrid: Elsevier, 2005
Ligações externas
• Lista atualizada de Ensaios Clínicos registrados no U.S. National Institutes of Health (em inglês).
• Portal da farmácia
Indicação
Posologia
Efeitos Colaterais
Contraindicações
Advertências E Precauções
Mecanismo de Ação
- Como funciona?
O maleato de enalapril é um medicamento que pertence ao grupo de fármacos denominado inibidores da enzima conversora de angiotensina. Este medicamento age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear sangue com mais facilidade para todas as partes …