Qual a açao do hiv no organismo humano

image

Full
Answer

Como o vírus HIV entra no organismo?

O vírus HIV é uma minúscula partícula esférica composta por material genético, proteínas e enzimas. O Vírus entra no organismo através do contato direto do vírus presente no material contaminado com: Introduzidos por material pérfuro-cortante. Muitas vezes a infecção é causada por um único vírus.

Como o vírus HIV age no organismo humano?

O tempo da fase de latência varia de pessoa a pessoa. Mas o vírus está longe de causar apenas a queda das células de defesa. Ele causa um processo inflamatório generalizado crônico que aumenta com o maior número de vírus circulando no organismo. Porque o sistema imune não consegue combater o vírus?

Quais são os sintomas do HIV?

Os sintomas de HIV são bastante difíceis de identificar e, por isso, a melhor forma de confirmar a infecção pelo vírus é fazendo o teste de HIV em uma clínica ou num centro de testagem e aconselhamento do HIV, especialmente se tiver acontecido algum episódio de risco, como relação sexual sem proteção ou compartilhamento de agulhas.

Quais as principais características do vírus HIV?

O HIV é um retrovírus do gênero Lentivirus e da subfamília Lentiviridae. Os retrovírus são aqueles que armazenam as suas informações genéticas como RNA. Longo período de incubação até que os primeiros sintomas sejam notados;

image


Qual o efeito do HIV no corpo humano?

Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T-CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.


Como é as bolinhas do HIV?

Infecção aguda pelo HIV O rash costuma se apresentar como lesões arredondadas, menores que 1 cm, avermelhadas, com discreto relevo e distribuídas pelo corpo, principalmente no tórax, pescoço e face. Também podem acometer solas dos pés e palmas das mãos.


Quanto tempo o vírus do HIV se manifesta no corpo humano?

E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV – tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença. Esse período varia de 3 a 6 semanas. O organismo leva de 8 a 12 semanas após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV.


Qual é o Micro-organismo do HIV?

O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.


Como saber se uma pessoa é soropositiva?

É possível saber se uma pessoa é portadora do vírus HIV através da pesquisa direta do vírus no sangue (exame de carga viral para o HIV) ou pesquisando a presença de anticorpos que são produzidos quando o vírus infecta uma pessoa (sorologia para HIV).


Sintomas do HIV

Alguns dias após a contaminação pelo vírus HIV surge um quadro chamado de infecção aguda pelo HIV, em resultado da entrada de um novo vírus no organismo. Os principais sintomas são:


HIV e Aids são a mesma coisa?

É importante não confundir o HIV com a Aids. Muitos portadores do vírus HIV podem passar anos sem desenvolver Aids e sem apresentar sintomas característicos da presença do vírus no organismo.


Tratamento para portadores do HIV

Não existe cura para a infecção do vírus HIV. Assim, como o HIV pode desenvolver a Aids, é importante que os portadores do vírus sejam tratados. O tratamento reduz as chances de transmissão e de contrair outras doenças.


O que é Aids?

A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo.


O que é HIV?

O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae e é uma Infecção Sexualmente Transmissível. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns, como por exemplo:


O que é sistema imunológico?

O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, por meio do sistema imunológico. Muito complexa, essa barreira é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças.


O que é janela imunológica?

Janela imunológica é o intervalo de tempo decorrido entre a infecção pelo HIV até a primeira detecção de anticorpos anti-HIV produzidos pelo sistema de defesa do organismo. Na maioria dos casos, a duração da janela imunológica é de 30 dias.


O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis?

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.


Pré-natal

Durante a gestação e no parto, pode ocorrer a transmissão do HIV (vírus causador da aids), e também da sífilis e da hepatite B para o bebê. O HIV também pode ser transmitido durante a amamentação. Por isso as gestantes, e também suas parcerias sexuais, devem realizar os testes para HIV, sífilis e hepatites durante o pré-natal e no parto.


Testagem para o HIV

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente testes para diagnóstico do HIV (o vírus causador da aids), e também para diagnostico da sífilis e das hepatites B e C. Existem, no Brasil, dois tipos de testes: os exames laboratoriais e os testes rápidos.


O que é o HIV?

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, que ataca o sistema imunológico e causa a Aids. O HIV ataca principalmente os linfócitos T CD4+, alteram o DNA dessa célula e produz cópias de si mesmo.
É sempre importante deixar claro que ter o vírus HIV não é o mesmo que ter Aids.


Quais são os sintomas da Aids?

Quando ocorre a infecção pelo vírus, o sistema imunológico começa a ser atacado. O tempo até o surgimento dos primeiros sinais da doença varia de três a seis semanas. O organismo leva de 30 a 60 dias após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV.


Como é o tratamento?

O nosso cenário para tratamento do HIV evoluiu muito e para melhor. Hoje, o tratamento é feito com, no mínimo, três medicamentos diferentes, que atuam em diferentes “engrenagens” do vírus impedindo a sua replicação.


Primeiros sintomas da infecção pelo HIV

Os primeiros sintomas da infecção pelo HIV podem surgir cerca de 2 semanas após o contato com o vírus e podem ser semelhantes aos da gripe, como por exemplo:


Principais sintomas da AIDS

Após cerca de 10 anos sem provocar qualquer tipo de sintoma, o HIV pode provocar uma síndrome conhecida como AIDS, que é caracterizada por um grande enfraquecimento do sistema imune. Quando isso acontece, voltam a surgir sintomas, que desta vez incluem:


Como é feito o tratamento da AIDS

O tratamento da AIDS é feito com um coquetel de medicamentos fornecidos gratuitamente pelo governo, que podem incluir os seguintes remédios: ​Etravirina, Tipranavir, Tenofovir, Lamivudina, Efavirenz, além de outros que podem ser combinados de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.

image

Leave a Comment